Ano 16 Número 533 2008



15 de março de 2008
 

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, 
face a face,
em todas as épocas da humanidade"

Allan Kardec



 ° EDITORIAL

Grupos de Trabalho


       


 ° ARTIGOS

Reflexões Críticas sobre o Perispírito e sua Influência na Formação e Manutenção do Corpo Físico

A Impiedosa Artesã de Males Imprevisíveis

   

 ° HISTÓRIA & PESQUISA

Cronologia Espírita


          Referências Bibliográficas
   

 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Estudando o Livro dos Espíritos
   

 ° PAINEL

Fundada a Associação Jurídico-espírita do Estado de São Paulo

Centro Cultural para la Paz   

Página da Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo
25 Anos do Movimento Espírita no Reino Unido
Seminário de Raul Teixeira e Alan Sanderson em Londres


 ° EDITORIAL

Grupos de Trabalho
 
Amigos,

O pedido de colaboração que colocamos no editorial do último Boletim teve bons resultados. Alguns amigos já entraram em contato conosco e, a partir dos e-mails que trocamos, criamos dois grupos de trabalho:
Gostaríamos de reiterar nosso convite para que se juntem a nós neste trabalho. Os grupos listados estão iniciando suas atividades e também há a possibilidade de abrirmos outras frentes.

Muita Paz,

Carlos Iglesia
editor@geae.inf.br

Índice

 ° ARTIGOS

Reflexões Críticas sobre o Perispírito e sua Influência na Formação e Manutenção do Corpo Físico

Alexandre Fontes da Fonseca, Antonio Cunha Lacerda Leite e Christiano Torchi
(Parte final do artigo iniciado no Boletim 531)


6. Modelo Influenciador Biológico (MIB)
 
Diante da análise realizada até o momento, gostaríamos de fazer uma proposta qualitativa para a ação do perispírito sobre a matéria.
 
Notem que não estamos afirmando que somente os fatores materiais são importantes. Está claro, pelas citações acima, que fatores materiais e espirituais conjuntamente determinam a formação e manutenção do corpo físico. Enfatizamos que os fatores materiais não devem ser negligenciados numa proposta para os mecanismos de ação do perispírito sobre a matéria.
 
O MOB, proposto por Andrade, tenta fazer isso, ao desenvolver a idéia do campo biomagnético que interagiria com o corpo físico. Porém, a forma pela qual essa interação ocorreria necessita da demonstração da existência de campos por ora ainda não medidos pela Ciência. O MOB ainda não leva em conta o caráter complexo dos sistemas vivos, de acordo com os conhecimentos da Ciência que prediz a possibilidade de existência de sistemas auto-organizados.
 
Propomos, então, a idéia de um Modelo Influenciador Biológico (MIB) para o perispírito. O MIB seria análogo ao MOB, exceto no fato de que ele não dirigiria a formação da matéria da mesma maneira que um campo magnético organiza a limalha de ferro. A palavra “influenciador” deve ser entendida no sentido científico de ser um elemento que gera uma pequena influência (ou uma pequena perturbação em termos científicos) no sistema material. Segundo a teoria do Caos [17], pequenas perturbações, ou influências, podem levar a grandes alterações no sistema material como um todo. Através dessas pequenas influências, um sistema complexo como um ser vivo pode ser formado e mantido sem que o controle dessa formação requeira o gasto de muita energia. Isso significa que tais pequenas influências não requerem que a intensidade do campo biomagnético, que vai interagir com a matéria, seja grande.
 
Essa idéia resolve todos os problemas apresentados até aqui: i) nossa proposta não despreza a ação das leis físico-químicas que regem o funcionamento do corpo físico; ii) permite que o Espírito atue sobre o corpo físico sem necessitar um campo biomagnético de grande intensidade (diferente da limalha de ferro que precisa de um campo relativamente forte ou significativo para se organizar sobre uma superfície); e iii) não diminui nenhuma das propriedades e funções organizadoras do perispírito, pois é a característica complexa dos sistemas vivos que os tornam até certo ponto maleáveis e dirigíveis, perante influências de intensidade pequena ou sutil.
 
