Off Canvas sidebar is empty
Primeiro grupo espírita da internet

Reuniões Virtuais

178 - As virtudes e os vícios

COMPARTILHE!

Referência:

  

Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Livro Terceiro, Capítulo 12. As virtudes e os vícios

 

 

Luciano Miranda

18:05

link da fundação do Herculano Pires

https://www.fundacaoherculanopires.org.br/

 

Nilzelí Nery

18:05

www.usesaocarlos.com.br/jornal

 

Daniel Ferreira

18:06

Boa noite a todos.

 

Sergio Bezerra

18:18

L.E. 893. Qual a mais meritória de todas as virtudes?

 

Fernanda Alcantara Espaço azul

18:19

Boa noite amigos!

 

Sergio Bezerra

18:20

http://www.olivrodosespiritoscomentado.com/fev18q893c.html

 

Sergio Bezerra

18:20

Quando o Espírito passa a conhecer o mundo das virtudes, ele começa a acordar para a vida espiritual, e as virtudes devem ocupar o lugar dos vícios e hábitos inconvenientes para a paz espiritual. Mesmo no estágio em que se encontra a humanidade, de maior interesse para as paixões inferiores, é de sentimento comum das criaturas defender e gostar da pessoa virtuosa, e com o espaço de tempo estudar, pregar e, por fim, passar à prática dessas qualidades nobres ensinadas por Jesus e descritas no evangelho da sua vida." Miramez

Sergio Bezerra

18:22

L.E. 894. Há pessoas que fazem o bem por um impulso espontâneo, sem que tenham de lutar com nenhum sentimento contrário. Têm elas o mesmo mérito daquelas que têm de lutar contra a sua própria natureza e conseguem superá-la?

 

Sergio Bezerra

18:28

L.E. 895. À parte os defeitos e os vícios sobre os quais ninguém se enganaria, qual é o indício mais característico da imperfeição?

 

Fernanda Alcantara Espaço azul

18:31

A frase diz tudo Raul: Onde você quer chegar? Reflete mais daquele que pergunta do que sobre o que deseja falar.

 

Miguel Wardini

18:31

Mas em alguns momentos não existe o interesse material, mas pode existir o reconhecimento, orgulho e vaidade, e dizem que são mais difíceis de vencer.

 

Miguel Wardini

18:31

Mas em alguns momentos não existe o interesse material, mas pode existir o reconhecimento, orgulho e vaidade, e dizem que são mais difíceis de vencer.

 

Sergio Bezerra

18:31

L.E. 897. Aquele que faz o bem sem visar a uma recompensa na Terra, mas na esperança de que lhe seja levado em conta na outra vida e que nessa a sua posição seja melhor, é repreensível, e esse pensamento prejudica o seu adiantamento? — É necessário fazer o bem por caridade, ou seja, com desinteresse.

 

Miguel Wardini

18:37

Cynthia na sua fala lembrei "7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é necessário que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!"

 

Sergio Bezerra

18:44

L.E.902 É repreensível cobiçar a riqueza com o desejo de praticar o bem? _ O sentimento é louvável, sem dúvida, quando puro. Mas esse desejo é sempre bastante desinteressado? Não trará oculta uma segunda intenção pessoal? A primeira pessoa a quem se deseja fazer o bem não será muitas vezes a nossa?

 

Miguel Wardini

18:44

""Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro."

 

Sergio Bezerra

18:45

L.E.904 – a) Como julgar, nesse caso, a pureza das intenções e a sinceridade do escritor? — Isso nem sempre é útil. Se ele escreve boas coisas, procura aproveitá-las; se escreve más, e uma questão de consciência que a ele diz respeito. De resto, se ele quer provar a sua sinceridade, cabe-lhe apoiar os preceitos no seu próprio exemplo.

— Isso nem sempre é útil. Se ele escreve boas coisas, procura aproveitá-las; se escreve más, e uma questão de consciência que a ele diz respeito. De resto, se ele quer provar a sua sinceridade, cabe-lhe apoiar os preceitos no seu próprio exemplo.

 

Miguel Wardini

18:54

Falar, demonstrar virtudes choca “ Como estais ainda longe da perfeição, esses exemplos vos espantam pelo contraste e os admirais tanto mais porque são raros.” E quando falamos em coisas boas, ou ideias edificantes, as pessoas tendem a isolar e reprimir em defesa do comodismo pois se um consegue ou mostra o caminho sendo exemplo isso incomoda porque mostra que é possível. Acredito que por isso “sabemos” mais os 7 pecados do que as 3 virtudes.

 

Miguel Wardini

18:57

"A evolução nada mais é do que a depuração do gosto" Sri Ram

 

Sergio Bezerra

18:58

898. Desde que a vida corpórea é apenas uma efêmera passagem por este mundo, e que o nosso futuro deve ser a nossa principal preocupação, é útil esforçar-nos por adquirir conhecimentos científicos que se referem somente às coisas e necessidades materiais?

— Sem dúvida. Primeiro, isso vos torna capazes de aliviar os vossos irmãos; depois, vosso Espírito se elevará mais depressa se houver progredido intelectualmente. No intervalo das encarnações, aprendereis em uma hora aquilo que na Terra demandaria anos. Nenhum conhecimento é inútil; todos contribuem mais ou menos para o adiantamento, porque o Espírito perfeito deve saber tudo e, devendo o progresso realizar-se em todos os sentidos, todas as idéias adquiridas ajudam o desenvolvimento do Espírit

 

Sergio Bezerra

19:01

Filosofia Espirita Volume XVIII Questao 898 http://www.olivrodosespiritoscomentado.com/fev18q898c.html

 

Sergio Bezerra

19:06

919. Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal?

— Um sábio da Antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”.

 

Fernanda Alcantara Espaço azul

19:10

Muito bom Miguel. Lembrar de voltarmos a nós mesmos, a checer a nós mesmos para se abrir despretenciosamente para o outro e evoluindo a pequenos passos dia a dia.

 

Sergio Bezerra

19:13

O Caminho Reto - Leon Denis http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/D_autores/DENNIS_Leon_tit_Obras/DENIS_Leon_tit_O_caminho_reto.pdf

 

Rachel Pereira

19:13

Sem caridade de muitos que estão aqui e no plano espiritual, nada seríamos...estamos envolvidos em caridade mesmo 

Editores's Avatar

Editores