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Primeiro grupo espírita da internet

O GeaE

FAQ - Perguntas frequentes sobre o GeaE

Como o GeaE atua na internet?



1. O que é o GEAE?

O GEAE é um grupo formado na Internet com o objetivo de estudar os diversos aspectos do Espiritismo e suas relações com as diversas áreas do conhecimento humano. Para atingir esse objetivo são utilizadas as facilidades de comunicação fornecidas pela correspondência eletrônica (E-mail), sites diversos, redes sociais e reuniões virtuais.
 
 
4. O GEAE é um grupo religioso?

Não exatamente. Dentro dos seus objetivos está o estudo envolvendo os três aspectos do Espiritismo: Científico, Filosófico e Religioso.
 

 

5. O que o GEAE entende por aspectos religiosos?

O aspecto religioso do Espiritismo se refere as suas consequências e aplicações no domínio da Religião; por Religião cooroboramos com as palavras de Léon Denis: "concepção geral que, do mais intimo da vida interior, eleva o pensamento às culminâncias da Criação, até Deus, e liga todos os seres numa intérmina cadeia" (vide boletim 230).
 

 

6. Para fazer parte do grupo é necessário ser Espírita?

 

Não, o grupo está aberto a participação de todas as pessoas que, de boa vontade, queiram contribuir aos estudos propostos. Não faz parte dos objetivos do grupo qualquer tipo de proselitismo, ou de promover qualquer tipo de polêmica religiosa ou filosófica.

 

 

7. O que é basicamente Espiritismo?

Espiritismo é o termo criado por Allan Kardec para identificar a doutrina codificada por ele, sob orientação de diversos Espíritos, na segunda metade do século XIX, e cujas principais características são:

 

Acreditar na sobrevivência da Alma após a morte física;
Acreditar na comunicação entre as almas dos mortos (Espíritos) e os vivos;
Acreditar na possibilidade dos mortos voltarem a nascer neste mundo ou em outros(reencarnar);
Não possuir dogmas; toda a doutrina, inclusive os itens acima, são sujeitos a análise rigorosa;
Basear a crença na análise científica das ocorrências mediúnicas e fatos relacionados;
Não aceitar rituais, hierarquias religiosas ou praticas materiais de qualquer espécie;

Os princípios fundamentais da filosofia espírita, conforme descritos por Allan Kardec em um discurso que apresentou por ocasião do dia de finados e que está publicado na  Revue Spirite de dezembro de 1868 (vide Boletim GEAE 277), são:
"Crer num Deus todo-poderoso, soberanamente justo e bom; crer na alma e na sua imortalidade; na preexistência da alma como única justificativa da presente existência; na pluralidade das existências como meio de expiação, reparação e adiantamento intelectual e moral; na perfectibilidade dos seres mais imperfeitos; na felicidade crescente com a perfeição; na remuneração equitativa do bem e do mal, segundo o principio: a cada um segundo as suas obras; na igualdade da justiça para todos, sem exceções, favores nem privilégios para criatura alguma; na duração da expiação limitada à da imperfeição; no livre-arbítrio do homem, deixando-lhe a escolha entre o bem e o mal; crer na continuidade das relações entre o mundo visível e o mundo invisível; na solidariedade que liga todos os entes passados, presentes e futuros, encarnados e desencarnados; considerar a vida terrestre como transitória e uma das fases da vida do Espírito, que é eterna; aceitar corajosamente as provas, visto ser o futuro mais desejável que o presente; praticar a caridade por pensamentos, palavras e obras, na mais ampla acepção do vocábulo; esforçar-se cada dia para ser melhor do que na véspera, extirpando da alma alguma imperfeição; submeter todas as suas crenças ao controle do livre exame e da razão e nada aceitar por uma fé cega; respeitar todas as crenças sinceras, por mais irracionais que nos pareçam e não violentar a consciência de ninguém; ver enfim, nas descobertas da Ciência, a revelação das leis da Natureza, que são as leis de Deus".
8. Já que o Espiritismo foi codificado por Allan Kardec, isto quer dizer que ele existia não codificado?