No modelo MIB, portanto, o campo biomagnético seria de intensidade pequena e, por isso, demasiadamente sutil para ser medido com os aparelhos usuais. Entretanto, algumas pesquisas indicam a existência de campos elétricos de baixa intensidade ainda não explicados pela Ciência. Em nota de rodapé do capítulo I da obra Perispírito, o Dr. Zalmino Zimmermann traz a lume a seguinte notícia:
 
O cientista norte-americano, HAROLD SAXTON BURR, com sua equipe de colaboradores, investigando, durante mais de 30 anos, os campos elétricos em estruturas biológicas, verificou, através de minuciosas e delicadas medições, a existência de campos elétricos que pareciam presidir às diferentes funções biológicas de todos os seres vivos, desde os seus componentes biomoleculares, celulares, citológicos e glandulares. Segundo a sua conclusão, esses campos se estruturam no estilo de uma organização hierárquica, evidenciando que ‘não são resultantes funcionais, mas sim, determinantes das funções peculiares aos organismos, isto é, formam uma estrutura que governa e mantém a organicidade do ser vivo! (conf. ANDREA, Jorge. ‘Psicologia Espírita’, 6ª ed., Rio: LORENZ, 1994, p. 31).
 
Tais campos eletrodinâmicos foram denominados ‘campos de vida’ (fields of life) e, segundo BURR – professor emérito de Anatomia, da Escola de Medicina da Universidade de Yale –, todos os seres, ‘do homem ao rato, das árvores às sementes’, são por eles ‘moldados e controlados’, podendo, inclusive, ‘ser medidos e localizados por meio de modernos voltímetros’. Como os campos da Física - afiança o cientista - possuem qualidades organizadoras e diretoras que foram reveladas por muitos milhares de experimentos’. (BURR, H. S. ‘Blueprint of Immortality’. Londres, NEVILLE SPEARMAN, 1971, pp. 11 e 12. Cf. ANDRADE, Hernani Guimarães. ‘Espírito, Perispírito e Alma – Ensaio sobre o Modelo Organizador Biológico’. 10ª ed., S. Paulo: PENSAMENTO, 1984, p. 7). (Grifos nossos).

Certamente, esses campos são de intensidade pequena, o que reforçaria uma tese de influência do perispírito sobre a matéria que se baseasse em campos sutis. Isso não deve ser tomado como comprovação da proposta de um MIB. Na verdade, estamos apenas propondo uma mudança qualitativa na idéia do Modelo Organizador Biológico de modo a conciliar as características científicas que se conhecem hoje sobre os sistemas vivos e a possibilidade de ação do perispírito sobre a matéria.
 
7. Conclusões
 
Neste artigo, revisamos os modelos existentes para o perispírito e seu possível mecanismo de ação sobre a matéria. Analisamos as idéias de molde e o Modelo Organizador Biológico, mostrando que tais idéias, conquanto satisfatórias em determinados aspectos, ainda são insuficientes para explicar todas as propriedades e características do fenômeno de formação e manutenção do corpo físico.
 
O fato de fazermos uma crítica construtiva dos modelos anteriores não desmerece o trabalho de pesquisa realizado por seus autores. Muito pelo contrário, tornam-nos ainda mais valorosos no aspecto científico. A história da Ciência mostra como os conceitos modernos foram construídos com base nos conceitos anteriores, e a Ciência Espírita deve aproveitar isso no seu desenvolvimento.
 
Propomos que o perispírito seja um Modelo Influenciador Biológico (MIB), em que, através de pequenas influências sobre a matéria, o perispírito poderia formar e manter o corpo físico sem a necessidade de exercer essa atuação por intermédio de campos físicos de intensidade elevada. Mostramos que essa idéia concilia o fato de o perispírito poder atuar sobre o corpo físico com a necessidade de essa atuação ser de natureza sutil, já que não se consegue medir, com os instrumentos atuais, a presença do perispírito.
 
Enfatizamos que o MIB é uma proposta ainda qualitativa para o perispírito. Dentro desse modelo, falta desenvolver as características do campo (magnético ou elétrico) que atuaria sobre a matéria, bem como teremos que desenvolver um modelo físico para essa atuação.
 
