Ao longo dos seus quase nove anos de existência o GEAE tem dado a sua substancial parcela de contribuição no estímulo ao estudo sério e permanente dos postulados espíritas.

    Consciente da advertência de Kardec quando nos fala da inarredável necessidade de um estudo sério e persistente como condição indispensável para o verdadeiro entendimento da Doutrina Espírita em seu tríplice aspecto: científicofilosófico e moral, o GEAE tem, sistematicamente, empreendido ações voltadas para esta conquista.

    No Livro dos Espíritos, em sua "Introdução ao estudo da Doutrina Espírita", o Mestre de Lyon assim se manifesta:

    "Por isso é que dizemos que estes estudos requerem atenção demorada, observação profunda e, sobretudo, como aliás o exigem todas as ciências humanas, continuidade e perseverança. Anos são precisos para formar-se um médico medíocre e três quartas partes da vida para chegar-se a ser um sábio. Como pretender-se em algumas horas adquirir a Ciência do Infinito? Ninguém, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é um mundo que se abre diante de nós. Será de admirar que o efetuá-lo demande tempo, muito tempo mesmo?"

    Convém salientar todavia, que seria muito difícil, quase mesmo impossível, que os componentes do Conselho Editorial do GEAE pudesse atingir esta meta, não fosse a importante e permanente ajuda que recebemos de muitos membros do grupo, através de textos, comentários e questionamentos acerca dos mais variados aspectos da doutrina.

    Este permanente intercâmbio de troca de idéias e experiências na abordagem de temas espíritas, é a característica essencial do GEAE e faz dele um laboratório vivo, bem como um excelente canal para o estudo fraterno da Doutrina Consoladora.

    A excelente contribuição da equipe da UEC-União Espírita Cearense, sob a coordenação do Maurício Júnior, consubstanciada no texto "História do Cristianismo" cujo último capítulo publicamos neste boletim, é uma amostra desta realidade. Recebemos inúmeras mensagens de congratulações pela iniciativa desta publicação, bem como vários pedidos de remessa dos capítulos já publicados, solicitações estas vindas daqueles novos membros que se inscreveram no GEAE depois da publicação dos capítulos iniciais do texto, o que demonstra o grande interesse que despertou.

    Dando continuidade aos nossos permanentes esforços  no sentido de estimular o estudo constante da Doutrina dos Espíritos, desta vez voltamos nossas atenções para o estudo das obras básicas da codificação, o que é de fundamental importância. Assim é que estaremos em breve iniciando a publicação de um excelente resumo de "A Gênese", de Allan Kardec, trabalho este compilado pelo companheiro Joel Matias de Blumenau-SC, e que será publicado em 15 capítulos, um por boletim.

    Queremos mais uma vez aproveitar a oportunidade para agradecer aos confrades da UEC, bem como a todos aqueles que tem dado a sua prestimosa colaboração na concretização desta solidária e fraternal maneira de estudar a Doutrina Espírita.

Antonio Leite
Editor GEAE

 


  Fonte: BOLETIM GEAE | ANO 09 | NÚMERO 422 | JULHO DE 2001
Powered by OrdaSoft!