Allan Kardec empreendeu o trabalho de pesquisa científica dos fenômenos mediúnicos, de análise dos ensinamentos fornecidos pelos espíritos e de suas consequências filosóficas e morais, de agrupar tudo isso em um corpo coerente de conhecimentos, criando inclusive, a palavra "Espiritismo" para designá-lo. A esse trabalho se denomina "codificação" do Espiritismo. Antes da codificação existiam os fenômenos, estudos a respeito, análises cientificas e até doutrinas baseadas neles, mas geralmente de forma isolada, sem uma visão global e geralmente sem continuidade.
 

 

9. Como saber mais sobre o Espiritismo?

 

As melhores fontes sobre o Espiritismo são as obras de Allan Kardec :

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Médiuns

O Evangelho Segundo o Espiritismo

A Génese

O Céu e o Inferno

Obras Póstumas

Colecão Revista Espírita (de 1858 à 1869)

O Espiritismo em sua expressão mais simples e outros opúsculos

Viagem espírita de 1862

 

10. Qual a diferença entre Espiritismo e Espiritualismo?

Na Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, do Livro dos Espíritos, Kardec nos esclarece o porque da utilização do termo "Espiritismo" empregado para designar toda a doutrina ensinada pelos espíritos.
 
As palavras ESPIRITUALISMO e ESPIRITUAL relacionam-se em oposição ao MATERIALISMO. O MATERIALISTA é aquele que crê somente na matéria, ou seja, naquilo que ele pode ver, e portanto, em relação ao homem, tudo se acaba com a morte. O ESPIRITUALISTA crê em algo além da matéria, ou seja, que o homem sobrevive após a morte corporal, de alguma forma, seja através do Espírito, ou Alma, ou Ego, etc. Existem varias filosofias espiritualistas.
 

O ESPIRITISMO é também oposto ao materialismo, porem baseia-se na existência dos Espíritos que são eternos, e nas comunicações entre os planos espiritual (mundo invisível) e corporal (mundo visível). O ESPÍRITA ou ESPIRITISTA é o adepto do Espiritismo.

Assim o ESPÍRITA ou ESPIRITISTA é também um ESPIRITUALISTA, mas nem todo o ESPIRITUALISTA é um ESPÍRITA.
 

 

11. Inscrevendo-me no GEAE eu me tornarei Espírita?

Não necessariamente. Nada impedirá que as ideias discutidas no GEAE o levem a um estudo mais profundo do Espiritismo e talvez até a uma aceitação da doutrina, porém a situação mais comum será a ampliação do seu panorama de ideias e provavelmente e uma visão mais clara de seu conjunto próprio de crenças. O Espiritismo não se considera a única visão verdadeira do mundo, muito menos reserva para si ou para seus adeptos quaisquer privilégios ou prerrogativas na ordem das coisas, simplesmente apresenta de modo racional respostas e soluções para velhos problemas da humanidade, tais como as questões: o que somos? de onde viemos? por que estamos aqui? e para onde vamos?

 

O que caracteriza o Espírita é a sua vivência segundo os postulados da doutrina, sua aceitação de que somos seres vivendo transitoriamente, com finalidades educativas, neste mundo material e que o único determinismo é o aperfeiçoamento constante da alma imortal. Citando Allan Kardec :

 

"O verdadeiro Espírita não é aquele que crê nas manifestações, mas aquele que faz bom proveito do ensinamento dado pelos Espíritos. Nada adianta acreditar se a crença não faz com que se de um passo adiante no caminho do progresso e que não o faca melhor para com o próximo" (O Espiritismo em sua expressão mais simples).
 
12. Como faço para me inscrever no GEAE?

 

Através do site do GeaE - https://www.geae.net.br.  Ao fazer sua inscrição, você passa a ser um membro do grupo e poderá participar das suas Reuniões Virtuais. O membro do GeaE poderá solicitar o cancelamento de sua inscrição a qualquer momento.

 

13. Quais dados são necessários para me inscrever no GEAE?

 

Nome, e-mail, cidade e país onde reside, telefone celular e posicionamento quanto à sua religião ou filosofia de vida. 