Para encerrar, reportamo-nos à advertência do Espírito LAMMENAIS, reproduzida à p. 72 de O Livro dos Médiuns [18], no cap. IV, item 51, “Dos Sistemas”:
 
Agora o ponto de vista científico, ou seja: a essência mesma do PERISPÍRITO. Isso é outra questão. Compreendei primeiro moralmente. Resta apenas uma discussão sobre a natureza dos fluidos, coisa por ora inexplicável. A Ciência ainda não sabe bastante, porém lá chegará, se quiser caminhar com o Espiritismo. O perispírito pode variar e mudar ao infinito. A alma é o pensamento: não muda de natureza. Não vades mais longe, por este lado; trata-se de um ponto que não pode ser explicado. Supondes que, como vós, também eu não perquiro? Vós pesquisais o PERISPÍRITO; nós outros, agora, pesquisamos a ALMA. Esperai, pois.” — Lamennais. (Grifos nossos).
 
Lamennais deixa claro que cabe a nós, encarnados, o trabalho de pesquisa e que a busca pelo conhecimento não pára nunca.
 
Referências
 
[1] H. G. Andrade, Espírito, Perispírito e Alma, Ed. Pensamento, São Paulo (1984).
[2] H. G. Andrade, A Matéria Psi, Casa Editora O Clarim, Matão (1971).
[3] Z. Zimmermann, Perispírito, Departamento Editorial do Centro Espírita Allan Kardec (2000).
[4] A. Kardec, A Gênese, Ed. FEB, 36ª edição, Rio de Janeiro (1995).
[5] G. Delanne, O Espiritismo Perante a Ciência, Ed. FEB, 3a edição, Rio de Janeiro (1995).
[6] G. Delanne,  A Evolução Anímica, Ed. FEB, 3a edição, Rio de Janeiro (1992).
[7] G. Delanne, O Fenômeno Espírita, Ed. FEB, 4a edição, Rio de Janeiro (1988).
[8] L. Denis, Cristianismo e Espiritismo, Ed. FEB, 10a edição, Rio de Janeiro (1994).
[9] L. Denis, O Grande Enigma, Ed. FEB, 10a edição, Rio de Janeiro (1992).
[10] Emmanuel, psicografia de F. C. Xavier, Roteiro, Ed. FEB, 9ª edição, Rio de Janeiro (1982).
[11] A. Kardec, O Livro dos Espíritos, Ed. Feb, 76ª edição, Rio de Janeiro (1995).
[12] A. Luiz, psicografia de F. C. Xavier, Missionários da Luz, Ed. FEB, 26ª edição, Rio de Janeiro (1995).
[13] I. Prigogine, Nonequilibrium Statistical Mechanics, Ed. Wiley-Interscience, New York (1962).
[14] H. G. Andrade, Psi Quântico, Uma Extensão dos Conceitos Quânticos e Atômicos à Idéia do Espírito, Ed. Pensamento, 9ª edição, São Paulo (1993).
[15] C. A. Appoloni, A propósito da matéria psi, Núcleo Espírita Universitário NEU – Londrina, http://www.neudelondrina.org.br/artcientificos_capa.htm
[16] A. Luiz, psicografia de F. C. Xavier, Evolução em Dois Mundos, Ed. FEB, 11ª edição, Rio de Janeiro (1989).
[17] A. F. Da Fonseca, Caos, Complexidade e a Influência dos Espíritos sobre a Natureza, Revista FidelidadEspírita 12, p. 20 (2003).
[18] A. Kardec, O Livro dos Médiuns, Ed. FEB, 62ª edição, Rio de Janeiro (1996).

Índice

A Impiedosa Artesã de Males Imprevisíveis

Rogério Coelho

Entrando  no Templo  do  Senhor,  deve-se  deixar  fora  todo sentimento
de  ódio  e  animosidade,  todo  mau  pensamento  contra   seu   irmão.
- Allan Kardec


Tanto as peças das engrenagens orgânicas do homem quanto os seus equipamentos da organização psíquica são extremamente delicados; e, como toda máquina, necessita de lubrificação e cuidados específicos para o seu funcionamento normal, não podendo sofrer abalos, sob pena de graves prejuízos em seus mecanismos...

Assim como as mutilações de ordem física impede-lhe o bom desempenho, podemos dizer o mesmo das mutilações emocionais.  

