====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuição eletrônica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Número 314 - 1998 13 de outubro de 1998 ====================================================================== |============================| ÍNDICE |=============================| EDITORIAL 6.o Aniversário ESPERANTO Opinião de Chico Xavier sobre o Esperanto, Questão apresentada no Livro "A Ponte - Diálogos com Chico Xavier" COMENTÁRIOS Fé e Razão, Marcos Prediger, Brasil PALESTRAS FAMILIARES DE ALÉM-TÚMULO Espiritismo é Jesus Presente, Aurélio, médium Paulo Santos PERGUNTAS Questionamentos diversos, Eric Cavalcanti e Ademir Xavier, Brasil PAINEL II Congresso Espirita Mundial, Lisboa 98: o Mega-Congresso! Jorge Gomes, Portugal |====================================================================| ______________________________________________________________________ EDITORIAL --------- 6.o Aniversario ______________________________________________________________________ "Grandes coisas se preparam. Que os trabalhadores do pensamento estejam a postos, se querem tomar parte na missão que Deus oferece a todos os que amam e servem a verdade" - Último parágrafo na conclusão do Livro "Cristianismo e Espiritismo" de Léon Denis, tradução de Leopoldo Cirne (FEB). Caros Amigos, Ao procurarmos um trecho de abertura para o editorial de aniversário do Boletim, nos deparamos com o parágrafo acima, onde nos chamou a atenção sua afirmação. A frase de Léon Denis reflete a impressão que temos, analisando retrospectivamente as idéias e notícias debatidas no grupo. É impossível deixar de ver os sinais precursores de Grandes Coisas, há uma movimentação por todos os lados de novas idéias, de anseios de renovação, de cansaço com o modelo atual do mundo, que na prática é totalmente materialista. Vemos o Papa conclamando os que lhe seguem a orientação espiritual a procurarem a aliança da Fé com a Razão. Vemos as empresas buscando o investimento "social" em obras de caridade e educação. Vemos a crise econômica atual, que nada mais é do que o resultado dos povos tratarem-se uns aos outros como simples mercados consumidores de bens e investimentos. Também vemos o Espiritismo se consolidando nos países que lhe acompanharam o nascimento e implantando-se em novas terras. O recente Congresso Mundial de Lisboa, o último grande congresso Espírita deste milênio, está ai de prova para o que dizemos. Agradecemos a Deus e aos amigos espirituais pela oportunidade que nos dão de estudar e de participar de uma época singular, cheia de desafios e transformações, colaborando, ainda que de forma modesta, nas _Grandes Coisas_ que se prenunciam. A todos os companheiros de estudo e trabalho, nossos votos de muita paz e felicidade. Nossos sinceros agradecimentos pela participação e o convite para que continuem conosco em mais um ano de GEAE. Façemos votos também, de que juntos possamos dar nossa parcela de colaborão aos trabalhadores do pensamento: Allan Kardec, Léon Denis, Camille Flammarion, Bezerra de Menezes, Amalia Domingos Soler ... - Perdoem-nos mas é impossivel colocar uma relação completa, pois não caberia neste pequeno Editorial, mesmo se nos limitassemos apenas ao que já estão no plano espiritual para evitarmos controversias ! Um abraço a todos, Os editores - GEAE ______________________________________________________________________ ESPERANTO --------- Opinião de Chico Xavier sobre o Esperanto, Questão apresentada no Livro "A Ponte - Diálogos com Chico Xavier" ______________________________________________________________________ (O trecho abaixo aparece no livro "A Ponte - Diálogos com Chico Xavier", de autoria de Fernando Worm, editora LAKE) E sobre o Esperanto, que é que poderia dizer-nos com vistas ao futuro da Humanidade ? Chico Xavier: Penso com os Benfeitores da Vida Maior que o Esperanto será o idioma universal do futuro para o entendimento mais claro entre as Nações da Terra, sem que se perca, em cada povo, o tesouro lingüístico no qual se lhe preserva a união. