GEAE

 

CRONOLOGIA ESPÍRITA
  
 
1946 - 1990 Tempos de Incerteza

 
Com o termino da Segunda Guerra mundial o mundo viu-se dividido entre dois grandes blocos político-econômicos antagônicos, viu-se também na posse de armas capazes de uma destruição maciça. Foram anos de incerteza, por um lado os progressos eram inegáveis, as novas tecnologias transformando o planeta em uma Aldeia Global, por outro, a perspectiva da destruição instantânea em um inferno Dantesco. 

Nesses anos o Espiritismo, consolidado no Novo Mundo, aos poucos começa a recuperar-se na Europa. A influência da Doutrina Espírita na sociedade, nas artes e na ciência, começa a produzir seus primeiros frutos. Se do ponto de vista materialista o mundo parece não ter futuro, a doutrina traz em contrapartida uma mensagem otimisma, de que não estamos sós, de que somos espíritos imortais em aprendizado, de que acima de tudo está Deus - e os Espiritos como seus instrumentos - ajudando nossa humanidade em seu progresso sempre ascendente. 

27 de março de 1947

Sergipe, Brasil 

Divaldo Pereira Franco (1927- ), mediúm e conferencista de projeção internacional, profere sua primeira palestra na União Espírita Sergipense, na cidade de Aracaju.

5 de junho de 1947

São Paulo, Brasil 

Mais de 500 sociedades espíritas, reunidas por ocasião do I Congresso Espírita Estadual (1 a 5 de junho de 1947), criam a USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Aderiram 173 centros da capital e 378 do interior. Em 14 de julho de 1947 foi eleita a primeira diretoria da USE e como ainda não tinha sede própria seu atividades iniciais foram realizadas na sede da FEESP (rua Maria Paula). 

, 116 

3 de outubro de 1947

Buenos Aires, Argentina 

Primeiro congresso Espírita Pan-Americano. 

20 

30 de junho de 1948

Estados Unidos 


Anunciado em uma conferência para a imprensa, realizada nos laboratórios da companhia "Bell Telephone", a invenção de um novo dispositivo denominado "Transistor". Seus criadores Willian Sockley, John Bardeen e Walter Brattain na realidade deram surgimento a uma nova tecnológica que tornaria possível os rádios transistorizados, as modernas televisões de alta definição, os telefones celulares, os microcomputadores pessoais, etc... Em nossa vida cotidiana vivemos entre milhões de componentes descendentes do dispositivo criado por eles, embutidos em todos os dispositivos eletrônicos que nos cercam. 


17 de janeiro de 1949

São Paulo, Brasil 

É criado o Instituto Espírita de Educação, com o objetivo de estabelecer uma escola de diretrizes espíritas para atuar no ensino primário e ginasial. O projeto prossegue na criação em 1955 do Externato Hilário Ribeiro. A criação do instituto contou entre outros com a participação do educador espírita Vinicius. 

29 de janeiro de 1949

São Paulo, Brasil 

Fundado o "Centro Espírita Nosso Lar" - Casas "André Luiz", tendo como objetivo principal a prática da caridade, tanto moral como espiritual e material, através da Assistência Social e Médico-Social. Inspirada nas obras de André Luiz, psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier, essa instituição notabilizou-se no atendimento as crianças excepcionais, sendo em nossos dias um modelo para outras instituições do gênero.

5 de outubro de 1949

Rio de Janeiro, Brasil 

Realizada na sede da Federação Espírita Brasileira (FEB), na rua Passos, a conferência que ficou conhecida como "Pacto Aúreo", onde se discutiu a unificação do movimento espírita brasileiro e foi criado o "Conselho Federativo Nacional". O conselho foi criado com a finalidade de executar, desenvolver e ampliar os planos da Organização Federativa. As sociedades que o compõe são completamente independentes e seu objetivo é promover a união fraterna das instituições espíritas nacionais, dentro dos ensinamentos da Doutrina Espírita. A influência do Pacto Aúreo na história da FEB e do movimento espírita brasileiro sem duvida alguma é imensa e medir-lhe a extensão é uma importante questão que ainda necessita ser aprofundada pelos historiadores espíritas. 

, 116 

1951

Londres, Inglaterra 

A lei de 1753, "Witchcraft Act", destinada a punir a pratica da feitiçaria e utilizada diversas vezes contra os médiuns ingleses, entre eles a grande médium de efeitos físicos Helen Ducan, é finalmente substituida por uma nova regulamentação "The Fraudulent Medium Act".

