====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuição eletrônica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Número 306 - 1998 18 de agosto de 1998 ====================================================================== |============================| ÍNDICE |============================| TEXTOS O Tesouro Difícil, Vera Meira Bestene, Brasil Vida em Marte e Água na Lua, Rogério S. Amaral, Brasil COMENTÁRIOS Kardec e a Geração Espontânea, Luiz Gustavo A. Vieira, Brasil Aborto, Angelo Brayner, Alemanha e Carlos Iglesia, Brasil Pessoas que não conseguem Ter filhos, Euclides Martins Jr., Carlos Iglesia, Raul Franzolin Neto, Brasil INFORMAÇÕES DO GEAE Alteração de endereço eletrônico, desligamento e outros |====================================================================| ______________________________________________________________________ TEXTO ----- O Tesouro Difícil, Vera Meira Bestene, Brasil ______________________________________________________________________ A Paciência é uma das virtudes mais difíceis de serem alcançadas. Ela consiste em suportar dores, infortúnios, infelicidades, insatisfações, com resignação. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, um Espírito amigo, em Havre, 1862 nos esclarece que "a dor é uma benção que Deus envia aos seus eleitos. Não vos aflijais, portanto, quando sofrerdes, mas, pelo contrário, bendizei a Deus todo poderoso, que vos marcou com a dor neste mundo, para a glória do céu. Sede pacientes, pois a paciência é também caridade e deveis praticar a lei da caridade, ensinada por Cristo e enviada por Deus. A caridade que consiste em dar esmolas aos pobres é a mais fácil de todas. Mas há uma bem mais penosa, e consequentemente bem mais meritória, que é a de perdoar os que Deus colocou em nosso caminho, para serem os instrumentos de nossos sofrimentos e submeterem à prova a nossa paciência." Com esta mensagem de um Espírito amigo podemos alertar-nos para o bem da paciência como um subgrupo da caridade que de todas é a mais dignificante das leis a serem cumpridas. Não podemos jamais nos esquecer que a Caridade é sempre uma bênção de Deus mas jamais devemos nos ater de que o exercício desta virtude se restringe ao agasalho e ao pão que distribuamos. Podemos entender a caridade como todo ato a serviço dos outros, em qualquer parte, lembrando sempre de respeitar "o que a mão esquerda não veja o que faz a direita" para que esta caridade produza o nosso crescimento pois, não interessa a divulgação de um bom ato mas sim a sua efetivação . A Caridade será tolerar com paciência o parente necessitado, respeitar com a mesma paciência as dificuldades dos vizinhos; a criança largada aos azares da sorte que perambula pelas ruas ou mesmo um animalzinho doente. É necessário que nos abasteçamos de muita paciência, dia a dia, minuto a minuto para sempre, com resignação, termos um sorriso amigo, a mão estendida o coração aberto para ajudar e amar o próximo. Ela é exercida pela compreensão, paciência, bondade e sorriso de simpatia. Sempre é tempo de se pensar em exerce-la. Este exercício deve começar em nossa própria casa, com os que nos são próximos. Nosso conhecimento do verdadeiro Eu e a manutenção da calma e serenidade ao receber uma ofensa, ou mesmo suposta ofensa, pelo mal que os outros nos fazem, faz mal aos outros pois, é claro o que se compreende pelas palavras de Jesus "O que entra pela boca não torna o homem impuro, mas sim o que sai da boca". O mal que sofro não me atinge na essência mas o mal que eu faço, este sim me vulnera e me atinge porque é produto meu. O amor e a caridade entende-se como amar ao próximo sempre procurando fazer-lhe o bem em tudo que estiver ao nosso alcance da mesma forma que gostaríamos que se nos fizessem. E a paciência? é sempre bom lembrar , que a todo tempo estamos fazendo com que os outros a tenham conosco, sejam nossos iguais, inferiores ou superiores. O homem verdadeiramente bom faz de suas atitudes o espelho da alma com amor, caridade, bondade e paciência. Ele consegue assistir à criança sem se impacientar ou mesmo ao idoso que já, cansado dos azares da vida, por muitas vezes não é capaz de exercer este Dom inerente da caridade. A caridade, é sempre bom lembrar, ela está muito mais presente nos gestos pois, o homem de bem antecede-se, antecipa-se ao infeliz, sem esperar que este lhe estenda a mão. Em resumo podemos dizer que todas as virtudes são meritórias pois todas nos levam ao progresso no caminho