====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _|_|_| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Numero 279 - 1998 10 de Fevereiro de 1998 ====================================================================== |=========================| INDICE |===============================| EDITORIAL 140 Anos da "Revue Spirite" TEXTO Ateismo, Luis Almeida, Portugal PERGUNTAS Informacoes sobre a editora Alianca, Marcos Rodrigues, Brasil Pesquisa sobre materializacao, Alvaro, Brasil Grupo Espirita em Chicago, Eddy Batres, EUA Grupo Espirita em Alpha Ville, Ana Rocha, Brasil Contato com Espiritas na Italia, Roman Marian, Italia Contato com Espiritas na Russia, Luciano Bonfim, Alemanha Tratamento Espiritual no Rio de Janeiro, Pio Neto, Brasil PAINEL Palestras Virtuais durante o Carnaval, Carlos Alberto, Brasil Novas Paginas em Portugal e Espanha, Jorge Gomes, Portugal |====================================================================| ______________________________________________________________________ EDITORIAL --------- 140 Anos da "Revue Spirite" ______________________________________________________________________ Ha' 140 anos atras, em janeiro de 1858, Allan Kardec iniciava a publicacao da revista que viria a ser um dos principais apoios em sua tarefa de estudar os fenomenos mediunicos, analisar as comunicacoes obtidas e extrair desses novos conhecimentos as suas consequencias cientificas, filosoficas e morais: Surgia a "Revue Spirite", o laboratorio para as ideias que posteriormente seriam consolidadas nos livros "O Livro dos Mediuns", "Evangelho segundo o Espiritismo", "O Ceu e o Inferno" e a "A Genese". Se nos livros citados encontramos as bases da Doutrina Espirita, e' nos numeros da revista que se estendem ate' 1869, ano da desencarnacao de Kardec, que vemos o insigne educador trabalhando pouco a pouco na sua construcao. Para o historiador esses numeros correspondem a mais vasta fonte documental sobre os anos iniciais da doutrina; para o estudioso,correspondem a oportunidade de conhecer mais profundamente a pessoa do codificador. Nos seus artigos, nas analises de mensagens e fenomenos, na elucidacao de duvidas, na defesa contra as criticas e no debate com opositores, encontramos sua personalidade sensata e serena. Apos 1869 a Revue continuou sendo o orgao por excelencia do Espiritismo Frances, refletindo em suas paginas a historia do movimento e a palavra inspirada de grandes personalidades, entre as quais nao se poderia deixar de citar Leon Denis. Do periodo imediatamente posterior a codificacao faz parte o episodio conhecido como o "Proces des Spirites" (1875). Seu redator-chefe, Pierre G. Leymare, foi injustamente acusado de envolvimento nas fraudes com fotos de espiritos cometidas pelo fotografo Bouget. O fato de conhecer o fotografo (que parece ter sido medium e ter conseguido algumas fotos verdadeiras), sobre o qual foi publicado um artigo na Revue, levou ao processo e a pena de prisao de 1 ano. A injustica da condenacao, tao flagrante quanto no famoso caso Dreyfus,ficou patente pelos depoimentos e testemunhos em favor de sua honestidade, vindos de toda a parte do mundo, ate' mesmo do verdadeiro culpado, Bouget. Com o correr dos anos vemos o Espiritismo perdendo gradualmente sua vitalidade em solo frances, vitima dos turbulentos periodos das duas guerras mundiais e da guerra fria. Esse processo, que culminou em 1976 com a retirada da identificacao "Spirite" e "Spiritisme" dos seus orgaos oficias, quase encerrou a vida da Revue (rebatizada como "Renaitre 2000"). A importancia do ja' centenario orgao de comunicacao levou a "Federacao Espirita Brasileira"(FEB) a tentar obter autorizacao para continua-la sob sua responsabilidade. 