1954

Londres, Inglaterra 

O Parlamento Britânico reconhece oficialmente o "Espiritualismo" (Spiritualism) como uma religião. O reconhecimento deu aos médiuns britânicos a esperança de que o exercício legitimo da mediunidade deixaria de ser caso policial. 

101 

Maio de 1954

Rio de Janeiro, Brasil 

Primeira edição do livro "Memórias de um Suicida" de Camilo Castelo Branco, psicografado sob o pseudônimo de Camilo Cândido Botelho através da médium Yvone A. Pereira. Este livro traz uma descrição do plano espiritual, corrobando informações de André Luiz e outros espíritos, porém centralizada nas experiências pessoais do autor, suicida em sua última existência. Uma obra prima da literatura mediúnica, este livro também surpreende ao citar em seu cápitulo final a importância dada no plano Espiritual ao estudo do Esperanto.

1955

Brasil 

É publicado o livro "A Vida no Planeta Marte" de Ramatís, psicografado pelo médium curitibano Hercílio Maes. A partir desse livro, o autor espiritual, viria a publicar diversas outras obras. Ramatís, espírito ligado a grupos iniciáticos Indus e Chineses, e que se identifica como espiritualista, teve grande influência sobre vários espíritas brasileiros. De Ramatís (Mensagens do Astral, 1956), e não da Codificação Espírita, é a idéia de que a virada do milênio seria marcada por grandes transformações fisícas no nosso orbe, gerando imensos cataclismas. Essas transformações seriam provocadas pela aproximação de um planeta em fase evolutiva bem mais primitiva que a nossa e que atuaria como um "astro higienizador", atraindo os elementos espirituais que lhe tivessem afinidade. 

12, , 

Granada, Espanha 

Fundada em Fuente Vaqueros a cooperativa do grupo espírita "Los Pastoreros". 

64 

1956

Minas Gerais, Brasil 

O espírito Dr. Fritz através do médium mineiro (nascido em Congonhas do Campo, Minas Gerais - Brasil) José Pedro de Freitas, mais conhecido como Arigó, inicia suas famosas curas espirituais. As cirurgias mediúnicas e os fenômenos de cura, realizados através de Arigó, ganharam imensa notoriedade e atraíram a atenção de pesquisadores e jornalistas de todo o mundo, dando uma contribuição significativa a divulgação do Espiritismo. 

105

Nottingham, Inglaterra 

A polícia inglesa, agindo na presunção de desmascarar a médium Helen Duncan, invade uma sessão mediunica e - ignorando completamente o perigo que isso pode representar para um médium - revistam-na procurando, sem sucesso, mascaras ou outros sinais de fraude. A médium retirada bruscamente do transe mediúnico passa mal e tem de ser levada imediatamente de volta a seu lar na Escócia e posteriormente a um hospital. A grande médium desencarna cindo semanas após a batida policial. 

101 

18 de abril de 1957

Brasil 

1º Selo postal Espírita no mundo, lançado pelo Brasil em comemoração ao centenário do Livro dos Espíritos 

20

Brasil 

Também em comemoração ao centenário é lançado no Brasil o primeiro livro espírita em Braile, "O que é o Espiritismo" de Allan Kardec, pela "Sociedade Pró-Livro Espírita em Braile". 

14 

1958

Minas Gerais, Brasil 

Arigó é condenado pela Justiça do Estado de Minas Gerais, acusado de pratica de curandeirismo e indultado pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

São Paulo, Brasil 

Hernani Guimarães Andrade lança seu livro "Teoria Corpuscular do Espírito" , em que propõe um novo modelo em que procura unir a Física moderna, a Biologia, a Psicologia e a ciência Espírita, na explicação dos fenômenos mediúnicos. Na continuação da obra cientifica de Hernani Guimarães, que também é o fundador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, surgem os livros: Novos Rumos a Experimentação Espírita (1960); Parapsicologia Experimental (1967); A Matéria Psi (1970 - Tese, 1972 - Livro), Morte, Renascimento, Evolução: Uma Biologia Transcendental (1983); Espírito, Perispírito e Alma: Ensaio sobre o Modelo Organizador Biológico (1984); Psi Quântico (1986). 