 

14. Para que o GEAE precisa desses dados?

Utilizamos os dados fornecidos na distribuição dos boletins e para que possamos ter uma ideia geral de como está o grupo, ou seja, quantos participam e como estão distribuídos. Os dados não são divulgados e nem fornecidos a terceiros.
O cadastro também é utilizado para enviarmos um convite para participação nas Reuniões Virtuais do GEAE e outros interesses do grupo. O número do telefone celular poderá ser utilizado para participação do grupo Whatsapp-Reuniões Virtuais, não sendo obrigatório (Ver formulário de inscrição)

 

 

15. Existe alguma taxa para participação no GEAE?

Não. O grupo não tem finalidades lucrativas e não cobra qualquer espécie de taxa ou contribuição. Por favor, nos avise imediatamente se lhe chegar ao conhecimento qualquer tipo de cobrança associada ao nome do grupo.

 

 

16. Como se efetua a participação no GEAE?

 

Através do envio de textos, artigos, comentários etc. ao GeaE, que podem ser publicados no nosso site à critério do Conselho Editorial. Também através da página WWW do GEAE é possível colocar anúncios de eventos ligados a doutrina Espírita e ao programa de estudos do grupo, bem como participar de eventos promovidos por instituições Espíritas.

 

17. O que é o Conselho Editorial?

 

O Conselho Editorial é o órgão supremo do GeaE, com atribuições administrativas e fiscais, responsável por zelar pelo seu funcionamento, cumprimento de suas finalidades e estrita observância de suas disposições regimentais.

O  Conselho Editorial é composto por dez membros em três categorias: atual gestão (2023-2026)

 

18. O Boletim GEAE é restrito aos integrantes do grupo?

 

Não. Ele pode ser baixado (download) a qualquer momento na página WWW do GEAE - https://www.geae.net.br.

 

20. Posso utilizar os endereços do grupo para enviar correspondência?

Não. A política do grupo é manter todas as discussões e contribuições através do Boletim ou da Página WWW, desse modo, os endereços dos membros do grupo não são divulgados. O GEAE pretende manter um foro de estudos, onde as discussões sejam de alto nível e direcionadas aos seus objetivos. Assim, a única exigência que faz a seus associados é a seriedade de propósitos e o respeito mutuo entre os participantes.

 

21. Qual a posição político-partidária do grupo?

Nenhuma. O grupo é completamente neutro em relação a quaisquer postulados político-partidários, restringindo-se a análise de fatos ou situações que pertençam a esse domínio somente quando estes, de algum modo, afetem ou digam respeito a Doutrina Espírita. Está fora dos objetivos do grupo quaisquer proselitismos em matéria política, bem como de qualquer discussão em torno de programas de partidos, políticos ou candidatos a partidos políticos.

 

22. Posso enviar copias do Boletim via e-mail por conta própria?

Pode, embora não seja conveniente. Além do trabalho que isto poderá lhe causar, que em última análise já é feito automaticamente pelo GEAE, isso torna difícil dimensionar exatamente qual é o alcance do Boletim.

 

23. Posso imprimir cópias do Boletim e distribuí-las no centro que frequento?

Pode, respeitando sempre as indicações de origem dos boletins e não associando a sua distribuição qualquer tipo de taxa ou contribuição.

 

24. Posso utilizar matérias do Boletim em outros periódicos espíritas?

A regra que temos seguido é analisar as solicitações que nos são feitas e autorizar a utilização das matérias sempre que o autor não tenha restrições a respeito. As matérias publicadas no Boletim são destinadas a discussão e ao estudo no GEAE e algumas vezes seus autores podem ter restrições a uma divulgação mais ampla do que escreveram, também podem ocorrer situações em que o grupo é autorizado a utilizar material de terceiros e nesse caso precisaríamos verificar se não seria necessário repassar a solicitação a quem pudesse autorizá-la.

 

25. Posso utilizar matérias do Boletim em periódicos não ligados ao Espiritismo?

De modo geral, seguimos as mesmas regras apresentadas na questão [24], levando também em consideração se a solicitação foi orientada pelo propósito de estudo e compreensão mutua entre as diversas correntes filosóficas e religiosas. Não está dentro do escopo do grupo promover (ou participar de) qualquer tipo de polêmica, disputa ou confronto.