1977 marca a retomada do Movimento Espirita Frances com a criacao da "Union Spirite Francaise et Francophone" (USFF) e com seu sonho de reativar a revista fundada por Kardec. Finalmente em 1989, com o pronunciamento da justica francesa, e' reiniciada a publicacao. Nos nossos dias a "Revue Spirite" e' novamente veiculo da comunicacao Espirita em lingua francesa. A USFF, comemorando o aniversario, colocou em sua homepage (http://www.essor-info.fr/ckempf/usff.htm) os textos originais (em frances) dos numeros de janeiro e fevereiro de 1858. Na intencao de contribuir com seus esforcos, gostariamos de pedir aos Grupos Espiritas com pagina na Internet que colocassem uma nota sobre o evento e um link para os textos: http://www.essor-info.fr/ckempf/rs140.htm Nossa sincera homenagem a "Revue Spirite", e nossos pensamentos de agradecimento nao so' a seu primeiro editor chefe - o grande homem que a concebeu - como a todos os que lhe seguiram e a todos que contribuiram com seus esforcos para mante-la viva. (Na "Cronologia Espirita", disponivel na pagina do GEAE, ha' informacoes bibliograficas sobre os eventos citados) ______________________________________________________________________ TEXTO ----- Ateismo, Luis Almeida, Portugal ______________________________________________________________________ (Texto de Luis Almeida publicado originalmente no "Jornal Espirita" da "Federacao Espirita do Estado de Sao Paulo", FEESP, que nos foi enviado pelo seu autor como colaboracao no debate sobre o tema "Espiritismo e Religiao") FILOSOFIA E ESPIRITISMO O ATEISMO. OS FILHOS DO "NADA"... Como explicar a existencia de ateus, ao longo da historia, como por exemplo, um Frederico Nietzsche, um Karl Marx no seculo anterior, e um Jean Paul Satre no presente seculo? Nao acreditamos, pessoalmente que haja ateus propriamente ditos. Mas, sim a existencia de pessoas que discordam de determinada ideia, incorrecta na nossa opiniao, acerca de Deus, que se foi formando ao longo dos tempos. Agora ateus convictos, isto e', profundamente documentados, e fundamentados com argumentos validos, nao acreditamos que existam. Se estivermos enganados, entao desafiamos a comprovarem sua tese. Nao e' nossa intencao criticar alguem ou instituicoes, nem tao pouco imiscuirmo-nos na politica, simplesmente relatamos factos historico-cientificos e opinamos dentro dos postulados espiritas. A criatura e o incriado, implicam-se numa tal dialectica, que o homem nao pode fugir-lhe. E' tao dificil ser ateu, como desligar-se da vida, isto e', como auto-existente. Nossa radical dependencia, torna-se inexplicavel sem a existencia de Deus. Nao ha' existencia sem fundamento, como nao ha' liberdade. Pode o homem, absorvido por cuidados excessivos e problemas multiformes, esquecer-se das leis morais, inatas, e assim perder aparentemente, a fundamentalidade da existencia. Perdido no mare magnum da complexidade da vida, pode esquecer sua caracteristica fundamental de ser "religado", identificando seu ser com sua vida. A impossibilidade, porem de sentir-se desligado, torna-o incapaz de, honestamente e racionalmente, poder afirmar-se ateu. Efectivamente, a existencia fundamentada sobre si mesma aparece, internamente, desfundamentada e, por conseguinte, referida a um fundamento de que se sente privada. Dai' o irreligioso, vivendo uma crise de interioridade e identidade, de ausencia de reflexao profunda, ser ameacado por impiedosa frustracao, insensibilidade, e irracionalidade. A todo o pensamento logico, Deus surge na verdade, nao como valor negativo, mas como positivo, fundamentante, como o ser que torna possivel todo o existir. Nao sera' a existencia "religada" uma visao de Deus no mundo e do mundo em Deus? E' bem possivel, no entanto, que haja quem se auto-proclame desligado. Sao os ateus. Fundamentam seu ateismo na auto-suficiencia. Um dos motivos que leva o homem a esquecer-se de Nosso Pai e', realmente o exito da vida. So' o homem superior consegue manter-se conscientemente "religado", no meio de seus triunfos. Sabe que a caducidade dos bens terrenos postula no Bem Supremo em Quem possa fazer repousar, tranquilamente, seu coracao. Outra razao que pode invocar-se para explicar os ditos, nao convictos, ateus, e' o orgulho e egoismo exacerbado e a perda de confianca nas religioes. Aquele por exemplo, explica o ateismo nietzchiano do seculo passado. A via de acesso a Deus e' a da libertacao interior. Prisioneiro de uma soberba dificilmente igualavel, Nietzsche nao consegui, vendados os olhos do espirito, intuir a espiritual transcendencia a que nos prende, qual cordao umbilical, a contingencia do nosso existir. As seguintes palavras por