A mágoa, por exemplo, age como ácido corrosivo, desgastando o equipamento fisio-psíquico, com reflexos danosos na economia da Vida.   Assim, acoroçoá-la no coração, é o mesmo que lançar um punhado de areia nas engrenagens sensíveis e frágeis de uma máquina que exige cuidados especiais e lubrificação adequada...

Penetrando a intimidade do ser, transforma-se a mágoa em uma espécie de poderoso isolante a obstar o concurso do otimismo, da esperança da boa vontade para anteporem-se aos fatores constringentes que o maceram e martirizam.

A mágoa, uma vez instalada, fornece à sua vítima as munições da impiedade e do rancor, induzindo-a a atitudes tão deploráveis quão doentias.   Exteriorizando mau humor e azedume, a criatura exala amargura e desconforto, tornando-se refratária a todas as pessoas que intentam reverter a situação.

Quem acumula mágoas, torna-se, mentalmente, uma lixeira ambulante, exalando os seus miasmas pestilenciais por onde passe, emporcalhando, contaminando, destruindo...

À semelhança do Sol que enriquece tudo de luz, ilumine sua estrada, não mergulhando jamais nas trevas dos sentimentos destrutivos.

Há que se reagir, de imediato, às tentativas de alojamento da mágoa em seu coração.   Estamos no mundo, por conta de um programa carinhosamente elaborado na Espiritualidade e devemos atendê-lo fielmente, vez que só “aquele que perseverar até o fim, será salvo”.

Deixemos deslizar na superfície, sem dilaceramentos interiores toda causa de ressentimentos.   Saibamos enfrentar com otimismo e paciência os infortúnios, os acontecimentos infelizes.

“Acima das nuvens, brilha o Sol”, afiança Joanna de Ângelis. 

“Jesus ensina que o sacrifício mais agradável a Deus é o que o homem faça do seu próprio ressentimento.”

Antes de pedir perdão para si, mister se faz ter perdoado primeiro a todos de quem recebeu agravo.   Ao oferecemos a Alma à Deus tem ela de estar escoimada de toda jaça, completamente purificada ao calor do perdão e do amor incondicionais.

“Digo-vos que, se a vossa justiça não for mais abundante que a dos fariseus e escribas, não entrareis no Reino dos Céus.”

Constituindo o amor ao próximo o princípio da Caridade, amar os inimigos é o zênite e o nadir da aplicação desse princípio, porquanto, “a posse de tal virtude representa uma das maiores vitórias alcançadas contra o egoísmo e o orgulho.”

Índice

 ° HISTÓRIA & PESQUISA

(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas")

Cronologia Espírita

Carlos Iglesia

(Compilação de datas significativas para o Movimento Espírita iniciada no Boletim 505)


Lista de Eventos

1870

Buenos Aires, Argentina

O Espiritismo começa a ser conhecido na Argentina a partir da chegada de Don Justo de Espada, natural de Málaga (Espanha), a Buenos Aires.

BANGA, 2002
CEA, 2008

Londres, Reino Unido
     
O químico e físico inglês William Crookes (1832-1919) inicia sua famosa pesquisa sobre os fenômenos mediúnicos de materialização. Com o auxílio da médium Florence Cook e do espírito Katie King, são realizadas diversas experiências com todo o rigor científico possível na época. Os resultados foram publicados em 1874 e consta que o cientista sofreu diversas retaliações por ter confirmado a origem espiritual dos fenômenos.  
  
CROOKES, 1874
DOYLE, 2003

Rio de Janeiro, Brasil

O médico e deputado Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831-1899) escreve artigos no periódico semanal “Sentinela da Liberdade”, defendendo os ideais liberais sob o pseudônimo Frei Gil. Seus artigos também foram publicados no jornal “A Reforma”. No ano anterior já havia publicado seu estudo “A Escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extinguí-la sem dano para a nação”.

Na época, o programa liberal defendia reformas no sistema eleitoral e judiciário do país, bem como a abolição da escravatura.

CAMPOS, 1974.
FILHO, 2001.
SODRÉ, 1999.
WANTUIL, 1990

Março de 1870
Paris, França

A “Revista Espírita” traz um artigo muito interessante sobre “A reencarnação na América”, onde expõe as objeções de Miss Emma Hardinge Britten (1823-1899) à doutrina da reencarnação. Grande divulgadora do Moderno Espiritualismo, Emma Hardinge não aceitava a reencarnação porque lhe parecia odiosa a idéia de ter que voltar a este mundo novamente.

