====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Numero 305 - 1998 11 de agosto de 1998 ====================================================================== |============================| INDICE |============================| TEXTO Ensino, Pesquisa e Etica na Microbiologia Medica - Luiz Carlos Formiga COMENTARIO Estudo do Livro dos Espiritos, Cap. VII, parte 2, por Claudio Lourenco de Almeida Existe Agua na Lua?, por Diogo Gusmao Identificacao, por Carlos, Jose e Sylvio |====================================================================| _____________________________________________________________________ TEXTO ----- Ensino, Pesquisa e Ética na Microbiologia Médica, por Luiz Carlos Formiga, Brasil _____________________________________________________________________ E se os espiritas, chamados "cientificos ou kardecistas ", estiverem com a razao? Eles advogam que sao inumeras as evidencias cientificas sugestivas de imortalidade e reencarnacao e que devemos estuda-las para nao sermos considerados indigentes culturais, diante dos alunos de graduacao da universidade de Columbia ou da Georgia. Docente-Pesquisador na Faculdade de Medicina, voce tambem e responsavel pelos valores etico-morais deles! Quase no final da aula teorica, ja terminando a estatistica da Sifilis congenita, voce abre para perguntas. Terminar a aula um pouco mais cedo nao fara nenhuma diferenca e ganhara a pesquisa experimental, que ja reclama a sua insubstituivel presenca fisica, no laboratorio. Como nenhum aluno faz uso imediato da palavra, e iniciam a debandada, voce desconfia do seu desempenho didatico. Olha o relogio e verifica que ha tempo disponivel. Como e pesquisador sente-se seguro e faz incentivacao: - " podem perguntar qualquer coisa relacionada ao Treponema". La do fundo da sala, como que querendo testa-lo, aquele aluno "problema" faz a pergunta sobre a anencefalia e o aborto. Contra ou a favor? A turma incentivada retoma os lugares e voce, que fora requisitado como educador recebe outra questao. Uma aluna interessada na saude da mulher da a sua contribuicao: Professor, e a gravidez apos o estupro? O Senhor e contra ou a favor do aborto? De forma sistematica ou nao, verbal ou nao, consciente ou inconsciente, intencional ou nao , todos somos responsaveis, quando transmitimos valores, atitudes, tabus, preconceitos e esteriotipos. Nessa hora voce se lembra daquele antigo e paciente professor que se recusava, ao sair de sala, a discutir "o melhor ataque da selecao brasileira". Lembra quando dizia que "o medico interfere no campo do sujeito, no seu corpo e, por vias indiretas nao apenas contingentes, em sua vida pessoal, suas emocoes, sua socialidade, suas economias. Por isso e a medicina uma profissao moral." Na hora de responder aos alunos voce percebe que fez a dissociacao entre ensino e pesquisa, que nao deveria ser uma questao legal, mas visao de mundo. Algumas questoes parecem deixar o pesquisador desnorteado. E, voce pensa. Uma pessoa-em-potencial ainda nao e uma pessoa para a etica? E se fosse nossa filha? Talvez seja a proxima pergunta daquela aluna chatinha da gineco! Sera que ela vai voltar a perguntar se devemos alongar uma gravidez evidentemente inconsequente como nos fetos anencefalicos? Uma sensacao, de que o diploma e os trabalhos cientificos publicados no exterior nao formam o docente, comeca a incomodar. Aquele outro aluno, religioso e timido, que senta na turma do gargarejo, e que tambem foi fisgado pela incentivacao , encontra coragem e pergunta: Professor, o Mestre acha que devemos distinguir os campos da etica e da religiao? Querendo ganhar tempo, voce pergunta se ha mais alguma pergunta. E ela surge fatalmente, do outro lado, fazendo a turma virar para a esquerda. Professor, voce (alguns alunos nao usam mais o "Sr") nao acha que a religiao e sempre a expressao das conviccoes da fe de um grupo humano restrito e que a etica e muito mais abrangente? Voce comeca a sentir vontade de fugir! No entanto, lembra da frase acima: "De forma sistematica ou nao, verbal ou nao, consciente ou inconciente, todos somos responsaveis, quando ..." Relembrando que tambem somos biocomputadores voce procura nos arquivos suas primeiras nocoes de religiao e percebe que delas nao se lembra. Sao arquivos apagados ou colocados no diretorio "Lixo". Numa ultima tentativa, desesperada, voce vai ao diretorio e constata que, ao contrario dos alunos da Universidade de Columbia, no seu curso nao havia a disciplina de