ele proferidas, esclarecem bem qual o seu pensamento, e aquilo que acabamos de afirmar: "Quero abrir-vos, inteiramente, meu coracao, amigos: se existissem deuses, como suportaria eu nao ser Deus! Logo nao ha' deuses". Argumento de grande infantilidade, sem qualquer logica, e por isso sem qualquer valor. Interpretemos atentamente outras suas palavras: "Agora Deus e' morto! Homens superiores, este deus foi o nosso maior perigo. Nao ressuscitaste senao depois que Ele jaz na tumba...Deus e' morto; agora queremos que o Super-Homem viva". Como vai ele proclamar a morte de um ser inexistente? A morte de Deus nos termos em que se exprime, nao sera' a confissao de sua existencia? Ou poder-se-a' matar o nada? Como pode um pensador, utilizar o seu raciocinio de forma tao ridicula?. Em carta a um seu amigo o Barao de Seydlitz, escrita de Nice, datada de 12 de Fevereiro de 1888, confidenciou: "Aqui entre nos, digo-te nao julgar impossivel que eu seja o primeiro filosofo da minha epoca, ou, ainda talvez um pouco mais, um filosofo decisivo e fatal, situado entre dois seculos... Apesar de ter chegado aos quarenta e cinco anos e ter produzido aproximadamente quinze obras, nao surgiu ainda na Alemanha, um unico estudo medianamente digno de consideracao sobre qualquer dos meus livros". Para um homem deste calibre, absolutizado, nao fica lugar para Deus, que se revela aos humildes e resiste aos soberbos. Enfim, ironia da razao!, o ateismo nietzschiano, nao e' possivel sem Deus, ou a "religacao nao fosse uma dimensao constitutiva da existencia humana. Nietzsche nao se teria proclamado coveiro de Deus, se Deus, como um relampago, nao brilhasse, em certos momentos, os mais atormentados da sua vida, na noite, sem estrelas e sem luar, de sua alma. Assim se compreende que, em vez de um super-homem que a sua imaginacao sonhara, tenha criado um infra-homem de que Nietzsche se tornou imagem grotesca, vindo a desencarnar, ruina humana, num Hospital de alienados mentais. E o que dissemos do ateismo de Nietzsche, dizemos do ateismo de Karl Marx, para quem Deus nao passava da simples projeccao do homem. Dai', com ele, a teologia dissolver-se em antropologia. Para sua tristeza, a Antropologia Contemporanea, define o homem, como um ser material, animado pelo seu espirito. Segundo o marxismo, nossa vida torna-se insuportavel e desesperada, porque a religiao, opio do povo, criando em nos a esperanca duma vida futura melhor, no mundo do alem, leva-nos a adormecer para as tarefas de transformacao da sociedade terrestre. Tanto a Arte, como a Filosofia e a Religiao, em todos os tempos tem estado ao servico de ideologias, vazias de qualquer conteudo de verdade, com um unico objectivo: sancionar o primado economico e socio-politico da classe dominante. Sobre uma infra-estrutura real, constroi-se uma super-estrutura irreal. As construcoes ideologicas nao passam de simples expressao do momento socio-economico que se vive, resultante do instinto de classe dos filosofos e pensadores que, assim, procuram justificar seus interesses classistas, segundo Marx. Embora, foi o que se passou no periodo que se convencionou chamar Idade Media e em periodos da historia da humanidade, e nos dias de hoje, em que alguns homens se utilizaram do nome de Deus e de Jesus, para conseguirem seus objectivos egoistas e funestos, (importante advertencia) desta forma, entendemos e ate' aceitamos esta sua postura, porem, nao tem razao, Karl Marx, ao considerar Deus pura criacao humana, para justificar simples interesses das classes dominantes, porque ja' o dissemos ao justificarmos a moral inata, como caracteristica constitutiva da nossa existencia. Como nao tem razao ao considerar a Esperanca, a Fe', opio do povo. A Esperanca, a Fe', nao e' opio que acalme e aliene, mas pelo contrario, estimulo forte que gera esforco, progresso, responsabilidade e amor, na construcao de um mundo cada vez melhor. O autentico discipulo de Jesus nao pode nem deve abdicar dessa tarefa. Portanto longe de ser um narcotico, e' um estimulante para os comprometer perante o Pai, e despertar a Caridade, para o progresso tecnico, economico e cultural de todos os povos, racas ou credos, com a luta pela