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------- Fé e Razão, Marcos Prediger, Brasil ______________________________________________________________________ O Papa João Paulo II completou 20 anos como Sumo Pontífice da Igreja Católica. Em comemoração a esta data, O Papa publicou uma encíclica, com o nome Fé e Razão. Nesta, ele afirma que é necessário, que religião e filosofia se aproximem. Diz mais: Para que o homem possa encontrar a verdade suprema é necessário que fé e razão se aproximem. Nós Espíritas, não ouvimos isto em algum lugar ? Agradeçamos a Deus e aos Espíritos que nos apresentaram esta bendita doutrina. Prediger ______________________________________________________________________ PALESTRAS FAMILIARES DE ALÉM-TÚMULO ----------------------------------- Espiritismo é Jesus Presente, Aurélio, médium Paulo Santos ______________________________________________________________________ Meus jovens irmãos, prossegue a Doutrina no seu mandato de Consolador Prometido. Jesus é a luz única, Ele é tudo. O Mestre enviou o Espiritismo para reviver o Seu Evangelho que não é mais do que o conjunto das leis divinas alicerçadas em Sua suprema exemplificação. Podereis renegar essa natureza precípua do Espiritismo quando o próprio codificador definiu-o como o Consolador, como a Terceira Revelação ? O esforço do espírita sincero só pode ser o de renovar-se em Cristo para cooperar com Ele na evangelização do mundo. A Nova Era que Allan Kardec abordou é a Era do Evangelho, não é a era da ciência materialista dos homens, nem a era da filosofia terrena. A única filosofia é a do Cristo, a única ciência é a do Pai. Não desprezeis o esforço supremo dos prepostos do Senhor e o sacrifício de Kardec, fiel medianeiro do Espírito de Verdade, a plêiade dos santos cooperantes de Jesus. Não vos afasteis do princípio, meio e fim do Espiritismo. A tradição dos seus mais dignos obreiros, tendo Emmanuel à frente, não pode ser rejeitada. Tendes um acervo imenso de ensinamentos luminosos para vossa alma necessitada, não prefirais a ilusão que o mundo vos oferece. O Reino de Jesus não é deste mundo e Ele quer que prepareis o advento do Seu Evangelho para o milénio que se avizinha. Lembrai que sois trabalhadores da última hora, aos quais muito foi dado e muito será pedido. Nunca podereis invocar ignorância quando tiverdes de prestar vossas contas. A cada encontro com os falsos profetas, a cada eco que possais dar aos mistificadores, mais vos afastais da Verdade e mais débitos contraís. O Espiritismo veio para ser o Cristianismo Redivivo. Cada agrupamento espírita deve ser um núcleo cristão que reviva os dos tempos primitivos. Cada templo espiritista deve ser uma "Casa do Caminho". Jovens espíritas, não vos deixeis levar pela euforia do cientificismo, não renegueis o batalhão de pioneiros da Doutrina. Estudai Kardec com afinco, mergulhai-vos na palavra sublime de Emmanuel, imitai a caridade de Bezerra, aprendei com André Luiz. Acima de tudo, trazei Jesus no coração. Imergi vossas almas no Seu Evangelho. Sem isso nada construireis, não avançareis rumo à vossa própria redenção, que é objectivo maior da Doutrina. Fala-vos quem por séculos sofreu pelo Mestre, quem tem a experiência aliada ao amor. Não vos desvieis de Jesus, não acrediteis nos que vos querem vendar os olhos. "Criador, Cristo e Caridade" deve ser o lema do espírita verdadeiro. Kardec vos dá as receitas no capítulo 18 do "Evangelho Segundo o Espiritismo", e no capítulo 17 ele define o bom espírita. Lede, segui e não vos arrependereis. Vosso humilde servidor, Aurélio (Página recebida por Paulo Santos) ______________________________________________________________________ PERGUNTAS --------- Questionamentos diversos, Eric Cavalcanti, Brasil ______________________________________________________________________ Caros amigos do GEAE, Sou um jovem espírita carioca, estudante de Física,e como tal,sempre busco questionamentos à doutrina que abracei, pois acredito que para termos sólida convicção, devemos expor nossas idéias e conhecimentos às críticas. Desta forma, costumo participar de algumas listas de discussão sobre espiritismo e/ou parapsicologia, onde encontrei alguns questionamentos à doutrina espírita que não pude responder. Gostaria da ajuda dos senhores, se possível. As questões são as seguintes: 1. Em a Gênese, Allan Kardec teria "fraudado" a Bíblia ao reunir em uma citação sobre a vinda do Espírito da Verdade trechos diversos da Bíblia, como se fossem um só, e na verdade o Espírito da Verdade seria o Espírito Santo que desceu sobre os apóstolos após a ascenção de Jesus. (Espiritismo - orientação para católicos, Frei Boaventura, pag 20) 2. Em a Gênese o espírito de Galileu teria errado sobre o número de satélites de Marte e Júpiter, e Camille Flammarion, o médium que psicografou o texto, teria admitido mais tarde que fora "sugestão inconsciente", reflexo do que ele acreditava na época. 