====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuição eletrônica ---------------------------------------------------------------------- Ano 07 - Número 315 - 1998 20 de outubro de 1998 ====================================================================== |============================| ÍNDICE |=============================| TEXTOS O Passe, Vera Bestene, Brasil ESPERANTO Divaldo P. Franco responde sobre o Esperanto, Trecho extraido do livro "A veneranda Joanna de Ângelis" PERGUNTAS Bibliografia - Pesquisa sobre História do Espiritismo, Jader Sampaio, Brasil Livros Espíritas em Inglês, Vitor de Almeida Livro "Personalidad y Reencarnación", Valdir Filho PAINEL De Nuevo en Cuba..., Amanecer Espírita, CEEAK, España O Espiritismo na Estônia, Revista Reformador, FEB Grupo Espírita Os Mensageiros, distribuição de mensagens A Sessão "Esperanto" do GEAE, Carlos Iglesia, Brasil |====================================================================| ______________________________________________________________________ TEXTO ----- O Passe, Vera Bestene, Brasil ______________________________________________________________________ "Ao por do sol todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias, lhos traziam; e, pondo as mãos sobre a cabeça de cada um deles, os curava". (Lc.4:40). "E ele, estendendo a mão, tocava-lhe dizendo: quero; sê limpo e logo a lepra desapareceu dele". (Lc.5:13). Estas passagens do Evangelho de Lucas nada mais são do que a confirmação da existência do passe, que nada mais é do que uma "transfusão"de energia psíquica e espiritual, ou seja, a passagem de energia fluídicas vital de um para outro indivíduo. O PASSE é modalidade de socorro fraterno, é a terapêutica revivida e explicada, em sua mecânica e em sua vital importância, pelo Espiritismo-cristão. A prática do Passe sempre foi de todos os lugares e de todos os tempos, mesmo que revestidos de diversas formas e ritos, ajustados ao degrau mental de quem o pratica. Havia entre os índios cânticos de evocação em torno do paciente; nos médiuns naturais há as "benzeduras" e "rezas", feitos sempre com pureza d'alma e com intercâmbio de energia; culminando com os Templos do espiritismo-cristão da atualidade. Como permuta de energias universais, quer entre desencarnados, quer entre encarnados - elege-se como delicado e precioso auxiliar como remédio nas crises, principalmente bruscas e repentinas de dor e no combate às chamadas doenças fantasmas; perturbações espirituais transitórias que sofrem as almas encarnadas; nas enfermidades da mente, no reequilibro de si mesmo, nas terapias dos complexos... O Passe atua diretamente sobre o perispírito, ou seja, onde se localizam as raízes profundas de nossos distúrbios somáticos. É o passe o mais importante elemento para a produção de equilíbrio perdido ou não conquistado, sempre que qualquer desajuste se instale ou revele. O passe, como dissemos, é derivado de fluídos que são formas energéticas de elementos do Universo cósmico, que o perispírito automaticamente absorve do meio ambiente. Quanto mais elevado o pensamento e as ações os fluídos são mais harmônicos, agradáveis, luminosos, saudáveis. Quanto mais inferior o pensamento mais deixa em estado de desarmonia, doentio, desagradável e violento. Normalmente irradiamos de nós o que somos e impregnamos o ambiente de nossa energia. No fenômeno mediúnico, durante o transe, ocorre uma exteriorização mais ou menos acentuada em face do estreitamento vibratório que o corpo físico condiciona. A percepção do médium, neste estado, fica mais acurada e ele sente esta energia por todo o corpo. Os fluidos emanados de uma pessoa misturam-se ao ambiente e combinam-se aos de outra pessoa e, principalmente, com os fluídos dos espíritos desencarnados presentes , formando assim um ambiente fluídico local que pode ser percebido pelo médium que está com seus sentimentos mais aguçados e dependendo do estado de evolução mental do médium ele pode identificar a espécie de fluídos ali emanados, sabendo e compreendendo se bons ou maus. Os bons fluídos tornam-nos leves, com sensação agradável, calma, harmônica. Os maus irradiam fluídos pesados, desagradáveis, cabeça pesada e bocejos, até freqüentes arrepios. Há várias formas de passes. O Apóstolo Paulo nos falava da importância da impostação das mãos (Atos 8:17-19). Aliás ele também se referia aos Corintos "Dom de curar". (I Cor.12.9-10 e 28). Recordamos Anchieta colocando as mãos por sobre as cabeças dos enfermos. Em uma de suas cartas, de sua obra "Cartas Inéditas", encontramos um trecho significativos às pag. 52: "Esta e uma outra que estava doente eram visitadas por nós e uma delas se restabeleceu, após alguns dias, e perguntou-lhe a mãe como estava, ela respondeu que ia muito bem, e que não havia o que admirar, visto que o "padre lhe havia imposto a mão." O passe pode ser ministrado independentemente de qualquer faculdade ou Dom especial no homem, o passe enriquece-se quando o passista venha a conhecer-lhe o mecanismo. Recursos há que por vezes ignoramos, quais sejam: Repulsão: O enfermo, Não raro, repele as providências somadas a seu favor e reverbera os fluidos que o envolvem, anulando o tratamento que se lhe ministra. Recusa o remédio que lhe é necessário. Para vencer essa repulsão faz-se imperativa a conversação sadia, tornando-se tão agradável quanto possível, procurando-lhe os pontos de penetração ou vulnerabilidade. Identificado este caminho de acesso e através dele o passista procura restabelecer a harmonia e afinação entre ele e o paciente para que pouco a pouco possa ofertar-lhe o tratamento e enfim seja eficaz . Para que o passe realmente seja eficaz faz-se necessário a confiança do paciente no passista pois é ela o melhor veículo à canalização de fluídos salutares. Há também de haver o magnetismo do passista posto que toda doença é, no fundo, uma perturbação magnética das células orgânicas e perispirituais, cujo reequilibro se alcança hipnotizando os órgãos enfermos e dirigindo-os à reorganização total. A vontade é outro elemento manipulador de energia, sendo ela portanto um condutor para a edificação ou destruição destes fluídos. O passe, como já sabemos, é transmissor de energias humanas somadas às energias Divinas, agindo em favor do reequilibro continuamente rompido pela vivência do orgulho. A prece é elemento que auxilia os necessitados de fluídos. O passista aceita sugestões de seus mentores espirituais e recebem o concurso Divino que lhe responde positivamente aos rogos silenciosos. O passe nem sempre é uma oração mas a oração é sempre um passe, um autopasse. Sustentando-se com a prece o passista torna-se um intermediário consciente que, com humildade se ergue ao Alto afinizando-se com as ondas imaculadas do Universo, canalizando sua potencialidade em favor do doente. Quem ora é quem se utiliza dos melhores laboratórios. Ao bom passe não é exigido um ambiente próprio. Entretanto é importante aos "templos" Espíritas o isolamento da visitação pública, por longo período, de um cômodo que deverá estar higienizado e com iluminação natural, salvo a noite que deverá conter uma semi iluminação azul.. Este lugar chama-se câmara de passe e se presta à reflexão do passista que, em oração abrirá os canais para os fluídos puros, que alimentarão o serviço dos passes. A demora no local eqüivalerá a um banho às suas disfunções e anomalias. "A virtude sempre repousa no equilíbrio..." Ao passista é recomendável o repouso e o equilíbrio do espírito e para isto é necessário o uso equilibrado das energias sexuais para suas reais conquistas para o campo do bem. A medida que o homem se envilece, mais destacando o seu instinto animalesco, ele organiza suas satisfações grosseiras pelas vias sexuais. A medida que se sublima, os impulsos vitais de sua organização genital ganham novos rumos, exercendo-se efetivamente a fortificação das vibrações mentais e a naturalidade sexual atingirá sua coluna celeste. O passista pois, que encontra suas radiações genitais um celeiro inesgotável de saúde e harmonia par si e para seus semelhantes, lutará consigo mesmo para reformar-se no íntimo, assegurando-se de que , pouco a pouco irá alcançando a otimização de seu passe. O passista também tem de ficar em harmonia com a sua alimentação. Relativamente aos passes emergenciais, os Mensageiros Divinos servem-se de quaisquer instrumentos que encontram às mãos, independentemente das condições interiores, mas esta será sempre transitória. O passista, portanto, que se imponha esta modalidade de amparo curativo e caritativo, deve empreender todos os esforços para aprimorar-se para que seja sempre um