do bem. Faz-se entretanto necessário o exercício da paciência e da caridade mesmo que no sacrifício dos interesses pessoais pois aí está o mérito maior e a superação de si mesmo. A paciência é o melhor bem que fazemos ao nosso EU maior em favor do nosso crescimento espiritual. Entretanto é claro e límpido que o exercício destas virtudes com desinteresse pessoal é tão raro aqui na terra que sempre é admirado como um fenômeno surpreendente o que a torna uma virtude necessária ao cumprimento da missão que nos cabe pois ela é inerente ao aperfeiçoamento, sendo preciso alijar da própria alma todos os sentimentos de desentendimento, inalienação, desunião, desarmonia, pois quando chegarmos a atingir este grau de entendimento a caridade se nos apresenta mais fluente e a paciência espelhando mais amor. Para bem ilustrar o que se nos propusemos alertar neste pequeno estudo, finalizaremos transcrevendo uma mensagem belíssima quanto esclarecedora do Espírito de nossa irmã MEMEI que nos faz um relato elucidador a cerca do Tesouro Difícil: "Certo homem interessado no aprimoramento próprio, rogou a Deus lhe permitisse a busca de qualidades nobres que os sábios nomeiam como sendo as que fazem jorrar fontes de luz nas profundezas da lama e, aprovado na solicitação, iniciou o seu longo itinerário no Espaço e no Tempo. De começo, pediu a compreensão da beneficência, nasceu abastado, e, sem dificuldade, repartiu bens e valores diversos, transformando-se em benfeitor da comunidade. Regressou à Vida Maior e solicitou a luz do discernimento; corporificou-se em família generosa que lhe facultou as melhores oportunidades de estudo e adquiriu, sem sacrifício, a faculdade de penetrar o sentido das pessoas e das situações. Em seguida, almejou a aquisição de poderes artísticos e , sem maiores esforços, converteu-se em artista famoso. Logo após, quis o Dom da simplicidade; retornou a experiência humana, num lar modesto e aprendeu facilmente a manter-se em paz e alegria com o mínimo de recursos. Sem delonga, pediu o carisma da autoridade e renasceu numa casa que lhe amparou o ideal, auxiliando- a se fazer respeitável e atenciosos juiz. Desejou depois explicar as leis da vida e retornou ao Plano Físico nas condições necessárias e, em curta faixa de tempo, transfigurou-se em nobre orador, elucidando a indagação do mundo sobre as realidades do espírito. Mas, realizadas tantas aspirações, rogou a Deus o tesouro da paciência e, com a Permissão Divina, segundo afirmam delicados Instrutores Espirituais, até hoje, esse mesmo homem já voltou à Terra através de reencarnação a reencarnação, durante oitocentos anos ,e , quanto ao tesouro da paciência nada conseguiu." _____________________________________________________________________ TEXTO ----- Vida em Marte e Água na Lua, Rogério S. Amaral, Brasil _____________________________________________________________________ Diante de um século de imenso avanço científico, nos extasiamos com tantas descobertas e com a velocidade na qual a visão cósmica da humanidade pode mudar e progredir. Vivemos o paradoxo de ao mesmo tempo que investimos bilhões na fascinante busca de conhecer o Universo à nossa volta, investimos pouco, afetivamente e financeiramente, na resolução da miséria e da ignorância de nosso próximo. Paralelamente, a própria busca do conhecimento sofre o entrave do preconceito materialista, típico de mundos inferiores como o nosso. Bem aventurados os que conseguem estudar com desprendimento e atenção a revelação espírita, e compreender a insignificância de todo o conhecimento da humanidade terrena frente à imensidão das muitas moradas da casa do Pai. Sabemos que Jesus afirmou: "Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. - S. JOÃO, cap. XIV, v. 2". E Kardec esclareceu: "A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos." Mas, todos os mundos? Sim, a resposta está na questão 55 do Livro dos Espíritos: São habitados todos os globos que se movem no espaço? "Sim e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição..." Uma tarefa difícil para os espíritos esclarecidos é nos mostrar como a pluralidade dos mundos habitados é grandiosa. Vamos nos colocar no lugar deles. Basta nos imaginar tentando explicar o que é um computador e a Internet para um contemporâneo de Kardec ou um simples rádio para um irmão da corte de Napoleão, ou ainda mais difícil, a um Espartano. Assim é a dificuldade de um Espírito elevado nos descrever um mundo superior. Após as recentes