====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuição eletrônica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Número 300 - 1998 7 de julho de 1998 ====================================================================== |============================| ÍNDICE |============================| MENSAGENS DO CONSELHO EDITORIAL Edição 300 TEXTOS A Codificação, por Rogério Coelho A Obra Perfeita, Flávio Boleiz junior PAINEL I Encontro Espírita de Limeira - SP |====================================================================| _______________________________________________________________________ MENSAGENS DO CONSELHO EDITORIAL --------------------------------- Edição 300 _______________________________________________________________________ Caros amigos, É como muita felicidade que vemos o boletim do GEAE chegar a sua edição número 300. Parece que foi ontem que o Raul enviou à Brasnet o boletim-convite nº 1. Hoje o GEAE é um grupo espírita virtual com diversas atividades, porém o seu boletim semanal em português (lembrando também do boletim mensal em inglês) continua a ser a sua atividade primeira. Nestas 300 edições diversos foram os temas abordados, sempre com abertura para que todos pudessem expressar as suas opiniões. Na discussão dos temas sempre foi política dos editores tentar construir um panorama o mais amplo possível, permitindo assim uma aprendizagem maior. Para tal aproveitamos da abrangência do grupo, que permite comentários de diversas pessoas espalhadas pelos quatro cantos da Terra, e que comumente têm pontos de vistas diferentes para o mesmo tema. Esta é a realidade máxima do grupo, que se vale desta maravilha que é a Internet. Neste momento onde constatamos que o grupo cresceu no número de assinantes, no número de contribuições e no próprio tamanho do boletim -- e portanto na responsabilidade --, é-nos importante destacar que houveram falhas que foram sanadas na medida do possível. Estas falhas contribuiram, e muito, para dar uma maior maturidade aos editores no processo de coordenação do boletim (e do grupo com um todo). Também "neste tema" o grupo está mais do que aberto a comentários, pois todos somos aprendizes. Mas feitas as contas, temos o coração em jubilo e agradeçemos a Jesus pela oportunidade que nos deu, e nos dá, com as atividades do GEAE. Somos eternamente gratos: Pai que nos deu a vida e nos conduziu a Terra, e, mais ainda, nos deu a oportunidade de trabalhar na seara do bem, muito Lhe agradecemos por tudo isto e pelas lições imorredouras do nosso Mestre Jesus, que relembradas na sua forma mais pura através do Espiristimo, vem ter até nós, convidando-nos ao sublime banquete da reforma íntima. E como presente de comemoração, trazemos ao amigo leitor uma edição extra que será enviada amanhã. Esta edição extra contém na íntegra uma entrevista muito interessante com o Prof. Silvio Sene Chibeni, a qual vivamente recomendamos a leitura. Que a paz do Divino Mestre nos ilumine a todos, Os editores _______________________________________________________________________ TEXTO ------- A Codificação, por Rogério Coelho _______________________________________________________________________ "Se algum dia, eu disser algo diferente do que disse Jesus e Kardec, fique com Eles e abandone-me." - Emmanuel Lúcidas e coerentes, como sempre, estas palavras de Emmanuel foram dirigidas ao médium Francisco C. Xavier, quando aquele pretendia utilizar-se dos recursos mediúnicos deste para o trabalho de divulgação da Doutrina dos Espíritos. O caminho seguido pelas informações dos Espíritos passou primeiro por dois poderosos filtros chamados Jesus e Kardec, sendo enfeixados em síntese em "O Livro dos Espíritos" e ampliados depois nos livros: "A Gênese", "O Livro dos Médiuns", "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e "O Céu e o Inferno", que constituem o Pentateuco, indivisível bloco monolítico. Assim, todo livro subsidiário não poderá deslocar-se da órbita desses livros que são a base do Espiritismo. Destarte, quem deseja escrever ou falar sobre Espiritismo, tem necessariamente que se balizar pelos parâmetros básicos, sob pena de caracterizar conteúdos apócrifos pela não observância de tais critérios. Espíritas amai-vos; Espíritas instruí-vos; é a sempre oportuna conclamação do Espírito de Verdade. Instruamo-nos, portanto, principalmente nas fontes básicas, o que nos ensejará maiores condições de avaliar e separar o joio do trigo. No livro "A Gênese", Capítulo I, item 52, Kardec faz