Visitantes

Brazil 83,5% Brazil
United States of America 9,0% United States of America
Portugal 3,8% Portugal

Total:

48

Countries
2609577
Today: 1
This Week: 60
This Month: 454
Primeiro grupo espírita da internet

O GeaE

Kardec é fenomenal

COMPARTILHE!

Sim! O Codificador do Espiritismo pode ser considerado um gênio, um benfeitor da Humanidade. Será ainda reconhecido como tal no transpor do tempo. Ainda é um ilustre desconhecido, mesmo entre os espíritas.

Sua lucidez traz a profundidade de um sábio, de alguém que reflete, que encaminha o raciocínio e não deixa margem para perdas de tempo.

Discussões variadas que só desviam do foco principal surgem com constância, sempre como resultado da falta de um estudo mais atento dos conteúdos de suas obras.

Entre tantas discussões dispensáveis, que dividem, criam antagonismos sem necessidade, uma delas é a velha questão do mundo espiritual estruturado.

Nas Obras Básicas está o embasamento correto. Tais considerações surgem em função do que está registrado na questão 234 de O Livro dos Espíritos, para compreensão exata do assunto. As informações são muito claras e não deixam dúvidas.  Acompanhe comigo:

Mundos transitórios.

Questão 234 (LE). Há, de fato, como já foi dito, mundos que servem de estações e de pontos de repouso aos Espíritos errantes?

“Sim, há mundos particularmente destinados aos seres errantes, mundos que lhes podem servir de habitação temporária, espécies de bivaques, de campos onde descansem de uma demasiado longa erraticidade, estado este sempre um tanto penoso. São, entre os outros mundos, posições intermédias, graduadas de acordo com a natureza dos Espíritos que a elas podem ter acesso e onde eles gozam de maior ou menor bem-estar.”

Leia-se atentamente....

E também encontramos conteúdos na REVISTA ESPIRITA:

"(...) O mundo dos invisíveis é como o vosso. Em vez de ser material e grosseiro, ele é fluídico, etéreo, da natureza do perispírito, que é o verdadeiro corpo do Espírito, haurido nesses meios moleculares, como o vosso se forma de coisas mais palpáveis, tangíveis, materiais.

O mundo dos Espíritos não é um reflexo do vosso; o vosso é que é uma imagem grosseira e muito imperfeita do reino de além-túmulo. (...)" - Mesmer -

Revista Espírita, de maio de 1865.

Busque o trecho na íntegra com o título: SOBRE AS CRIAÇÕES FLUÍDICAS.

Mas não é só. Busque-se no mesmo O Livro dos Espíritos a questão 36 e no item 19 do capítulo VI de A Gênese, outras importantes considerações. Resumimos aqui o raciocínio, deixando ao leitor a busca integral:

  1. Questão 36 (acima citada): “(...) Nada é vazio. O que parece vazio está ocupado por matéria que escapa aos vossos sentidos e aparelhos.”
  2. Item 19 – (acima referido): “(...) o mundo espiritual (...) que também faz parte da criação.”

Escreveu o amigo Daniel Nascimento, de Ibiá (MG), em comentário na postagem que fiz no facebook, sobre o mesmo assunto:  “Essa ponderação demonstra que a Obra de André Luiz esteve sempre alinhada com as Bases Doutrinárias de Kardec. Durante todo o tempo o Benfeitor se refere à Nosso Lar como sendo uma colônia de transição, corroborando à resposta citada. Na verdade, o Eufemismo, utilizado na série A vida no mundo espiritual, nada mais é que os Mundo Transitórios. Com bom senso, é possível enxergar que a Obra de Chico Xavier representa as paredes, sobre as bases das Obras Fundamentais, desse grande edifício que é o conhecimento.”

O estudo, a pesquisa, a atenção nos detalhes sempre empolgam. É preciso mesmo estudar e não nos deixarmos seduzir por nossas modestas opiniões pessoais, sempre limitadas. O embasamento está na Codificação. Lá não nos perderemos.

Destaque-se aqui para concluir (copiando acima): “há mundos particularmente destinados aos seres errantes, mundos que lhes podem servir de habitação temporária.”

Não há, pois, nada de errado com André Luiz. Nossa compreensão, essa sim, precisa estar mais atenta.

Orson Peter Carrara's Avatar

Orson Peter Carrara

Nasceu em Mineiros do Tietê-SP. Orson é escritor, jornalista, editor e orador espírita, publicando artigos nos principais órgãos da imprensa espírita brasileira e internacional. Autor de vários livros e palestrante em todo o país. Seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, disponíveis em vários sites de divulgação espírita. Reside atualmente em Matão-SP. Seu canal no Youtube conta com milhares de inscritos e vídeos: https://www.youtube.com/@OrsonPeterCarrara.