Religioes Comparadas. Como entender aquela recusa dos religiosos que pareciam suspeitar do problema das transfusoes e a Aids? Como fazer para respeitar o universo cultural de um pais catolico, mas que acredita em reencarnacao? Quando o aluno timido fala nos antigos gnosticos - Clemente de Alexandria, Origenes, Sao Jeronimo e outros - voce desconfia dos seus creditos de mestrado e doutorado. Sentindo-se evidentemente mal voce encontra um arquivo da epoca de diretorio academico, quando o "santo" era outro! Mas nem ai voce escapa! Um aluno protestante lembra "ser muito revelador que Marx, para destruir os hegelianos de esquerda, que tambem acreditavam que as palavras entram na argamassa com que a sociedade e construida, o tivesse feito justamente com o auxilio de palavras: a Ideologia Alema." Como bom protestante ele faz voce lembrar que, na Biblia , "No Principio era a Palavra..." Voce parece nao entender muito bem a colocacao do aluno, que e filho de uma professora de didatica. De repente , voce descobre que o educador trabalha com a palavra e o microbiologista com o microbio. E, justamente nesta hora e que elas, as palavras, parecem atropelar-se respondendo ao aluno que insiste. Professor, a etica avalia os comportamentos do ser humano enquanto ser humano, independente de qualquer conviccao religiosa ou politica? Muitas vezes os alunos nao perguntam porque ja avaliaram a condicao do docente-pesquisador! Permite outra questao mestre! E continua, sedento, querendo beber na fonte dos conhecimentos de quem ja possui alguns cabelos brancos. Voce recorda que na sua epoca nao se podia confiar em ninguem com mais de trinta anos. Mas, so agora comeca a entender . Sente-se envelhecer sem amadurecer. Mestre! A essa altura, mesmo apos o doutorado voce ja nao se sente diminuido, quando o chamam apenas de mestre. Mestre, voce nao acha que o estupro e uma grande injustica por ser uma violacao fisica e moral da dignidade da pessoa? Voce e obrigado a parar para refletir na pergunta do aluno e parece confundir, como sinonimos, a etica e a moral. Como o dicionario esta distante voce comeca a pensar que o ar condicionado esta desligado. A questao e reforcada por outro aluno que opinando que "a injuria agrava-se quando e seguida de gravidez imposta a forca." O seu desespero parece avaliar que o binomio ensino-pesquisa esta desequilibrado, tendendo para um lado. Voce conclui que a culpa nao e sua porque sempre desejou fazer apenas pesquisa, mas no Brasil ela e principalmente feita nas universidades do governo. O remedio foi dar algumas aulas sem grande esforco , afinal, no ensino "moderno" o aluno tem que se virar! Por um descuido, ou ato falho, na tela do computador surge a inequecivel figura de Italo Suassuna, de quem a Microbiologia brasileira vai sempre se lembrar! -"Muitos poderao aprender a metrificar ou fazer versos, mas poucos produzirao poesia; muitos estudarao ciencias, mas poucos contribuirao para o conhecimento cientifico." "Como a informacao e a tarefa inicial para treinar e disciplinar a mente, um desenvolvimento desarmonico com o exagero dessa etapa, tende a produzir o erudito, de quem ja se disse; homens capazes de repetir o que ja se sabe, todavia incapazes de criar. No campo cientifico, estes promovem ou criticam resultados, mas ignoram por completo, ou pior ainda, estimulam de modo negativo a logica ou a logistica de sua aquisicao." "Outros, encantam-se com a tecnica e a execucao e tornam-se mecanolatras ou ritualistas, reproduzindo esterilmente os mesmos processos ou metodos que outros produziram ou descreveram." "Em relacao a tais enganos, enquanto os primeiros repetem e repetem, os segundos confirmam e confirmam. Ambos deseducam ou desorientam para a atividade criadora. Sao figuras perniciosas e enganadoras em paises como o nosso." Nesse momento voce se lembra de Zeferino Vaz e faz um passeio mental pelo laboratorio. Esta uma graca, todo reformado! Mas, o Zeferino continua a incomodar lecionando como fundou a Universidade de Sao Paulo. Primeiro precisamos de cerebros, depois de cerebros e depois ainda de cerebros. Em seguida vem a biblioteca , so depois entao os equipamentos. Estaria certo o Zeferino? Estaria certo o Suassuna? Recordo-me que em "Educacao para a Pesquisa", em 1970-71, o nosso Microbiologista asseverava : "Que a nossa ciencia cultive essa atitude, responda ao que em torno de nos desafia a nossa capacidade, evite a moda ocasional ditada por interesses de outros povos, e realize assim uma