Referência:⚡ LINK ☛ Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Parte 3. Cap.X
Sergio Bezerra
18:04
@Aroldo. Vai falar da Anna Prado?
Aroldo Jose Piacesi
18:05
Não teremos tempo.
Sergio Bezerra
18:17
LE.CAPÍTULO X 9 – LEI DE LIBERDADE
(1. Liberdade natural. — 2. Escravidão. — 3. Liberdade de pensar. — 4. Liberdade de consciência. — 5. Livre-arbítrio. — 6. Fatalidade. — 7. Conhecimento do futuro. — 8. Resumo teórico do móvel das ações do homem.)
Sergio Bezerra
18:20
L.E.825. Haverá no mundo posições em que o homem possa jactar-se de gozar de absoluta liberdade? “Não, porque todos precisais uns dos outros, assim os pequenos como os grandes.” 826. Em que condições poderia o homem gozar de absoluta liberdade? “Nas do eremita no deserto. Desde que juntos estejam dois homens, há entre eles direitos recíprocos que lhes cumpre respeitar; não mais, portanto, qualquer deles goza de liberdade absoluta.”
Sergio Bezerra
18:21
Revista espírita Jornal de estudos psicológicos — 1867 Fevereiro > Livre pensamento e livre consciência
Fernanda Alcantara Espaço azul
18:28
alguns romances espíritas que recomendo sobre o tema
Sergio Bezerra
18:29
L.E.843. Tem o homem o livre-arbítrio de seus atos? “Pois que tem a liberdade de pensar, tem igualmente a de obrar. Sem o livre-arbítrio, o homem seria máquina.
Sergio Bezerra
18:32
L.E. 829. Haverá homens que estejam, por natureza, destinados a ser propriedade de outros homens? “É contrária à lei de Deus toda sujeição absoluta de um homem a outro homem. A escravidão é um abuso da força. Desaparece com o progresso, como gradativamente desaparecerão todos os abusos.”
Paulo dos Santos
18:37
Nesse link aparece a imagem que o Cesar falou
'Narcopentecostalismo': traficantes evangélicos usam religião na briga por territórios no Rio
Fernanda Alcantara Espaço azul
18:38
Escravo Bernardino - Vera Lucia e Antonio Carlos Voltei -Chico Xavier As dores da Alma - Hammed e Francisco do Espirito Santo Neto Asas da liberade - Jeronimo Mendonça e Célia Camargo
Sergio Bezerra
18:52
L.E. 843. Tem o homem o livre-arbítrio de seus atos? “Pois que tem a liberdade de pensar, tem igualmente a de obrar. Sem o livre-arbítrio, o homem seria máquina.”
Sergio Bezerra
18:54
Fazer ao outro o que gostaríamos que este nos fizesse é regra universal de conduta e de relacionamento humano, ensinada por Jesus. (Mateus, 7.12)
O Espiritismo considera que o […] livre-arbítrio é, pois, a expansão da personalidade e da consciência. Para sermos livres é necessário querer sê-la e fazer esforço para vir a sê-lo, libertando-nos da escravidão da ignorância e das paixões baixas, substituindo o império das sensações e dos instintos pela da razão. Léon Denis: O problema do ser, do destino e da dor. Terceira parte, capítulo 22.
Sergio Bezerra
18:57
L.E. 852. Há pessoas que parecem perseguidas por uma fatalidade, independente da maneira por que procedem. Não lhes estará no destino o infortúnio? “São, talvez, provas que lhes caiba sofrer e que elas escolheram. Porém, ainda aqui lançais à conta do destino o que as mais das vezes é apenas consequência de vossas próprias faltas. Trata de ter pura a consciência em meio dos males que te afligem e já bastante consolado te sentirás.”
Sergio Bezerra
18:59
L.E. 868. Pode o futuro ser revelado ao homem? “Em princípio, o futuro lhe é oculto e só em casos raros e excepcionais permite Deus que seja revelado.”
ILKA CASTRO
19:01
Amigos, hoje não consegui participar. Também me atrapalhei no horario. Estou na terra do Sergio com familia. Acredito poder estar presente no próximo domingo. Boa anoite e feliz semana a todos.
Sergio Bezerra
19:03
"Todos os Espíritos, mais ou menos bons, quando encarnados, constituem a espécie humana, e, como o nosso mundo é um dos menos adiantados, nele se conta maior número de Espíritos maus do que de bons. Tal a razão por que aí vemos tanta perversidade." Allan Kardec L.E.
Fernanda Alcantara Espaço azul
19:05
Sobre o filme que Aroldo comentou https://youtu.be/tdUyiJsUWqg
Sergio Bezerra
19:07
- A questão do livre-arbítrio se pode resumir assim: O homem não é fatalmente levado ao mal; os atos que pratica não foram previamente determinados; os crimes que comete não resultam de uma sentença do destino. Ele pode, por prova e por expiação, escolher uma existência em que seja arrastado ao crime, quer pelo meio onde se ache colocado, quer pelas circunstâncias que sobrevenham, mas será sempre livre de agir ou não agir. Assim, o livre-arbítrio existe para ele, quando no estado de Espírito.
Pelo Espirito MIramez
Fernanda Alcantara Espaço azul
19:12
Sobre os dados da agencia Brasil https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-05/mais-de-12-mil-pessoas-foram-resgatadas-de-trabalho-escravo-em-2023
Sergio Bezerra
19:14
http://www.autoresespiritasclassicos.com/autores%20espiritas%20classicos%20%20diversos/bezerra%20de%20menezes/Obra%204/A%20Escravid%C3%A3o%20no%20Brasil%20-%20Os%20Pensamentos%20de%20um%20Esp%C3%ADrita%20(Dr.%20Adolfo%20Bezerra%20de%20Menezes).htm ( A ESCRAVIDÃO NO BRASIL E AS MEDIDAS QUE CONVÉM TOMAR PARA EXTINGUI-LA SEM DANO PARA A NAÇÃO - Bezerra de Menezes)
Fernanda Alcantara Espaço azul
19:20
Sendo soberanamente justo e bom, Deus não condena suas criaturas a castigos perpétuos por faltas temporárias; a todos sempre oferece os meios de progredirem e repararem o mal que fizeram. Deus perdoa, mas exige o arrependimento, a reparação e o retorno ao bem, de sorte que a duração do castigo é proporcionada à persistência do Espírito no mal. Por conseguinte, o castigo só seria eterno para aquele que eternamente permanecesse no mau caminho; desde, porém, que um lampejo de arrependimento penetre
Fernanda Alcantara Espaço azul
19:21
o coração do culpado"
Aroldo Jose Piacesi
19:22
Esse rapaz que desencarnou no desafio da empresa provavelmente está correndo. Quando perceber o engodo poderá tornar -se um obsessor...
Sergio Bezerra
19:22
Revista espírita — 1862 Fevereiro > Meditações filosóficas e religiosas - Ditadas pelo Espírito de Lamennais (Sociedade espírita de Paris - Médium: Sra. A Didier) > A escravidão
- Do livre-arbítrio goza o homem desde o seu nascimento? “Há liberdade de agir, desde que haja vontade de fazê-lo. Nas primeiras fases da vida, quase nula é a liberdade, que se desenvolve e muda de objeto com o desenvolvimento das faculdades. Estando seus pensamentos em concordância com o que a sua idade reclama, a criança aplica o seu livre-arbítrio àquilo que lhe é necessário.”
Sergio Bezerra
19:27
http://www.olivrodosespiritoscomentado.com/fev17q844c.html (Questão 844 comentada)