====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _|_| _|_|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Numero 275 - 1998 13 de Janeiro de 1998 ====================================================================== |=========================| INDICE |===============================| TEXTOS Transplantes Salvam Vidas, Jose' Lucas, Portugal COMENTARIOS Doacao de Orgaos, Wolmar Espindula, Brasil Umbanda, Pedro Vieira, Brasil Espiritismo e Religiao, Jose' Lucas, Portugal PERGUNTAS TCI, Paulo Cruz, Brasil PAINEL Sabedoria do Evangelho, Grupo Espirita Bezerra de Menezes, Brasil Associacao Espirita de Lagos, Jorge Gomes, Portugal Primeiro Encontro Espirita Peruano-Boliviano, Luis Hu, Peru Pagina do CIMA e XIII Conferencia Espirita Panamericana, Jon Aizpurua, Venezuela I Congresso Espirita da Juventude, Fabiana Lima, Brasil |===================================================================| _____________________________________________________________________ TEXTO ----- Transplantes Salvam Vidas, Jose' Lucas, Portugal _____________________________________________________________________ Caros amigos, Tudo de bom! Junto envio um texto sobre doacao de orgaos publicado na Revista de Espiritismo e no Jornal das Caldas, em Portugal, em resposta ao pedido de Tania Maria no boletim no 273. Um abraco amigo, Jose' Lucas TRANSPLANTES SALVAM VIDAS Doar orgaos apos a morte fisica e' uma atitude que salva vidas. Sao os transplantes que estao em foco. No entanto, pessoas ha' que exigem que os seus orgaos nao sejam doados. Uma questao polemica que ganhou actualidade com a nova legislacao. Que pensa o espiritismo de tudo isto? A nova legislacao (Dec.Lei no 244794, de 26 de Setembro) que regula a doacao de orgaos poe em pratica o regime de dadores potenciais, utilizando o metodo do consentimento presumido, isto e', todos estamos sujeitos a doar os orgaos apos a morte do corpo fisico, a nao ser que declaremos expressamente que nao queremos ser dadores. Para esse efeito existe o RENNDA (Registo Nacional do Nao Dador), em vigor desde 19 de Outubro de 1994, que congrega todos aqueles que nao quiserem ser dadores de orgaos. Em Portugal contam-se cerca de 30.000 pessoas inscritas no RENNDA, isto e', uma media de 24 nao dadores por 10.000 habitantes. Destes nao dadores, 55% sao mulheres. Na globalidade, os nao dadores sao pessoas entre os 55 e os 74 anos, curiosamente, pessoas que a partida nao reunem condicoes para doar orgaos. As prioridades em termos de doacao de orgaos, em Portugal, sao o rim, a cornea, o figado e o coracao. Presentemente existem cerca de 1.200 pessoas que estao a espera de um rim. Nas Caldas da Rainha, apenas cerca de 70 pessoas se inscreveram no Centro de Saude, manifestando a sua indiponibilidade para doarem orgaos ou tecidos apos a sua morte. No que respeita ao conceito de morte, para o Conselho Nacional de Etica o criterio de morte so podera ser o da morte cerebral. "Nao doar orgaos e' um acto de egoismo por parte de quem ainda nao entendeu os designios da Vida" Apos estes dados, certamente muitas questoes nos surgem, a maior parte delas do foro etico. Pessoas existem que defendem que a inscricao no regime de dadores deveria ser pela positiva e nao pela negativa, isto e', quem quisesse doar inscrever-se-ia. Esta mais que provado por toda a Europa que este regime nao funciona, pois as pessoas mesmo que concordem com a doacao de orgaos, nao se inscrevem, por negligencia na maior parte dos casos. Como a maioria dos dadores sao jovens falecidos em acidentes, logico e' verificar que esses mesmos jovens nao tem como perspectiva o desencarne, logo nao se inscrevem. Geralmente as pessoas so se sensibilizam para estas questoes quando passam por situacoes em que necessitam de um orgao. E no caso de uma pessoa que e' nao dador precisar repentinamente de um orgao? A resposta mais rapida seria que era "justo" que essa pessoa nao recebesse o orgao. No entanto, o nao dador, em caso de necessidade recebera sempre o orgao em causa, pois o RENNDA so e' utilizado para colheita de orgaos e nao para recepcao dos mesmos. Entao o melhor e' retribuir a oportunidade, ensejando