3. Uma das irmãs Fox teria dito: "O espiritismo é fraude do princípio ao fim. É a maior impostura do século." ("The New York Herald", 10/10/1888). 4. O que dizer sobre a possibilidade de criação do inconsciente nas psicografias? Ou seja, de que talvez não seriam espíritos que estivessem ditando, mas apenas o inconsciente do médium? 5. Monteiro Lobato teria deixado uma senha para ser reconhecido quando psicografasse por Chico Xavier, mas essa senha não veio, e Chico teria deixado de psicografar Monteiro Lobato logo após. 6. "Calculando aproximadamente a dura o dos trabalhos que ainda tenho que fazer e levando em conta o tempo da minha aus ncia e os anos da infncia e da juventude, at a idade em que o homem pode desempenhar no mundo um papel, a minha volta dever ser for osamente no fim deste sculo ou no principio do outro..." (AK, in "Obras Pstumas, p. 270). Por quê AK não reencarnou como previra? Ou veio e não foi reconhecido? Agradeço desde já a contribuição para meu esclarecimento. Eric Cavalcanti ---------------- Prezado Eric. Recebi sua mensagem - publicada acima na seção Perguntas - onde voce apresenta alguns questionamentos que são colocados nos meios ditos "parapsicológicos", mas que considero interessantes, pela oportunidade que trazem do esclarecimento. Segue abaixo, imperfeitamente, um esboço de resposta a tais questoes. Julgo mais apropriado responder a sua questão 4. primeiramente. Sobre a "possibilidade de criação do inconsciente nas psicografias", nos poderiamos responder (para um conhecedor do raciocinio positivo seria suficiente) com uma multiplicidade de exemplos de psicografia onde o conteúdo da mensagem poderia ter sido captado alhures, menos no "inconsciente" do médium. Isso bastaria para retirar do medium a culpa da origem da mensagem. Prefiro, porém, me ater aos aspectos mais teóricos. Quando os proponentes de semelhante interpretação (que no Espiritismo poderiamos chamar de "animista") dizem isso, não se dão conta de que utilizam um conceito, o de "inconsciente", que se escora em outro, o do "consciente". Acontece que existe, há centenas de anos, um debate infindável de filósofos e cientistas sobre a origem, gênese e definição de "consciência". Assim sendo, parece-me legítimo que se utilize a interpretação animista ao fenômeno espírita, desde que se tenha bem claro o que se entende, primeiramente, por consciência, o que não é o caso. Seria interessante que você lesse alguma obra do físico e matemático inglês Roger Penrose (que não é espírita) onde ele trata sobre a problemática da consciência. Em particular ele refuta a idéia materialista de que a consciência é um subproduto da matéria. Uma argumentação por fundamentos matemáticos mostra que, mesmo que se conseguisse desenvolver um algoritmo extremamente complexo que imitasse o comportamento humano, a máquina que o implementaria jamais seria um ser humano. Há muita estória hoje em dia sobre "inteligência artificial" com a qual muitos confundem essa possível inteligência por imitação com a inteligência humana. Esse assunto merece por si só um abordagem especial que não cabe aqui. A tese materialista é de que a consciência é resultado último das leis da física (o que se chama de "reducionismo"). Essa é uma idéia ingênua, considerando-se que as leis da física não são um conjunto fechado de definições; a ciência progride todos os dias, o que exige uma constante redefinição e interpretação dessas leis. A questão da consciência é, portanto, uma questão de princípios. Para as doutrinas espiritualistas (o que inclue todas as religiões que admitem a sobrevivência, inclusive a dos católicos anti-espíritas), a consciência tem sua origem fora da matéria. Se assim é com a consciência, também o é com o "inconsciente". A questão fundamental dos que propõem o animismo não é, assim, mostrar que a mediunidade é um "produto do inconsciente", mas sim o de mostrar conclusivamente que não existe "interação entre consciências", isto é, entre as consciências ligadas à matéria (nós aqui no mundo dos chamados "vivos"), e