Off Canvas sidebar is empty
Primeiro grupo espírita da internet

Reuniões Virtuais

90 - Perfeição Moral

COMPARTILHE!

Referência:

  

Allan Kardec. O Livro dos Espíritos.  Livro Terceiro - As Leis Morais. Capítulo XII. Perfeição Moral

As virtudes e os vícios

Das paixões

Do egoísmo

Caracteres do homem de bem

Conhecimento de si mesmo

Discussão durante a reunião: 

 

Sergio Bezerra

18:21

  1. Por que sinais se pode reconhecer no homem o progresso real que deve elevar o seu Espírito na hierarquia espírita? _ O Espírito prova a sua elevação aliando todos os atos da sua vida corpórea constituem a prática da lei de Deus e quando compreende por antecipação a vida espiritual.

18:22

O aperfeiçoamento moral tbm deixa o bem próprio de lado, pensando no todo

Então isso tbm é difícil

Sergio Bezerra

18:23

a escola da Reencarnacao

Sergio Bezerra

18:25

Comentário de Kardec: O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade na sua mais completa pureza. Se interrogar sua consciência sobre os atos praticados, perguntará se não violou essa lei, se não cometeu nenhum mal, se fez todo o bem que podia, se ninguém teve de se queixar dele. Enfim, se fez para os outros tudo o que queria que lhe fizessem

Sergio Bezerra

18:27

A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem" Leon Denis

ROBERTO ANTONIO Aniche

18:29

“Morri como mineral e me tornei uma planta Morri como planta e subi ao animal Morri como animal e me tornei homem. Porque devo ter receio? Quando a morte me tornou menor?” (Citado em The Stages Speak about Life and Death)

Preceito budista: "Não me sinto ofendido, pois sei quem eu sou."

Marcelo Fabiano Latini

18:37

  1. Postos de lado os defeitos e os vícios acerca dos quais ninguém se pode equivocar, qual o sinal mais característico da imperfeição? “O interesse pessoal. Freqüentemente, as qualidades morais são como, num objeto de cobre, a douradura que não resiste à pedra de toque. Pode um homem possuir qualidades reais, que levem o mundo a considerá-lo homem de bem. Mas, essas qualidades, conquanto assinalem um progresso, nem sempre suportam certas provas e às vezes basta que se fira a corda do interesse

Carlos Bartel

18:44

  1. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical?

“Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que lhes deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa. Tendam, pois, todos os esforços para esse efeito, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade [...]

Carlos Bartel

19:00

  1. Fundando-se o egoísmo no sentimento do interesse pessoal, bem difícil parece extirpá-lo inteiramente do coração humano. Chegar-se-á a consegui-lo? “À medida que os homens se instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão às coisas materiais. Depois, necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretêm e excitam. Isso depende da educação.”

Sergio Bezerra

19:03

"Na planta, a inteligência dormita; no animal, sonha; só no homem acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente; a partir daí, o progresso, de alguma sorte fatal nas formas inferiores da Natureza, só se pode realizar pelo acordo da vontade humana com as leis Eternas" (O Problema do Ser, do Destino e da Dor, Léon Denis. FEB, 1989, p. 123

Nilzelí Nery

19:07

A meu ver, evolução é o caminho necessário para a melhoria moral, mas não suficiente... Crescer também é algo positivo, mas não necessariamente moral. Então, o caminho é a caridade como Jesus a entendia (LE q. 886): benevolência para com todos, indulgência com as imperfeições alheias e perdão de todas as ofensas.

Carlos Bartel

19:09

  1. Incorrerá em culpa aquele que sonda as chagas da sociedade e as expõe em público? “Depende do sentimento que o mova. Se o escritor apenas visa produzir escândalo, não faz mais do que proporcionar a si mesmo um gozo pessoal, apresentando quadros que constituem antes mau do que bom exemplo. O Espírito aprecia isso, mas pode vir a ser punido por essa espécie de prazer que encontra em revelar o mal.”


Carlos Bartel

19:18

https://www.youtube.com/watch?v=4YfTjXRgB3c&feature=youtu.be

^

Sergio Bezerra

19:24

O Sentido da Vida (J. Herculano Pires)

Marcel Martins

19:25

Como único exemplo que tenho para perfeição (talvez próximo disso) moral, vem a imagem e encarnação de Jesus Cristo... nós ainda engatinhamos e vamos nos lapidando, um pouco a cada dia e o espiritismo nos ajuda muito deixando tudo às claras... Em meus agradecimentos a cada uma das palavras de vocês, que foram absorvidas com muito carinho, hoje falei nada e absorvi tudo que precisava, Deus abençoe a todos vocês! Vou ter que me ausentar um pouco mais cedo, ótima reunião, muito obrigado!

Priya Nilah

19:26

a árvore se reconhece pelo fruto <3

Roberta Lima

19:26

Creio que também deve-se conservar o bom ânimo, pois se olharmos pra trás já evoluímos e muito. Antes, matar alguém por banalidade era comum e hoje nos escandalizamos quando lemos algo parecido. Antes, bater em uma criança ou na esposa era normal, hoje temos leis pra isso. Então já evoluímos e muito em termos de maldade e olho por olho e há muito ainda para evoluir, mas creio ser uma escolha nossa para qual perspectiva quero analisar essa evolução.

Além disso dar-se muito destaque às notícias ruins, mas esquecemos que há muito mais pessoas fazendo o bem que o mal nesse mundo. Talvez isso ocorra porque não lembramos da frase: o mal é audacioso e o bem é tímido, na questão 932 do O Livro dos Espíritos, Kardec pergunta: - Por que, no mundo, frequentemente, a influência dos maus sobressai a dos bons? Os espíritos responderam: - Por fraqueza dos bons o mal se sobressai. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos.

Quando o bem quiser, dominará. Há um livro muito interessante que mostra esse avanço humano: OS ANJOS BONS DA NOSSA NATUREZA - STEVEN PINKER.

O caso desse rapaz é um bom exemplo de como devemos espalhar o bem

Editores's Avatar

Editores