Off Canvas sidebar is empty
Primeiro grupo espírita da internet

Reuniões Virtuais

88 - A reforma íntima na visão espírita

Referência:

  

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo XXV. Buscai e Achareis

Discussão durante a reunião: 

Sergio Bezerra

18:21

Um meio prático que o homem pode adotar para se transformar moralmente é seguir a recomendação de santo Agostinho: “Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava em revista o que havia feito e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para se queixar de mim. Foi assim que cheguei a me conhecer e á ver o que em mim precisava de reforma. […]”. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos. Questão 919-a.

Sergio Bezerra

18:23

A importância da transformação moral surge quando a criatura humana constata que os prazeres da vida material já não lhe satisfazem. Trata-se do primeiro estágio da evolução espiritual

Sergio Bezerra

18:26

O trabalho de purificar não é tão simples quanto parece. Será muito fácil ao homem confessar a aceitação de verdades religiosas, operar a adesão verbal a ideologias edificantes… Outra coisa, porém, é realizar a obra da elevação de si mesmo, valendo-se da autodisciplina, da compreensão fraternal e do espírito de sacrifício […]. Emmanuel: Caminho, verdade e vida. Capítulo 18.

Julia Wigner

18:28

1- observação; 2- estudo; 3- prática

Sergio Bezerra

18:32

No diálogo que se segue, ocorrido entre Kardec e santo Agostinho, e que constitui as perguntas 919 e 919-a, de O Livro dos Espíritos, encontramos sábia orientação, relacionada ao auto conhecimento:

Abba Aviel

18:32

Não acredito em reforma íntima.

Clélia

18:33

O que nos incomoda nos outros, muitas vezes são os nossos defeitos

Lúcia Luz

18:33

Já repararam como é fácil fazer a reforma íntima do outro? Como somos bons em apontar os defeitos do outro?

Julia Wigner

18:33

A reforma íntima, no meu entender, varia muito, pois ocorre de acordo com a disposição de cada um, e tbm com a etapa evolutiva de cada um.

Priya Nilah

18:33

esse momento de isolamento tem sido uma excelente oportunidade para voltarmo-nos para o conhecimento de nós mesmos, para observarmos de onde vem tanto mal estar

Abba Aviel

18:34

Verdade

Sergio Bezerra

18:36

  1. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir ao arrastamento do mal? Resposta: “Um sábio da Antiguidade vos disse: Conhece-te a ti mesmo.”

Julia Wigner

18:38

Aí que eu me pergunto: onde ficam os psicopatas, sociopatas e afins?

Podemos dizer que são espíritos mais novos e ignorantes?

Sergio Bezerra

18:40

https://sites.google.com/view/notasdelivros/espiritismo-e-reforma-%C3%ADntima

Adriana Granado

18:42

A reforma íntima é tão difícil pois sempre priorizamos o desenvolvimento intelectual, no lugar de dar maior importância ao desenvolvimento moral

Priya Nilah

18:43

Hoje abri o livro dos Espíritos numa questão que ainda não conhecia, acho que tem a ver com a questão dos psicopatas: 102: décima classe - espíritos impuros - são inclinados ao mal e fazem dele objeto de suas preocupações.

MCris PC

18:43

Julia, acredito que a mente humana pode ser decorrência da experiência do ambiente... alguns de nós conseguem se sobre por ao concreto imediato, outros nem tanto, e outros ainda, podem encontrar formas de driblar a situação sem perder o que entendem como individualidade...

Existem tantas possibilidades de existir como estrelas no céu!

MCris PC

18:46

Acredito que no absoluto (conexão divina, Self, ou o que seja) somos puros porém , no mundo chegamos sem memória, e temos que (re)aprender tudo ou despertar para o espiritual... Mas, relativamente, somos corpo emente...

Lúcia Luz

18:48

Resultados diferentes requerem mudança de atitudes.

