Off Canvas sidebar is empty
Primeiro grupo espírita da internet

Lançamento do portal do Projeto Allan Kardec

COMPARTILHE!
Lançamento do portal do Projeto Allan Kardec
TV Nupes da UFJF - 1º de Setembro de 2020
Meus comentários no Link do Youtube - 1º de Setembro de 2020 *
Nosso reconhecimento e efusivos cumprimentos aos técnicos e pesquisadores da UFJF, em especial aos membros do NUPES e do Projeto Allan Kardec, a quem cumprimento na pessoa do Dr. Alexander Moreira-Almeida. Tive o privilégio de conhecer pessoalmente o Dr. Alexander em Julho de 2006, oportunidade em que ele fazia o seu pós-doutorado na Duke University.
Num breve intervalo dos seus estudos ele visitou a cidade de Nova Iorque onde fez algumas palestras, e posteriormente o acompanhei a uma delas na Eileen J. Garrett Research Library da Parapsychology Foundation, em Greenport, NY. Esta fundação foi estabelecida em 1951 pela conhecida médium e pioneira da importante área de pesquisa psíquica, Eileen J. Garrett.
A palestra do Dr. Alexander, “Espiritismo, Médiuns and Mediunidade no Brasil, de 1900 até o Presente”, despertou enorme interesse na pequena, porém seleta assistência de pesquisadores, jornalistas e demais interessados no tema. Ao final da palestra foram muitos os que acorreram a ele para dirigirem suas interessadas indagações sobre os temas abordados na sua brilhante fala.
Fui testemunha do enorme interesse daquelas pessoas presentes ao evento, bem como do engajado entusiasmo do Dr. Alexander em satisfazer os seus consulentes. A todos atendia com a maior atenção e carinho, prestando as informações necessárias e as explanações pertinentes ao tema exposto na palestra. Além disso falava do seu grande interesse em prosseguir suas pesquisas nesta importante área da investigação científica.
Desde aquela época venho de alguma forma acompanhando o maravilhoso trabalho do Dr. Alexander Moreira-Almeida através das atividades do NUPES. Confesso que não me surpreendo com os resultados da boa colheita que ele já vem fazendo ao longo desses anos, o que nos mostra que a semente foi por ele bem lançada ao solo, como pudemos verificar na Live do evento de lançamento do portal do Projeto Allan Kardec.
É de fundamental importância que os espíritas em geral apoiem e prestigiem este valioso projeto de parceria do NUPES com o CDOR-Centro de Documentação e Obras Raras, da FEAL, procurando conhecer todo este importantíssimo material sobre a História do Espíritismo em sua origem primeira, sonho que foi alimentado pelo Mestre Allan Kardec, o qual agora começa a tomar corpo. Este foi apenas um passo inicial do que certamente virá pela frente e se avolumará sobremaneira, a medida que os milhares de ítens desse enorme acervo hospedado no CDOR, forem sendo preparados e liberados para essa massiva divulgação.
Podemos aquilatar com clareza o enorme valor dessas iniciativas ao ler estas enfáticas palavras do saudoso Mestre Allan Kardec, registradas na Revista Espírita em duas ocasiões diferentes, enquanto entre nós e do plano espiritual.
“Como temos dito, o Espiritismo moderno terá a sua história, que será a das fases que tiver percorrido, de suas lutas, de seus sucessos, de seus defensores, de seus mártires e de seus adversários, pois é preciso que a posteridade saiba de que armas se serviram para atacá-lo; é preciso, sobretudo, que ela conheça os homens de coração, que se devotaram à sua causa com inteira abnegação, completo desinteresse material e moral, a fim de que ela lhes possa pagar um justo tributo de reconhecimento.” (Revista Espírita - Julho de 1863 – Caráter Filosófico da Sociedade Espírita de Paris - 1ª ed. EDICEL–Editora Cultural Espírita Ltda. Tradução Julio Abreu Filho - Trechos de Poesia traduzidos por J. Herculano Pires, p. 203).
“Quando eu me encontrava corporalmente entre vós costumava dizer que aí se tinha a fazer uma História do Espiritismo, que seria interessante. É ainda o que hoje penso, e os elementos que eu havia reunido para esse fim poderão servir um dia para a realização dessa idéia. É que eu estava, com efeito, melhor colocado do que qualquer outro para apreciar o curioso espetáculo provocado pela descoberta e a vulgarização de uma grande verdade. Eu ontem pressenti e hoje sei que ordem maravilhosa, que inconcebível harmonia presidem à concentração de todos os documentos destinados a formar a nova obra. A benevolência, a boa vontade, o devotamento absoluto de uns: a má-fé, a hipocrisia, as manobras malévolas de outros, tudo concorre para assegurar a estabilidade do edifício que se eleva. Entre as mãos das Potências Superiores que presidem a todas as formas de progresso, as resistências inconscientes ou simuladas, os ataques objetivando semear o descrédito e o ridículo, transformam-se em instrumentos de elaboração.
O que não se fez! Que motivos não foram utilizados para sufocar a criança no berço!” (Revista Espírita - Junho de 1869 – Os Desertores - Mensagem do Espírito de Allan Kardec em Paris, Novembro de 1869, pp. 197-198). Antonio Leite, de Nova Iorque

* A mensagem foi da mesma forma postada no Link Contato do Portal Allan Kardec.
Registro do recebimento: Obrigado pelo seu retorno. Nós agradecemos seus comentários e sugestões. Obrigado pelo envio da seguinte mensagem ao Projeto Allan Kardec.

Editores's Avatar

Editores