eliminacao das desigualdades, tao gritantes e escandalosas existentes, nao so' entre as familias, amigos, vizinhos e pessoas, mas tambem entre os povos. Assim exige a Palavra de Nosso Divino Amigo, que naugurou a autentica revolucao da Historia, sendo o Maior Revolucionario e Reformador de Todos os Tempos, na qual prosseguira' sua Reforma enquanto existir bocas sem pao, e coracoes sem alegria, sempre com a Esperanca, a Fe' e o maior de Todos o AMOR. Sendo alguns de no's Seu instrumento. A revolucao marxista, procurou libertar o homem de Deus, sujeitou-o a um outro deus, mas, este sim, terrivel, cruel, e alienante qual e' o Estado totalitario, onde cada homem ve volatilizar-se sua pessoa, para ser reduzido a peca de uma grande maquina produtora de bens nao para si mas, a maior parte para o Estado marxista. Estado esse composto pelos escolhidos, so' por `meia-duzia'. Como o Antigo Presidente da Romenia, no tempo que era partidaria deste sistema, em que o povo nao tinha as minimas condicoes de vida, como os bens essenciais racionados, aprisionados da sua liberdade, e etc., e este tirano, tomava banho na sua luxuosa banheira e torneiras em ouro macico. Assim como outros partidarios deste sistema filosofico, que alguns deles foram autenticos despotas, barbaros e assassinos. Eliminando a Verdade,-"Deus"-, o marxismo ateu converteu-se na grande "MENTIRA" da Historia. Para Marx, o homem, nao era mais que um estomago, que era preciso encher. Abandonando o sec. XIX, iremos analisar o ateismo do presente seculo, que teve em Jean Paul Satre o seu principal expoente. Lendo com efeito, suas obras, que tantas vidas, tem envenenado, assim como Marx, nao encontramos, nelas algo que justifique suas atitudes ateias. Afirma, gratuitamente que Deus nao existe, ficando assim inexplicado a liberdade humana e sua Majestosa Criacao. Como Pode compreender-se a Criacao e a Liberdade, sem a existencia de um Criador Supremo. Como pode tentar analisar, mal na nossa opiniao, um efeito, esquecendo-se que todos os efeitos tem uma causa, uma dos grandes apostolados da Fisica. Ou sera, que para ele, a Ciencia, como uma das muitas linguagens de Deus, nao existe e nao e' mais que uma farsa? Ou sera' que para ele, como para Marx, a Ciencia e' tambem, uma projeccao e criacao do homem ? Pensa Satre, se admitissemos a existencia de Deus, subtrairiamos ao homem a sua responsabilidade e a sua existencia. Como, meu pobre e bom amigo? Nao e' antes a existencia de Nosso Amado Pai, Deus, que nos pede `contas' do bom ou do mau uso de nossa liberdade, e que nos torna verdadeiramente responsaveis de nossas accoes, condicionando desta forma, as possiveis menos boas, tendencias humanas? Por mais que alguns homens, felizmente cada vez menos, procure justificar seu ateismo, este so' pode subsistir em palavras vazias, ocas, desprovidas de qualquer conteudo moral, filosofico e mesmo cientifico. Ninguem, de espirito pluridimensional aberto, pode furtar-se `a ideia de Deus, fundamento de toda a existencia universal. Sendo exigencia da Fe', Deus e' tambem exigencia da razao. Dai', nao acreditamos na existencia de ateus convictos. O ateismo alias, implica, como vimos, o teismo - Tudo vem de Deus e tudo caminha para Deus - principio de toda a criacao. Entendemos no fundo de nosso coracao porque e' alguns irmaos se exprimem como falsos ateus, pois para nos, com ja' dissemos, o ateismo nao existe, e muito menos os ateus: 1- Nada mais por culpa das religioes, em especial das classicas, que atraves de seus comportamentos ao longo da historia, criaram muitos descrentes, nao valendo a pena, referir seus feitos historicos, que nao tem nada a haver com o que o Nosso Mestre nos ensinou e ensina. Esquecendo-se este grupo de pessoas que, a religiao so' podera' ser uma, a que se inspira no AMOR, na Razao, seja qual ela for, desde que apague da Pureza e Beleza das palavras de Jesus, os seus Personalismos, Dogmas, Rituais, Proibicoes radicais e crueis. 