16, , 

12 de junho de 1959

Estocolmo, Suécia 

Nasce a TCI com a gravação acidental de vozes espirituais por Friedrich Jugerson. O fenômeno foi inicialmente denominado de "Electronic Voice Phenomenon" (EVP). 

25 de janeiro de 1960

São Paulo, Brasil 

Lançada a "Pedra Fundamental" da "Casa Transitória Fabiano de Cristo", esta instituição criada por José Gonçalves Pereira (1906-1989), corresponde ao departamento de assistência social da Federação Espírita de São Paulo. Dedicada ao auxílio a gestantes carentes, dentro da filosofia de "amparar a criança, reajustando-lhe a família", a Casa Transitória tornou-se modelo de atuação da Doutrina Espírita na área de assistência social. 

12

12 de abril de 1961

Russia 


Yuri Gagarin, a bordo da nave espacial Vostok, torna-se o primeiro homem a viajar no espaço em uma orbita ao redor da terra. 


1962

Argentina 

Divaldo Pereira Franco realiza sua primeira viagem de divulgação espírita no exterior. A convite da Federação Espírita Juvenil Argentina, visita Buenos Aires, Mar del Plata e Córdoba, proferindo diversas conferências. 

14 

outubro de 1962

Cuba 


Crise dos mísseis de Cuba, que se pode considerar como o apogeu da Guerra Fria. A União Soviética, apoiando o novo regime comunista liderado por Fidel Castro, instala mísseis nucleares em território cubano. A tensão sob a níveis inéditos, o acordo que encerrou a crise somente foi feito após ambos os lados, a União Soviética e os Estados Unidos, terem chegado ao ponto máximo de prontidão militar. 


1964

Rio de Janeiro, Brasil 

Publicada pela FEB a tradução em Esperanto do "O Livro dos Médiuns" (La Libro de la Mediumoj), traduzida do Francês pelo Prof. L. C. Porto Carreira Neto e por Ismael Gomes Braga.

Estocolmo, Suécia 

Jurgenson relata suas experiências com a gravação eletrônica das vozes de espíritos, EVP, no livro "Vozes do Universo" (lançado no Brasil com o título "Telefone para o Além"). É esse livro que começa a grande divulgação da TCI. 

109, 110 

5 de maio de 1964

Salvador, Bahia 

Publicado primeiro livro psicografado por Divaldo Pereira Franco ("Messe de Amor", Joana de Ângelis") 

18 de novembro de 1964

Minas Gerais, Brasil 

O médium mineiro Arigó é novamente acusado de curandeirismo e numa sentença cheia de ambivalências condenado pela Justiça do Estado de Minas Gerais, Brasil, a um ano e quatro meses de detenção. Na própria sentença condenatória o juiz declara "Cerca de dois milhões de enfermos já foram atendidos por Arigó, nestes últimos doze anos". Nenhum desses dois milhões recorreu a justiça para processa-lo, pois foram todos beneficiados pelas operações espirituais do Dr. Fritz. 

105 

1965

Estocolmo, Suécia 

O psicologo e filósofo Konstantin Raudive visita Jurgenson e certifica-se da autenticidade dos fenômenos de EVP. A partir daí também passa a fazer experiências com o fenômeno, chegano em 1968 a publicar o resultado de suas pesquisas com mais de 72.000 vozes (no livro "O inaudivel torna-se audivel"). 

110 

6 de abril de 1965

Cabo Kennedy, Estados Unidos 


Lançado o primeiro satélite de comunicação para uso comercial, "Early Bird". 


22 de maio de 1965

Washington, Estados Unidos da América 

Chegam a Washington os médiuns brasileiros Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, em viagem de divulgação do Espiritismo. Nesta cidade além de visitar o grupo espiritualista "The Church of Two Worlds" dirigido pelo médium Gordon Burroughs, colaboraram na fundação do centro espírita "Christian Spirit Center" na casa do casal Salim Salomão Haddad e sua mulher Phillis. A grande importância da viagem residiu no fato de divulgar a obra de Allan Kardec, praticamente desconhecida dos espiritualistas norte-americanos. No livro "Entre Irmãos de Outras Terras" (FEB) foram publicadas as mensagens psicografadas durante essa viagem. 