REVUE SPIRITE, 1870.

31 de março de 1870
Estados Unidos

A data é comemorada pela primeira vez como “aniversário do advento do Espiritualismo Moderno”. A decisão foi tomada em uma convenção de Espiritualistas Americanos a partir de sugestão dos Espíritos. A data relembra os fenômenos mediúnicos de Hydesville (vide Eventos – 1848).

NSAC, 2008

18 de julho de 1870
Roma, Itália

A quarta sessão do Concílio Vaticano I promulga a “Constituição Dogmática Pastor Aeternus” que estabelece a “Infalibilidade Papal” quando delibera sobre matéria de fé ou moral como pastor da igreja.

EMMANUEL, 1975
SUFFERT, 2001
WIKIPEDIA, 2008 [2]

19 de julho de 1870
Paris, França

Começa a guerra Franco-Prussiana, que a pretexto de divergências na questão da sucessão do trono espanhol, opôs a França de Napoleão III a Prussia de Guilherme I. Os exércitos prussianos estavam muito bem preparados e vencem rapidamente os franceses, o próprio Imperador Napoleão III é feito prisioneiro em 2 de setembro na batalha de Sedan. Em seqüência a essa derrota, um governo de defesa nacional é estabelecido e proclama a Republica. A guerra se prolonga até 1871 e tem episódios dramáticos como o cerco de Paris e a resistência de sua população. A guerra encerra o período da história da França que viu surgir o Espiritismo.

CERNUDA, 2002
WIKIPEDIA, 2008

15 de agosto de 1870
Madrid, Espanha

A revista “El Alma - Revista Quincenal de Magnetismo y Espiritismo”, publicada desde novembro de 1869 pelo “Círculo Magnetológico-Espiritista”, passa a publicar como encarte o livro "La Razón del Espiritismo", de Miguel Bonnamy, traduzido do francês por Lucas de Aldana. (vide Eventos – 1869)

RODRIGUEZ, 2007

20 de setembro de 1870
Roma, Itália

As tropas de Vitor Emmanuel ocupam a cidade de Roma. A retirada das tropas francesas que protegiam o que restava dos Estados Pontifícios criou a oportunidade para a reunificação da Itália. O Papa Pio IX passou a se considerar um prisioneiro do Estado Italiano, recusando-se a aceitar a oferta de Vitor Emmanuel de uma indenização e a soberania do bairro onde se localizava o Vaticano. A disputa entre o Estado Italiano e a Igreja sobre a questão do poder temporal do Papa só terminou com uma concordata assinada em 1929, na época de Mussolini.

EMMANUEL, 1975
SUFFERT, 2001
WIKIPEDIA, 2008 [4]

3 de dezembro de 1870
Rio de Janeiro, Brasil.

O primeiro número do periódico “A República” traz uma declaração assinada por membros do Partido Liberal, entre eles o advogado e ex-deputado Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, que ficou conhecida como o “Manifesto Republicano”. O Brasil vivia então o período de apogeu do II Reinado, com o Imperador D. Pedro II como chefe de estado e um sistema parlamentarista. Dois partidos se alternavam no poder, o Liberal e o Conservador, com o Imperador exercendo o papel de moderador. A sociedade brasileira da época se estruturava em torno de uma economia agrícola e escravocrata. Os liberais que assinaram o manifesto desejavam mudanças estruturais profundas que seriam inviáveis na monarquia e propunham a instauração do regime republicano.

O “Manifesto Republicano” é também um testemunho da repercussão que a derrota de Napoleão III na Guerra Franco-Prussiana e o fim do regime imperial na França teve no Brasil. O Manifesto cita explicitamente este evento.

Bittencourt Sampaio (1834-1895) foi médium receitista notável, participou do “Grupo Confúcio” (1873), fundou a “Sociedade de Estudos Espíritas Deus, Cristo e Caridade” (1876) e foi um dos médiuns do “Grupo Ismael”.

