====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuição eletrônica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Número 308 - 1998 01 de setembro de 1998 ====================================================================== |============================| ÍNDICE |=============================| TEXTO A Evolução e o Exílio, Robson Gonçalves Vedetismo e Cisão, Rogério Coelho PALESTRAS FAMILIARES DE ALÉM TÚMULO Um Quase Reencontro, Por um Espírito Amigo, Grupo Sol Dourado PERGUNTAS Reencarnação de Allan Kardec Pesquisa sobre paises que legalizaram a eutânasia e o aborto Sobre o termo "Doutrina" PAINEL La Hora de La Verdad, Grupo Jóvenes Pastoreros, Granada, España |====================================================================| ______________________________________________________________________ TEXTO ----- A Evolução e o Exílio, Robson Gonçalves ______________________________________________________________________ Comentários sobre a história de uma civilização pré-Clássica. Tem sido veiculado por um canal de televisão a cabo um documentário sobre a civilização chamada minóica, que se desenvolveu nas ilhas do mar Egeu em um período anterior ao ano de 1600 A.C. O fio condutor original do documentário é a possível vinculação entre a civilização minóica e a lenda de Atlântida. Como veremos, do ponto de vista doutrinário, este não é o ponto de maior interesse. Além do conteúdo histórico propriamente dito, o relato feito no documentário é de grande interesse para o seguidor da Doutrina Espírita pois permite ilustrar um ponto fundamental da tese sobre a evolução da humanidade terrena, desenvolvida na Codificação de Kardec e comentada por diversos outros autores. No texto que segue, procuro fazer um resumo dos fatos narrados no documentário, passando, em seguida, ao confronto com elementos da Doutrina. Uma das características mais interessantes das ruínas de Cnossos, cidade situada em Creta, a maior ilha do Egeu, e que foi o centro da civilização minóica, é o fato de que os palácios e as cidades não são amuralhados. Isso transmite a idéia de uma civilização pacífica e sem rivais. O auge de Cnossos coincide com uma parte da história faraônica do Egito e com a civilização Assíria. Ora, os documentos de ambas as civilizações narram batalhas e conquistas durante essa mesma época, as quais ficaram registradas inclusive na decoração dos principais monumentos históricos. Também se sabe que os minóicos tiveram contatos comerciais com os egípcios. Mesmo assim, não há indícios de que eles tenham assimilado um comportamento belicoso. Por fim, os minóicos tinham certas cerimônias religiosas que ficaram retratadas em peças de decoração como cálices de metal. Elas retratam jovens, vinhas e bois. Estas características são um primeiro indício de ligação entre Creta e Atlântida pois, segundo o documentário, Platão havia se referido cerimônias parecidas com aquelas retratadas naquelas peças. O que pareceria muito divergente seria o fato, ao que parece também narrado por Platão, de que a civilização atlântida havia desaparecido no mar em uma única noite. E isso não aconteceu com nenhuma parte da ilha de Creta. Mas aconteceu com a ilha de Tera. Atualmente, essa outra ilha é um rochedo vulcânico, recoberto por cinzas de uma grande explosão que ocorreu durante a era minóica. As modernas escavações feitas no local revelaram traços muito semelhantes aos de Cnossos, indicando que os habitantes faziam parte da mesma civilização que dominava Creta durante aquela era. Mais do que isso, as construções de Tera se mostraram extremamente avançadas para os padrões da época: afrescos em quase todos os cômodos, fontes, água corrente no interior das casas. Assim como em Cnossos, as construções de Tera não revelaram o menor sinal de atividade militar. Os temas dos afrescos são cenas do cotidiano. A representação de animais africanos nesses afrescos mostra que Tera, assim como Cnossos, também deve ter mantido contato