Visitantes

Brazil 78,9% Brazil
United States 11,7% United States
Portugal 5,2% Portugal

Total:

39

Countries
2605670
Today: 1
This Week: 80
This Month: 1
Primeiro grupo espírita da internet

Luiz Antonio Gasparetto

 Luiz Antonio Gasparetto (16/08/1949 - 03/05/2018), paulista nascido em 16/08/1949, é o segundo filho de Aldo e Zíbia Gasparetto, um típico casal da classe média brasileira ambos descendentes de italianos. O casal Aldo e Zíbia tiveram quatro filhos: Pedro, Irineu, Luiz Antônio e Silvana.

Voltados ao espiritismo, Zíbia e Aldo passaram a educar os filhos segundo a doutrina, dedicando uma hora certa na semana para o estudo do evangelho no próprio lar, e com esse preparo, foi possível compreender e direcionar as aptidões mediúnicas que aos poucos começaram a se manifestar em outros membros da família.

Aos 13 anos teve início uma nova fase na vida do jovem Luiz Antônio. Os Gasparetto que continuavam seguindo a doutrina espírita, reuniram-se uma vez por semana para estudos. Numa dessas reuniões, Luiz Antônio começou a sentir frêmitos nos braços; aos poucos os músculos se enrijeceram, dificultando os seus movimentos.

Levado a um centro espírita, apesar de pouca idade, Luís foi colocado à mesa entre os médiuns, com uma pilha de papéis a sua frente, pois julgaram que ele se manifestaria através da psicografia. Tão logo a sessão foi iniciada, aconteceram diversos fenômenos incomuns: uma das médiuns presentes começou a falar num idioma que ela desconhecia, enquanto Luiz Antônio, já em transe mediúnico, desenhava com rapidez e respondia na mesma língua, também desconhecida dele.

Durante seu longo período de aprendizado, arte produzida através de Luiz Antônio era pouco conhecida, pois o médium só pintava no centro espírita e nunca fora apresentado ao público. Isto aconteceu em princípios de 1974 quando fez uma viagem para Londres junto com a escritora Elsie Dubugras pesquisando diversos fenômenos mediúnicos para posterior divulgação no Brasil. Retornando ao Brasil, especificamente em São Paulo e à faculdade onde estudava, formou-se como psicólogo clínico.

Durante a sua intensa psicopictografia nas décadas de 70 e 80, o médium Luiz Gasparetto produziu telas de muitos pintores famosos. Entre eles: Aleijadinho, Boticelli, Cézanne, Corot, Cottet, Da Vince, Debret, Degas, Delacrois, Di Cavalcante, Dubois, Dumont, Gauguin, Giotto, Goya, Hals, Lasar Segall, Malfatti, Manet, Mark , Matisse, Michelangelo, Modigliani, Monet, Morisot, Pablo Picasso, Pizarro, Cândido Portinari, Raphael, Redon, Rembrandt, Renoir, Reynolds, Rivera, Sargent, Seurat, Tarsila do Amaral, Tissot, Tissou, Toulouse-Lautrec, Turner, Utrillo, Van Gogh , e alguns que não se identificaram.

Na década de 2000 Luiz Gasparetto trabalhou intensivamente nas mídias em programas de televisão, rádio e outros. A partir de 2010, manteve suas atividades ligadas à Nova Era com uma literatura metafísica e com a criação do “teatro de autoajuda” ampliando, também, sei veículo de comunicação com o público através das mídias digitais como site pessoal, aplicativo, página do Facebook e canal oficial no YouTube. Seu último vídeo foi compartilhado na sua página do Facebook do dia 20/04/2018, 13 dias antes de sua morte. Gasparetto morreu em 3/05/2018, vítima de câncer de pulmão.


Fonte: Dubugras, Elsie. Luiz Antonio Gasparetto. Associação Cristã de cultura espírita “Os Caminheiros”. 1ª Ed., 1987, 92p.

Wikipédia. A enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Antonio_Gasparetto


Editores's Avatar

Editores