Indicação de um leitor da RIE que, estudando o livro Visão Espírita de um Bandeirante (no 2º. Volume), sugeriu abordagem em torno de uma frase de Cairbar Schutel. Como se sabe, a obra em questão – em dois volumes – reúnem os editorais do próprio fundador da citada revista durante os anos que esteve à frente da publicação.  Lançada no ano do centenário do jornal O Clarim, em 2005, os preciosos textos oferecem substancial material de pesquisa e reflexão.

A afirmação é: “A ignorância das coisas espirituais é a causa de todos os males que afligem os homens."

Realmente, os prejuízos decorrentes dessa ignorância, aquela de não saber ou não compreender, não assimilar, não estudar, é causa maior das aflições sem conta na sociedade humana.

A ausência dessa compreensão de uma realidade patente, ainda não percebida pela maioria da população que se debate em dúvidas, deixando-se dominar por posturas egoístas ou seduzidas por paixões variadas, ilusórias, tem gerado os ambientes de agressão, violência de todo tipo, miséria, corrupção, desespero, guerras e mesmo enfermidades, manipulações de bastidores, apegos tolos – inclusive de cargos e posições –, ilusões de posses efêmeras, disputas intermináveis de poder, de heranças e de domínios.

É pela ausência de uma mentalidade renovada e trazida pela noção da imortalidade, é que ocorrem as vinganças, as traições, os planejamentos criminosos, a retenção de recursos que poderiam ser utilizados em favor de tantas causas ou mesmo a interrupção ou adiamento de projetos que poderiam beneficiar a tantos, em todos os segmentos da sociedade.

E mais grave é que mesmo os que consideram cristãos, e por desdobramento, também os espíritas, quantas vezes somos levados por ilusões variadas em disputas de poderes – ainda que sem envolver recursos monetários – ou seduzidos por autopromoção, pelo orgulho e vaidade, destruindo ou impedindo ações que resultariam em benefícios variados, dentro e fora do ambiente das várias denominações religiosas, inclusive espírita.

A frase em referência, de Schutel, está no capítulo “Recapitulando fatos e princípios”, datado da RIE de janeiro de 1933, incluído no livro em questão.

São quase 90 anos da redação do texto e a ignorância continua imperando. Afinal, observe-se:

a) O que são as “coisas espirituais”, usada por Schutel? Sobre a ignorância, como dissemos, advêm do não saber mesmo, do não pensar no assunto, do não refletir ou buscar a realidade estampada claramente. Mas o que são realmente as “coisas espirituais”?

Não é difícil concluir, até pela própria expressão, que se trata de realidade além da matéria palpável. Que transcende e pode ser alcançado pelo pensamento, refletindo na realidade da própria vida, que não se circunscreve ao que apenas vemos. Há mais de realidade além dos sentidos. E apesar das pesquisas científicas, sérias e consagradas nessa direção, nem dela precisamos num primeiro exame. Basta pensar que não há lógica nenhuma na vida e seus desafios se tudo se resumisse na realidade fugaz de uma existência que, por mais longa seja, conclui-se materialmente após determinado tempo, até por força do esgotamento dos órgãos que compõem o corpo físico.

Mas não é só. A perspectiva que se abre diante disso é igualmente imensa, face às influências que se nutrem mutuamente, entre a vida material e a espiritual. De vez que imortais (parece mesmo que até nos esquecemos desse detalhe), há uma dinâmica intensa além-túmulo, composta dos mesmos seres humanos, apenas desprovidos do envoltório material.

Incluem-se também nessas “coisas espirituais” o valor dos sentimentos, das vibrações, das vontades, das memórias, do caráter, dos efeitos e desdobramentos próprios que não se perdem porque o ser que alimentava esses predicados deixou o planeta pelo fenômeno biológico da morte. E na dimensão original permuta impressões com os que ainda estão encarcerados na carne.

Objetivo aqui não é convencer o leitor novato no assunto. Aliás, recomendo ampliar pesquisas com os livros de Allan Kardec. O que se busca, no modesto comentário, é destacar a existência real de algo mais além das aparências e da fragilidade da vida material, que vai se constituir em valores ou, como se referiu o autor, “coisas” espirituais.

E aí vem a razão da abordagem e mesmo o sentido da afirmação que gerou a presente reflexão:

b) “(...) causa de todos os males.”