intermediário da Espiritualidade Maior. Para tanto o alimento é um dos detalhes. Quanto mais equilibrado o organismo, maior o rendimento de suas energias, que serão partilhadas ao próximo sem jamais atingir a exaustão. Há de cuidar da alimentação. Não deve pois o passista comer nem muita carne nem muita gordura; nem muito condimentos, nem pratos de digestão difícil... O passista deve ser amigo do estudo edificante, nobre. A leitura é simbiose com Espíritos iluminados. Devem os passistas, portanto, selecionar as obras que devem ser "estudadas" e das que devem apenas ser lidas. Outros elementos que deve evitar o passista para a sua depuração: Os tóxicos, que ingeridos, lhe minarão a resistência e poderão, inclusive, turbar-lhe as radiações fluídicas sadias. Fazendo-se necessário a ausência de álcool, a diminuição do fumo, moderação das pimentas e temperos fortes, nenhum entorpecente. A isto incluem-se até a dosagem de ingestão de drogas que podem corresponder-lhes a viciação, pois os viciados atraem fluídos de outros viciados, promovendo assim desequilíbrio. Para a Doutrina Espírita o aprimoramento é uma constante inarredável. Mas por outro lado o espiritismo-cristão não foi feito para acolher apenas anjos. Precisamos com caridade ajudar ao aperfeiçoamento mas sem críticas ou ridicularizações. Reconheçamo-nos deficientes mas tenhamos coragem de iniciar nossa própria remodelação. ______________________________________________________________________ ESPERANTO --------- Divaldo P. Franco responde sobre o Esperanto, Trecho extraido do livro "A veneranda Joanna de Ângelis" ______________________________________________________________________ (A questão abaixo, publicada no livro "A veneranda Joanna de Ângelis", de Celeste Santos e Divaldo Pereira Franco, Livraria Espírita Alvorada Editora, mansao@svn.com.br, foi apresentada durante uma entrevista no Programa "Confidencial" na Televisão Borborema de Campina Grande, Paraiba. O entrevistador foi Chico Maria) Divaldo, você poderia transmitir uma pequena mensagem em Esperanto para os Esperantistas da Paraíba ? Divaldo - Embora não seja cultor do idioma Esperanto, posso dizer que essa língua universal, que se candidata a ser o elo de fraternidade entre as criaturas, criada por Lázaro Ludwig Zamenhof, que nasceu na cidade de Bialistok, na Polônia, e que desenvolveu um grande programa de solidariedade humana, será, indubitavelmente, o maior elo de fraternidade entre as criaturas porque derrubará as barreiras lingüísticas e aproximará muito mais os homens para um entendimento entre todos. ______________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Bibliografia - Pesquisa sobre História do Espiritismo, Jáder Sampaio, Brasil ______________________________________________________________________ Prezados Senhores, Temos estudado em nosso grupo temas ligados à história do Espiritismo, já havendo redigido biografias sobre Léon Denis, Gabriel Delanne e Camille Flammarion, entre outros. Gostaríamos de obter material sobre Jean Meyer e a trajetória da "Maison des Spirites", na França. Temos interesse também nos livros de Alfred Russel Wallace sobre temas espíritas como "Miracles and the modern spiritualism", que infelizmente se acham esgotados nas livrarias do exterior, embora ainda constem de alguns catálogos eletrônicos. Alguém poderia nos ajudar? Jáder Sampaio Associação Espírita Célia Xavier-BH ______________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Livros Espíritas em Inglês, Vitor de Almeida ______________________________________________________________________ Caro amigos, (...) gostaria de aproveitar o contato para perguntar se vocês sabem onde eu posso adquirir livros sobre a doutrina, escritos em inglês. Apesar de termos muitos livros (mais de 200), de diferentes médiuns, eu gostaria de estudar mais sobre a doutrina e manter o meu humilde "inglês" aquecido. Um abraço, Vitor de Almeida _____________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Livro "Personalidad y Reencarnación", Valdir Filho, Brasil ______________________________________________________________________ Caros Irmãos Solicito informações à respeito do livro "Personalidad y Reencarnación" do dr. Bernardo Dubrich, já foi publicado no Brasil ? Onde adquirir ? Nossos respeitos Valdir Pacheco Filho ______________________________________________________________________ PAINEL ------ De Nuevo en Cuba..., Amanecer Espírita, España ______________________________________________________________________ (Amanecer Espírita, Centro de Estudio Espírita Allan Kardec, Calle Héroe de Sostoa, 73 - E 1.o 15 - 29002, Málaga, España. Mayo-Junio 1998, n.o 26) El día 3 de Junio partían para Cuba, Isabel Porras González, Vicepresidenta de la FEE (Federación Espírita Española), así como Ramón Fernández, del CEEAK, de Málaga. Ante la imposibilidad de impartir conferencias, debido a la prohibición de las autoridades, se hicieron encuentros fraternales, que resultaron más exitosos que las proprias conferencias. Las personas vibraron con esos encuentros, teniendo la posibilidad de un mayor acercamiento y de hacer toda clase de preguntas y comentarios. Estos encuentros fueron organizados por Rossel Alfaro, del Grupo Espírita Hermanos del bien, así como su compañero y hermano, René Alfaro. _Gracias Grupo Espírita Hermanos del Bien!_ Podemos decir que el viaje fue todo un éxito y que se visitaron más lugares que el año pasado: Banes, Buey Arriba, San Pablo de Yao, Holguín y como no, Bayamo, donde se visitó a distintos Grupos, Sociedades Espíritas y casas particulares, dándole oportunidad a muchas personas a asistir a esos encuentros, donde lució a amistad, la fraternidad y el cariño brindado a Isabel Porras, así como a su acompañante. La propria Isabel, describe con mucha emoción esos encuentros, como "bendiciones de Dios para evolucionar y crecer espiritualmente". Ella agradece profundamente a todos los que participaron en la ayuda solidaria, porque con eso se pudieron atender a muchas familias necesitadas de recursos materiales. Felicitaciones a todos los corazones abnegados que siempre están dispuestos para la ayuda solidaria. Animamos a todos los espíritas a conocer el Movimiento Espírita Cubano, que cada día crece más y necesita de nuestro apoyo, no sólo con oraciones, sino con literatura espírita, folletos, cartas de ánimo, etc. Ella fue designada oficialmente representante del Movimiento Espírita Cubano, por varias Sociedades y Grupos Espíritas, y agradece profundamente ese honor. Una vez más damos gracias a Dios por propiciar este encuentro, lleno de amor y enseñanza. Los hombres no pudieron impedir, lo que el Plano Espiritual había proyectado. Ánimo hermanos espíritas de Cuba, estamos con vosotros. La Dirección Amanecer Espírita ______________________________________________________________________ PAINEL ------ O Espiritismo na Estônia, Revista Reformador, Outubro de 1998 ______________________________________________________________________ (Texto publicado na Revista Reformador da FEB, edição internet de Outubro de 1998, seção Seara Espírita) ESTÔNIA: CENTRO ESPÍRITA AMOR Foi fundado em Vosu o "Spirita Centro Amo", que promove regularmente reuniões públicas de estudos doutrinários e, em julho passado, realizou dois seminários com estudo dos temas: "O Homem e a Natureza" e "O Homem e Deus". Sua direção está interessada em manter intercâmbio, em Esperanto, com instituições espíritas. Eis seu endereço: Str. Rakvere 9 - EE-2126 Vosu - Estônia. Telefax: 332-9911 (SEI) ______________________________________________________________________ PAINEL ------ Grupo Espírita os Mensageiros, distribuição de mensagens ______________________________________________________________________ (Texto transcrito de folheto distribuido pelo Grupo Espírita os Mensageiros, atendendo a um e-mail que nos foi enviado solicitando informações a respeito) O Grupo Espírita os Mensageiros foi fundado por José Gonçalvez Pereira (1) em 18 de abril de 1953, quando de visita ao médium Francisco Cândido Xavier, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais. A idéia surgiu quando Gonçalves notou que um grupo de jovens copiava, em cadernos escolares usados, mensagens psicografadas por Chico Xavier, bem como outras extraidas de livros da codificação kardequiana, cadernos que eram usados por eles como livros de estudos doutrinários. Isto acontecia porque naquela época o preço do livro estava acima do poder de compra da maioria das pessoas, o que se justificava porque as editoras os produziam de forma artesanal. Inicialmente Gonçalves pagava as despesas do próprio bolso, mas alguns anos se