a das consciências fora dela. Sim, porque se a consciência não se deve à matéria, ela deve sobreviver a sua desagregação, o que ocorre na morte. O Espiritismo apresenta fatos que suportam a tese da interação entre as consciências, não importando o estado em que se encontrem, só isso. Assim concluímos: A) Se a consciência é um fenômeno material, a tese animista faria algum sentido, mas só dentro da doutrina Materialista (TODAS as religiões não passariam de grande bobagem). Entretanto, a julgar pelos fatos, surge a incômoda tarefa de negar os fenômenos que ultrapassam, em princípio, a inteligência e a capacidade de um médium; B) Se a consciência não é um fenômeno material, tem-se que mostrar conclusivamente porque as "consciências incorpóreas" (os Espíritos desencarnados), sobreviventes à desagregação da matéria, não podem interagir com as consciências humanas, já que a única diferença entre essas duas classes de consciência é a ligação da segunda ao princípio material. Porém o Espiritismo mostra com fatos que só há uma explicação razoável dentro de (B) e que, portanto, (A) é falso. O Espiritismo mostra definitivamente que, se há uma origem para a consciência, ela não se encontra na matéria. Observamos, porém, que o Espiritismo não descarta a idéia animista. Muito pelo contrário, foram os Espíritos que sugeriram a Kardec a possibilidade da telepatia (isso em meados do sec. passado): trata-se simplesmente de uma interação entre consciências, desta vez, ligadas a matéria (encarnadas). E é bastante natural que haja tambem uma "comunicação" do próprio Espírito do médium. A idéia espírita é, assim, muito mais abrangente: 1) Ela torna possível a comunicação (via "estado mediúnico") do próprio Espírito do médium; 2) Ela torna possível a comunicação entre consciências (manifestação mediúnica dos vivos); 3) Ela torna possível a comunicação entre consciências encarnadas e desencarnadas. Tudo isso usando o mesmo princípio: a natureza especial da consciência (ou espírito) e sua com interatividade. Note que em (1) a manifestação do médium se difere de seu estado de vigília porque, como médium, ele pode ter acesso a sua memória inconsciente - muito mais rica - trazendo, inclusive, o conhecimento de outras vidas. Em (2) conseguimos esclarecimento para uma quantidade grande de fenômenos, a telepatia sendo o mais banal deles. Por (3) complementamos nossa visão do mundo e explicamos o porque do médium comunicar uma quantidade enorme de informações que sabemos ele não possuiria por si só absolutamente . Incluimos, desta forma, também os que já se foram, mas que não foram destruídos. Diante disso, qual explicação parece mais bem fundamentada? É por isso que Kardec se pergunta, qual delas abarca a maioria dos fatos existentes? Passo agora à questão 5. Essa afirmação de que "Monteiro Lobato teria deixado uma senha para ser reconhecido quando psicografasse por Chico Xavier", parece-se muito com uma estória da "carochinha". Mesmo admitindo que não seja um boato e que M. Lobato, de fato, tenha dito isso, não se pode ingenuamente pensar que o fato de ele não ter dado uma comunicação seja "prova" da incomunicabilidade dos Espíritos. Aceitando a proposição seriamente, nós sabemos dos inumeráveis impecilhos que se colocam à comunicação dos Espíritos, ao problema da escolha dos médiums e a mudança de ponto de vista que o Espírito sofre com a morte do corpo. E se Lobato tivesse se envergonhado "postmortem" de seu plano, que se tornou ridículo diante da exuberância da prova de sua existência no mundo dos Espíritos? Com relação à questão 2., há um certo acordo dentro do movimento espírita de que Kardec teria aprovada a psicografia de C. Flammarion com assinatura de Galileu porque o famoso astronomo francês teria sido a reencarnação do conhecido físico italiano. Nesse caso, a "sugestão do inconsciente" (prevista pela Doutrina Espírita) representa apenas o uso de lembranças pertencentes ao Espírito do médium em encarnação passada. Se analisarmos a vida e obra de Flammarion, veremos, pelos seus escritos também, o quão avançado ele estava para sua época. Flammarion chegou em pleno sec. XIX a defender a "pluralidade dos mundos habitados" numa época onde tal tese era considerada insensata pela maioria dos cientistas. Lendo os capítulos da "Gênese" escritos por "Galileu" não podemos deixar de