Off Canvas sidebar is empty
Primeiro grupo espírita da internet

O GeaE

Cinco características do grupo

COMPARTILHE!

O que é o GeaE?

O GeaE é um grupo virtual que atua na Internet com o objetivo de estudar a vida sob a visão espírita com base nas obras de Allan Kardec. Não atuamos com proselitismo e nem com polêmica religiosa, científica ou filosófica visando preservar as convicções e o livre pensamento.

"Estamos como sempre apoiando definitivamente o grande projeto da Terra Regenerada. Seguimos prontos a trabalhar a qualquer momento ao lado do GeaE onde todos são bem-vindos irmanados nas palavras do Cristo: "Amai-vos uns aos outros". O nosso querido planeta Terra deve seguir seu destino de abrigo da prosperidade universal. Sejam Felizes...Fénelon"

Mensagem psicografada por Raul Franzolin Neto (nov. 2018)

 

O grupo surgiu em 15 de outubro de 1992 com a iniciativa de Raul Franzolin Neto - que na época residia nos Estados Unidos - como um foro de discussão sobre a vida com base na Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, através de correio eletrônico. O aviso inicial para a criação do grupo foi feito na lista Bras-net, e desde então, passou a atuar na rede editando semanalmente o Boletim GEAE e mantendo um cadastro de membros com um número sempre crescente. Quando do seu retorno ao Brasil, após o término de seus estudos de pós-doutorado - Julho de 1993 -, Raul deixou o encargo da edição e distribuição dos Boletins para José Cid que também residia nos Estados Unidos fazendo programa acadêmico de PhD. Com sua volta ao Brasil - Fevereiro de 1996 -, o GeaE passou a ser dirigido por um Conselho Editorial (Ver: cronologia histórica).

 

O Conselho Editorial é o orgão supremo da administração do GeaE composto por dez membros.

 

Gestão 2023-2026:

Editor-gestor:

Raul Franzolin Neto, Pirassununga, SP, Brasil

Editor-gestor-suplente:

Sergio Bezerra, Toronto, Canadá

Editores-consulentes:

Carla Marina Fonseca Fernandes Pontes, Lisboa, Portugal

Cesar Boschetti, São José dos Campos, SP, Brasil

Fernanda Alcantara, Guapimirim, RJ, Brasil

Frederico Ayres de Oliveira Neto, Cuiabá, MT, Brasil

Ilka Dias de Castro, Niterói, RJ, Brasil

Lucia Maria de Carvalho Neves, Armação dos Búzios, RJ, Brasil

Nilzelí A. Nery Mancini, São Carlos, SP, Brasil

Raul de Mello Franco Junior, Araraquara, SP, Brasil

 

Na época da formação do grupo (Outubro/1992), resolvi enviar uma mensagem à rede bras-net na internet, visando conhecer pessoas interessadas na doutrina espírita codificada por Allan Kardec. Como faria isso?

Com a melhor das intenções em mente e rogando ajuda do plano espiritual superior, sob as bençãos de Deus, entrei em reflexão durante alguns dias. Resolvi então, ao invés de enviar uma simples pergunta, encaminhar uma mensagem propondo a formação de um grupo para estudar o Espiritismo. Tendo em vista que na época havia grandes polêmicas sobre diversos assuntos gerando discussões acaloradas e desrespeitosas, cheguei a conclusão que deveria deixar claro de imediato a intenção da formação de um grupo com muita organização, seriedade e respeitando o livre-pensamento de todos.

No início, era um aprendiz com pouca intimidade com o correio eletrônico. Entretanto, logo percebi a dimensão e o imenso potencial que a rede de informática representaria no futuro breve, unindo pessoas no mundo inteiro em um acesso fantástico à informação global. Visualizei o grande avanço tecnológico na comunicação mundial. Por outro lado, observei que a bras-net era um grande fórum de cientistas, pesquisadores, profissionais, estudantes, etc., já que a internet estava restrita às universidades e centros de pesquisas governamentais.

Tendo a convicção de que o Espiritismo é uma doutrina dinâmica em evolução constante, com informações relevantes ainda desconhecidas de nossa ciência atual, identifiquei a possibilidade de construir um grupo que fosse ao mesmo tempo humilde em seus objetivos (aspecto moral) e avançado em seus estudos (aspecto científico e filosófico) com debates racionais em todos os sentidos, com base na Codificação Espírita de Allan Kardec. A palavra "avançado" significa a própria EVOLUÇÃO infinita e, "estudos", o caminho da aprendizagem eterna do espírito (Lei do Progresso). Estudos avançados significa, desse modo, a busca da VERDADE.

Assim, surgiu o nome, GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS (GeaE). Evidentemente, isso não quer dizer que se trata de um grupo formado exclusivamente por pessoas com altos conhecimentos espíritas, mas sim, por aqueles que procuram o conhecimento maior sobre a vida. Portanto, para cumprirmos os objetivos do grupo e de seu próprio nome, devemos buscar, através de todos os meios possíveis, as informações sobre a Verdade da Vida, em todos os seus aspectos, filosófico, científico e moral, procurando seguir no caminho mais curto possível rumo a felicidade eterna. Imaginei que se assim conseguíssemos iniciá-lo, o GeaE iria crescer sempre, confiante de que a evolução é infinita e ninguém pode detê-la.

Que a inspiração recebida seja bem sucedida! (Raul Franzolin Neto)

 

Não há limitação especifica para os temas que podem ser estudados, pois o Espiritismo envolve todos campos do conhecimento humano e o desconhecido. O que basicamente delimita os estudos é a forma da abordagem dos temas, permanecendo-se no campo do mais amplo uso da razão, longe do sensacionalismo e da fé cega. São de interesse do grupo debates sobre a vida do ser humano na Terra desde o nascimento até a morte corporal e as suas consequências em continuidade após a morte, nos diversos planos espirituais. Não propomos violar a consciência de ninguém, deixando a cada um a liberdade para decidir sobre o que melhor lhe convém. Os simpatizantes dessa nossa visão são sempre bem-vindos a seguirem conosco na longa jornada evolutiva espiritual.

O Espiritismo não aceita derrogações das leis naturais a pretexto de intervenções divinas ou de supostos poderes mágicos. O que é desenvolvido com a doutrina espírita e, também é a linha seguida pelo grupo, é o estudo criterioso dos fatos e fenômenos relacionados às manifestações do Espírito humano, encarnado ou desencarnado, e as leis que regem as relações entre os mundos material e espiritual. 

Assim, não existe o sobrenatural no sentido próprio da palavra, mas somente fenômenos que estão sujeitos a leis naturais de um tipo diferente das que estamos habituados no dia-a-dia da vida material.

Editores's Avatar

Editores