BESOUCHER, 1993.
CAMPOS, 1974.
SOARES, 2008.
SODRÉ, 1999.
WANTUIL, 1990.
WIKIPEDIA, 2008.



Índice
Referências Bibliográficas


BANGA. Fábian. Lugones y el espiritismo. In: Revista Lucero. Berkley (USA): University of California at Berkeley, 2002 (Versão eletrônica do artigo disponível em: http://everba.eter.org/summer04/lugones_fabian.htm)

BESOUCHET, Lídia. Pedro II e o Século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

CAMPOS, Humberto. Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. Médium Francisco Cândido Xavier. 10.a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1974.
 
CEA. El Espiritismo en Argentina. In: Confederación Espiritista Argentina. Disponível em http://www.par.org.ar/Miembros/cea.htm. Último acesso em 15 de março de 2008.
 
CERNUDA, L. P., Napoleão III. In: Revista Historia y Vida. Barcelona: agosto 2002.
 
CROOKES, William. Researches in the Phenomena of Spiritualism. London: J. Burns, 1874 (Fac-símile de edições antigas reimpresso por Kessinger Publishing Legacy Reprints – www.kessinger.net)
 
DOYLE, Arthur Conan. The History of Spiritualism - Vol I. Australia: Projeto Guttemberg, 2003. Disponível em: http://gutenberg.net.au/ebooks03/0301051.txt
 
EMMANUEL. A Caminho da Luz. Médium Francisco Cândido Xavier. (sem indicação de edição) Rio de Janeiro: FEB, 1975.

FILHO, Luciano Klein. Bezerra de Menezes – Fatos e Documentos. 2.a ed. Niterói: Lachatrê, 2001.
 
NSAC. History of Spiritualism. In: National Spiritualist Association of Churches. Disponível em: http://www.nsac.org/history.htm. Último acesso em 15 de março de 2008.

REVUE SPIRITE. Treiziéme Année – 1870. In: Biblioteca Espírita Virtual – Obras Raras. Disponível em: http://www.bibliotecaespirita.com. Último acesso em 16 de março de 2008. 

RODRIGUEZ, Oscar M. Garcia. Origenes del Periodismo Espirita en España. Flama Espírita nº 109. Barcelona: Centre Barcelonés de Cultura Espírita, 2003. Disponível em: http://www.espiritismo.cc/modules.php?name=News&file=article&sid=125. Último acesso em 2 de outubro de 2007.

SOARES, Carlos Dalmiro da Silva, Evolução Histórico-Sociológica dos Partidos Políticos no Brasil Imperial. In: Home Page  do Prof. Soares. Disponível em: http://www.professorsoares.adv.br/eleiimpe.html. Último acesso em 16 de março de 2008.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. 4.a ed. Rio de Janeiro:Mauad, 1999.
 
SUFFERT, Georges. Tu és Pedro. Trad. Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

WANTUIL, Zeus. Grandes Espíritas do Brasil. 3.a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1990.
 
WIKIPEDIA. Guerra Franco-Prussiana. In: WIKIPEDIA – A Enciclopédia Livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_franco-prussiana. Último acesso em 15 de março de 2008.
 
_______. Infalibilidade Papal. In: WIKIPEDIA – A Enciclopédia Livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infalibilidade_papal. Último acesso em 15 de março de 2008. [2]

WIKIPEDIA. Manifesto Republicano. In Wikipedia – A enciclopédia livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Republicano. Último acesso em 16 de março de 2008. [3]
  
_______. Risorgimento. In: WIKIPEDIA – A Enciclopédia Livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Risorgimento. Último acesso em 15 de março de 2008. [4]

Índice

 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Estudando o "Livro dos Espíritos"

Christiano Torchi

(Os textos transcritos[1] do "Livro dos Espíritos" estão em itálico, com as questões em negrito e as notas de Kardec entre aspas)

FORMAÇÃO DOS SERES VIVOS

Prosseguindo nossa viagem pelo cap. III (Da Criação), iniciaremos um novo item de “O Livro dos Espíritos”, denominado “Formação dos seres vivos”.
 
Este é um tema de alta relevância para a compreensão de nossa origem, apesar das severas dificuldades que temos, como leigos, de aprofundar nos meandros científicos que envolvem tão grave assunto.

