Visitantes

Brazil 82,5% Brazil
United States 9,6% United States
Portugal 4,0% Portugal

Total:

46

Countries
2608535
Today: 31
This Week: 31
This Month: 1.535
Primeiro grupo espírita da internet

CRUZ, I.M.N.F. Doutor Fritz andou de disco voador - hibridações e sincretismo na terapia espiritual da Chico Monteiro (UFJF)

COMPARTILHE!

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE
PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA RELIGIÃO

 

 

INÁCIO MANUEL NEVES FRADE DA CRUZ

 

 

Doutor Fritz andou de disco voador: hibridizações e sincretismos na terapia espiritual de Chico Monteiro

 

 

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Ciência da Religião

 

Orientador: Prof. Dr. Francisco Luiz Pereira da Silva Neto

 

Juiz de Fora
2007

 

 

Resumo

 

Em meados da década de oitenta do século passado, o médium Chico Monteiro iniciava um trabalho feito com materialização de instrumentos cirúrgicos e tratamento com vibração das mãos. Inaugurava-se o processo de cura com a entidade espiritual, Doutor Adolfo Fritz, através de Monteiro e sua equipe. Essa terapêutica está inserida em um processo amplo de tratamento espiritual comumente verificável no campo religioso brasileiro. O presente estudo tem o propósito de fazer uma reflexão sobre a atualidade do Espiritismo Kardecista, das possibilidades de apropriações/resignificações na tessitura social, com base na observação da experiência de vida do paranormal. Partimos de uma noção de experiência que não se encerra no modelo dicotômico que contrapõe sujeito e objeto. Isso nos leva a considerar o corpo como condição de nossa inserção no mundo. Acreditamos estar diante de um processo de reestruturação de pactos entre indivíduos e pertenças que altera a vivência dos próprios indivíduos, ao contrário de uma espécie de retomo à cultura de origem. Nossa pesquisa fecha o foco em uma possível nova conformação terapêutico-religiosa a partir do espiritismo, algo que faz conviver o ideário de Allan Kardec com seres extraterrestres. Em suma, um espiritismo à la Chico Monteiro.

 

Palavras-chave: Chico Monteiro, espiritismo, terapia espiritual, crenças religiosas

Editores's Avatar

Editores