 

26. E quanto ao uso do material disponível na página do GEAE?

Recomendamos que entre em contato conosco, para que possamos analisar a possibilidade de uso do material, e caso seja necessário, consultaremos os detentores dos direitos autorais que nos autorizaram o uso na página.

 

27. O uso de obras Espíritas na Internet precisa de autorização prévia?

 

A divulgação do Espiritismo é uma das contribuições que podemos dar a doutrina Espírita, porém não nos podemos esquecer de que as obras espíritas (textos, artigos, livros, etc...) são resultado de um esforço de seus autores, tanto no plano espiritual como no plano material, e que mesmo que não fossem protegidas pela legislação humana, o que não é o caso, os seus direitos mereceriam todo o nosso respeito. Desse modo, nada mais justo do que consultarmos os detentores dos direitos de uma obra antes de utilizarmos seu trabalho.

Cabe acrescentar que os recursos provenientes das obras espíritas são em muitos casos destinados a assistência social e ao custeio de instituições de auxílio ao próximo. Imagine, por exemplo, o caso dos abrigos de idosos custeados pelos livros espíritas - Não seria lógico que tivessem restrições a distribuição eletrônica das obras das quais depende sua sobrevivência ?
 

 

28. Que tipo de contribuição posso enviar ao GEAE ?

Além dos comentários e observações sobre as discussões em andamento, podem ser enviados textos ligados aos temas estudados, respeitando-se as indicações de origem e os direitos autorais:

 

Textos próprios que versem sobre os temas estudados pelo grupo;
Textos de terceiros, desde que com autorização do autor, ou editor, e indicação da fonte original;
Textos de livre divulgação distribuídos por instituições espíritas, com indicação da fonte original;
Também são importantes para os objetivos do grupo informações sobre:
Endereços de instituições Espíritas do seu conhecimento;
Avisos de eventos ligados a doutrina Espírita ou aos estudos do grupo;
Novos periódicos e publicações Espíritas;

29. Quais temas além do Espiritismo são estudados no grupo ?

Não há uma limitação específica para os temas que podem ser estudados, ou propostos para estudos, pois o Espiritismo em seus aspectos científico, filosófico e religioso, tem implicações em os todos campos do conhecimento e do dia-a-dia humano. O que basicamente delimita os estudos é a abordagem proposta aos temas. Por exemplo, são de interesse imediato ao grupo discussões sobre o modo que as diversas filosofias encaram o problema da sobrevivência do Espírito e sua situação no mundo Espiritual, porém não nos interessa entrar em polêmica com qualquer uma delas ou tentar retirar-lhes os adeptos.

 

31. Há discussões sobre Umbanda e Candomblé ?

Dentro dos temas gerais tratados na questão [29]. É importante observar, dentro do respeito que qualquer crença merece, que Umbanda e o Candomblé não são Espiritismo. São religiões afro-brasileiras, com seu conjunto de crenças e filosofia próprias, muitas vezes com posições próximas ao Espiritismo, principalmente no uso da mediunidade, e que erroneamente são confundidas com a doutrina codificada por Allan Kardec.

 

32. E quanto a milagres e magia ?

O Espiritismo não aceita derrogações das leis naturais a pretexto de intervenções divinas ou de supostos poderes mágicos. O que é feito na doutrina Espírita, e é a linha seguida pelo grupo, é o estudo criterioso dos fatos e fenômenos relacionados as manifestações do Espírito humano, encarnado ou desencarnado, e a procura através desses estudos das leis que regem as relações entre o mundo material e o mundo espiritual. Do nosso ponto de vista, não existe o sobrenatural no sentido próprio da palavra, mas somente fenômenos que estão sujeitos a leis naturais de um tipo diferente das que estamos habituados no dia-a-dia da vida material.

 

33. Como surgiu o GEAE ?

O grupo surgiu em 15 de outubro de 1992 com a iniciativa de Raul Franzolin Neto, que na época se encontrava nos Estados Unidos, como um foro de discussão a respeito da Doutrina Espírita através de correio eletrônico. O aviso inicial para a criação do grupo foi distribuído pela lista Bras-net e desde então o Boletim GEAE tem sido distribuído semanalmente, com um número sempre crescente de leitores. Quando o Raul retornou ao Brasil, após o termino de seus estudos (Julho/93), deixou o encargo da edição e distribuição dos Boletins à José Cid que também residia nos Estados Unidos. Com seu retorno ao Brasil (Fevereiro/96) o GEAE passou a ser dirigido por um Conselho Editorial [17].
 