admirar muitas coisas avançadas no tempo lá escritas. Por exemplo, Galileu chega a desenhar o quadro de hierarquia do Universo (na forma de planetas e satélites, sistemas estelares, aglomerados estelares e, por fim, galáxias - obviamente não descritas com esse nome porque o mesmo só apareceu em meados da década de 1920). Ocorre que a idéia de "galáxias" é muito recente, não tendo se não passado no sec. XIX por uma gigantesca extrapolação da idéia da noção "Via-Láctea" e restrita a um círculo muitíssimo limitado de sonhadores. Entretanto, Galileu em "A Gênese" vislumbra corretamente esse quadro. Diante disso, o fato de o Espírito não ter previsto o número de satélites de Marte ou Júpiter é irrelevante. Em especial com relação aos satélites de Marte, os mesmos são de dificílima observação e não são satélites "naturais", isto é, não pertencem a Marte desde sua criação como é o caso da Lua (foram capturados muito tempo depois). Já com relação à Júpiter, o número de satélites não pode ser tomado como uma constante, já que, por sua grande massa, Júpiter sempre "captura" um ou outro corpo menor que vem a se constituir um satélite. Com relação à questão 3. "O espiritismo é fraude do princípio ao fim. É a maior impostura do século" dito por uma das irmãs Fox não traz a informação de que o termo "espiritismo" é usado aqui em sentido impróprio.A estória aqui é a mesma do uso do termo "medium" nos livros do velho testamento, que você pode encontrar em algumas versões protestantes da Bíblia. O "espiritismo" a que se refere a irmã Fox não é o Espiritismo tal qual entendemos hoje. É preciso nos lembrarmos que o termo "Spiritism" não existia em inglês do século passado. Da mesma forma, em alemão "Spiritismus" está longe de significar a doutrina comdificada por Kardec. Na versão do jornal, o que aparece é "Spiritualism", ou Espiritualismo que é versão em português designando o movimento de médiums americanos quando do início dos fenômenos. Por outro lado, é preciso, também, esclarecer em que contexto a irmã Fox disse isso, porque todos os que conhecem a história do Espiritualismo e do Espiritismo sabem o quão massacrados e explorados foram os primeiros médiums. É sabido (de acordo com C. Doyle, ver "History of Spiritualism"), que uma das Fox tornau-se alcólatra no final de suas existências por causa dessa exploração. Detalhes do trágico destino de muitos médium do sec. XIX podem ser encontrados na referida obra de Doyle. Temos, porém, que investigar se a frase foi dita realmente por ela ou se foi um boato ligado a ela como muitos que ocorreram com esses médiuns. A falha moral dos médiums é perfeitamente justificável, tendo em vista que a mediunidade em si não carrega consigo nenhuma exigência de bondade e retidão, é uma faculdade neutra, não tendo nada a haver com a ética. Com relação à "fraude" de Kardec da Bíblia na questão 1. Os fundamentos da crença espírita são muito diversos daquelas religiões onde a Bíblia tem um papel central se não exclusivo. O Espiritismo funda-se na observação livre e imparcial de fatos e na assunção de certos princípios que pouco ou nada tem a haver com quaisquer interpretações das tradições religiosas mais antigas. Entretanto, o Espiritismo, de fato, confirma muitas idéias e concepções de muitas religiões: vida futura após a morte, destinação dos seres de acordo com sua vida pregressa, vidas sucessivas, necessidade de uma ética cristã para a felicidade. Uma vez estabelecido um corpo de doutrina como é a do Espiritismo, muitas situações históricas do passado acabam por ter uma explicação onde antes havia mistério. É nesse sentido que devemos entender o Espiritismo como o mais "possante auxiliar da religião". Se Kardec usou esse ou aquele versículo da Bíblia, não foi com o objetivo de conferir validade à Doutrina Espírita, porque esta não a necessita por essa via. Enxameiam os fatos a favor da tese espírita e cedo ou tarde todos deverão, de uma forma ou de outra, chegar aos mesmos princípios e conclusões (ainda que com denominações diferentes da espírita). Assim, não faz sentido pensar que Kardec tenha fraudado a Bíblia, a fraude só existiria se o Espiritismo fosse, de fato, muito dependente dela, o que não ocorre. Com relação à questão 6, essa está ainda aberta. Pessoalmente acho que Kardec já veio, mas não com o alarde e a evidência que