A nona estrofe de “A Criação Divina”, atribuída ao Espírito Castro Alves, ajuda-nos a enfrentar a próxima questão, de n. 43, sobre o surgimento dos seres vivos:

Mas a criação não pára,
Vão nascer os novos mundos!
Rubros sóis geram planetas:
Pequenos, grandes, rotundos!
E a Terra – que é um estilhaço,
Surge e dança pelo espaço,
Já trazendo no regaço,
Da vida os germes fecundos!

________________


43 - Quando começou a Terra a ser povoada?

No começo tudo era caos; os elementos estavam em confusão. Pouco a pouco cada coisa tomou o seu lugar. Apareceram então os seres vivos apropriados ao estado do globo.

Observem que a pergunta, quanto ao povoamento da Terra, é de cunho temporal. Os Espíritos remetem Kardec para o início das coisas, ao dizerem “no começo tudo era caos”.

Em “A Caminho da Luz”, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, o autor espiritual Emmanuel se reporta ao período em que “o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas [marcos] do nosso sistema cosmogônico [relacionado à origem e à evolução do Universo] e os pródromos [início] da vida na matéria em ignição [combustão] do planeta”. (Ob.cit., p. 18, FEB).

Nesse período de “caos”, que durou centenas de milhões de anos, em que os elementos estavam fundidos ou “misturados”, em decorrência de elevadíssimas temperaturas, nosso raciocínio não concebe a possibilidade da existência dos seres vivos. Era toda uma preparação que se efetuava para receber os futuros habitantes da nossa casa planetária.

E prossegue o autor de “A Caminho da Luz”:

Laboratório de matérias ignescentes, o conflito das forças telúricas [relativo à terra, ao solo] e das energias físico-químicas opera as grandiosas construções do teatro da vida, no imenso cadinho [no sentido figurado: calor] onde a temperatura se eleva, por vezes, a 2.000 graus de calor, como se a matéria colocada num forno, incandescente, estivesse sendo submetida aos mais diversos ensaios, para examinar-se a sua qualidade e possibilidades na edificação da nova escola dos seres. As descargas elétricas, em proporções jamais vistas da Humanidade, despertam estranhas comoções no grande organismo planetário, cuja formação se processa nas oficinas do Infinito.” (Ob.cit., p. 19).

Na obra “Evolução em Dois Mundos”, também psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, o Espírito André Luiz descreve fenômeno semelhante ocorrido nos imensos períodos que precederam o resfriamento da superfície do planeta, que recebia o acabamento que o tornaria propício ao acolhimento da vida:

A imensa fornalha atômica estava habilitada a receber as sementes da vida e, sob o impulso dos Gênios Construtores, que operavam no orbe nascituro, vemos o seio da Terra recoberto de mares mornos, invadido por gigantesca massa viscosa a espraiar-se no colo da paisagem primitiva.” (Ob. Cit., p. 31, FEB).

Na questão 48, Kardec voltará à questão temporal, de forma mais específica, quanto à época do aparecimento do homem e de outros seres vivos na Terra. Aguardemos, preparando-nos para a questão n. 44, que complementará a de n. 43, abordando a origem dos seres vivos na Terra .

_______________________

Notas do GEAE
 
[1] - Os trechos do "Livro dos Espíritos" foram transcritos da edição da Federação Espírita Brasileira. Essa edição está disponível para download no endereço www.febnet.org.br/file/135.pdf

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° PAINEL

Fundada a Associação Jurídico-espírita do Estado de São Paulo

Julia Nezu

No último dia 08 de março de 2008, na sede da USE/SP (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo), na Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – São Paulo-SP, foi fundada a Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo – AJE/SP, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento espiritual dos operadores do Direito espíritas e interessados em questões jurídico-sociais, unificação destes, melhoria da legislação vigente, defesa legal de assuntos que esbarrem em princípios essenciais da filosofia espírita, divulgação do pensamento espírita sobre questões jurídico-sociais para os meios jurídicos e sociedade em geral.

O evento contou com a presença de 52 pessoas, dentre elas os delegados de polícia Bismael Batista de Moraes e João Demétrio Loricchio, ambos da União dos Delegados Espíritas do Estado de São Paulo, representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo, a presidente e membro do Instituto dos Advogados de São Paulo Maria Odete Duque Bertasi e Rafael Marinangelo, respectivamente, integrantes da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP Jader Freire de Macedo Júnior e Regina Célia Silveira Santana, advogados, servidores estudantes e demais interessados.