contribuicao brasileira, que possa ser somada e nao confundida, destacada e nao ignorada, no edificio da Ciencia que e comum a todos os povos." Aos jovens estudantes gostaria de lembrar que falo sem interesses subalternos. Que homenageio professores que ja nao detem o poder e mesmo que o tivessem ja nao me adiantariam muito, sou professor aposentado. Hoje dependo de outro professor - o Fernando! Perdoem-me a digressao. Vamos voltar a sala de aula. Voce pensa numa saida estrategica, lembra do "Voce Decide" e resolve faze-los votar no contra ou a favor do aborto, so para ter uma ideia da opiniao da turma. E importante ganhar tempo, adiar uma discussao para a qual , com todos os trabalhos publicados, nao se sente competente. No fundo ficam algumas interrogacoes! Problemas eticos podem ser resolvidos pela estatistica, como a questao da adesividade de bacterias as celulas do hospedeiro? Ou, sera a etica de ordem qualitativa? A base da legislacao para todos os cidadaos e a etica? Estado e apenas o centro legislador para todos os cidadaos? O aborto situa-se no campo etico que e competencia do Estado? Se uma pessoa-em-potencial (feto) ainda nao e uma pessoa podemos desta forma recomendar o aborto? uma pessoa-sem-potencial (paciente terminal) nao e mais uma pessoa, entao podemos pensar em eutanasia ? E se os espiritas, chamados "cientificos ou kardecistas ", estiverem com a razao? Eles advogam que sao inumeras as evidencias cientificas sugestivas de imortalidade e reencarnacao e que devemos estuda-las para nao sermos considerados indigentes culturais, diante dos alunos de graduacao da universidade de Columbia ou da Georgia. Microbiologista nao trabalha apenas com o microbio. Ha sempre um paciente, um aluno, enfim uma pessoa por traz deste exame ou aula. A responsabilidade do docente pesquisador nao esta apenas na pesquisa e de ponta. O binomio e indissociavel. Voce conseguiu gastar o tempo e a sala deve ser deixada para que o outro professor entre. Surge uma duvida cruel. E se eles continuarem a me acompanhar pelos corredores? Alguns usam a estrategia de esconder-se no banheiro ou correm para o experimento inadiavel. A sindrome de aversao ao aluno tem cura, mas e como na Hanseniase, sempre fica o leproestigma. Outra saida e o autocratismo. Aqui a parabola do bom pastor e tomada ao pe da letra. O pesquisador-professor guia ovelhas inconscientes. Devem obedecer o tracado do caminho e comer a pastagem escolhida. Mas, os alunos e colegas desconfiam deste pastor. Um bom Pastor e etico. As ovelhas adultas sao inteligentes e responsaveis por suas decisoes e atos, sempre dispostas ao dialogo com "Seu Pastor" para juntos descobrirem os melhores caminhos. Luiz Carlos D. Formiga (*)Texto elaborado para discussao com alunos do Curso de Pos-graduacao em Microbiologia da Faculdade de Ciencias Medica da UERJ, em maio de 1998. Publicado no Boletim - Sociedade Brasileira de Microbiologia - Noticias, 21: 3-4, julho, 1998. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------- Estudo do Livro dos Espíritos, Cap. VII, parte 2, por Claudio Lourenço de Almeida, Brasil ______________________________________________________________________ Da Volta do Espirito a Vida Corporal Preludio da volta Uniao da alma e do corpo. Aborto. Faculdades morais e intelectuais do homem. Influencia do organismo E para que haja vida, e necessario o nascimento e a morte. Viver, viver tentando acertar. Viver nascendo e morrendo. O espirito, eterno que e, vai evoluindo, aprendendo e recebendo a cada licao a cada reencarnacao, um corpo, um corpo providencialmente modelado a sua licao, a sua necessidade. Em estando o espirito, desencarnado, ele percebe sua designacao a nova prova, a nova licao, ele a pressente e reage. Reage com sua determinacao de voltar a questao, a vida terrena, e resolve-la. Ou reage refugando ao desafio de resolver sua licao, inseguro de seu sucesso e descrente desta dadivosa oportunidade. Penosa e tal atitude, assolada de angustia e aflicao que, por vezes, se entrega e reencarna carregado de ansiedade. A situacao terrena a que se propoe resolver o espirito reencarnando, possui uma Historia, que Deus designa dentre muitos que se apresentam ou nao, o espirito a receber tal oportunidade. Deus o designa e basta isso para que a escolha seja perfeita. A concepcao, a geracao de um filho, e o momento, o instante da efetiva uniao daquela alma naquele corpo. Porem, entre a designacao do espirito a ser a alma a se unir ao corpo da