Sim, o desconhecimento (seja por não saber, por não querer saber ou mesmo não alcançar exata compreensão, por comodismo, indiferença ou omissão) de nossa origem, natureza e destinação espiritual, é alimentador de uma mentalidade egoísta e orgulha, que vai gerar indiferença à solidariedade que nos devemos mutuamente. Vai igualmente gerar violência e desrespeito – uma vez que iludidos pela crença da vida única, somos levados a uma disputa feroz pela posse nos apegos variados que vamos nos permitir e mesmo procurar e incentivar –, criando ambientes de tensões sem fim, causa de guerras e violência de todo tipo. É causa imediata da miséria que assola populações inteiras, justamente pelo egoísmo gerado nos que poderiam movimentar forças e recursos em favor dos que carecem, eliminando desvios de recursos que são utilizados para satisfação própria. É também causa de abortos, suicídios, homicídios e outras agressões, de vez que ignorando a natureza imortal, perde-se a noção de amplitude da própria vida, que se desdobrará incessantemente no tempo e no espaço. A ignorância de tal realidade ainda alimentará tristeza, doenças causadas pelo acúmulo de vibrações viciosas ou da falta de perspectivas, seja pelo desemprego, pelas dificuldades de toda ordem ou até mesmo pelas violências que se vai enfrentando decorrente de outras atitudes alimentadas igualmente pela indiferença com o valor da vida. Enumere-se os males humanos e se encontrará a causa na descrença, no egoísmo alimentado e incentivado – que agrava o quadro – daí surgindo disputas e apegos sem fim. Ou, em síntese, no desconhecimento daquelas “coisas espirituais”, que, por sua vez, estão saturadas de recursos em favor do bem-estar humano, da vida saudável, solidária e compartilhada – incentivando a conexão com os altos propósitos da vida.

Aos habituados com essas reflexões, mesmo com conhecimento acumulado sobre a velha questão da imortalidade, há dificuldades reais na assimilação interior, face às imperfeições morais que ainda nos dominam. Mesmo assim, é tema permanente a nos convidar a mudanças. Quanto aos que agora tomam contato com tais perspectivas, queremos sugerir com ênfase que busquem (o que também será de grande utilidade aos habituados aos estudos):

1 – O capítulo 1 de O Livro dos Médiuns, com o sugestivo título Há espíritos?

2 – A Introdução e a Conclusão de O Livro dos Espíritos, sem prejuízo de consultas em toda obra.

3 – Item II da Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo Autoridade da Doutrina Espirita – Controle Universal do ensino dos Espíritos.

A leitura atenta desses preciosos textos abrirá universo imenso à compreensão do leitor quanto às “coisas espirituais”, entusiasmando o leitor para outras pesquisas que ampliem o sentido do algo mais além das aparências, cuja ignorância é causa das aflições humanas, pois que sem aqueles valores, que constituem nossa própria essência, perdemos a referência nos enfrentamentos e na melhora de nós mesmos, que será decisiva para alteração do sofrido panorama humano.

Gratidão ao assinante da RIE, Antonio Andrade, de Taubaté-SP, que sugeriu abordagem a partir daquela afirmação de Schutel. São essas pérolas colhidas no imenso celeiro que se abrem as perspectivas gigantescas de reflexão.


Sobre o autor:

Orson Peter Carrara: Nasceu em Mineiros do Tietê-SP. Orson é escritor, jornalista, editor e orador espírita, publicando artigos nos principais órgãos da imprensa espírita brasileira e internacional. Autor de vários livros e palestrante em todo o país. Seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita. Reside atualmente em Matão-SP.