a possibilidade dos seus orgaos serem uteis a alguem, salvando vidas, ao inves de se decomporem inutilmente numa campa de cemiterio. UM CASO QUE DA' QUE PENSAR "O Antonio esteve a comer cogumelos. Sentiu-se mal. Foi-lhe diagnosticada uma intoxicacao por cogumelos venenosos. Necessitou de um transplante urgente do figado, caso contrario desencarnaria (faleceria). Felizmente existiu alguem que nao foi egoista ao ponto de pedir para nao doar orgaos. Havia um figado disponivel, foi transplantado e hoje leva uma vida normal". O Antonio podia ser qualquer um de nos, uma situacao que nos leva a meditar no valor da vida. Imaginemos agora que o Antonio era de raca negra e o dador de raca branca, ou vice-versa. Ja reparou que a doacao de orgaos ira ajudar a valorizar a vida, desvalorizando os preconceitos racicos e/ou sociais que porventura existissem? Ha quem advogue que nao doa os seus orgaos ou nao deixa que os retirem do seu familiar falecido, por uma questao de dignidade. Que importancia tem um cadaver (que nao e a pessoa, pois a pessoa, o espirito, desliga-se do cadaver quando se da a morte do corpo fisico, demandando outras paragens do plano espiritual) ir dissecado ou nao para debaixo da terra? A dignidade e o respeito ja nada tem a ver com esta situacao. Tudo isto se insere no campo dos preconceitos mundanos. Alem disso, mesmo aquele que decidiu ser nao dador para que o seu cadaver nao seja retalhado apos a morte, entra numa ilusao, pois mesmo que nao lhe sejam retirados orgaos para doacao ele sera obrigatoriamente autopsiado, o que e' praticamente a mesma coisa. De duas uma: ou a vida continua apos a morte do corpo fisico ou nao continua. Se continua, o desencarnado (falecido) sentir-se-a feliz no plano espiritual por saber que a sua ultima contribuicao na Terra foi ajudar alguem a viver mais um pouco. Se a vida nao continua, que importa a pessoa que morreu (que segundo a teoria niilista, deixa de existir) que o seu cadaver seja dissecado ou nao? Tal acto ( o de retirar orgaos) podera ser uma especie de homenagem postuma ao falecido, que se acredita "perdido para sempre". Precisamos despir-nos destes preconceitos, tipicos de quem ainda nao entendeu os horizontes alargados da Vida, tendo em conta os parametros espirituais que ela mesma encerra. DOACAO DE ORGAOS Que os transplantes salvam vidas, ja todos sabemos. Que a doacao de orgaos e' um acto de altruismo, tambem. Abordamos na semana passada esta tematica. Vamos ver pois, o que pensa deste assunto uma personalidade domovimento espirita mundial, Divaldo Pereira Franco, conferencista de renome. Divaldo Franco, conferencista de renome mundial, um dos maiores divulgadores do espiritismo pelos quatro cantos do mundo, e internacionalmente respeitado, esteve entre nos em Dezembro passado. Aproveitamos para uma pequena conversa de onde ressaltaram comentarios relativos a doacao de orgaos. Vejamos pois a sua opiniao, dentro dos horizontes que o espiritismo nos abre. Pergunta - No que respeita a doacao de orgaos, existe incompatibilidade perispiritual, isto e', entre o corpo espiritual do falecido e o daquele que recebe o orgao? Divaldo Franco - Na realidade nao, porque o perispirito (corpo espiritual) receptor consegue adaptar as futuras celulas a sua propria organizacao. Muitas vezes, quando ocorre a rejeicao, estamos diante da Lei do Carma, que funciona biologicamente, pois, se assim nao fosse, a continuidadde dos transplantes daria ao individuo a vida imortal na Terra, o que nao e' possivel. P - Entao a rejeicao que existe e' apenas fisica? DF - Exactamente, e' fisica, gracas `a necessidade da desencarnacao (falecimento) do paciente, ja que ninguem consegue ludibriar as leis divinas. O exito, neste campo, invariavelmente, trata-se de uma moratoria que a divindade permite seja dada ao receptor, a fim de prolongar a existencia com finalidades nobres. P - O espirito desencarnado (falecido) que ainda esta ligado ao corpo (cadaver), sofre com a extraccao dos orgaos, podera ficar ressentido por fazerem isso ao "seu" corpo e envidar por uma perseguicao? DF - Na realidade nao, porque ai entram as leis soberanas