As etapas importantes da historia do GEAE, e da divulgação do Espiritismo na Internet, podem ser consultadas na página em Cronologia Histórica do GEAE, mas gostaríamos de destacar os seguintes eventos de sua fase inicial:

 

História do GEAE

Outubro 1992 Criação do Grupo de Estudos Avançados Espíritas nos Estados Unidos por Raul Franzolim

Outubro  1994 Boletins distribuídos na Rede Brasileira de Teleinformática

Novembro  1994 Distribuição via Lista Espiritismo

Novembro  1994 Banco de dados sobre instituições Espíritas

Abril  1995 Lançamento oficial da Página WWW do GEAE criada por Sergio Freitas e hospedada nos computadores da Universidade Nova de Lisboa

Maio  1995 Autorização da FEESP para livros em formato eletrônico

Agosto  1995 Página WWW Espírita na UNICAMP com mirror da página GEAE

Dezembro  1996 O Livro dos Espíritos disponível em formato HTML (FEESP)

Fevereiro  1996 Lançado no GEAE o projeto Entrevistas eletrônicas em parceira com: Ed. Lachâtre, IDE e Clarim

Fevereiro  1996 Revista Internacional de Espiritismo em formato HTML (Ed. O Clarim)

Marco  1996 Compiladas as questões da 1ª. entrevista eletrônica, sendo o primeiro entrevistado Hermínio C. Miranda

Junho  1996 José Cid, responsável pelo GEAE desde o retorno do Raul para o Brasil, cria o Conselho Editorial.

Setembro  1996 Raul Franzolim apresenta o GEAE no II Simpósio Espírita de Comunicação Social

Outubro 1996 Ao completar 4 anos o GEAE é formado por 870 participantes distribuídos em 24 países.

Outubro 1997 Ao completar 5 anos o GEAE é formado por 1264 participantes distribuídos em 26 países.

Novembro 1997 Ademir Luiz Xavier Junior passa a participar do Conselho Editorial com a tarefa de editar a versão em inglês do Boletim GEAE.

Dezembro 1997 1.o número do Boletim em inglês:  "The Spiritist Messenger".

Março 1998 A página do GEAE passa a ser sediada em um provedor próprio e é registrado o dominio geae.org (este dominio não está mais em uso por nós, tendo sido substituido posteriormente pelo geae.inf.br)

Março 1998 Encontro do GEAE, realizado em Pirassunga. Pela primeira vez se reuniram pessoalmente três dos editores do GEAE - Ademir Xavier, Carlos Iglesia e Raul Franzolin.
Novembro 1998 Sergio Freitas retorna ao Brasil e devido as necessidades de dedicar-se mais integralmente a sua tese de doutorado e as atividades profissionais temporariamente deixa de atuar no Conselho Editorial.
Janeiro 1999 Como o Boletim 327 começa a ser usada a formatação das edições em HTML, substituindo o formato texto anterior.
Dezembro 2000 Antonio Leite passa a participar do Conselho Editorial, contribuindo com as edições em Português.
Janeiro  2001 É transmitido o primeiro número do Mensajero Espírita, edição do GEAE em Espanhol. A edição em espanhol é editada com a ajuda dos amigos de Málaga (Espanha) Juan Miguel e sua esposa Conchi.

Setembro 2001 O site geae.org fica fora do ar devido a dificuldades técnicas. Não conseguimos atualizar os dados de pagamento através da página do provedor e como o suporte técnico não conseguiu resolver o problema o site ficou inoperante por vários dias, até que resolvemos trocar de provedor.

Outubro 2001 Um novo provedor (compuweb.com.br) é selecionado e iniciamos a remontagem da página

Novembro 2001 José Cid registra um novo dominio para o GEAE - http://www.geae.inf.br - no registro.br.

