Resumo
A Física Moderna, incluindo Mecânica Quântica e Relatividade, foi desenvolvida no último século, de tal forma que seus conceitos ainda não são de conhecimento geral; principalmente porque tais efeitos fogem da nossa intuição baseada nas experiências cotidianas.
O Magnetismo, em particular, somente pôde ser conhecido e descrito em maiores detalhes após o desenvolvimento da Mecânica Quântica e, por esse motivo, esse conceito continua longe da compreensão geral. Como consequência, acaba sendo mistificado, no sentido de haver a necessidade popular de compreensão do fenômeno com os conhecimentos apenas cotidianos.
Neste sentido, o termo magnetismo tem sido utilizado na literatura espírita de forma divergente aos conhecimentos acadêmicos e, neste artigo, será feita uma discussão dos conceitos nestes dois Universos, com o propósito de compreender esta diferença.
Ainda, vale enfatizar que este artigo absolutamente não questiona os fenômenos mediúnicos e anímicos, mas sim discute a semântica ao denominá-lo como de origem magnética.
Sobre o autor: Graduação, mestrado, doutorado e pósdoutorado em Física. Dedica-se ao estudo acadêmico e aplicado das propriedades magnéticas de novos materiais, sejam orgânicos ou inorgânicos. Autor de dezenas de artigos científicos, livros e outras contribuições no tema.
Fonte: Boletim GeaE, Ano 21, Número 551, outubro de 2012