da misericordia divina. Consideremos no passado, os cadaveres de mendigos que eram levados para as faculdades de medicina, a fim de facultarem aos estudantes o conhecimento dos orgaos e as melhores tecnicas cirurgicas para o prolongamento da vida. Aqueles cadaveres, eram de pessoas desconhecidas, invariavelmente, que se transformavam sem quererem, em benfeitores da humanidade. No caso da pessoa ser forcada a doar os orgaos, isto pode produzir-lhe um choque emocional, nao contra quem vai receber, mas, contra as leis, entrando inevitavelmente num bloqueio de consciencia, e, pelo bem que vai fazer, mesmo sem o querer, recebe os frutos sempre que necessite desses beneficios que se transformam, para ele, em verdadeira graca de Deus. So o facto de oferecer orgao saudaveis a pessoas que estariam a encerrar a sua jornada terrena, ja os faz dignos do amparo divino. Quanto a sentir dores, a acompanhar o processo de sofrimento, e' inevitavel, tal como aconteceria tambem na inumacao cadaverica, em que ficaria a acompanhar a disjuncao molecular, ou na cremacao, com o pavor, porque as sensacoes permanecem. E' o que kardec examina em "O Livro dos Espiritos" quando aborda a perturbacao espiritual. P - No caso das autopsias, o espirito tambem sofre? DF - Muitos sofrem. Os sensualistas, os escravos dos prazeres terrestres, sentindo ainda os fluidos materiais, acompanham com horror as cenas, especialmente quando as autopsias sao feitas num clima de ironia, de ridiculo, de desrespeito pelo ser, por consequencia, de desrespeito pelo cadaver. Os espiritos a eles vinculados, agridem-se e agridem, desesperam-se e enlouquecem de dor, o que lhes aumenta por consequencia o sofrimento. Muito mais havia a dizer sobre esta tematica. No entanto, para uma melhor compreensao deste assunto remetemos o leitor para "O Livro dos Espiritos" e "O Ceu e o Inferno" , ambos de Allan Kardec, que poderao encontrar nas principais livrarias do pais. J.L. _____________________________________________________________________ COMENTARIO ---------- Doacao de Orgaos, Wolmar Espindula, Brasil _____________________________________________________________________ Doacao de Orgaos - Um gesto de amor, se praticado em vida. Sem querer assumir o pensamento mais correto , gostaria de registrar o meu pensamento, modesto , mas com a mente voltada para o nosso Criador. Todos sabemos que o ser humano - nos encarnados - esta longe da Perfeicao espiritual, dai advindo a preocupacao com o nosso corpo apos a morte. Cristo deixou bem claro que a nossa verdadeira morada nao e' a terra. Se tomarmos esta afirmativa como verdadeira, e eu recomendo, encontraremos respostas para todas as duvidas sobre o assunto, pois o nosso corpo fisico pertence ao globo terrestre - somos materia em transformacao constante, morrendo e continuando vivo pela substituicao de nossas celulas. Nosso espirito apenas se utiliza desse corpo. Se enterdermos isso , ficara bem mais facil aceitar a aplicacao da ciencia para aliviar compensar e dar condicoes novas ao corpo para que o espirito que o habita - provisoriamente - cumpra os designios de Deus. Nada havera sem que o Pai permita. Nada obstante , tambem tenho minhas preocupacoes. Mas estao voltadas para a parte comercial dos hospitais e seus medicos que , inclusive , promovem suas campanhas atraves de lobistas profissionais , visando tirar proveito de leis mal eleboradas. Mas , mesmo que tudo seja resolvido de maneira assassina, Deus estara protegendo os puros de coracao. Para encerrar , com minhas desculpas , gostaria de sugerir um movimento no sentido de que a lei pertinente seja acrescida de um artigo onde se condicione que nenhum hospital ou medico possa cobrar nada alem do que estabelece a tabela do INSS para os eventos de implantacao de orgaos. Acabarao todos os riscos provindos da ganancia medica. Que Deus ilumine a classe medica. Um grande abraco, Wolmar Espindula _____________________________________________________________________ COMENTARIO ---------- Umbanda, Pedro Vieira, Brasil _____________________________________________________________________ Caros amigos do GEAE, No boletim numero 