O termo “evolução” significa progresso. Evoluir significa passar por uma série de transformações. O Espiritismo nos dá um entendimento muito amplo da evolução, sendo uma das mais importantes vertentes no esclarecimento da vida. Com o conhecimento do Homem como um todo, ou seja, o próprio Espírito individualizado e imortal, criado em estado de ignorância e simplicidade, mas em busca constante da felicidade, será pela evolução que compreenderemos melhor a humanidade.
A matéria, que serve como meio de evolução do Homem, deve também evoluir à medida que ele avança, a fim de que possa haver sempre compatibilidade entre a evolução do espírito e de seu meio material.
O caminho da evolução, mais rápida ou mais lenta, depende fortemente da comunicação entre os Homens. Este isolado, restringe sua evolução. Há necessidade de interação entre os seres, quer sejam encarnados ou desencarnados, para que o progresso avance mais rapidamente. Daí a importância dos meios comunicação, já que através deles, poderemos crescer mais rapidamente, se os utilizamos para o bem comum.
Conforme informações espirituais, o terceiro milênio, será um ponto de inflexão ascendente da Terra na escala evolutiva dos mundos habitáveis. O Brasil, representa, um local de preparação da vida mais fraterna mundial, ou seja, uma espécie de Centro emergente de irradiação da nova era, conforme relatos em “Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”.
Há pouco, usávamos cavalo e carroças para nossa comunicação; depois vieram os enormes aparelhos telefônicos com difíceis e rudimentares ligações. Surgiram, a seguir, rádios, televisores, satélites e computadores. Isso trouxe, evidentemente, um progresso rápido, ficando evidente a importância da informação para a evolução dos povos.
O computador já é uma máquina a serviço de uma evolução superior do planeta Terra. Com a informática criaram-se redes de informações fantásticas. O mundo agora é menor. Há pouquíssimo tempo, nos contentávamos com linhas telefônicas transmitindo 2.400 unidades de informação (bits) por segundo. Antes enviávamos mensagens ao redor do mundo por meios convencionais e só algum tempo depois estávamos com as respostas nas mãos. A evolução, nesse sentido de permuta de informações, foi nos levando à eliminação da máquina de escrever, do papel, do selo, do caminhão, do trem, do navio, do avião, que quase sempre nos forçava a alguns dias de espera pelo contato. Hoje, as linhas telefônicas passaram a gerar transmissões de 4.800, 9.600 (a maioria dos FAX), 14.400 e 28.800 (bits) por segundo. Tudo sem falar nos projetos de fibra ótica, pelos quais essas transmissões aumentarão enormemente ainda neste século, de forma que tudo que hoje é o máximo, em muito tempo habitará as tendas arqueológicas da informática. Para se ter uma ideia, recentemente, cientistas americanos e japoneses ultrapassaram a barreira de um trilhão de bits por segundo dentro de uma fibra ótica, o que representa, por exemplo, a transmissão do conteúdo de 300 anos de publicações de um jornal em apenas um segundo; e essa tecnologia já tem uma previsão para uso comercial daqui há apenas cinco anos, podendo até ocorrer antes disso. Isso é um avanço tremendo.
Nesse ponto, podemos (e devemos) questionar: o que acontecerá a partir do terceiro milênio nessa área? Tendo em vista a importância do Espiritismo para o Brasil e o mundo, vemos na informática o grande meio de transformação e adaptação religiosa, filosófica e cientifica do planeta.
Tivemos a feliz oportunidade de ser o iniciador do GEAE, “Grupo de Estudos Avançados Espiritas”, o qual foi fundado em 15 de outubro de 1992, quando estávamos residindo temporariamente nos Estados Unidos. O GEAE parece tratar-se do primeiro grupo eletrônico (rede de computadores), onde os seus integrantes estão interligados através da rede internacional de computadores, a Internet. O GEAE emite um Boletim semanal, contendo assuntos diversificados (mediunidade, evolução espiritual, aborto, sexualidade, materialização, TCI etc.) com base na Codificação Espírita desenvolvida por Allan Kardec. Os boletins são editados com mensagens enviadas, trechos de livros, revistas e debates entre os integrantes. Os boletins são enviados para outros grupos eletrônicos, tais como, rede Bras-net, Newsgrup Soc. Culture Brazil, BBSs no Brasil, Rede Brasileira de Teleinformática, a lista de Espiritismo da UNICAMP entre outros.
Ficamos preocupados com grupo quando do meu retorno ao Brasil, em julho de 1993. Mas ele já estava forte e a Espiritualidade, que sempre acompanha o grupo, certamente providenciou ajuda para a continuidade dos trabalhos. Com o conhecimento pessoal de Jose Cid, um grande colaborador e incentivador da Doutrina e nosso amigo particular, a coordenação passou para sua responsabilidade, que manteve as edições semanais ininterruptas até sua volta recente ao Brasil.
Atualmente, o GEAE possui abrangência muito significativa, contando com quase 400 membros, localizados em diversos países do mundo, entre eles, Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Bélgica, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia, Portugal, Suécia e Suíça.
Novos colaboradores surgiram e, por iniciativa do companheiro Sérgio Freitas em Portugal, foi criada em abril de 1995, a Homepage Espírita-GEAE (Página WWW). O usuário em qualquer parte do mundo pode acessá-la gratuitamente, obtendo várias informações sobre o GEAE, todos os seus Boletins editados, bancos de dados sobre Instituições e Grupos Espíritas em diversos países e já alguns livros básicos de Allan Kardec e periódicos espiritas.
Temos recebido mensagens solicitando informações para criação de outras homepages, estando nossa homepage recebendo, em média, cerca de 30 consultas por dia, além e duas a três novas adesões diárias ao GEAE.
Qualquer pessoa pode fazer parte do GEAE. Basta apenas que ela tenha endereço eletrônico na Internet ou em outras redes que estejam a ela ligada, e enviar uma mensagem para endereço eletrônico abaixo, contendo as seguintes informações: nome e endereço completos, endereço eletrônico e profissão.
Assim, com base na experiencia que já vivenciamos nesse pequeno trabalho do grupo todo e com essa visão da informatização da comunicação global, acreditamos que nada impedirá o avanço que o Espiritismo poderá promover, nessa nova fase da humanidade, ligando todos os povos sob a bandeira da fraternidade universal. Mas isso só poderá se dar se todos nós, os espíritas, investirmos nossa atenção e esforço nesse sentido. Quem não esteja ligado na internet, conecte-se com quem esteja e permutemos informações. Falamos muito do Brasil como o maior país espírita do mundo, sem nos darmos conta do muito que devemos fazer pelo espiritismo no mundo. Para este alcance, nenhum caminho tem se mostrado mais viável e barato que o da internet. Mais do que nunca, o avanço mundial do espiritismo depende de cada um de nós!
Raul Franzolin Neto
Fonte: InFOREN - Informativo do Fórum Espírita de Natal, Ano IV, N. 40 - Abril-Maio, 1996.