Visitantes

Brazil 82,5% Brazil
United States 9,6% United States
Portugal 4,0% Portugal

Total:

46

Countries
2608535
Today: 31
This Week: 31
This Month: 1.535
Primeiro grupo espírita da internet

VALLE, DS. Intelectuais, espíritas e abolição da escravidão - os projetos de reforma na imprensa espírita (1867-1888) (UFF)

COMPARTILHE!

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

CENTRO DE ESTUDOS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

 

 

Daniel Simões do Valle

 

 

Intelectuais, espíritas e abolição da escravidão: projetos de reforma na imprensa espírita (1867-1888)

 

Dissertação apresentado ao Programa de Pós-Graduação em História, do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, da Universidade Federal Fluminense, para obtenção do título de Mestre.

 

Orientadora: ProfaDra Magali Gouveia Engel

 

Niterói

2010

 

 

Resumo

 

Esse trabalho analisa os posicionamentos assumidos pelos espíritas no debate sobre a abolição da escravidão na década de 1880, no Rio de Janeiro. A pesquisa é encaminhada a partir da trajetória de três intelectuais: Antonio da Silva Neto, Adolfo Bezerra de Menezes e Francisco Leite de Bittencourt Sampaio. Esses intelectuais se envolveram nas discussões sobre as reformas servil e política, no final dos anos 1860. Posteriormente, tomaram-se espíritas e exerceram importante papel frente ao crescente movimento espírita da capital do Império. O objetivo é compreender a influência desses intelectuais nas posições adotadas pelas instituições espíritas através da imprensa, assim como, nas redes de sociabilidades estabelecidas pelos espíritas no âmbito do movimento abolicionista. O estudo da imprensa espírita está focado em dois periódicos: Revista da Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade e o Reformador. Através deles, busca-se compreender os projetos de reforma construídos e defendidos pelas instituições espíritas.

Editores's Avatar

Editores