79

10 de julho de 1967

Portugal, Europa 

Divaldo Pereira Franco realiza sua primeira viagem de divulgação espírita na Europa. Apesar da severidade das leis que vigoravam no regime Salazarista, Divaldo proferiu diversas conferências publicas em solo português. A primeira foi proferida na Casa da Comarca de Arganil, à Rua da Fé, em Lisboa. 

Na mesma viagem Divaldo também foi a Madrid, Espanha, onde por indicação de um espírito, Ramony Cajal, localizou a terapeuta Dolores Paz y Perez que o colocou em contato com os Espíritas espanhóis. Na época os espíritas só podiam reunir-se na clandestinidade devido ao regime Franquista. 

15 de novembro de 1967

Cidade do Cabo, África do Sul 


O Dr. Christiaan Barnard faz o primeiro transplante bem-sucedido de coração. 


112 

1968

Suiça 

O padre Leo Schmid inicia suas pesquisas com o fenômeno das vozes espirituais gravadas eletrônicamente (EVP), cujos resultados positivos foram publicados em 1976 no livro "Quando os Mortos Falam". 

110 

31 de março de 1968

São Paulo, Brasil 

Fundada por iniciativa do Dr. Luiz Monteiro de Barros a "Associação Médico Espírita" (AME) que, entre outras finalidades, passou a atuar decisivamente na área de pesquisa científica e a promover seminários e congressos de grande importância. Como seu primeiro presidente, até 1980, contou com a presença de um dos mais eminentes radiologistas do estado, o Dr. Antonio Ferreira Filho. A partir da criação da AME-SP, e seguindo seu exemplo, foram criadas Associações Médico-Espíritas em outros estados brasileiros. 

1969

Brasil 

É lançado o centésimo livro psicografado por Francisco Cândido Xavier. 

79

Estados Unidos da América 


A INTERNET começa a surgir: O Departamento de defesa dos Estados Unidos inicia o desenvolvimento de uma rede de comunicações descentralizada que pudesse sobreviver a um primeiro ataque nuclear inimigo (ARPANET). 


20 de julho de 1969

Mar da Tranquilidade, Lua 


O astronauta americano Neil Armstrong, 38 anos, é o primeiro homem a pisar na lua, nas suas palavras: "Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade". A transmissão do evento, feita ao vivo (23h56 horário de Brasília), foi vista por cerca de 600 milhões de telespectadores em diversos países. 


1970

Espanha 

Novamente na Espanha, Divaldo Pereira Franco contata com um número maior de adeptos do Espiritismo, que ainda permaneciam na clandestinidade. Após essa viagem começa o restabelecimento do movimento espírita em solo espanhol, que culminaria com a permissão oficial do governo para o funcionamento da entidade federativa espanhola. 

1971

África 

Primeira viagem de Divaldo Pereira Franco à África. Realiza uma série de conferências em diversas cidades de Moçambique e Angola. Após essa viagem, Divaldo retornaria outras vezes ao continente africano, inclusive a África do Sul e auxiliaria na fundação de diversas instituições espíritas locais. 

Orihuela, Espanha 

José Aniorte, espanhol residente até então no Brasil, retorna a seu país de origem e começa a divulgar o Espíritismo através da distribuição gratuíta de livros espíritas. Seu trabalho, que continua até os dias de hoje no grupo espírita "La Luz del Camino" de Orihuela, resultou na distribuição de milhares de livros e ajudou o renascimento do movimento espírita em terras espanholas. Sob seu patrocinio também é impresso o livro "La Luz del Porvenir", uma coletânea de artigos de Amalia Domingo Soler publicados originalmente no periódico "La Luz del Porvernir", para distribuição gratuita. 

Kyoto-hu, Japão 

É publicada a edição em japonês de "O Livro dos Espíritos" pela editora Tenseisha K. K. de Kameoka, Kyoto-hu, Japão. A tradução para o japonês foi feita pelo prof. Yoshimi Umeda a partir da versão em Esperanto do prof. L. C. Porto Carreiro Neto L. K., editada pela FEB. 

1

Estados Unidos 


A empresa americana INTEL produz o primeiro microprocessador de uso geral, o projeto desenvolvido para uma firma de calculadoras japonesa não foi utilizado pelo cliente e acabou sendo comercializado pela propria fabricante com o nome de 4004. Esse foi o inicio da revolução tecnologica que colocaria sistemas programaveis até mesmo em eletrodomésticos. 