2- Os restantes que, nao foram influenciados pelas tendencias nefastas que os varoes das religioes introduziram na Grande Verdade, com os seus particularismos e personalismos a seu belo prazer, satisfazendo-os, mas nao a Deus, dai' existirem no mundo inteiro mais de tres mil religioes, cada uma delas com o seu vinculo personalizado, esquecendo-se completamente da Maxima das Maximas, "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI", o importante para elas, e' o seu seguidor cumprir escrupulosamente, com os seus personalismos e nao importa a Valiosa mensagem de Jesus, Esta, fica para um plano de menor importancia. Assim neste grupo estao englobados de forma exacerbada; os egoistas, os vaidosos, os orgulhosos, os crueis, os despotas, os fanaticos, pois, todos eles tem medo, que Deus exista, por varias razoes particulares a cada subgrupo. Observemos a divisao da palavra "UNIVERSO", `UNI` - unidade; `VERSO' - o oposto, o contrario. Ou seja, o contrario da Unidade, do Todo ou seja, de Deus. Meditemos! Se Nietzsche, Marx, Satre, e outros mais, conhecessem, "O ESPIRITISMO", nao acreditamos que se intitulassem de ateus, mas se calhar, seriam uns dos maiores defensores da existencia de Deus, como Pai; Meigo, Carinhoso, Justo e sobretudo que Ama incondicionalmente, todos os seus queridos filhinhos. Pensamos, que alguns destes homens que se dizem ateus, nao sao mais que ignorantes, e pobres de espirito, que necessitam urgentemente do "Consolador", prometido por Jesus - O ESPIRITISMO. Dai', Deus conceder-nos esta enorme oportunidade e responsabilidade, de O levarmos a estes grupos de pessoas, que se intitulam de incredulas, porque nao entendem os Varoes, os Patroes das religioes, com os seus fanatismos, esquecendo-se dos Valores intrinsecos de Jesus e seus discipulos. Alem disto poderemos, "salvar", alguns irmaos nossos, carentes, e frageis, que se deixam levar por aqueles, que sem escrupulos, se utilizam das dificuldades e sofrimentos de alguns, em proveito proprio, explorando assim, mentalmente e financeiramente o proximo. Pobres coitados, que utilizam o nome de Jesus, para satisfazer suas vaidades, e caprichos socio-economicos, enriquecendo, e ganhando poder social, `a custa do sofrimento de nossos irmaos. Jesus alerta-nos no Evangelho, para estes comerciantes de almas humanas. Assim, repito, e perdoem-me, por isso, mas e' necessario e urgente, sair da nossa "concha" e actuarmos, sem medos ou "futurologias", mas levando-O, de forma simples e amorosa, pois este e' um PAPEL impar, do "CONSOLADOR" - ESPIRITISMO. ______________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Informacoes sobre a editora Alianca, Marcos Rodrigues, Brasil ______________________________________________________________________ Encontrei em pesquisa realizada em sua home-page uma referencia ao livro "Os exilados da capela" que tenho tentado encontrar ja' ha' algum tempo nas livrarias da cidade em que moro, infelizmente nao localizei na Internet nenhuma referencia a "Alianca Editora" e quando clico sobre este nome na pagina, nao obtenho nenhuma informacao, peco-lhes entao a gentileza de enviarem-me informacoes a respeito desta editora para que eu possa tentar comprar o livro. ______________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Pesquisa sobre materializacao, Alvaro,Brasil ______________________________________________________________________ Gostaria que me ajudassem na minha pesquisa de historia, pois faco um trabalho sobre materializacoes de espiritos, quero saber se tem alguem na atualidade,medium desse fenomeno, agradeco uma resposta. Alvaro ______________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Grupo Espirita em Chicago, Eddy Batres, EUA ______________________________________________________________________ Solisito ayuda para encontrar grupo de estudio por el area de Chicago. Si no lo hay, que ideas me podrian proporcionar para iniciarlo. ______________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Grupo Espirita em Alpha Ville, Ana Rocha, Brasil ______________________________________________________________________ Mudei recentemente para a cidade de Sao Paulo, gostaria de saber se existe algum centro espirita nas proximidades de Alpha Ville. ______________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Contato com Espiritas na Italia, Marian Roman, Italia ______________________________________________________________________ CIAO Sono Marian un ragato interesato de stiinte oculte e parapsicologie spiritismul e stato per me primul ogeto de studio in questo domenio. Io sono rumeno da un ano in Italia ma da coando avevo 16ANI o cominciato a studiare fenomene strane e spiritismul avendo contato con una asociatione spiritista rumena. Adeso volio incontrare persone che sono interesate in losteso domenio per aprofundarele idee e scambiare le esperiente. Aspeto la vostra risposta, vi ringratio per atentione con stima e rispeto Marian R. ______________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Contato com Espiritas na Russia, Luciano Bonfim, Alemanha ______________________________________________________________________ Caros confrades e confreiras, eu estou pocurando uma amiga minha espirita de Salvador que atualmente mora na Russsia(Soraia), e estou precisando saber se tem confrade/confreira nosso que vive neste pais e e' assinante do GEAE. ______________________________________________________________________ PERGUNTA -------- Tratamento Espiritual no Rio de Janeiro, Pio Neto, Brasil ______________________________________________________________________ Caros Irmaos, Gostaria de saber de enderecos de Instituicoes Espiritas na Cidade do Rio de Janeiro-RJ, pois tenho uma amiga com serios problemas e gostaria de encaminha-la para um tratamento espiritual e aqui em Natal-RN nao consegui obter estes dados. Certo da sua valiosa atencao, agradeco ____________________________________________________________________ PAINEL ------ Palestras Virtuais durante o Carnaval, Carlos Alberto, Brasil ______________________________________________________________________ Saudacoes amigos, Todos nos sabemos que o carnaval e uma epoca de conturbacoes dentro do nosso planeta. Cumpre a nos buscarmos alternativas para que possamos ser uteis tambem nessa epoca. Ou pelo menos nos divertirmos, mas nos vigiando mais. O Centro Espirita Leon Denis, situado no Rio de Janeiro, realiza um Encontro, para estudo de um tema com base no Livro dos Espiritos. Este ano estara sendo estudada a Lei do Progresso. O encontro se dara nos dias 22,23 e 24 de fevereiro. Serao entao realizadas palestras virtuais extras, direto do encontro, com expositores que estudaram o tema durante todo o ano, visando dar um maior alcance dos assuntos tratados por la. Enviaremos a programacao de todas as palestras virtuais, realizadas nos mesmos moldes das palestras realizadas ate hoje. Para maiores informacoes, basta acessar a home page: http://www.seda.net/irc-espiritismo. Diga sim a vida !!! Muita paz !!! ______________________________________________________________________ PAINEL ------ Novas Paginas em Portugal e Espanha, Jorge Gomes, Portugal ______________________________________________________________________ Ola, amigos. Venho informar do seguinte, que penso podera' ter interesse para o Boletim do GEAE: 1. A Comunhao Espirita Crista (de Rio Tinto, Portugal) ja' tem a sua pagina na Net: http://www.geocities.com/athens/oracle/4218 E' uma das instituicoes mais antigas deste Pais. 2. O Centro de Estudios Espiritas de Malaga (Espanha) tambem ja' tem o seu URL: http://www.geocities.com/athens/oracle/2545 Um grande abraco. Jorge Gomes .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `-- / / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . Homepage "The Spiritism Web" com informacoes espiritas em | | geral: livros eletronicos, periodicos, boletins e | | inscricao no GEAE, etc e sobre o movimento espirita mundial: | | instituicoes, eventos, paginas espiritas na internet, etc. | | | | Conselho Editorial: | | - Ademir L. Xavier Jr. (Campinas - SP, Brasil) | | - Carlos A. Iglesia Bernardo (Sao Paulo - SP, Brasil) | | - Jose Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)| | - Raul Franzolin Neto (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sergio A. A. Freitas (Lisboa, Portugal) | | | | Inscricoes: enviar nome, email, profissao e endereco completo para| | Email: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt | | Homepage: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html | `-------------------------------------------------------------------`