comercial com a África. Essa civilização desenvolvida e pacífica, que possuía atividades religiosas onde o touro desempenhava papel central, é bastante assemelhada com o relato platônico da civilização atlântida. Além disso, existem muitos registros de que a erupção que soterrou a ilha foi de proporções gigantescas. Existem relatos dos antigos escribas egípcios e chineses descrevendo as nuvens (certamente de origem vulcânica) que cobriram os céus no ano da erupção. Para que a tal nuvem tenha chegado até a China, sua causa tem que ter sido realmente catastrófica. Também existem indícios de que os efeitos da erupção tenham chegado até a América do Norte. Na Califórnia existem pinheiros milenares cujo padrão de crescimento é alterado ao longo do ano devido à duração do dia. A cada ano, uma nova camada de madeira se forma nos pinheiros, que acabam servindo como um registro histórico de alterações climáticas. Precisamente na data provável da erupção no Egeu (aproximadamente século XVII antes de Cristo), os pinheiros registram uma redução de luminosidade fora de época, apontando para a provável influência da erupção em Tera. A tese, portanto, é de que a lenda de Atlântida corresponde a uma narrativa um pouco distorcida dos acontecimentos passados em Tera. Mais ainda, é possível que o maremoto formado com a erupção tenha abalado seriamente a marinha mercante em Creta, contribuindo para a decadência relativamente rápida da civilização minóica. Existe um contraste intrigante entre a civilização minóica e a grega clássica em termos do contato com outros povos e em termos da herança que deixaram para as gerações futuras. Isto porque a civilização minóica simplesmente desapareceu, restando apenas uma sombra nas lendas gregas até as escavações de finais do século passado e começo deste século. Já a civilização grega, que dominou Creta durante o período micênico após a decadência final dos minóicos, transmitiu seu conhecimento tanto para as civilizações do Oriente Próximo (fase helenista) quanto para os romanos. Em outras palavras, é como se os minóicos, apesar de seu desenvolvimento material e moral, tivessem ficado isolados em termos culturais, mesmo mantendo contatos com egípcios, assírios e outros povos do mediterrâneo, enquanto os gregos influenciaram e foram influenciados continuamente. Ao mesmo tempo, a filosofia se desenvolveu muito mais na Grécia Clássica, mas os gregos foram muito mais belicosos do que os minóicos parecem ter sido. Em resumo, a civilização mais pacífica e relativamente mais desenvolvida em termos materiais permaneceu isolada e depois desapareceu abruptamente. A menos pacífica e filosoficamente mais desenvolvida não se isolou e influenciou todas as gerações futuras. Qual será a lógica disso ? Neste ponto é preciso passar do documentário original para o campo da Doutrina. Desde a Codificação, passando, evidentemente, por Emmanuel em seu A Caminho da Luz, a Doutrina Espírita admite a tese de que a evolução dos diversos mundo planetários possui um certo conteúdo de solidariedade. Ou seja, em determinados momentos, críticos do ponto de vista da evolução planetária, comunidades inteiras de espíritos relativamente atrasados são exiladas em mundos que lhes são inferiores moral e intelectualmente. Isto contribui tanto com o avanço da esfera planetária de origem como com o daquela que recebe os exilados. Estes, por sua vez, não apenas expiam seu relativo retardo moral, razão de seu exílio, como influenciam positivamente a humanidade planetária que os recebe. O surgimento abrupto de civilização altamente avançadas em termos intelectuais na história terrena tem sido apontado como motivado essencialmente pela chegada ao nosso planeta dessas comunidades exiladas. Muito embora os membros de tais comunidades tenham todo um rol de características comuns, não haveria porque imaginar que todos estivessem em um mesmo nível de evolução moral e intelectual. E aqui começo a enunciar minha própria