Julia Wigner

18:58

Sérgio, boa noite! Vc poderia colocar aqui o nome do livro que mencionou, por favor?

Pietro Bochi Volk

18:59

Pessoal. Peço desculpas por não poder participar efetivamente da reunião. Mas infelizmente estou com um imprevisto e terei que me desligar. Deus abençoe a todos

Clélia

18:59

Até mais, Pietro!

Seja sempre bem-vindo!

Sergio Bezerra

18:59

Confissoes de Santo Agostinho

https://pt.wikipedia.org/wiki/Confiss%C3%B5es

Joao Barreiro

19:09

JC Barreiro - Parabéns. Ótima reunião. Infelizmente preciso sair. Até o próximo domingo.

Julia Wigner

19:09

É aquele olhar com carinho; para nós mesmos, para podermos olhar para os outros com esse carinho. Então agir com o amor fica orgânico.

Marcelo Fabiano Latini

19:13

Julia, a questão dos psicopatas..são no meu entender espíritos muitos doentes como é um alcoolatra guardandos as devidas propoções.

Sergio Bezerra

19:13

Allan Kardec, em toda a sua obra, procurou demonstrar que o Espiritismo nada tem a ver com o maravilhoso e o sobrenatural, e não guarda relação com nenhum tipo de superstição. Assim, a teoria da evolução no espiritismo está intimamente atrelada à da ciência.

Priya Nilah

19:14

sobre a doutrina do Zen, queria mandar uma msg que mandei também nos meus grupos da casa espírita pois achei muito interessante!

Estou lendo o livro O Espírito do Zen, do Alan Watts e lembrei das nossas aulas no centro espírita quando debatemos sobre a vida de isolamento que Allan Kardec faz menção no Livro dos Espíritos. Comentamos como pode ser egoísta essa postura de retirar-se da sociedade para realizar suas práticas espirituais. Mas aí tive uma outra compreensão do assunto lendo sobre. Envio pra vocês o parágrafo que me fez enxergar de outra perspectiva essa prática de retiro nos mosteiros: "Os períodos de tempo dest

Os períodos de tempo destinados à prática do Za-zen nos mosteiros zen são de um intenso trabalho com o Koan..." "..."Mas temos que lembrar que o Za-zen e o Koan não são em si mesmos os objetivos da vida zen. Eles são uma forma de ginástica espiritual para ajudar na produção de certa experiência. Quando essa experiência é alcançada, os recursos usados para produzi-la podem ser postos de lado. Pois o objetivo do Zen não é o de nos retirarmos para sempre do mundo, em meditação solitária; esse retir

Priya Nilah

19:15

esse retiro só é praticado como um meio de obter o conhecimento, que, para ter utilidade, tem de ser aplicado ao trabalho do Bodhisattva." (pessoa que age em benefício de todos os seres senscientes).

Julia Wigner

19:16

Verdade, Marcelo. Faz sentido. E, pensando agora, a reforma mais difícil e necessária é de quem precisa compreender e até perdoar.

ROBERTO ANTONIO Aniche

19:17

Bodhisattva, espírito evoluído, atingiu elevada consciência que usa em função da ajuda ao próximo.

Sergio Bezerra

19:17

no espiritismo, toda a explicação da evolução do universo, planetas e seres, se processa de acordo com a ciência, mas possui sua causa em uma inteligência (ou inteligências), durante todo o processo.

MCris PC

19:21

https://tricycle.org/magazine/psychology-awakening/

MCris PC

19:22

Esse o link para o artigo de John Welwood sobre a 'reforma íntima' e seu olhar psi sobre a iluminação oriental..

Julia Wigner

19:31

Gostei muito. Foi minha primeira vez aqui, e estou muito feliz por ter sigo guiada até aqui!

ROBERTO ANTONIO Aniche

19:32

Julia, seja sempre bem vinda!

Clélia

19:32

Seja sempre bem-vinda Julia!

Editores's Avatar

Editores