28 de julho de 1971

São Paulo, Brasil 

Francisco Cândido Xavier é entrevistado no programa "Pinga-Fogo" da TV Tupi de São Paulo. Nesse programa, considerado um dos mais demolidores programas de entrevistas da televisão na época e diante de 5 entrevistadores, uma platéia de 500 pessoas e 75% dos televisores paulistas, o médium respondeu perguntas vindas de todos os lados por duas horas e quarenta e cinco minutos. O programa superou todos as expectativas, sendo a pedidos dos telespectadores reprisado três vezes nas semanas seguintes. 

79 

12 de dezembro de 1971

São Paulo, Brasil 

Novamente Francisco Cândido Xavier é entrevistado pelo programa "Pinga-Fogo" da TV Tupi de São Paulo. Desta vez no auditório, com capacidade para quinhentas pessoas, estão oitocentas. A entrevista, que durou cinco horas, foi transmitida por um pool de quatro emissoras em rede nacional, com encomendas de videoteipes por outras 14 TVs. 

79 

18 de novembro de 1972

São Paulo, Brasil 

Pela primeira vez em sua história, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo facultou a seus alunos uma aula sobre Espiritismo. A conferência proferida pelo Prof. José Herculano Pires (1915-1979) foi parte de um curso sobre problemas filosóficos e teológicos do homem moderno, organizado pelo Prof. Padre Marcos Masetto. 

abril de 1974

Estados Unidos 


A empresa americana INTEL lança o microprocessador 8080, o primeiro microprocessador largamente utilizado, sendo inclusive utilizado no primerio microcomputador pessoal de sucesso (MITS Altair) lançado no ano seguinte. O impacto histórico do 8080 ainda está por ser avaliado, mas graças a ele, o uso dos microprocessadores provou ser extremamente flexível, tornando possivel o desenvolvimento dos mais diversos projetos. 


120 

25 de abril de 1974

Portugal 

Com o fim do regime salazarista e a liberdade restaurada, os Espíritas portugueses recomeçam da estaca zero, reorganizam a Federação Espírita Portuguesa e as diversas associações. 

70 

1975

Barcelona, Espanha 

Divaldo Pereira Franco profere em Barcelona a primeira conferência espírita pública desde que foi estabelecido o regime Franquista, ensejando que os espíritas viessem a público e retornassem ao contato doutrinário. 

Estados Unidos da América 

A psicóloga norte-americana Edith Fiore repara que alguns de seus pacientes, quando sujeitos a hipnose, recordam traumas ocorridos em vidas anteriores. Começa a surgir na psicologia a "Terapia de Vidas Passadas".

São Paulo, Brasil 

A extinta Rede Tupi de São Paulo, Brasil, apresenta a novela "A Viagem" de Ivani Ribeiro, baseada na obra "E a Vida Continua..." de André Luiz, psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier. A novela, que tinha como atriz principal Eva Wilma, foi um dos grandes sucessos de audiência da Rede Tupi. Sua produção contou com a assessoria do Prof. José Herculano Pires e foi considerada pelos Espíritas bastante fiel as idéias expressas na obra original. 

138

Estados Unidos 


O microcomputador MTSI Altair, vendido como um kit de montagem e baseado no microprocessador 8080 é o "primeiro computador pessoal" de sucesso, vendendo em um ano 2000 unidades (mais que qualquer outro computador antes dele). Como linguagem eram oferecidas duas versões do BASIC (de 4Kb e de 8Kb). 


120 

1 de julho de 1975

São Paulo, Brasil 

Fundado pelo "Núcleo Espírita Caminheiros do Bem" o "Jornal Espírita" de publicação mensal 

116 

novembro de 1975

Espanha 


Com a desencarnação do general Francisco Franco e a coroação do Rei Juan Carlos se encerra o período do regime franquista e a Espanha começa a retornar para a democracia. 


1976

França 

"La Revue Spirite" sob a direção do Sr. André Dumas é fechada para que, fundida com uma outra revista, Survie, surgisse a revista "Renaitre 2000". O movimento espírita francês passa por uma crise, incluindo a retirada das identificações "Spirite" e "Spiritisme" dos seus orgãos oficiais e o final da "Maison des Spirites". 