expedições e descobertas revelando água na Lua, e registro de vida bacteriana no passado longínquo de nosso vizinho Marte, nos questionamos: - E a Doutrina Espírita, o que revela e esclarece sobre essa questão ? Sobre o dito estado inferior da vida em Marte, mencionado no Boletim n.303 são necessários alguns esclarecimentos. Ao dizer que Kardec afirma que Marte tem vida menos evoluída que a Terra, o autor certamente refere-se à nota da questão 188 do Livro dos Espíritos, na qual Kardec comenta, no rodapé, que: "Segundo os Espíritos, de todos os mundos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda abaixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos..." . Kardec, no seu bom senso, foi prudente em utilizar a forma verbal imperfeita do condicional "lhe estaria", e em usar a referência "Segundo os Espíritos", não atribuindo, assim, certeza a tal revelação. Portanto, não era um postulado definitivo dele e nem daqueles que constituem a falange do Espírito de Verdade, os autores das respostas existentes no corpo do Livro dos Espíritos. A Literatura espírita, em diversas fontes, afirma e descreve o Planeta Marte como um irmão mais velho e mais evoluído e com vida bem mais adiantada que a nossa. Cito algumas destas referências: a.. Humberto de Campos - Francisco Cândido Xavier, no livro Novas Mensagens, capítulo intitulado Marte, da FEB, 1939. b.. Emmanuel - Francisco Cândido Xavier, no livro Emmanuel, parte introdutória A Tarefa dos Guias Espirituais, da FEB, 1938. c.. Francisco Cândido Xavier, o livro ditado por sua mãe, Cartas de uma Morta, Ed. LAKE. d.. Ramatis - Hercílio Maes, em Vida no Planeta Marte, da Livraria Freitas Bastos, 1955, o mais detalhado de todos, descreve minuciosamente a sociedade, a ciência, a educação, o governo, a vida animal e vegetal, o corpo físico, a medicina, a cultura, a alimentação, o desenvolvimento tecnológico e até as naves interplanetárias marcianas, entre outros. Se realmente existe vida superior em Marte, por que não foi feito contato oficial deles para conosco? Por que os astrólogos sempre se referem a Marte como um planeta de influência bélica? Por que só vemos um deserto frio nas expedições feitas recentemente? Eis as respostas dadas pela literatura espírita: os marcianos, como portadores de um estado moral mais evoluído, e vivendo em uma sociedade espiritualizada, estão conscientes de que ainda não devem estabelecer um contato oficial com a Terra, pelo fato dela ainda estar envolvida em um ambiente belicoso. A tecnologia deles poderia ser usada como arma de dominação e guerra se estivesse em nossas mãos. Mas, eles anseiam por nos ajudar mais diretamente. Atualmente, a ajuda tem sido mais magnética e/ou missionária, através do reencarne de alguns deles entre nós. Os astrólogos descrevem há séculos a influência provinda de Marte como belicosa. Ramatis explica que quando os dois planetas estão mais próximos, os marcianos precisam se proteger da influencia magnética desagradável que a Terra proporciona. Sendo assim, utilizam uma espécie de escudo magnético que acaba refletindo de volta a irradiação belicosa terráquea. Esta proteção é necessária porque muitos dos aparelhos e da tecnologia básica utilizada naquele orbe é de manipulação magnética, que sofreria interferência prejudicial com a aproximação das irradiações terráqueas. Os projetos Pathfinder e Surveyor da NASA e as antigas fotos de outras sondas descrevem até agora um planeta Marte árido, frio e morto. A única evidência de vida são fósseis de bactérias que viveram há pelo menos 6 bilhões de anos. Embora conheçamos, realmente, muito pouco sobre Marte, houve importantes progressos nos últimos dois anos, e a partir do final deste ano poderemos ter grandes achados, quando a Surveyor terminar o chamado aerobraking e assim conseguir ficar numa órbita circular para mapear mais de perto o planeta. Para informações atuais vejam o site da NASA sobre Marte. Será que o processo se completará? atualmente está atrasando mais que o esperado. Será que os marcianos vão se deixar fotografar? Será que a nave não vai perder contato misteriosamente, como aconteceu em 1996 ? Fato é que, a lógica e a revelação da Doutrina Espírita nos permite presumir que vida fora da Terra existe. Nos mundos inferiores seria uma vida mais material, tanto no sentido físico como moral, e nos mundos de natureza mais elevada, seria mais espiritual, provavelmente inacessível aos nossos aparelhos atuais. Quanto a Marte, segundo