crianca em geracao e entre o nascimento da crianca, tal alma pode refugar a prova e a crianca nao vingar. Nao havia mais Espirito para aquele corpo de crianca, o Espirito designado sucumbiu a prova de reencarnar. Nenhum outro ira ou pode substitui-lo, era sua a tarefa, e o corpo da crianca morre. Por vezes aquele Espirito necessita vivenciar um corpo com enfermidades especificas, ou mesmo, por que nao, vivenciar um corpo que na vida terrestre se sobreponha aos outros fisica ou intelectualmente. Vivenciar situacoes, decisoes e sentimentos que o Pai criador ou que o proprio Espirito com o consentimento de Deus, possibilitam para aprimorar a alma do recem-chegado obreiro de Deus. Os Pais necessitam daquele Filho e o Filho necessita daqueles pais, e uma familia, um nucleo de historia de vida. Licao e prova para ambos que nesta licao de amor sem apego se vive tentando acertar. Desde a concepcao ate o nascimento da crianca, o Espirito dela sofre um processo de adaptacao ao corpo que gradualmente tolhe a liberdade dos sentidos e inibe sua memoria enquanto alma, enquanto Espirito encarnado. Cabe aqui frisar que suas distintas sabedorias moral e sabedoria intelectual sao patrimonios eternos do Espirito e que estao sempre a crescer. O corpo que agora veste a alma da crianca, mediado pelo perispirito, recebe influencia de seus pensamentos e de suas acoes por toda a existencia terrestre. Elas, as criancas, sao o veiculo da evolucao. Convem aqui observar que a proposta de vida terrena enquanto Espirito por muitas vezes e desvirtuada por nos mesmos, almas, Espiritos encarnados. O poder do livre-arbitrio concedido pelo Pai e demonstracao de seu Divino Respeito por nos, suas criacoes. Atraves do livre-arbitrio, criamos nosso destino. A proporcao que evoluimos, vamos aprendendo a disciplinar nossas tendencias, saindo da categoria de escravos e nos tornando senhores dos nossos instintos. A alegria, o entusiasmo em todas as realizacoes sao os ingredientes do elixir da juventude e da longevidade. A vida e bela, Deus e bom e nos precisamos manter a jovialidade seja qual for a nossa idade. A disparidade entre o carater e o intelecto sao motivo de pesquisa em nosso tempo. Psiquiatras e Pediatras pesquisadores de Universidades ja editaram obras com os titulos Inteligencia Moral das Criancas, Teoria das Multiplas Inteligencias e Inteligencia Emocional, onde provaram que sabendo lidar com as emocoes aumenta-se a capacidade intelectual. E mais recentemente ampliaram o conceito de Inteligencia Emocional na direcao do aprendizado da Etica, a Inteligencia Emocional no Trabalho, no ambiente profissional. Reportam que a crianca e uma testemunha sempre atenta da moralidade dos adultos, ou da falta dela. Ela procura o tempo todo sugestoes de como se comportar e as encontra quando nos, pais e professores, fazemos opcoes, dirigindo-nos as pessoas, mostrando na pratica nossos valores desejos e opinioes. E desse modo que ensinamos a esses jovens observadores que sao muito mais atentos do que imaginamos. Com tenra idade uma crianca comeca a se engajar com total seriedade na sociedade, na nacao a qual pertence. E nessa idade que o Lar comeca a compartilhar com a comunidade a responsabilidade de educar a crianca. Originalmente a expressao Inteligencia Moral foi a qualidade atribuida a criancas amaveis, que pensavam nos outros, que se aproximavam dos outros. A Inteligencia Moral pode ser vista ao se observar uma crianca em acao quando ela e inteligente nao em relacao a fatos e imagens, mas ao modo como se comporta, como fala com os outros, como os leva em consideracao. Pois bem... Reparem como o resultado das pesquisas cientificas pode ser dito simplesmente pelo sentido e pela pratica da palavra Fraternidade. Claudio Lourenco de Almeida ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------- Existe Água na Lua?, por Diogo Gusmão ______________________________________________________________________ Bons dias nos iluminem a todos irmaos. Gostaria de comentar sobre o texto que recebeu o titulo "Existe Agua na Lua - Voila" publicado no Boletim GEAE numero 303. Sendo eu um estudante na area de investigacao cientifica, foi com algum espanto que li os comentarios de Rogerio Coelho. "Os cientistas", sao seres humanos - nem mais, nem menos. O tom de ironia usado no texto em relacao as recentes descobertas feitas pelos "cientistas" e, no meu entender, desnecessario. O conhecimento adquirido pelo Homem ao longo dos tempos, atraves do metodo