tese. Acredito que os minóicos tinham um afastamento natural em relação aos seus contemporâneos porque não compartilhavam de certas características como a belicosidade. E como eles possuíam, ao mesmo tempo, uma grande capacidade empreendedora, acho que se pode arriscar que se tratava de um grupo específico de exilados, mais desenvolvidos moralmente e com um elevado conhecimento intelectual prático. O contraste com a civilização grega micênica que a sucedeu na hegemonia sobre o Mediterrâneo Oriental, guerreira e opressora, conduz diretamente ao principal livro da Codificação. No Livro dos Espíritos, encontramos a seguinte passagem: "Questão 786: - A História nos mostra uma multidão de povos que, depois dos abalos que os agitaram, caíram na barbárie; onde está, nesse caso, o progresso? - Quando tua casa ameaça cair, tu a derrubas para a reconstruir de maneira mais sólida e mais cômoda; mas, até que ela esteja reconstruída, há perturbação e confusão em tua residência. Compreende ainda isso: eras pobre e habitavas um casebre, porém, tornado-te rico o trocaste para habitar um palácio. Então, um pobre diabo, como tu o eras vem tomar teu lugar no casebre e está muito contente, porque antes disso não tinha abrigo. Pois bem! Aprende que os espíritos que estão encarnados nesse povo degenerado não são aqueles que o compuseram ao tempo do seu esplendor. Os de então, que avançaram, foram para habitações mais perfeitas e progrediram, enquanto que outros menos avançados tomaram seu lugar que, a seu tempo, trocarão." A conclusão desta breve discussão é que os minóicos foram muito mais do que a origem provável da lenda da Atlântida. Esse povo constitui um exemplo marcante da relevância da Doutrina Espírita para o bom entendimento de certos fatos históricos que poderiam parecer no mínimo surpreendentes se adotássemos métodos de análise de caráter materialista. A lei das afinidades, bem como o princípio fundamental da evolução, regem os destinos da Humanidade em toda parte e devem servir tanto de guia para nossa conduta moral como de método para nossas reflexões sobre os acontecimentos históricos de todos os tempos. ______________________________________________________________________ TEXTO ----- VEDETISMO E CISÃO, Rogério Coelho ______________________________________________________________________ "Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa, dividida contra si mesma, não subsistirá." Jesus. (Mt., 12:25.) Merece profunda reflexão, com espírito de humildade e lúcido discernimento, o conteúdo do editorial da revista "O Espírita" de Brasília - D.F., número 99 do trimestre jan/mar/98, intitulado: "Messianismo Religioso" e um artigo interno intitulado: "Chico - Oportuna Advertência", de autoria do Dr. Carlos Antônio Baccelli e também já publicado no periódico "A Flama Espírita", que se completam ao abordar um tema delicadíssimo, mas, sem embargo, de muita atualidade e utilidade, um tema, enfim, que exige coragem e firmeza para ser abordado. Julgamos oportuno dar mais ampla divulgação aos seus teores, a fim de que, isentos de quaisquer laivos de animosidades, orgulho e vaidade, possamos chegar a sadias e oportunas conclusões para minimizar ou erradicar por completo a ferrugem que vem corroendo o movimento espírita brasileiro, como um câncer em metástase. Ei-los na íntegra: MESSIANISMO RELIGIOSO "Por que as religiões perdem qualidade, quando crescem quantitativamente? O fenômeno é relativamente fácil de explicar: _é um misto de vaidade com ausência de conhecimento verdadeiramente cristão_. Inexpressiva do ponto de vista numérico, qualquer religião obriga seus líderes a uma maior vigilância para que ela não se auto-destrua em sua fragilidade e, por ser pequena, mas sendo alvo de atenções não excita a vaidade humana. Bastam crescer materialmente para que surja a preocupação com a administração, com a arrecadação de fundos, com a aquisição de computadores, com a construção de templos, geralmente faustosos, com