1

Brasília, Brasil 

Fundação da Associação Brasileira dos Jornalistas Espíritas (ABRAJEE) 

janeiro de 1976

Brasil 

Lançado o livro bilíngüe "O Esperanto como Revelação - Esperanto Kiel Revelacio" de autoria do espírito Francisco Valdomiro Lorenz (1872-1957) através do médium Francisco Cândido Xavier. Esse livro é um importante depoimento em favor da lingua internacional e de seu papel nos planos da Espiritualidade Maior para o progresso da nossa humanidade. 

85

1977

Brasil 

A Federação Espírita Brasileira manifesta-se oficialmente interessada em assumir a responsabilidade integral pelo título e pela manutenção da "La Revue Spirite", assegurando-lhe a sobrevivência e a continuidade. A proposta da FEB não foi aceita pela "Union des Sociétés Francophones pour l'Investigation Psychiques et l'Estude de la Surveiance", detentora dos direitos sobre a revista. 

1

França 

Um grupo de espíritas franceses, preocupados com o rumo tomado pelo movimento na França, separa-se da "Union des Sociétés Francophones pour l'Investigation Psychiques et l'Estude de la Surveiance" e funda a "Union Spirite Française et Francophone" (USFF). 

12

Genebra, Suiça 

Divaldo Pereira Franco visita pela primeira vez Genebra, na Suíça, e profere uma conferência na Universidade local, na aula de psicologia.

São Francisco, Estados Unidos 


Lançado na "First West Coast Computer Faire" pela empresa APPLE, criada por Steve Jobs, o microcomputador Apple II. Com ele o uso do computador pessoal se estende de forma irreversível. Nas firmas, na escola, em casa, enfim para o trabalho e o lazer, por toda a parte se começam a utilizar os computadores pessoais. 


120

4 de dezembro de 1977

Rio de Janeiro, Brasil 

Por iniciativa de Francisco Thiesen, então presidente da FEB, inicia-se o programa radiofônico "Espiritismo, Esperanto, Evangelho", transmitido até os dias de hoje pela Rádio Rio de Janeiro (1400 Khz).

6 de dezembro de 1978

Espanha 


Aprovada em referendo popular a nova constituição espanhola que encerra definitivamente com um período de sua história. Na forma de uma monarquia constituicional a Espanha é novamente um país democrático. Pela nova constituição terminam também as discriminações jurídicas contra os não católicos. 


122 

1979

Brasil 

Através do filme "Joelma, 23.o Andar" é levada aos cinemas a história de uma das vitimas do incêndio do edifício Joelma, tragédia que em fevereiro de 1974 provocou a morte de mais de 200 pessoas e traumatizou a cidade de São Paulo. A história de fundo espiritualista só foi transformada em filme após a autorização da própria vitíma através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier. O enredo gira em torno de uma jovem espírita, no filme com o nome Lucimar, que teve através de sonhos a premonição de sua morte no incêndio de um grande edifício, premonição que se realizou naquele trágico fevereiro de 1974. O roteiro do filme foi baseado no livro "Somos Seis" psicografado por Francisco Cândido Xavier, de autoria de seis espíritos desencarnados no Joelma. Sob produção de Sebastião de Souza Lima, o filme teve no papel da protagonista principal a atriz Beth Goulart.

junho de 1979

Japão 

O esboço biográfico "Quem é Divaldo Pereira Franco", de autoria de Herminio C. Miranda e Ely Donato é publicado em japonês na revista espiritualista Psychical Research and Spiritualism. O texto foi traduzido da versão em Esperanto feita em 1978 por Benedicto Silva para a revista esperantista japonesa OOMOTO. 

19 de novembro de 1980

São Paulo, Brasil 

É fundada no recinto da cadeia pública de São Roque, estado de São Paulo, a Biblioteca Espírita "Luz da Verdade". A inauguração contou com a presença de mais de 100 pessoas, incluindo representantes de entidades religiosas e filantrópicas de São Roque, bem como autoridades públicas. 

29 de janeiro de 1981

Rio de Janeiro, Brasil 

No auditório do Ministério da Educação e Cultura, MEC, é iniciado o "1.o Encontro e Mostra de Cinema Espírita". O encontro se estendeu até o dia 31 de janeiro.

1982

São Paulo, Brasil 

A editora EDICEL lança pela 1.a vez no Brasil a coleção completa das obras de Allan Kardec, incluindo os 12 volumes da Revista Espírita do período em que esteve sob sua direção. Os volumes da revista foram traduzidos para o português por Julio de Abreu Filho e os livros por J. Herculano Pires. e Sylvia Mele Pereira da Silva. 