a literatura espírita, tem vida material, embora bem mais espiritualizada que a nossa, portanto, aguardemos o futuro das próximas descobertas científicas. ______________________________________________________________________ COMENTÁRIO ---------- Kardec e a Geração Espontânea, Luiz Gustavo A. Vieira, Brasil ______________________________________________________________________ Queridos amigos deste boletim, Paz Conosco! Gostaria de parabenizar o oportuno e ilustrativo comentario "A codificaçao" do confrade Alexandre Costa exposto no boletim 301 . No referido artigo e' relembrada a verdadeira origem e as principais caracteristicas da doutrina espírita :"...sua origem e' divina , que a iniciativa pertence aos Espiritos , e que a sua elaboração e' o resultado do trabalho do homem ."(trecho de "A Genese" -referência no artigo citado- ) . Contudo ao deparar-me com o trecho abaixo no comentario,ocorreu-me a oportunidade de ligeiro esclarecimento a referida citacao : "E o tempo mostraria , por exemplo , a inexistencia da geraçao espontanea (que ele procuraria defender) e a confirmacao da evolucao das especies(teoria com que Kardec nao compartilhava)". E' verdade que Kardec sempre demonstrou ter uma posicao vitalista (teoria da geração espontanea) sobre o problema da origem da vida .Porem o tempo nao demonstrou estar esta teoria destituida de razao . A teoria da geração espontanea ,na epoca de Kardec, era utilizada por seus defensores de maneira geral e permanente . Procurava apenas justificar o surgimento dos seres mais simples da natureza , mas era defendida como se fosse um fenômeno que se reproduzia incessantemente na formação dos seres microscopicos. Experiencias de Pasteur provaram que tal principio, pelo menos , nao atuava dessa forma ou que da forma que era defendido simplesmente nao existiria . Mas no campo da ciência da vida , outras teorias surgiam e algumas delas até hoje tem logrado exito sobre ,o que podemos chamar de 'o tema "A Vida na Terra"'; o exemplo mais classico seria a "evolucao das especies"(citada no comentário) desenvolvida por C. Darwin e também independentemente por A. R. Wallace , ambos ilustres biologos ingleses. Apesar disso nenhuma dessas teorias oferece uma explicacao sobre a "origem da vida". Embora a teoria vitalista tenha sido refutada, tal como era defendida no passado , a mais aceita proposta pela moderna biologia , a respeito do surgimento da vida no planeta , reafirma a geracao espontanea na natureza . Elaborada pelo bioquimico russo A. Oparin , é um postulado teorico que explica como teria surgido o primeiro ser vivo da Terra . Ele enuncia que no periodo de formacao da Terra um conjunto de fatores (tais como: temperatura ambiente , constantes tempestades ,composição da atmosfera do período etc) colaboraram para uma reacao em cadeia que teve como produto resultante os primeiros seres vivos da natureza em diferentes pontos geograficos. Afirma tambem que estas condicoes nao ocorrem mais no atual estado do globo e que, portanto, a geracao espontanea de seres estaria restrita apenas a essa fase inicial da existencia terrena . Daí , segundo Oparin , nao ocorrer o nascimento espontaneo , isto é , a geracao sem descendentes , de organismos biologicos nos dias de hoje . Sem nos determos em detalhes desnecessários , gostaria apenas da acrescentar que o principal motivo da maior aceitacao dessa teoria foi a comprovação experimental realizada por cientistas (como Miller e S.Fox) que obtiveram em laboratório a formação de compostos organicos (principais constituintes da formação de organismos) graças a reproducao das condições iniciais do orbe , propostas por Oparin , em modelos laboratoriais . Apesar de Kardec nao ter tido conhecimento das ideias de Oparin enquanto esteve encarnado , talvez ele sempre tenha proposto a teoria da geracao espontanea ,tal como e' apresentada(como explicacao da origem da vida),porque esse pensamento colabora para a percepcao racional da presença divina nos quadros naturais, mostrando-se sempre atuante e glorificando ainda mais a criacao pela grandeza da vida . Afinal a geracao espontanea da vida,seja qual for a maneira que a enuncie ,sugere que um conjunto de fatores que,reunidos e organizados propsiam tal surgimento .Quem poderia ser o Idealizador ,meus irmaos , o Artifice ideal que reune e organiza os elementos no incessante engendrar dos infinitos quadros universais ? Certamente , os queridos amigos responderiam cada um a sua maneira : "Deus ,o nosso Pai eterno ,que ao conceder a todos os seus filhos a parte que lhes cabe no concerto harmonioso da criacao , atua na natureza através dos Arquitetos Siderais (Espíritos Puros) ,tal como nosso Jesus , o Divino Mestre ,que reflete Sua justica e bondade incessantemente". Quanto a "origem das especies" eu agradeceria se o Alexandre Costa ou qualquer outro amigo do boletim pudesse nos esclarecer com alguma passagem ou citação em que Kardec tenha mostrado não compartilhar com essa teoria, pois apenas achei um trecho de "A Genese" onde ocorre justamente o contrario: - "Como em a Natureza nao ha transicoes bruscas , e' provavel que os primeiros homens aparecidos na Terra pouco diferissem do macaco pela forma exterior e não muito tambem pela inteligencia .Em nossos dias ainda ha selvagens que ,pelo comprimento da cabeça , tem tanta parecença com o macaco, que so lhes falta ser peludos , para se tornar completa a semelhança ."(ultimo paragrafo de "Hipotese sobre a origem do corpo humano " do livro "A Genese" por Allan Kardec,36°ed.FEB) Não estamos aqui dizendo se essa ou aquela teoria e' ou nao constituida da verdade , nem tampouco temos a ambição de sondar o pensamento Kardequiano, justamente por observarmos as afirmações de Kardec na Introdução de "A Gênese", tão bem rememoradas pelo irmão Alexandre Costa no Comentario motivo deste pequeno apontamento . Gostariamos de apenas Expor despretenciosas opinioes que possam contribuir de alguma forma ao boletim do GEAE . Abraço aos companheiros de ideal, em especial ao irmao Alexandre Costa que possibilitou com seu comentario o envio de minha primeira mensagem para o boletim . Obrigado irmao! Grato aos editores , Luiz Gustavo ______________________________________________________________________ COMENTÁRIO ---------- Aborto, Angelo Brayner, Alemanha e Carlos Iglesia, Brasil ______________________________________________________________________ Tenho percebido como e' dificil a discussao sobre aborto no meio espirita. Contudo, acho que esta discussao deve ser feita dentro de um plano moral e filosofico, sem dogmas, PREconceitos e PRE-julgamentos. Desta forma, ao ler comentarios sobre este tema no boletim, senti que deveria fazer algumas ponderacoes e questionamentos. Primeiramente, gostaria de levantar a seguinte questao. O ato de desejar uma relacao sexual não implica necessariamente um desejo de maternidade por parte da mulher. Pode ser, que por algum motivo alheio a sua vontade, uma mulher venha a engravidar apos uma relacao sexual. Este motivo pode ser de diferentes formas, como, por exemplo, anticoncepcionais falsos que muitas mulheres tomaram. Apos uma gravidez indesejada, por que entao deve a mulher necessariamente manter esta gravidez indesejada? Como se aplicaria aqui o direito do livre arbitrio? Sera' que uma reencarnacao não esta previamente programada? Porque entao programa'-la em mulheres que engravidam por um acaso, como uma falha de metodo anticoncepcional? Em segundo lugar, percebo que só as mulheres sao (e estao) condenadas a pagar as penas do aborto. Pergunto-me, se este modelo não e' oriundo de uma concepcao moral de uma sociedade que oprime as mulheres? Sera' que este modelo não e' uma repeticao do dogma moral pregado pela igreja de que as mulheres e' que sao as reais culpadas pelo pecado, onde os homens sao apenas tentados e induzidos ao pecado por esta mulheres? Em terceiro lugar, gostaria de discutir os metodos contraceptivos. Porque os metodos anticoncepcionais não sao considerados como uma forma de aborto, ja' que eles evitam a concepcao da vida, uma lei natural? Sera' que mulheres que fazem uso de algum metodo anticoncepcional, não estao "abortando" reencarnacoes? Finalmente, gostaria de levantar um questionamento com relacao a taxacao do aborto como um ato criminoso. não sera' que poderia também acusar de homicidio culposo alguem que defenda a gravidez de uma mulher, que vive em extrema situacao de pobreza, para que a criancao nem chegue ao primeiro MES de vida (como e' o caso de centenas e centenas de mulhers no nordeste brasileiro)? Acho que discutir o aborto dentro de um campo emocional e dogmatico não nos levara' a lugar algum. Muito pelo contrario, tratar esta questao como "aborticidio" ou como crime, ira' gerar mais odio, na forma de preconceito, ira' perpetuar a ideia. ---------------------------------- Caro Angelo, Como espíritas não podemos nos permitir esquecer as considerações morais e espirituais