Off Canvas sidebar is empty
Primeiro grupo espírita da internet

Matéria - Energia - Espaço (Um Trinómio Intercambiável)

COMPARTILHE!

1) Desculpem-me os físicos pois vou tentar usar os argumentos mais simples para que o texto seja inteligível a todos.

2) Desculpem-me os leigos se não fui muito claro.

3) Agradeço a Ivete e o Holst Kalvelage por enviaram o texto.

Não só os espiritas, mas espiritualistas gostam muito de utilizar os conceitos de energia, magnetismo, dimensões, matéria, espaço, vácuo. Mas é preciso que saibamos como a ciência atual descreve essas coisas, para não ficarmos num jogo de palavras que não levara a nada. Muitas palestras por esse mundo afora se referem a tais conceitos de uma maneira indiscriminada, e para o leigo que por acaso seja pouco crítico, meras palavras em linguagem complicada podem significar verdade profunda. Vamos lá.

Vácuo existe por si só, isto é, independe da existência de Espaço. Uma maneira de entender vácuo é aceitar que este é um conceito complexo e abstrato, mas que descreve o estado fundamental de um sistema. Em outras palavras, o estado de mais baixa energia do sistema é o vácuo. Todo o sistema quer estar num estado de mínima energia.

Como eu já falei o vácuo é um conceito abstrato, mas nós vivemos num mundo em três dimensões e queremos entendê-lo de acordo com a nossa percepção do mundo.

No fundo, para ser mais preciso, precisamos descrever o mundo em quatro dimensões, isto é, espaço e tempo. Veja bem, espaço e tempo são parâmetros (atenção !!) que a gente vai tentar usar para descrever o estado físico deste sistema (Esta frase e muito importante por causa da palavra parâmetros). Então para descrever a transição de matéria para energia, nós podemos usar o conceito de vácuo. Com a ajuda dos parâmetros espaço e tempo nós descrevemos com a ajuda do vácuo o processo de criação da matéria.

Falar que Física Quântica diz que a matéria se dissolve em energia e algo desconhecido chamado vácuo, não faz sentido!! A equivalência entre matéria e energia tem a ver com relatividade e não necessariamente com mecânica quântica. Tentar falar em ESPAÇO simplesmente como um estágio intermediário, um estado, ou seja, lá o que for, não faz sentido!!! Mais uma vez espaço e tempo são parâmetros. Energia como estágio intermediário também não faz sentido!!! ESTADO, ESPAÇO e ENERGIA (ou matéria) são coisas diferentes!!!! Não se pode querer classificá-los como estágios de algo pois eles são intrinsicamente diferentes!!

Já para os mais experientes em linguagem de física de partículas: A função de onda pode ser parametrizada pelo espaço e tempo. O vácuo é então entendido como o estado fundamental do sistema e o estado de mais baixa energia então pode ser descrito em termos da função de onda. Ao se excitar o vácuo (fornecendo-lhe energia), ele sai do estado natural (mais baixa energia) para o estado excitado, cria-se um par de partículas (mais precisamente uma partícula e uma antipartícula), e depois o vácuo retorna ao seu estado natural (fundamental) novamente.

Apesar do conteudo dessa minha mensagem gostaria de lembrar que mais importante que essas nossas discussões, é a nossa postura em relação ao mundo e aquilo que fazemos para ajudar os outros. A caridade independe de credo, cor, raça, posição social... Que todos nós possamos a cada dia com ou sem ciência contribuir um pouco mais para um mundo mais digno de se viver.

muita paz e um grande abraço

Eduardo



 Fonte: Boletim GeaE, Ano 01, Número 08, dezembro de 1992

OBS:  Na época da publicação original desse comentário, o autor estava desenvolvendo programa de doutorado em Física de Altas Energias na Universidade de Indiana, EUA.

Editores's Avatar

Editores