273, o caro confrade Sergio Rodrigues aborda sucintamente, de forma a complementar o que foi dito pelo amigo Carlos Iglesia, no boletim 269. Gostaria de tecer breves comentarios para uma conversa construtiva com os amigos. Antes de tudo corrigir um equivoco do amigo Sergio Rodrigues, quando diz: "(...) enquanto o Espiritismo, basta somente um copo d'agua e uma vela ou somente um ou outro (...)". Ateh hoje nao vi nenhum Centro Espirita que se utilizasse de velas para quaisquer de suas atividades. Acredito que o confrade tenha se equivocado. No que tange `a agua fluidificada, a comparacao em relacao `as praticas de outras religioes deixou bastante a desejar pelo fato de, no Espiritismo, nao constituir ela nenhum "talisma" ou "pocao magica", mas sim a mesma agua que bebemos no dia a dia, que, sob influencia magnetica espiritual, adquire certas caracteristicas moleculares que permitem que ela tenha funcoes beneficas no corpo e ateh que fique mais sensivel ao pensamento e `a vibracao da propria pessoa. A Agua Fluidificada nao eh senao um "medium ativo" dos pensamentos que a propria pessoa emana, nao sendo, assim, veiculo para atracao espiritual em si mesma, mas um elemento que vibrarah ativamente com o corpo fisico no que plasmarmos em nossa moral. Retomando o tema diretamente: Manoel Philomeno de Miranda (pelo lapis de Divaldo Pereira Franco), em seu livro: "Loucura e Obsessao" (FEB), nos mostra de uma maneira clara e cientifica, como sao suas narrativas e colocacoes, todo o maravilhoso trabalho desenvolvido em uma "Casa de Caridade", trabalho esse ateh por vezes supervisionado por Bezerra de Menezes. Uma "Casa de Caridade" do sincretismo afro-brasileiro. Andre Luiz (pelo lapis de Francisco Candido Xavier), em seu livro "Libertacao" (FEB), a certa parte do servico socorrista guiado por abnegados mentores espirituais encontra-se dentro de um templo catolico, e tece varias observacoes sobre ele. Uma delas - que nos interessa - eh o fato de as imagens postas no altar resplandecerem de luz. Vejamos o que o benfeitor espiritual Gubio tem a nos dizer: "(...) Ainda existem na Terra tribos primitivas que adoram o Pai na voz do trovao e coletividades vizinhas da taba que fazem de varios animais objeto de idolatria. Nem por isso o Senhor as abandona. Vale-se dos impulsos elevados que elas lhe oferecem e socorre-lhes as necessidades educativas. Nesta casa de oracao, os altares recebem as *projecoes de materia mental* sublimada dos crentes. Hah quase um seculo, as preces fervorosas de milhares deles aqui envolvem os nichos e apetrechos do culto. Eh *natural que resplandecam*. ***Atraves de semelhante material, os mensageiros celestes distribuem dadivas espirituais com todos quanto sintonizem com o plano superior*** (...)" (Cap. IX, pag. 119 - FEB 17a. edicao) Por enquanto soh o material para reflexao (e indicacoes para leitura). Oportunamente pretendo teces comentarios maiores sobre nossos irmaos - que eu tanto admiro como admiro qualquer um que tente buscar a Deus - da Umbanda. Um forte abraco em todos os coracoes, amigo Pedro. _____________________________________________________________________ COMENTARIO ---------- Espiritismo e Religiao, Jose' Lucas, Portugal _____________________________________________________________________ (Sobre os comentarios publicados no boletim 272 - Doutrina Espirita - abordando o tema Espiritismo e Religiao) Caros amigos, De facto as posicoes extremadas a nada conduzem, no entanto nao podemos adulterar a mensagem que Kardec nos legou. Quer-nos parecer que este assunto esta a ser analisado conforme as tendencias de cada um; os partidarios do epiteto de religiao puxam a brasa a sua sardinha e os outros igualmente. Ora nao havia necessidade disso, se estudassemos bem os livros de Kardec. Allan Kardec, no seu memoravel discurso de 1 de Novembro explicou "Porque dizemos que o Espiritismo nao e' religiao?" explicando igualmente que as pessoas nao veriam mais do que o reeditar de mais uma religiao a semelhanca das outras ja existentes, perdendo assim o espiritismo o seu caracter universalista. Por outro lado, existe uma outra abordagem: ha tempos