notar que "em parte alguma, o ensino Espírita foi dado integralmente. Ele diz respeito a tão grande número de observações, a assuntos tão diferentes, exigindo conhecimentos e aptidões mediúnicas, que impossível era acharem-se reunidas num mesmo ponto todas as condições necessárias. Tendo o ensino que ser coletivo e não individual, os Espíritos dividiram o trabalho, disseminando os assuntos de estudo e observação como, em algumas fábricas, a confecção de cada parte de um mesmo objeto é repartida por diversos operários. A revelação fez-se, assim, parcialmente em diversos lugares e por uma multidão de intermediários e é dessa maneira que prossegue ainda, pois nem tudo foi revelado. Cada centro encontra nos outros centros o complemento do que obtém, e foi o conjunto, a coordenação de todos os ensinos parciais que constituíram o Espiritismo. Era, pois, necessário grupar os fatos espalhados, para se lhes apreender a correlação, reunir os documentos diversos, as instruções dadas pelos Espíritos sobre todos os pontos e sobre todos os assuntos, para as comparar, analisar, estudar-lhes as analogias e as diferenças. Vindo as comunicações de Espíritos de todas as partes, de todas as ordens, mais ou menos esclarecidos, era preciso apreciar o grau de confiança que a razão permita conceder-lhes, distinguir as idéias sistemáticas individuais ou isoladas das que tinham a sanção do ensino geral dos Espíritos, as utopias das idéias práticas, afastar as que eram notoriamente desmentidas pelos dados da ciência positiva e da lógica, utilizar igualmente os erros, as informações fornecidas pelos Espíritos, mesmo os da mais baixa categoria, para conhecimento de estado do mundo invisível e formar com isso um todo homogêneo. Era preciso, numa palavra, um centro de elaboração, independente de qualquer idéia preconcebida, de todo prejuízo de seita, resolvido a aceitar a verdade tornada evidente, embora contrária às opiniões pessoais. Este centro se formou por si mesmo, pela força das coisas e sem desígnio premeditado." O Espiritismo estará preservado dos cismas? "Não, certamente," - responde Kardec no livro "Obras Póstumas" no capítulo referente à constituição do Espiritismo - "porque terá, sobretudo no começo, de lutar contra as idéias pessoais, sempre absolutas, tenazes, refratárias a se amalgamarem com as idéias dos demais; e contra a ambição dos que, a despeito de tudo, se empenham por ligar seus nomes a uma inovação qualquer; - dos que criam novidades só para poderem dizer que não pensam e agem como os outros, pois lhes sofre o amor-próprio por ocuparem uma posição secundária. Se, porém, o Espiritismo não puder escapar às fraquezas humanas com as quais se tem de contar sempre, pode, todavia, neutralizar-lhes as conseqüências e isso é essencial. Conseqüentemente, seitas poderão formar-se ao lado da Doutrina, seitas que não lhe adotem os princípios ou todos os princípios, porém, não dentro da Doutrina, por efeito da interpretação dos textos, como tantas se formaram sobre o sentido das próprias palavras do Evangelho. É esse um primeiro ponto de capital importância. O segundo ponto está em não se sair do âmbito das idéias práticas. Se é certo que a utopia da véspera se torna - muitas vezes - a verdade do dia seguinte, deixemos que o dia seguinte realize a utopia da véspera, porém, não atravanquemos a Doutrina de princípios que possam ser considerados quiméricos e fazer que a repilam os homens positivos. O terceiro ponto, enfim, é inerente ao caráter essencialmente progressivo da Doutrina. Pelo fato de ela não se embalar com sonhos irrealizáveis, não se segue que se imobilize no presente. Apoiada tão-só nas Leis da Natureza, não pode variar mais do que estas leis; mas, se uma nova lei for descoberta, tem ela de se por de acordo com essa lei. Não lhe cabe fechar a porta a nenhum progresso, sob pena de se suicidar. Assimilando todas as idéias reconhecidamente justas, de qualquer ordem que sejam, físicas ou metafísicas, ela jamais será ultrapassada, constituindo isso uma das principais garantias da sua perpetuidade. Acrescentamos que a tolerância, fruto da caridade, que constitui a base da Doutrina Espírita, lhe impõe como um dever respeitar todas as crenças. Querendo ser aceita livremente, por convicção e não por constrangimento, proclamando a liberdade de consciência um direito natural imprescritível, diz: Se tenho razão, todos acabarão por pensar como eu; se estou em erro, acabarei por pensar como os outros. Em virtude destes princípios, não