eleições, com o poder... A disputa hierárquica se estabelece e os "representantes" do poder divino aparecem. _A ocupação do espaço pela "autoridade" substitui o sentimento de simplicidade evangélica e o orgulho pessoal se manifesta._ Num mundo viciado como o nosso, os adeptos de todas as crenças, de uma forma geral, admiram o poder e aplaudem os que aparecem, porque também não têm consciência mais profunda do exato sentido dos princípios trazidos por Jesus. Quanto mais vaidoso, mais inseguro é o ser humano, necessitando do reconhecimento público, dos elogios, do comando para se realizar em suas fraquezas. Por isso, _só o tíbio e o insensato lutam por cargo e se desesperam por mantê-lo_. O movimento espírita, em muitas instituições, passa por essa fase. Chapas diversas disputam diretorias, nos moldes deprimentes da política mundana. Há médiuns que "recebem mensagens" induzindo a escolha, identificando os protegidos de "Bezerra", "Emmanuel", "Ismael" e, até mesmo de "Jesus". Querem o direito de decisão, por se sentirem "salvadores de alma" e "enviados do Alto". Há, ainda, os que invocam encarnações passadas, para justificarem suas pretensões. Muitos desses "messias" se acham o retorno de Paulo, de Lutero, de Kardec, etc..., _numa comprovação tácita de obsessão_. Deveriam lembrar-se de Bias, o notável cidadão da Priena, ao responder àqueles que estranhavam o seu desapego aos bens materiais e do destaque social: "eu trago tudo dentro de mim". "Os verdadeiros líderes, que contam com o apoio de elevados benfeitores, são aqueles que ocupam cargos sem ambicioná-los, trabalham por amor e estudam com humildade. Não são arrogantes nem pretensiosos. Servem e passam, distribuindo sem contar o que dão. Não ofendem os companheiros nem os princípios imáculos da Doutrina. Eles são identificados pela nobreza do caráter, pela permanente dedicação e pela simpatia que tipifica o equilíbrio necessário a qualquer nível de liderança." CHICO - OPORTUNA ADVERTÊNCIA "Lembro-me bem. Foi em uma das derradeiras reuniões a que o Chico compareceu no "Grupo Espírita da Prece", antes de recolher-se à sua casa por problemas de saúde. Conversávamos, naquele sábado, descontraidamente. Enquanto autografava, de seus fluíam apontamentos maravilhosos. Todos permanecíamos atentos a tudo o que dele partisse... De repente, um companheiro de fora entrou a falar sobre as dificuldades do Movimento Espírita. Referiu-se às polêmicas infindáveis através das páginas dos jornais... Observou que, em sua cidade, os centros espíritas eram quase todos rivais uns dos outros. Até então sorrindo, notamos que o semblante do Chico se fechara... Deixou que o amigo falasse, certamente aproveitando-se da ensancha para efetuar qualquer desabafo. Sem nada dizer, recordei-me de certa palavra do médium no "À Sombra do Abacateiro", de nossa lavra, em um seu diálogo com a inesquecível D. Yvonne do Amaral Pereira. A devotada medianeira de "Memórias de um Suicida" e tantas outras obras de inexcedível valor doutrinário, interpretando o pensamento do Dr. Bezerra de Menezes, dissera que _os espíritas no Brasil haviam conseguido uma proeza: tornar-se "inimigos íntimos"..._ Quando, finalmente, levantando os olhos do último livro que autografara na noite-madrugada, de sábado para domingo, Chico disse o que, de pronto, valendo-se de um pedaço de papel sobre a mesa, registramos: "O Senhor tem razão... Os católicos não precisam mais preocupar-se conosco, nem os evangélicos... A continuar assim, os próprios espíritas se destruirão!... Reflexivos, fomos para casa, lamentando que nós, os companheiros de ideal, não assimilemos de Chico o exemplo de tolerância fraterna, já que, em _nenhuma_ oportunidade, em nossos longos anos de convivência com ele, _o vimos tecer a menor crítica a quem quer que fosse._" ______________________________________________________________________ PALESTRAS FAMILIARES DE ALÉM TÚMULO ----------------------------------- Um Quase Reencontro, Por um