Artigos do mesmo autor

A luz em nossas vidas
A luz em nossas vidas Artigos gerais 42 views Orson Peter Carrara Dec, 2021
Dever de gratidão
Dever de gratidão Artigos gerais 29 views Orson Peter Carrara Nov, 2021
Coragem para a paz
Coragem para a paz Artigos gerais 41 views Orson Peter Carrara Nov, 2021
Fatores de felicidade
Fatores de felicidade Artigos gerais 912 views Orson Peter Carrara Oct, 2019
Estamos esquecidos?
Estamos esquecidos? Artigos gerais 994 views Orson Peter Carrara Jun, 2019
Mantenhamos sua simplicidade e grandeza
Mantenhamos sua simplicidade e grandeza Artigos gerais 1097 views Orson Peter Carrara Apr, 2019
Whatsapp de Deus
Whatsapp de Deus Artigos gerais 47 views Orson Peter Carrara Nov, 2021
Kardec me surpreende!
Kardec me surpreende! Artigos gerais 382 views Orson Peter Carrara Nov, 2020
Centenário de Hermínio Miranda
Centenário de Hermínio Miranda Artigos gerais 864 views Orson Peter Carrara Jan, 2020
Postura altamente humanitária
Postura altamente humanitária Artigos gerais 883 views Orson Peter Carrara Sep, 2019
Rateio do erro
Rateio do erro Artigos gerais 57 views Orson Peter Carrara Sep, 2021
Nova compreensão do sistema de justiça
Nova compreensão do sistema de justiça Artigos gerais 57 views Orson Peter Carrara Aug, 2021
Que parágrafo!
Que parágrafo! Artigos gerais 55 views Orson Peter Carrara Aug, 2021
Falar de morte para crianças
Falar de morte para crianças Artigos gerais 57 views Orson Peter Carrara Jul, 2021
Meu Prefácio no livro do Cássio
Meu Prefácio no livro do Cássio Artigos gerais 52 views Orson Peter Carrara Jul, 2021
Capítulo aborda o IBEM
Capítulo aborda o IBEM Artigos gerais 54 views Orson Peter Carrara Jul, 2021
Série concluída
Série concluída Artigos gerais 55 views Orson Peter Carrara Jul, 2021
Primor oportuno
Primor oportuno Artigos gerais 60 views Orson Peter Carrara May, 2021
Artistas na arte de amar
Artistas na arte de amar Artigos gerais 110 views Orson Peter Carrara Aug, 2021
Perderam as melhores oportunidades
Perderam as melhores oportunidades Artigos gerais 104 views Orson Peter Carrara Jun, 2021
Marcantes capítulos do livro Ave, Cristo!
Marcantes capítulos do livro Ave, Cristo! Artigos gerais 161 views Orson Peter Carrara Jun, 2021
Grávidas angustiadas
Grávidas angustiadas Artigos gerais 130 views Orson Peter Carrara May, 2021
Traição conjungal
Traição conjungal Artigos gerais 190 views Orson Peter Carrara Apr, 2021
Grande aspiração
Grande aspiração Artigos gerais 188 views Orson Peter Carrara Mar, 2021
Todos perguntam
Todos perguntam Artigos gerais 190 views Orson Peter Carrara Feb, 2021
Grave e infelizmente muito comum
Grave e infelizmente muito comum Artigos gerais 189 views Orson Peter Carrara Feb, 2021
Verão Filosófico Espírita
Verão Filosófico Espírita Artigos gerais 193 views Orson Peter Carrara Feb, 2021
Desfalque expressivo
Desfalque expressivo Artigos gerais 212 views Orson Peter Carrara Feb, 2021
Participam do imaginário humano
Participam do imaginário humano Artigos gerais 210 views Orson Peter Carrara Jan, 2021
Duas frases de Genésio
Duas frases de Genésio Artigos gerais 256 views Orson Peter Carrara Jan, 2021
Faça o teste
Faça o teste Artigos gerais 1127 views Orson Peter Carrara Jun, 2019
Bombeiros de Deus
Bombeiros de Deus Artigos gerais 280 views Orson Peter Carrara Jan, 2021
Sistema colaborativo
Sistema colaborativo Artigos gerais 218 views Orson Peter Carrara Jan, 2021
Recurso educativo da dor
Recurso educativo da dor Artigos gerais 1112 views Orson Peter Carrara Jan, 2019
Lado diverso da moeda
Lado diverso da moeda Artigos gerais 827 views Orson Peter Carrara Feb, 2020
Bons Médiuns
Bons Médiuns Artigos gerais 867 views Orson Peter Carrara Feb, 2020