em conversa com um alto dirigente espirita brasileiro ele estava orgulhoso pois no seu pais o espirita podia afirmar que a "sua" religiao era a religiao espirita. Ora estamos fazendo precisamente o contrario do espirito universalista que Kardec quis improimir ao espiritismo. Numa outra altura, conversando com um outro dirigente espirita, desta feita, portugues, quase fui "amaldicoado" com ameacas veladas com o umbral, caso fizessemos camapanha contra a postura do espiritsmo ser religiao. Coloca-se uma questao: quem e' o espirita? Kardec informa com muita propriedade que o espirita reconhece-se pela sua transformacao moral e nao pelo emblema que queira colocar ao peito. Entao porque sera que continuamos com esta luta de palavras? Penso que seja por atavismos do passado e por uma falta de entendimento cultural do espiritismo, pois como sabemos muitos de nos ja paroquiamos no passado e deambulamos pelos conventos. Perante a hipotese de ter o poder de novo num centro espirita e ser considerado o guia espiritual terreno de muitos, por vezes a tentacao e' grande. O Espiritismo nao se compadece com isso. Nao somos mais amigos de Deus nem o Criador nos ama mais ou menos pelo facto de nos dizermos religiao. No entanto, psicologicamente as pessoas agem como tal, como se o facto de ostentarem o epiteto religiao fosse uma especie de passaporte para a antecamara dos planos felizes da espiritualidade. O que Deus espera de nos nao e' um disputa esteril em torno de conceitos mas sim a nossa renovacao intima, sempre que possivel. Ora, como me indentifico quando perguntam pela minha religiao? Nao tenho religiao, sou cristao e sigo a doutrina espirita. Mas o espiritismo nao e' religiao? Nao, de acordo com a definicao de Allan Kardec: "O Espiritismo e' uma ciencia filosofica de consequencias morais". Claro como a agua! O curioso disto tudo e' que ha tempos um outro dirigente espirita definia assim: "Espiritismo e' uma ciencia filosofica de consequencia religiosas" tendo sido chamado a atencao para a adulteracao da definicao de Kardec. Tenhamos pois cuidado e nao nos iludamos. O Espiritismo esta bem estudado e fundamentado por Kardec. Uma definicao? Ora ai vai: "Ciencia filosofica de consequencias morais" (in "O que e' o Epiritismo") Jose' Lucas _____________________________________________________________________ PERGUNTA -------- TCI, Paulo Cruz, Brasil _____________________________________________________________________ Caros amigos, Revendo o boletim SEI de 22.11.97, deparei-me com artigo "Transcomunicacao e Mediunidade". Ali e' relatado a manifestacao mediunica de Konstantin Raudive, atraves do medium Carlos Bacelli, por ocasiao do encerramento do 2o Congresso Internacional de Transcomunicacao, ocorrido ano passado em Sao Paulo. Dentre outros espiritos presentes esta Caibar Schutel. Trecho da mensagem, posteriormente publicada pela Revista Internacional de Espiritismo: "Alo, alo, meus amigos da TCI, estao me ouvindo? Estou aqui nesta experiencia totalmente nova para mim. _O fenomeno e' semelhante ao que acontece quando me utilizo da eletronica para contactar-me com voces. A unica diferenca e' que este fax tem ideias, teclas, que vou batendo para enviar-lhes esta mensagem_ ... ... Quem me recepciona, ... para mostrar-lhes que os Espiritos da TCI tambem podem comunicar-se atraves dos mediuns e que os Espiritos dos mediuns podem expressar-se pelos nossos instrumentos de pesquisa, na Transcomunicacao, e o amigo Caibar Schutel ..." (o grifo e' meu) Baseado nas opinioes de outros companheiros espiritas, como o Ademir Xavier, o Djalma Argolo, estava convicto de que a comunicacao via TCI necessita de fluidos de um medium de efeitos fisicos para se processar, mesmo que a distancia. Com esta ai de cima, fiquei confuso. Gostaria de receber suas apreciacoes. Sds fraternais, _____________________________________________________________________ PAINEL ------ A Sabedoria do Evangelho, Grupo Espirita Bezerra de Menezes, Brasil _____________________________________________________________________ Saudacoes! Estamos dando inicio `as atividades de mais uma opcao de acesso em nossa Home