muitos pensam que ele deveria vir... É isso, Muita paz, Ademir Xavier ______________________________________________________________________ PAINEL ------ II Congresso Espirita Mundial, Lisboa 98: o Mega-Congresso! Jorge Gomes, Portugal ______________________________________________________________________ Mais de 3000 congressistas, oriundos de 28 paises, estiveram reunidos no centro de Congressos da Feira Internacional de Lisboa (Portugal), dando corpo ao maior congresso espirita alguma vez realizado na Terra: o II Congresso Espirita Mundial. Isso porque o de Brasilia, ha' um par de anos e o nr. 1, agregou cerca de 2600 pessoas. O programa deste Congresso Mundial - promovido pelo Conselho Espirita Internacional e organizado por uma comissao criada pela Federacao Espirita Portuguesa para o efeito - teve inicio no passado dia 30 de Setembro, uma quarta-feira, 'as 15h00, e prolongou-se durante os dias 1, 2 e 3 de Setembro. O Congresso teve como mote «O Espiritismo ante o Terceiro Milenio». A abertura consistiu na formacao da mesa no auditorio principal, o nr. 1, coroada com uma conferencia de Divaldo Pereira Franco. Pelas 18h00 foi altura de terminar a primeira fase e aguardar pelo dia seguinte. Ao todo, durante os quatro dias, 6 auditorios (e mais 2 pavilhoes) estiveram ocupados com exposicao de temas livres (uma centena), paineis, workshops, eventos culturais (como momentos de poesia ou cancoes espiritas), e reuniram optimas condicoes para entusiasmarem os congressistas. Havia nomes consagrados da literatura espirita e ainda desconhecidos em Portugal, como e' o caso do Dr. Jorge Andrea (Bahia, Brasil), que encantou os congressistas, em especial os portugueses, que ali estiveram presentes como a segunda maior delegacao (cerca de 1000 inscritos). Maior foi o afluxo brasileiro que contou uns 1800 inscricoes neste congresso. Dr. Alexandre Sech, e outros ainda mais desconhecidos, como o Dr. Sergio Filipe (S. Paulo, Brasil), Dr. Sabino Luna (Argentina), constituiram boas surpresas, em especial estes dois ultimos que se salientaram pela juventude e qualidade das suas intervencoes. Muitas editoras espiritas estiveram presentes no pavilhao 8, contando-se desde a da Federacao Espirita Portuguesa (a Livresp - Livraria Espirita, Lda) 'a da Federacao Brasileira, a da Guatemala e diversas outras. Disse-nos o Dr. Jorge Andrea, em entrevista 'a «Revista de Espiritismo», orgao de imprensa da Federacao Espirita Portuguesa: «Gostaria de dizer aos irmãos portugueses da nossa satisfação de estar nesta terra, pelo encontro de consciências que estamos hoje a fazer. É esta a grande finalidade deste congresso, no meu entender. Um encontro de consciências para uma consciencialização espiritual. Porque aqui, em Portugal, é a porta de entrada do espiritismo europeu. Não tenho dúvidas nenhumas disso. Vós estais a dar uma abertura fantástica. Esse é um começo para começar a adequar essa nova ciência que está a chegar». Quem corrobora esta ideia é Don Genaro, da Guatemala, que pediu o registo das suas palavras: «Queremos expressar a nossa gratidão, em particular a vocês, que estão interessados em divulgar a doutrina espírita. Este vosso trabalho é uma enorme colaboração para todo o movimento espírita mundial. Foi uma honra, podermos ser escutados por tão gentis divulgadores da doutrina. Agradecemos sinceramente a oportunidade que nos deram. Muito obrigado mesmo». Estes extractos foram retirados da edicao electronica da «Revista de Espiritismo», que reune mais dilatadas informacoes sobre este evento, com algumas fotos: . O que varias pessoas desta area estranharam foi o pequeno impacte nos «Media» que este certame atingiu (2 telejornais - TV (RTP 1 e TVI - e 3 jornais diarios o referiram: «A Capital» (grande reportagem), «Publico» e «Jornal de Noticias»). De qualquer forma, a Comissao Organizadora constituida pela Federacao Portuguesa esta' de parabens, pois no geral trabalhou muito bem a favor dos congressistas. O proximo, o III Congresso Espirita Mundial, decorrera' na Guatemala no ano de 2001. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `-- / / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS .----------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . Boletim semanal em português (distribuição eletrônica) | | . 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