Pretensão descabida
Pretensão descabida Artigos gerais 737 views Orson Peter Carrara Mar, 2020
Modismos e posturas dispensáveis
Modismos e posturas dispensáveis Artigos gerais 802 views Orson Peter Carrara Mar, 2020
Espírito de Sistema
Espírito de Sistema Artigos gerais 789 views Orson Peter Carrara Mar, 2020
Escola soberana
Escola soberana Artigos gerais 786 views Orson Peter Carrara Apr, 2020
Viveiro de almas
Viveiro de almas Artigos gerais 717 views Orson Peter Carrara Apr, 2020
É desta vida mesmo
É desta vida mesmo Artigos gerais 784 views Orson Peter Carrara Apr, 2020
Questão de histórico
Questão de histórico Artigos gerais 798 views Orson Peter Carrara Apr, 2020
Expansão infindável
Expansão infindável Artigos gerais 767 views Orson Peter Carrara May, 2020
Você leu o novo livro do Wilson?
Você leu o novo livro do Wilson? Artigos gerais 472 views Orson Peter Carrara Nov, 2020
Escolha sua praia
Escolha sua praia Artigos gerais 369 views Orson Peter Carrara Nov, 2020
Talvez você não tenha se dado conta
Talvez você não tenha se dado conta Artigos gerais 474 views Orson Peter Carrara Dec, 2020
Hóspede invisível, ouvinte silencioso
Hóspede invisível, ouvinte silencioso Artigos gerais 406 views Orson Peter Carrara Dec, 2020
Procuro Almas Boas
Procuro Almas Boas Artigos gerais 243 views Orson Peter Carrara Dec, 2020
Jeito de falar
Jeito de falar Artigos gerais 1337 views Orson Peter Carrara Feb, 2019
Tratado de gratidão
Tratado de gratidão Artigos gerais 1219 views Orson Peter Carrara Feb, 2019
Sei que nada sei
Sei que nada sei Artigos gerais 982 views Orson Peter Carrara Mar, 2019
Em paz ou torturados pelo remorso?
Em paz ou torturados pelo remorso? Artigos gerais 1314 views Orson Peter Carrara Mar, 2019
Onde o mal apareça...
Onde o mal apareça... Artigos gerais 1815 views Orson Peter Carrara Mar, 2019
É sempre assim
É sempre assim Artigos gerais 1105 views Orson Peter Carrara Mar, 2019
Olha o que é uma frase
Olha o que é uma frase Artigos gerais 1048 views Orson Peter Carrara Mar, 2019
Aptidão para todas as aquisições
Aptidão para todas as aquisições Artigos gerais 1052 views Orson Peter Carrara Apr, 2019
Coerência
Coerência Artigos gerais 1008 views Orson Peter Carrara Apr, 2019
Vigor da Esperança
Vigor da Esperança Artigos gerais 982 views Orson Peter Carrara Apr, 2019
Eu quero estar grávida ou ser mãe?
Eu quero estar grávida ou ser mãe? Artigos gerais 1147 views Orson Peter Carrara May, 2019
Escorrendo pelas paredes
Escorrendo pelas paredes Artigos gerais 1090 views Orson Peter Carrara May, 2019
É inevitável
É inevitável Artigos gerais 1057 views Orson Peter Carrara Jun, 2019
Achei a causa
Achei a causa Artigos gerais 989 views Orson Peter Carrara Jun, 2019
Injusto “passar em branco”
Injusto “passar em branco” Artigos gerais 1001 views Orson Peter Carrara Jun, 2019
Solitude, solidão, solicitude
Solitude, solidão, solicitude Artigos gerais 1148 views Orson Peter Carrara Jun, 2019
Postura coerente ou só aparência?
Postura coerente ou só aparência? Artigos gerais 978 views Orson Peter Carrara Jul, 2019
Prossiga!!
Prossiga!! Artigos gerais 885 views Orson Peter Carrara Jul, 2019
Um tesouro à disposição
Um tesouro à disposição Artigos gerais 885 views Orson Peter Carrara Jul, 2019
María Magdalena
María Magdalena Artigos gerais 1858 views Orson Peter Carrara Jul, 2019
Vigoroso convite!
Vigoroso convite! Artigos gerais 847 views Orson Peter Carrara Aug, 2019
Segredo incomparável
Segredo incomparável Artigos gerais 915 views Orson Peter Carrara Aug, 2019
Um reino interior
Um reino interior Artigos gerais 912 views Orson Peter Carrara Aug, 2019
Pátria incomparável
Pátria incomparável Artigos gerais 1041 views Orson Peter Carrara Sep, 2019