cientifico ou mesmo atraves das vozes que Socrates, autor da famosa expressao - "So sei que nada sei", dizia ouvir, e no minimo, uma obra de arte, resultante das artes da indagacao, observacao, reflexao e criatividade do Homem. Obras limitadas? Talvez, mas certamente abracadas por todos, directa ou indirectamente, ate mesmo por quem neste momento le estas palavras, que fria e fisicamente nada mais sao do que a aplicacao da Logica algures armazenada numa superficie com propriedades ferro-magneticas. Curiosamente, estas sao propriedades na sua grande maioria, essencialmente desconhecidas, e contruidas com base em "postulados". Querer implicar o conhecimento adquirido por uns, como pertencente a outros "ha mais de um seculo" e querer "elitizar" o conhecimento, estabelecer fronteiras, ou seja, fazer exactamente o mesmo que a comunidade cientifica tantas vezes e acusada (e muitas das vezes justamente) de fazer. Perdoem-me a critica acirrada a alguns dos comentarios, e acreditem que respeito profundamente a opiniao de Rogerio Coelho. Fazendo eu uso de alguma ironia, permitam-me querer comparar com o devido respeito, cenarios reais, de um mundo tao real que doi! Eu pergunto-me com que autoridade nos atribuimos a capacidade de questionar o proposito das varias moradas do Nosso Pai? Mas mais longe vou, ao querer atribuir uma perspectiva diferente as palavras de Rogerio Coelho. Preocupa-me muito mais a inexistencia de agua potavel em comunidades de milhoes em Africa, do que a existencia de agua no "nosso" satelite natural, a Lua - por maior valor que esta descoberta tenha. E exactamente perante cenarios como estes, reais e sufocantes que me pergunto sobre quem serao os "pequeninos e simples". Vivemos num mundo onde a exploracao dos outros mundos parece ser uma prioridade em relacao a degradacao de vastas partes do nosso proprio mundo. Perdoe-me a comunidade espirita, com quem me identifico profundamente, mas vejo por vezes questoes levantadas, todas elas mais do que validas, dirigidas unica e exclusivamente ao exacerbar da doutrina e seus "autores". Bendita seja a doutrina espirita que ilumina os mais diversos planos existenciais, muitas das vezes sob a forma da humildade. Espero que estas minhas "ousadas" palavras tragam a este forum uma vez mais, o espirito da reflexao. Muito obrigado. Despeco-me com um caloroso abraco, Diogo Gusmao. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------- Identificação, por Carlos, José e Sylvio ______________________________________________________________________ Este comentario foi incentivado por uma carta que recebemos do Sylvio, sobre a identificacao daqueles que enviam contribuicoes para o GEAE. Realmente, no meio profissional, cientifico ou academico e importante que nos identifiquemos. Porem, na minha opiniao, nao e necessario que nos identifiquemos nesse forum porque um diploma tecnico nao nos confere mais discernimento. Se fosse assim, todos os intelectuais seriam espiritas . . . Porem, eu concordo totalmente quando a pessoa da uma opiniao tecnica, que se identifique. Um grande abraco, Jose Cid. --------------------- Caro Amigo, Esta e uma questao sobre a qual varias vezes pensamos e nao conseguimos chegar ainda a uma conclusao final. Por um lado a identificacao facilita o dialogo, indicando qual e a formacao de quem esta apresentanto as ideias, mas por outro lado pode levar a uma sobrevalorizacao dos titulos sobre as ideias. A intencao do GEAE ao evitar a apresentacao de titulos e identificacoes completas, foi levar a um dialogo centrado unica e exclusivamente no estudo das ideias expostas, tal qual fariamos com mensagens ditadas atraves de mediuns, nao so exercitando a razao e o estudo critico, como tambem a oportunidade de todos expressarem suas ideias de forma igual. Enfim, e algo em que continuamos a refletir, Atenciosamente, Carlos Iglesia --------------------- Alo companheiros do GEAE. Gostei de ver o Paulo Cesar Fernandes se identificando no final de sua mensagem. E muito bom a gente saber com quem esta falando. Nao e assim que acontece numa conversacao normal ? Afinal, sao muito variados os assuntos aqui tratados e uma identificacao da area de onde provem aquele que escreve, ajuda a pesarmos suas opinioes. Um abraco. Sylvio. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `-- / / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .----------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . 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