Visitantes

Brazil 82,5% Brazil
United States 9,6% United States
Portugal 4,0% Portugal

Total:

46

Countries
2608535
Today: 31
This Week: 31
This Month: 1.535
Primeiro grupo espírita da internet

LEÃO, F.C. Uso de práticas espirituais em instituição para portadores de deficiência mental (USP)

COMPARTILHE!

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE MEDICINA

DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA

 

Frederico Camelo Leão

 

Uso de práticas espirituais em instituição para portadores de deficiência mental

 

Dissertação apresentada ao Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Sâo Paulo para obtenção do título de Mestre em Ciências

 

 Área de Concentração: Psiquiatria

 Orientador: Prof. Dr. Francisco Lotufo Neto

 

São Paulo, 2004

 

Resumo
Leão FC. Uso de práticas espirituais em instituição para portadores de deficiência mental [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 2004. 78p.
OBJETIVO: avaliar o impacto de práticas espirituais na evolução clínica e comportamental de pacientes portadores de deficiência mental internos em Instituição de saúde.
MÉTODO: ensaio controlado comparando grupo experimental submetido à prática espiritual com grupo controle. O instrumento utilizado para obtenção dos dados foi a Escala de Observação Interativa de Pacientes Psiquiátricos Internados – EOIPPI.
RESULTADOS: a comparação do grupo controle (N=20) com o grupo experimental (N=20) verificou a diferença de variação entre os grupos (p=0,045), demonstrando possíveis benefícios de tal intervenção.
CONCLUSÕES: A análise dos resultados obtidos no experimento confirmou a hipótese de que o uso das práticas espirituais apresenta resultados positivos na evolução clínica e comportamental de pacientes portadores de deficiência mental.
Descritores: Utilização de práticas espirituais; Religião e Medicina; Retardo Mental; Saúde Mental.

Editores's Avatar

Editores