Page. Trata-se do item "Sabedoria do Evangelho". Nele, voce encontrara' passagens evangelicas interpretadas `a luz do conhecimento espiritual. O trabalho foi feito pelo conhecido Carlos Torres Pastorino, autor do livreto "Minutos de Sabedoria". Pastorino, ja' desencarnado, fez um grande trabalho de esclarecimento sobre os textos evangelicos. Padre, estudioso, tornou-se espirita e editou a revista "Sabedoria". O Grupo Espirita Bezerra de Menezes estara' colocando dezenas de textos do Prof. Pastorino a disposicao dos usuarios. Receba nossas melhores vibracoes para a comemoracao de Ano Novo e que ele seja um periodo de prosperidade para voce e sua familia. Grupo Espirita Bezerra de Menezes [Jesus - Allan Kardec - Espiritismo] http://www.novavoz.org.br _____________________________________________________________________ PAINEL ------ Associacao Espirita de Lagos, Jorge Gomes, Portugal _____________________________________________________________________ Ola', amigos. Venho informar e pedir que divulguem se possivel no Boletim, o URL da Associacao Espirita de Lagos (Portugal): http://www.geocities.com/athens/oracle/3186 Muito obrigado! Um grande abraco! _____________________________________________________________________ PAINEL ------ Primeiro Encontro Espirita Peruano-Boliviano, Luis Hu, Peru _____________________________________________________________________ Amigos do GEAE: No Peru vamos a ter o nosso Primeiro Encontro Espirita Peruano Boliviano, para o mes de fevereiro, os dias 14 e 15, o tema central e: A mediumnidade, Teoria e Pratica no centro espirita. Para os que conheceram alguem no Peru, que seja brasileiro espirita e tenha interese, que faca a sua inscripcao facendo um envio email ao nosso endereco (luishu@hotmail.com). Assim tambem os que gostariam de frequentar a nossa pagina www, que e' a unica do peru: http://www.geocities.com/Athens/Delphi/4653/ Luis Hu _____________________________________________________________________ PAINEL ------ Pagina do CIMA e XIII Conferencia Espirita Panamericana, Jon Aizpurua, Venezuela ___________________________________________________________________ Amigos del Grupo de Estudos Avancados Espiritas: Les invitamos a conocer la pagina WEB de nuestro Movimiento de Cultura Espirita CIMA: http://www.cima.org.ve Les hacemos una invitacion afectuosa para que vengan a Venezuela a la XIII Conferencia Espirita Panamericana, del 7 al 11 de octubre de 1998. Aguardando sus gratas noticias. Su amigo y hermano espirita Jon Aizpurua _____________________________________________________________________ PAINEL ------ I Congresso Espirita da Juventude, Fabiana Lima, Brasil ___________________________________________________________________ Prezados Irmaos, Entendendo que a juventude so alcancara os mais felizes objetivos com relacao ao seu proposito no mundo quando puder participar da Vida com os valores que o Cristo exemplificou, estaremos realizando de 22 a 24 de maio deste ano, em Recife/PE/Brasil, o I CONGRESSO ESPIRITA DA JUVENTUDE (I CONESJ), cuja programacao segue em anexo. Assim sendo, convidamos a todos para participar conosco deste evento, instruindo-nos e confraternizando-nos em Cristo. Na certeza da vossa presenca, nos colocamos a disposicao para quaisquer informacoes adicionais. Fraternalmente, Fabiana Lima Membro da Comissao de Divulgacao do I CONESJ fflima@elogica.com.br OBS: A programacao esta' disponivel na homepage GEAE http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html) .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . Homepage "The Spiritism Web" com informacoes espiritas em | | geral: livros eletronicos, periodicos, boletins e | | inscricao no GEAE, etc e sobre o movimento espirita mundial: | | instituicoes, eventos, paginas espiritas na internet, etc. | | | | Conselho Editorial: | | - Ademir L. Xavier Jr. (Campinas - SP, Brasil) | | - Carlos A. Iglesia Bernardo (Sao Paulo - SP, Brasil) | | - Jose' Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)| | - Raul Franzolin Neto (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sergio A. A. 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