O encontro teve a participação da Dra. Marlene Nobre, que teceu comentários sobre o início do movimento análogo na área médico-espírita, em 1990, contando, atualmente, com mais de trinta AME’s (Associação Médico-Espírita). Participaram, também, os promotores de justiça Izaias Claro e Eduardo Ferreira Valério, o procurador do Estado Washington Nogueira Fernandes e representando a USE-SP a advogada Julia Nezu.

A discussão transcorreu voltada para a necessidade de criação da entidade e de seus objetivos. Ao final, por unanimidade, a assembléia formada por todos os presentes deliberou pela fundação da AJE/SP naquele ato, constituindo comissão provisória formada por 16 pessoas, com o fim de redigir o estatuto no prazo de 60 dias. O promotor de justiça Tiago Cintra Essado presidiu a Assembléia de fundação e foi eleito para coordenar a comissão provisória.
 
Para mais informações, contatar: julianezu@terra.com.br e ajesp.sp@gmail.com   

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Centro Cultural para la Paz   

Carlos Esteves

Gracias por sus atenciones y envio del Boletin GEAE, queremos informarles a la vez que hemos colocado nuestra pagina, en la web:

www.cecupaz.com.ar

Un gran abrazo,

Carlos Esteves
Director del Area de Divulgacion.
Centro de Estudios e Investigaciones Kardecista Hilarion
Argentina

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Página da Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo

Caros amigos,

A ADE-SP Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo restaurou e atualizou sua homepage:

www.sp-ade.org.br/

Um abraço,

Ivan Franzolim
Vice-presidente da ADE-SP

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25 Anos do Movimento Espírita no Reino Unido

Elsa Rossi - secretary@bussorg.co.uk

(trad. para o GEAE - Carlos Iglesia)

Em 23 de março de 1983, Janet Duncan convidou alguns amigos a iniciarem um grupo de estudo dos livros de Allan Kardec. Foi a primeira vez que um grupo espírita se reuniu no Reino Unido. Os Bons Espíritos, no mundo espiritual, também ficaram felizes, pois a Doutrina Espírita espalha os ensinamentos de Jesus.

 
As cinco pessoas que se juntaram a Janet Duncan naquele grupo inicial, tinham o interesse pela mesma questão – O que existe além da nossa vida aqui na Terra? O grupo cresceu lentamente e após cinco anos conseguiu um local de reunião fixo em Forester Hall, na localidade de Walthamstow (East London). Concordaram em dar ao grupo o nome de ALLAN KARDEC STUDY GROUP – Centre for Spiritist Teachings. O AKSG foi, em 1992, um dos fundadores do Conselho Espírita Internacional e sua posição é ocupada atualmente pela União Britânica de Sociedades Espíritas (BUSS – British Union of Spiritist Societies).

A BUSS é uma associação voluntária, estabelecida para unir os grupos espíritas do Reino Unido e promover a Doutrina Espírita em seus três aspectos: Científico, Filosófico e Religioso, como codificada por Allan Kardec. Ela possibilita a realização de projetos e atividades de grande escala para a divulgação do Espiritismo.

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Seminário de Raul Teixeira e Alan Sanderson em Londres

Em 29 de março será realizado um seminário em Londres pelo Prof. Raul Teixeira e pelo Dr. Alan Sanderson a respeito do "Apego Espiritual" (Spirit Attachment). O evento será no Quakers Friends Meeting House - Small Hall, Euston Rd NW1 Londres das 14 às 17 horas. Para mais informações sobre a inscrição:

Elsa Rossi

BUSS secretary

secretary@bussorg.co.uk

www.bussorg.co.uk


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GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
 
O Boletim GEAE é distribuido por e-mail aos participantes do Grupo de Estudos Avançados Espíritas
Inscrição pelo site do GEAE

O Cancelamento pode ser feito pelo site do GEAE ou por e-mail a editor@geae.inf.br

Informações Gerais - www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
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Coleção do "The Spiritist Messenger" - www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - www.geae.inf.br/el/boletins