passaram e começaram a aparecer alguns amigos. Os primeiros colaboradores doavam a parte financeira, além do apoio na distribuição desses folhetos que mais tarde ficaram conhecidos como MENSAGENS. Eram distribuidos nas escolas da Federação Espírita do Estado de São Paulo, mas especialmente entre os atendidos pelo Departamento de Assistência Social. Duas vezes por semana realizavam o mesmo trabalho nas praças da Sé, João Mendes e Clóvis Bevilacqua (2), e nas campanhas Auta de Souza. Atualmente o trabalho é realizado por 110 sucursais em todo o Brasil e América Latina, uma na Europa, com tradução para o espanhol e uma nos Estados Unidos para centros espíritas dirigidos por Brasileiros. Brevemente haverá produção em inglês para melhor penetração naquele país. Em 18 de abril passado (3), O Grupo Espírita "Os Mensageiros" completou 43 anos de intensa atividade. Nesse período, já imprimiu e distribuiu 560.000.000 (quinhentos e sessenta milhões) de mensagens, gratuitamente. Cumpre destacar, que além desse trabalho, José Gonçalves Pereira dedicou 40 anos de sua existência ao atendimento social espírita, o que culminou com a construção da Casa Transitória Fabiano de Cristo (4). Foi também incansável divulgador da nossa Doutrina, tendo merecido à atenção do Espírito Maria Dolores, quando a ele se referiu como o Apóstolo do Bem e Herói da Caridade. São Paulo, julho de 1996 Miguel Pereira Grupo Espírita "Os Mensageiros" Caixa Postal 522 CEP 01059-970 São Paulo, SP Brasil (1) O Sr. José Gonçalves nasceu em 14/06/1906 e desencarnou em 26/08/1998 (2) Praças de muito movimento localizadas no centro velho de São Paulo (3) A mensagem é datada de 1996, mas o grupo continua em grande atividade (4) A Casa Transitória, da qual já falamos em Boletins anteriores, foi fundada em 25/01/1960 e se localiza na Avenida Condessa Elizabeth Robiano (Marginal do Tietê) 454, ao lado do Clube da Polícia Militar e do acesso a Rodovia Pres. Dutra (São Paulo, SP). ______________________________________________________________________ PAINEL ------ A Sessão "Esperanto" do GEAE, Carlos Iglesia, Brasil ______________________________________________________________________ Caros Amigos, Temos fé que o ideal de Zamenhof, de unir os povos através de uma lingua auxiliar neutra, não só é possivel, como faz parte do programa de transformação deste nosso mundo. Temos certeza que o mundo de regeneração, que abrigará nossa humanidade transformada pelas mudanças que estamos presenciando, não poderá prescindir desse instrumento excepcional de comunicação. Eis porque procuramos levantar o tema no Boletim e porque novamente solicitamos aos colegas de estudo que participem do debate. Nos enviem textos sobre o Esperanto e sobre o Espiritismo em Esperanto. Troquemos idéias a respeito, procuremos entender melhor essa proposta, lançada pelo D-ro Esperanto há um século, prevista de antemão pelo Espírito Erasto em mensagem publicada na Revue Spirite (vide Boletim 286), e que de tal forma se liga a nossos ideais que ficamos a imaginar o que teria ocorrido se Zamenhof tivesse conhecido Kardec. Teria econtrado na Doutrina Espírita a solução que procurava para a religião fraterna, passo seguinte a união dos povos através da lingua universal, idéia que batizou de Homaranismo ? Amigos, já pararam para pensar o que aconteceria se em cada grupo espírita se formasse um grupo de estudos do Esperanto, em todos os cantos do planeta onde a doutrina já conta com adeptos ? A facilidade extraordinária que teriamos de nos encontrar em congressos e de trocar informações ? Que impacto isso teria sobre a divulgação e sobre a imprensa espírita ? Atenciosamente, Carlos Iglesia .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `-- / / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS .----------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . Boletim semanal em português (distribuição eletrônica) | | . Boletim mensal em inglês (distribuição eletrônica) | | . Página WWW com informações espíritas em geral: Livros eletrô- | | nicos, Periódicos, Boletins do GEAE, Instituições, Eventos, | | Páginas espíritas na internet, etc. | | . Conselho Editorial: editor@geae.inf.br ; info@geae.inf.br | | - Ademir L. Xavier Jr. (Campinas - SP, Brasil) | | - Carlos A. 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