do assunto. O Aborto, como interrupção de um processo de reencarnação, é um problema bastante grave e, salvo nos casos em que se deva escolher entre a vida da mãe ou a da criança, um crime. Deste crime não participa somente a gestante, participa o "pai", o "médico" e até mesmo a sociedade que o permite. Se a mãe não tem condições de criar a criança, é a sociedade que deve prover os meios para que tenha uma vida digna. No Livro dos Espíritos estas questões estão tratadas de forma profunda e séria, sem emocionalismos, e não adianta dizer que um secúlo e meio mudou os costumes, as questões básicas do problema do ser, do destino e da dor, continuam invariáveis. Vide as questões 344 a 360 do Livro dos Espíritos. Quando aos meios anti-concepcionais, não esqueça que eles atuam quando ainda não há um processo de reencarnação em curso ... Atenciosamente, Carlos Iglesia _______________________________________________________________________ COMENTÁRIOS ----------- Pessoas que não conseguem Ter filhos, Euclides Martins Jr., Carlos Iglesia, Raul Franzolin Neto, Brasil ______________________________________________________________________ Recebi mensagem que em outros assuntos, menciona a questão do aborto, gostaria de receber algo a respeito de pessoas que não conseguem ter filhos, pois sou casado a 9 anos, ja procurei medicos, tratamentos etc..., há alguma razão no plano espiritual e/ou emocional para que isso ocorra, será que faz parte da minha missão neste plano. ------------------------------------ Caro Amigo, Nossa vida neste mundo é sempre um aprendizado, nas diversas dificuldades por que passamos podemos encontrar as lições que a vida nos ministra ou os incentivos a novos progressos na marcha para a Felicidade. Se a vida lhe colocou tal questão a resolver, com certeza existe um motivo e com certeza é algo planejado de antemão, parte do seu roteiro de trabalho neste mundo, sua missão se o assim preferir. As vezes tal dificuldade é porta aberta a novas formas de paternidade: a adoção, o auxílio a famílias que tem dificuldades de sustentar o filho, o amparo a crianças enfermas, enfim um apelo ao aprendizado de novas formas de amor, que se estendem além da ligação material direta. Atenciosamente, Carlos Iglesia ----------------------------------- Eu diria que o ponto mais belo que a Doutrina Espírita nos fornece, é o convite à pratica da razão com base em uma visão universal integrada da vida. Não se pode imaginar nada sem esse contexto. A explicação maior de todos os problemas, merecimentos, enfim do andamento da vida, deve ser buscada incessantemente por cada indivíduo. Todas as atividades de vida encontram-se envolvidas num mundo restrito de imediato e os problemas serão resolvidos nesse micro-ambiente material (reencarnado) ou espiritual. A medida que avançamos, ampliamos nosso relacionamento universal e infinito. É necessário portanto, nesse caso, como em todos os outros, buscarmos a melhor solução possível com o uso do raciocínio, numa reflexão contínua e serena, para evitarmos o desânimo num caminho se esse for a melhor solução e para evitarmos desvios que possam nos colocar em situações piores em virtude dos nossos desejos imediatos e improdutivos. A ajuda espiritual superior nesses momentos é importantíssima e normalmente ocorre através da própria intuição. Ela capaz de ampliar nossa visão momentânea, vislumbrando novas perspectivas melhores. Certamente encontraremos o melhor caminho, entretanto muitas vezes, só compreendemos isso após nosso desencarne. Raul Franzolin Neto ______________________________________________________________________ INFORMAÇÕES DO GEAE -------------------- ALTERAÇÃO DE ENDEREÇO ELETRÔNICO, DESLIGAMENTO E OUTROS ______________________________________________________________________ Prezados(as) amigos(as) do GEAE, Solicitamos que as alterações de e. mail ou desligamentos sejam feitas pelos interessados diretamente na nossa homepage que as processam automaticamente. Todo e qualquer material enviado ao GEAE, deve ser revisto previamente, mesmo que seja uma simples questão. Trata-se de material passível de publicação nos Boletins, a menos que seja solicitado a sua privacidade. As matérias não passam por correções, sendo de responsabilidade dos seus autores. Como já definido, o GEAE promove o estudo da vida com base na doutrina espírita e assim, as matérias são publicadas conforme a visão pessoal de seus autores. 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