Entrevistas inéditas realizadas pelo GEAE

O projeto “entrevista eletrônica” foi realizado sob coordenação de Carlos Alberto Bernardo Iglesia e Sérgio Freitas (editores do GEAE) em organização conjunta de:

Casa Editora ‘O Clarim’

Grupo de Estudos Avançados Espíritas - GEAE

Instituto de Difusão Espírita - IDE

Publicações Lachâtre

É permitida a reprodução parcial ou total do texto contido neste documento, para fins pessoais e não lucrativos, desde que o texto não seja alterado e mantida a fonte.

Os direitos autorais do material aqui contido pertencem aos entrevistados.

AecioPereiraChagas

 

       Entrevista eletrônica concedida pelo Prof. Aécio P Chagas, prof. titular aposentado do instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. O Prof. Aécio é atuante membro do movimento espírita da cidade de Campinas, tendo escrito diversos artigos para revistas espíritas conceituadas. Tem participação ativa no centro espírita "Casa do Caminho", Campinas, SP.

divadopereirafrancoEntrevista com Divaldo Pereira Franco pelo GEAE em 2001

 

" O homem moderno, cansado de ciência e de tecnologia, encontra-se esvaziado de idealismo. Como conseqüência, a sua busca de Deus tem sido feita com sofreguidão. Porque o Espiritismo é a doutrina de respostas, nesse oceano de luz todos encontram os esclarecimentos que buscam e a paz que anelam, aderindo às suas admiráveis lições."

chibeni3Entrevista com Silvio Seno Chibeni pelo GEAE

 

"O incentivo e incremento das pesquisas científicas espíritas deve, pois, principiar com a identificação e o abandono de abordagens incipientes ou pseudo-científicas, prosseguir com a adesão às linhas de pesquisa paradigmáticas da doutrina, e concluir com o estudo filosófico das consequências da ciência espírita para a questão de nosso acerto com as normas morais evangélicas, sem o que essa ciência se tornará estéril."

 

Projeto “Entrevista Eletrônica”, entrevista nº 4, ano 1996,  Jacob Melo

 

"Ao final, quero agradecer a oportunidade dessa troca de idéias. Agradeço à organização do projeto “entrevista eletrônica” e a todos os que tiveram a gentileza de enviar suas perguntas. Peço desculpas se não consegui ser melhor, mas bem que me esforcei. Encerrando, convido todos a visitarem a página do InFOREN (http://www.summer.com.br/~foren) bem como coloco à disposição meu e-mail para eventuais dúvidas ou papos, não esquecendo a lista de discussão sobre Espiritismo à disposição no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (sem subject, mas com o comando subscribe espiritismo).

Obrigado a todos e que Deus nos ilumine hoje e sempre. Jacob Melo, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. "

 Projeto “Entrevista Eletrônica”, entrevista nº 3, ano 1996,  Divaldo Pereira Franco

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios nobres ao alcance é dever que nos devemos impor todos os seus adeptos sinceros e conscientes. Nesse sentido, a INTERNET é abençoado veículo que nos chega ensejando a oportunidade. No entanto, é necessário muito cuidado, a fim de que as opiniões pessoais, as paixões de grupos e de seitas não predominem em nosso esforço, descaracterizando o trabalho dignificante.
Ideal seria, se todos aqueles que se propõem a cooperar na divulgação do Espiritismo, particularmente pela INTERNET, que tem uma penetração insuspeitada, tivéssemos o cuidado de elaborar bem os textos, evitando repetições, incorreções doutrinárias e linguísticas - gramaticais e gráficas -, zelando mais pela forma e pelo conteúdo, a fim de qualificar o que se deseja transmitir."

 

 

Projeto “Entrevista Eletrônica”, entrevista nº 2, ano 1996,  Richard Simonetti

 

"Todos temos compromissos relacionados com a família, a sociedade, a profissão, a religião.  Se nos dedicamos ao cumprimento de parte deles, negligenciando os demais, incorremos no erro da omissão, pelo qual teremos fatalmente que responder. Considere-se, entretanto, que a família não raro costuma exagerar a atenção de que necessita, pretendendo anular a iniciativa de um de seus membros, que está tentando cumprir seus deveres religiosos, fundamentais ao nosso equilíbrio e à edificação de uma sociedade melhor. Geralmente os familiares que mais reclamam são aqueles que não participam nem se interessam em fazer algo que transcenda o imediatismo familiar."

 

Projeto “Entrevista Eletrônica”, entrevista nº 1, ano 1996,  Hermínio C. Miranda

 

"Desejo, de início, agradecer o interesse dos internautas pelos meus escritos e pela generosa avaliação feitas sobre eles. É bom saber que a mensagem que a gente procura veicular vai encontrando espaço nos corações e nas mentes de tantos. É melhor, ainda, tomar pulso de uma sadia curiosidade em torno da realidade espiritual."