Dezembro 2001 As atividades do GEAE retornam ao normal, com exceção do Mensajero Espírita que fica temporariamente desativado devido a dificuldade de mantermos a periodicidade da edição em espanhol.

Setembro 2002 Um novo provedor (speedhost.com.br) é selecionado e a página é transferida e remodelada.

Setembro 2002 Edgar Crespo e Yvonne Limoges passam a fazer parte do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contribuindo com a edição em inglês (The Spiritist Messenger).
Março 2003 Em parceria com a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. é criada a seção "História & Pesquisa" no Boletim GEAE.
Junho 2003 Renato Costa passa a participar do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,  contribuindo com a edição em inglês (The Spiritist Messenger).
Março 2004
Reunião conjunta do GEAE e da LIHPE no Museu Espírita de São Paulo. Participaram pelo GEAE  Raul Franzolin e Carlos Iglesia e pela LIHPE Milton B. Piedade
 
34. Qual a origem do nome GEAE?

 

Por Raul Franzolin Neto

"Na época da formação do grupo (Outubro/92), resolvi enviar uma mensagem na bras-net perguntando se havia alguém interessado em falar sobre Espiritismo. Como faria isso?

Tendo a mais boa intenção e solicitando ajuda maior do plano espiritual, fiquei pensando durante alguns dias. Resolvi então, ao invés de enviar uma simples pergunta, enviar uma mensagem propondo a formação de um grupo com o propósito de estudar o Espiritismo. Dada a polemica que envolvia a bras-net com assuntos e discussões até violentas, tinha que enviar algo com organização e seriedade.

 

No início possuía pouca intimidade com o correio eletrônico, era um aprendiz. Entretanto, logo percebi a dimensão e o potencial da informação que a rede de informática representaria num futuro breve, unindo pessoas no mundo inteiro num acesso fantástico e a custo baixo. Não ha nada mais avançado em informação no mundo. Por outro lado, percebi que a bras-net era um fórum de cientistas, pesquisadores, profissionais, estudantes, etc. Tendo a convicção de que o Espiritismo é uma doutrina dinâmica, com informações superiores as fornecidas pela ciência atual e que tudo está em franca evolução, identifiquei que poderíamos construir um grupo que fosse ao mesmo tempo humilde em seus objetivos (aspecto moral) e avançado em seus estudos (aspecto científico) com discussões racionais em todos os sentidos, com base na Codificação Espírita de Allan Kardec.

 
Assim, surgiu o nome, GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPÍRITAS (GEAE). Evidentemente, isso não quer dizer que se trata de um grupo formado exclusivamente de pessoas com altos conhecimentos espíritas, mas sim de pessoas que procuram o conhecimento da vida a todo custo. Portanto, para cumprirmos com os objetivos do grupo e de seu próprio nome, devemos buscar, através de todos os meios possíveis, as informações sobre a Verdade da Vida, em todos os seus aspectos, moral, científico e religioso, procurando seguir no caminho mais curto possível da felicidade eterna. Imaginei que se assim conseguíssemos inicia-lo, o GEAE iria crescer sempre, confiantes de que a evolução é infinita e ninguém pode detê-la."

 

35. O que existe além do GEAE sobre Espiritismo na Internet ?

Já existem diversos grupos espíritas com página na Internet. Recomendamos que se inicie a pesquisa pelo Conselho Espírita Internacional - http://www.spiritist.org - ou pelas diversas federações estaduais e nacionais. A Federação Espírita Brasileira mantem uma página em http://www.febrasil.org.br

 

 

36. E quanto a páginas sobre Espiritualismo?

Também existem várias páginas sobre o tema. Recomendamos que se faça a pesquisa através das páginas de grupos espíritas como o Conselho Espírita Internacional -  http://www.spiritist.org

 

37. Existem regras para escrever e-mails?

 

Durante o crescimento da Internet, em paralelo com o desenvolvimento da tecnologia, foi desenvolvido um conjunto de regras informais para o "comportamento" na rede. Essas regras são conhecidas como netiquette e apesar de não serem obrigatórias normalmente são seguidas. As mais comuns são:

- Evite usar letras maiúsculas nas mensagens, por convenção se considera que textos em maiúsculas equivalem a um tom agressivo na mensagem, como se o interlocutor estivesse gritando;

- Só utilize acentuação se tiver certeza que o destinatário pode ler os caracteres especiais sem problemas, ou seja, se o equipamento que ele usa suporta ou está configurado para aceitar acentuação (uma mensagem com os caracteres trocados é terrível de ser lida);

- Jamais envie propaganda não solicitada, principalmente a uma lista de discussão.