Vontade sempre acatada
Vontade sempre acatada Artigos gerais 950 views Orson Peter Carrara Sep, 2019
Duas consequências inevitáveis
Duas consequências inevitáveis Artigos gerais 1126 views Orson Peter Carrara Sep, 2019
Continuidade natural
Continuidade natural Artigos gerais 1108 views Orson Peter Carrara Sep, 2019
Artista ignorado
Artista ignorado Artigos gerais 957 views Orson Peter Carrara Oct, 2019
Descobertas e transformações
Descobertas e transformações Artigos gerais 995 views Orson Peter Carrara Oct, 2019
Trio maldito
Trio maldito Artigos gerais 894 views Orson Peter Carrara Oct, 2019
Ávidos por novidades
Ávidos por novidades Artigos gerais 957 views Orson Peter Carrara Nov, 2019
Ordem e Progresso
Ordem e Progresso Artigos gerais 971 views Orson Peter Carrara Nov, 2019
Primeira atitude
Primeira atitude Artigos gerais 953 views Orson Peter Carrara Nov, 2019
Noventa anos
Noventa anos Artigos gerais 870 views Orson Peter Carrara Nov, 2019
Parâmetro de advertência
Parâmetro de advertência Artigos gerais 850 views Orson Peter Carrara Dec, 2019
Marcante virtude
Marcante virtude Artigos gerais 884 views Orson Peter Carrara Dec, 2019
Esforço que não pode ser ignorado
Esforço que não pode ser ignorado Artigos gerais 894 views Orson Peter Carrara Dec, 2019
Introdução indispensável
Introdução indispensável Artigos gerais 886 views Orson Peter Carrara Jan, 2020
Eles não sabem
Eles não sabem Artigos gerais 836 views Orson Peter Carrara Jan, 2020
Sempre a esperança
Sempre a esperança Artigos gerais 836 views Orson Peter Carrara Dec, 2019
Não se deixe enganar
Não se deixe enganar Artigos gerais 850 views Orson Peter Carrara Jan, 2020
Desserviço ao Espiritismo
Desserviço ao Espiritismo Artigos gerais 913 views Orson Peter Carrara Feb, 2020
Donos da Verdade
Donos da Verdade Artigos gerais 819 views Orson Peter Carrara Feb, 2020
Memória viva!
Memória viva! Artigos gerais 814 views Orson Peter Carrara May, 2020
Gosto, dever e necessidade
Gosto, dever e necessidade Artigos gerais 739 views Orson Peter Carrara Mar, 2020
A doutrina é dos espíritos
A doutrina é dos espíritos Artigos gerais 861 views Orson Peter Carrara May, 2020
Angústias de um dirigente espírita
Angústias de um dirigente espírita Artigos gerais 799 views Orson Peter Carrara May, 2020
Programa de paz
Programa de paz Artigos gerais 895 views Orson Peter Carrara Jun, 2020
Benefícios da pandemia
Benefícios da pandemia Artigos gerais 937 views Orson Peter Carrara Jun, 2020
Não sou o único capaz
Não sou o único capaz Artigos gerais 508 views Orson Peter Carrara Aug, 2020
Reduzi extensão
Reduzi extensão Artigos gerais 484 views Orson Peter Carrara Sep, 2020
Dinâmico, diferente, envolvente!
Dinâmico, diferente, envolvente! Artigos gerais 493 views Orson Peter Carrara Sep, 2020
Na apresentação de Nosso Lar
Na apresentação de Nosso Lar Artigos gerais 498 views Orson Peter Carrara Sep, 2020
Intenção predominante
Intenção predominante Artigos gerais 514 views Orson Peter Carrara Sep, 2020
Nossas vítimas
Nossas vítimas Artigos gerais 427 views Orson Peter Carrara Oct, 2020
Insegurança
Insegurança Artigos gerais 382 views Orson Peter Carrara Nov, 2020
Calma! Cada coisa a seu tempo!
Calma! Cada coisa a seu tempo! Artigos gerais 490 views Orson Peter Carrara Oct, 2020

Comments powered by CComment

  • Up Next Biografia de Bezerra de Menezas
  • Up Next Eurípedes Barsanulfo: educador e médium
  • Up Next Jerônimo Mendonça - O gigante deitado
    Biografia de Jerônimo Mendonça - O gigante deitado!
  • Up Next Vida e Obra de Léon Denis
  • Up Next Paulo de Tarso
  • Up Next Emmanuel (Espírito)
  • Up Next Vida e Obra do Dr March - A Cura pelo amor
  • Up Next Daniel Dunglas Humes