Espírito Amigo, Grupo Sol Dourado ______________________________________________________________________ (Texto enviado pela Família Orth) Hoje ingresso a uma nova reencarnação é dado-me a oportunidade. Entrarei em contato com minha mãe, a minha GRANDE e amada mamãezinha que anteriormente ou melhor a pouco tempo perdera-me em uma doença qualquer, levando-me ao desenlace. Resultando em grande sofrimento desde a separação de meus pais. Minha mãe jovem bonita . A miséria começou a abordá-la, meu pai perdera o emprego entregando-se a bebida e orgias. Mamãe tentara trabalhar, sem sucesso. Um dia um convite de uma dita amiga, um emprego vender o corpo, sorrir...só o que deveria fazer, parecia simples, no começo certas dificuldades, depois dizia a companheira que se acostumaria. Pobre mulher aceitou, realmente não sentiu-se bem, mas a recompensa financeira valeria, para ela, necessitava comprar alimentos, roupas ousadas, perfumes, enfim. Um belo dia aquele que iniciei reportando, era meu reingresso ao ventre de onde já estivera. Tudo bem! Estou pulsando, meço poucos milímetros ela, nem sabe de mim ainda, que alegria quando ela souber, VOLTEI MAMÃE. Passam-se oito semanas, ela já está desconfiada, algo estranho no corpo, enjôo. Passam-se, dez semanas, hoje ela terá a confirmação, é chegada a hora estou feliz, acho que ela também. Tenho que me preparar, pôr certo a alegria será tal, que nem sei como nós dois reagiremos, já fazem uns dez ou doze anos que nos separamos, bem... não importa ela lembrará de mim, emanarei uma energia de amor, nosso reencontro será lindo..... Que estranho, passaram-se alguns dias e sinto algo ruim... Mamãe, mamãe...há se ela me ouvisse. O que ocorre? E a tal alegria que esperava sentir! Mamãe... é o teu bebê! Não! Ela sente aversão pôr mim, não mãe adorada , não faças istooo...... Mensagem psicografada por "Espírito Amigo" Outubro de 1997 - Grupo Sol Dourado ______________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Reencarnação de Allan Kardec, Patricia Machado ______________________________________________________________________ Gostaria de saber se existe algum material que fale a respeito da encarnação atual de kardec ( Chico Xavier ? um homem no nordeste ? ...). Este tópico me foi designado para que eu pesquisasse e apresentasse num estudo de mocidade no mês de outubro. ----- Cara Patricia, Dê uma olhada nos boletins 296, 299 e 303 onde foi discutido o tema. Sugiro também que leia no livro "Obras Postumas" (Allan Kardec) as previsões quanto ao futuro do Espiritismo, inclusive o anúncio da nova encarnação. Você verá que os Espiritos foram bastante cuidadosos no que se refere a datas e intervalos de tempo, verá que a "encarnação atual" de Kardec talvez ainda seja para um futuro não tão próximo: "Nesta existência só veras a aurora do sucesso de tua obra. Será preciso que voltes, reencarnado em um outro corpo, para _completar_ o que tiveres começado, e terás então a satisfação de ver _em plena frutificação_ a semente que tiveres espalhado sobre a Terra." (17 de janeiro de 1857, Obras Postumas, Allan Kardec, trad. de Sylvia Mele Pereira da Silva, Edicel). Atenciosamente, Carlos Iglesia _____________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Pesquisa sobre paises que legalizaram a eutânasia e o aborto ______________________________________________________________________ Ola amigos do GEAE, Conversando com um amigo, medico e pesquizador espirita, ele me pediu para que eu fizesse uma pesquiza com vistas a descobrir quais os paises, ou simplesmente estados que tiveram a eutanazia e o aborto legalizados. Esses assuntos ou essas noticias nao estao simplesmente disponiveis na Internet e eu peisei que com ajuda de voces, lancando essa pergunta no seu boletim, talvez tivessemos informacoes daqueles que vivem nesses lugares onde esses dois assuntos estao agora oficialmente permitidos. Essa pesquiza esta sendo feita pelo Dr. Francisco Cajazeiras, cearense, autor