5

1983

Londres, Inglaterra 

Criado por Janette Dunkan, inglesa naturalizada brasileira, o "Allan Kardec Study Group". O grupo iniciado na residência de Janette e posteriormente adquiriu sua sede própria, se reúne três vezes por semana para estudo da Codificação Espírita. Segundo Janette: "Nas sessões públicas é obedecida uma seguinte ordem: concentração, prece, palestra, seguindo-se a ministração de passes e fluidoterapia".

14 de abril de 1984

Philadelphia, Estados Unidos da América 

Fundada a "Allan Kardec Educational Society" com o projeto de publicar traduções das obras de Kardec em inglês. 

outubro de 1984

Estados Unidos da América 

87 assinantes passaram a receber o periódico "Allan Kardec Newsletter". 

13 de outubro de 1984

Madrid, Espanha 

Durante o II Simpósio Regional de Espiritismo em Madrid é dada a notícia da legalização da Federação Espírita Espanhola. 

18 de abril de 1985

Suiça 

Fundado o primeiro centro espírita da Suíça, "Union Spirite de Gèneve Vivre et Aimer", sob direção da Dra. Teresinha Rey, brasileira radicada na Suíça. 

19 de abril de 1985

Paris, França 

Fundada em Paris a Federação Espírita Européia, sendo eleita a Dra. Teresinha Rey presidente da comissão provisória. 

maio de 1985

Suiça 

Durante visita de Divaldo Pereira Franco a Suiça, foi lançado pela Fundação Soleil a tradução em francês do seu livro "Grilhões Partidos" (Sauvée de la Folie). 

junho de 1985

Espanha 

Em viagem de divulgação espírita pela Espanha, Divaldo Pereira Franco profere conferências em Barcelona, Madrid, Jaén, Saragoza, Igualada e Andaluzia. 

julho de 1985

Águas Santas, Portugal 

No último fim-de-semana de Julho de 1985 realizou-se em Águas Santas (Maia/Porto/Portugal) o 1º Minicongresso de Juventude Espírita portuguesa, sendo a designação mudada para Encontros Nacionais de Jovens Espíritas desde o 
2º ENJE. 

8 de julho de 1987

Brasil 

Ao atingir 60 anos de trabalho mediúnico ininterrupto em prol da Doutrina Espírita, Francisco Cândido Xavier tem cerca de 300 livros psicografados. São livros dos mais diversos assuntos e autores. 

78 

1988

Estados Unidos da América 

Divaldo Pereira Franco profere conferência na ONU a convite do seu departamento de parapsicologia.

1989

França 

A "Union Spirite Française et Francophone" recupera na justiça o direito de publicar "La Revue Spirite", publicando o primeiro número no 132º ano após sua criação por Allan Kardec. 

1990

Havana, Cuba 

Iniciada a divulgação da Doutrina Espírita em terras cubanas com a visita de Clovis Alves Portes - de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil - como prêmio de um concurso promovido pela Rádio Havana na ocasião do 75.o Congresso Internacional de Esperanto. Em sua bagagem estavam cerca de 200 livros espíritas. A partir de então Clovis estabeleceu contato com pessoas interessadas na doutrina, incentivando a criação de grupos de estudo do "Evangelho no Lar". Seguiram-se outras visitas com a apresentação de conferências sobre a Doutrina.

19 de maio de 1990

São Paulo, Brasil 

O "Jornal Espírita", importante orgão da imprensa espírita paulista, é transferido para a FEESP, sob responsabilidade do jornalista Paulo Alves de Godoy e da Dra. Julia Nezu Oliveira. 

116 

3 de outubro de 1990

Alemanha 


Unificação da Alemanha. Este acontecimento, de grande importância histórica, marca o final da guerra fria e, de certo modo, encerra de vez com o período da Segunda Guerra Mundial. Não só a Alemanha, ocupada e dividida ao final da guerra, se vê em sua plena soberania como, com o fim de uma era de conflito entre dois grandes blocos políticos, novamente o Leste Europeu está em contato com o restante do mundo e aberto ao livre intercâmbio de ideias. 


 

Copyright © GEAE - Grupo de Estudos Avançados Espíritas, textos