atirando pedras a ninguém, ela nenhum pretexto dará para represálias e deixará aos dissidentes toda a responsabilidade de suas palavras e seus atos." É ainda Kardec, neste mesmo capítulo que nos alerta: "(...) Não faltarão intrigantes, pseudo-espíritas, que queiram elevar-se por orgulho, ambição ou cupidez; outros que estadeiem pretensas revelações com o auxílio das quais procurem salientar-se e fascinar as imaginações por demais crédulas. É também de prever que, sob falsas aparências, indivíduos haja que tentem apoderar-se do leme, com a idéia preconcebida de fazerem soçobrar o navio, desviando-o de sua rota. O navio não soçobrará, mas poderia sofrer prejuízos como atrasos que se devem evitar." Acreditamos nada ter a acrescentar às palavras de Kardec, por demais claras e judiciosas. Por elas concluímos que verdadeiro Espírita será também aquele que guardar fidelidade à Codificação Kardequiana. _______________________________________________________________________ TEXTO ------- A Obra Perfeita, Flávio Boleiz junior _______________________________________________________________________ "Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria serdes submetidos a múltiplas provações, pois sabeis que a vossa fé, bem provada, leva à perseverança; mas é preciso que a perseverança produza uma obra perfeita, a fim de serdes perfeitos e íntegros sem nenhuma deficiência." (Tg 1, 2-4) Vejam, queridos irmãos, que consonância há entre estas palavras do início da Epístola de Tiago com os ensinos de Kardec! As provações - que são na verdade as dificuldades que se nos apresentam como efeito de nossas próprias atitudes pregressas - devem ser encaradas como motivo de alegria! Afinal, são o remédio - quando bem encaradas, sem murmúrios - para nossa doença espiritual! É pelo sofrimento que causamos a outrem que determinamos o sofrimento que deveremos enfrentar ("O Espirito sofre segundo o que fez sofrer" - O Céu e o Inferno, cap. VII, item 7). Se soubermos encarar nossos sofrimentos com fé, com uma "fé bem provada" - como nos ensina Tiago - a perseverança que nascerá daí, tornar-nos-á fortes! Mas, a fé pura e simples, nada significa se não produzir uma obra perfeita; quer dizer, se não produzir uma obra que se identifique com os moldes do que há de mais divino entre nós: o amor! Buscando explicações para isso na própria Bíblia, encontramos Paulo a nos ensinar: "ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse a caridade, eu nada seria" (1Cor 13, 2). E a caridade - que é Amor colocado em prática(!)- é exortada por Tiago ao nos dizer que "se alguém disser que tem fé, mas não tem obras, que lhe aproveitará isso? Acaso a fé poderá salva-lo? (...) A fé, se não tiver obras, está morta em seu isolamento." (Tg 2,14;17) Profundos ensinamentos do Mestre Jesus, muito bem interpretados por Tiago e Paulo, não concordam? Procuremos aceitar como remédio as dificuldades que tivermos que enfrentar no campo do sofrimento e perseveremos na fé, produzindo as obras (caridade) que poderão manter viva essa nossa fé! Paz e harmonia! Flávio Boleiz junior _______________________________________________________________________ PAINEL -------- I Encontro Espírita de Limeira - SP _______________________________________________________________________ Estamos informando a todos que no dia 27 de setembro de 98, em Limeira, S,P, a USE Intermunicipal Limeira estará realizando o I ENCONTRO ESPÍRITA DE LIMEIRA, com o tema "O Espiritismo, a Sociedade e a Família". O encontro será realizado no Palacete Levy, da Secretaria de Cultura da Cidade e programa constará de: Abertura -USE Intermucipal de Limeira Video sobre Espiritismo Palestra de Clayton B. Levy, de Campinas Palestra de Victor Alexandre (médico de Limeira) sobre Drogas, aspecto médico Palestra de Cyro Fumagalli, de Campinas Apesar da exiguidade do tempo, vários preparativos ainda estão em andamento, sendo que manteremos a todos informados. Trata-se de evento pioneiro na cidade, a USE Intermunicipal Limeira agradece a todos e conta com as sinceras vibrações de todos para o êxito do evento. Saudações Fraternais, Paulo Roberto Wollmer Limeira, S.P. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `-- / / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS .----------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . Boletim semanal em português (distribuição eletrônica) | | . Boletim mensal em inglês (distribuição eletrônica) | | . 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