- Se você começar a participar de uma lista nova ou de um grupo novo, sempre leia o FAQ (Frequently Asked Questions) antes de colocar questões e observe algum tempo a correspondência trocada antes de começar a participar (Alguns usuários são um tanto hostis a receber e-mails não desejados, há alguns serviços tipo Compuserve que cobram por correspondência recebida);

- Em uma resposta sempre cite o texto (ou uma parte dele) do e-mail respondido, nem sempre o destinatário se lembra qual foi o assunto tratado (Você vai reparar que existe uma tendência muito curiosa da quantidade de e-mails crescer continuamente e as vezes se tarda a responder - Às vezes você nem se lembra que enviou um e-mail para a pessoa e recebe uma resposta dela);

- Indique sempre no campo assunto do que se trata o e-mail (facilita a organização da correspondência);

- Evite reaproveitar indefinidamente o campo assunto nos replies. As vezes você vê e-mails com assunto do tipo "RE: RE: RE: RE: Opinião"

- Procure separar os e-mails por assunto. As vezes se vêem e-mails longos que começam em um assunto e terminam em outro completamente diferente. Isso é uma dor de cabeça se você tentar organizar uma pasta de correspondência.

- Quando quiser expressar uma ideia acompanhada com expressões faciais pode utilizar os "emoticons". Eis alguns comuns (tente olhar "de lado" para os ícones):

:-) e-mail com boas noticias ou quem escreveu está de bom humor
:-( e-mail com mas noticias ou quem escreveu está triste
;-) piada ou brincadeira (piscando os olhos)

 

 

38. Interessei-me pelo Espiritismo e gostaria de ter contato com grupos Espíritas?

 

Recomendamos que, sempre que possível, se informe também junto as federações espíritas locais a respeito dos grupos existentes. Na inexistência de uma federação próxima, a melhor referência é o Conselho Espírita Internacional - http://www.spiritist.org

No Espiritismo não existem hierarquias nem órgãos de controle, assim cada grupo é independente em relação aos demais e normalmente existem ligeiras variações de estruturas e de modos de trabalho. Também não existe nenhuma fiscalização quanto ao uso da denominação "Espírita". Aconselhamos portanto, que com o uso do senso critico e do estudo das obras básicas da doutrina Espírita, se faca a seleção do grupo em que se sentir mais a vontade.

Precavenha-se principalmente de qualquer grupo que lhe fizer promessas descabidas ou que de um modo ou outro exigir algum tipo de remuneração financeira por seus supostos "serviços". O que distingue verdadeiramente um grupo espírita serio é seu empenho no estudo e aplicação da doutrina espírita, sem interesses financeiros.

 

39. Não há grupos espíritas onde resido, o que fazer?

 

Conforme apresentamos na questão [11] o que define o Espírita é sua aceitação e vivência das realidades apresentadas pela doutrina, não sendo de modo algum, imprescindível sua participação em um grupo espírita constituído. Basta viver a doutrina no dia-a-dia.

É claro que o estudo conjunto da doutrina e o trabalho em grupo em prol do próximo tem benefícios muito grandes, portanto um caminho viável e, que recomendamos, é a criação de um grupo familiar junto a parentes e amigos interessados no estudo do Espiritismo. As informações básicas para a constituição de um grupo se encontram nas obras da codificação, principalmente no "Livro dos Médiuns".

Neste caso também vale o conselho de entrar em contato com grupos espíritas próximos para a busca de orientação na formação do grupo familiar.

Também existem grupos espíritas especializados em determinadas áreas de atuação e que normalmente tem grande participação na criação de grupos similares em outras localidades. Por exemplo grupos de militares espíritas, associações médico-espíritas, psicólogos espíritas e assim por diante.

 

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