de um livro com o titulo Eutanazia, que se encontra disponivel para Dawnload em nossa pagina . Agradeceria a inclusao em seus boletins e se possivel com um pedido para que aqueles que tiverem conhecimento desseas legalizacoes, que escrevessem para nosso correio eletronico, . Um grande abraco fraterno e que Deus os abencoe Lula - editor de html do Informativo NOva Era ___________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Sobre o termo "Doutrina" ______________________________________________________________________ Prezados Senhores, Sou estudante de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia e, para graduar-me, tenho de escrever uma monografia, à qual, por ser espírita, resolvi fazê-la sobre minha religião, que também possui aspectos científicos. A Geografia tem por objeto de estudo o espaço, analisando a interrelação sociedade/natureza. É pouco usual as abordagens geográficas sobre a temática religiosa. Nos vários Encontros de minha área, tenho percebido muito interesse sobre o trabalho e sou bastante estimulado. Minha monografia, que possui o objetivo geral de ENTENDER A IMPORTÂNCIA DO ESPIRITISMO EM UBERABA, CIDADE OCIDENTAL, DE SISTEMA CAPITALISTA, DEPOIS DA CHEGADA DE CHICO XAVIER, analisa a organização espacial da mesma e contextualiza o espiritismo em relação a outras religiões e filosofias. Aspiro, através do estudo de caso, possibilitar uma melhor compreensão dos valores espirituais face aos valores materiais da vida. Termo sinônimo de espiritismo é doutrina espírita. O espiritismo diz ser uma religião sem dogmas, sendo esta uma de suas principais características. Acontece que folheando o mais completo e um dos mais prestigiosos dicionários, o Dicionário Contemporâneo da Lingua Portuguesa, de Caldas Aulete, em sua 3ª edição brasileira, deparei-me com o seguinte: Doutrina - Conjunto de dogmas ou princípio em que se funda uma crença religiosa, ou um sistema filosófico ou político; Tudo o que é objeto de ensino; disciplina: "a doutrina da imortalidade da alma"; Justiça, ciência, erudição. Como encarar o fato? O Dicionário Aurélio, mais popular, conceitua de outro modo: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, etc; Regra, preceito, norma. Como ficamos? O termo virou vício popular, mas não se adequa, ao meu ver, à corrente de pensamento espírita. Gostaria de trocar opiniôes com todos interessados. Um abraço fraterno. Frederico Garcia Cunha ___________________________________________________________________ PERGUNTA -------- La Hora de La Verdad, Grupo Jóvenes Pastoreros, Granada, España ______________________________________________________________________ Estimados hermanos: Os informamos que la edición de Septiembre-98 de nuestra revista La Hora de la Verdad, ya se encuentra en nuestra página: http://www.friendnet.es/personal/pastoreros En ella encontraréis artículos, poemas, opiniones, links y noticias sobre la gran doctrina de Allan Kardec. Esperando vuestra visita os enviamos un fraternal abrazo. Grupo Jóvenes Pastoreros Fuente Vaqueros (Granada-España) pastoreros@friendnet.es .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `-- / / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS .----------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . Boletim semanal em português (distribuição eletrônica) | | . Boletim mensal em inglês (distribuição eletrônica) | | . Página WWW com informações espíritas em geral: Livros eletrô- | | nicos, Periódicos, Boletins do GEAE, Instituições, Eventos, | | Páginas espíritas na internet, etc. | | . Conselho Editorial: editor@geae.inf.br ; info@geae.inf.br | | - Ademir L. Xavier Jr. (Campinas - SP, Brasil) | | - Carlos A. Iglesia Bernardo (São Paulo - SP, Brasil) | | - José Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil) | | - Raul Franzolin Neto (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sérgio A. A. Freitas (Lisboa, Portugal) | | | | . 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