====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuição eletrônica ---------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Numero 272 - 1997 23 de dezembro de 1997 ====================================================================== |=========================| INDICE |================================| TEXTO O que e' Sexo?, por Djalma Argollo (Brasil) COMENTARIOS Doutrina Espirita, por Jose Luis (Portugal) e Carlos Iglesia(Brasil) PAINEL Forma de atuacao do GEAE, por Raul Franzolin Neto Servidor na internet para Sociedades Espiritas Sabedoria do Evangelho em home page espirita I Encontro do GEAE |===================================================================| _____________________________________________________________________ TEXTO ----- O que e' Sexo?, por Djalma Argollo (Brasil) _____________________________________________________________________ Muito se tem escrito e discutido, nos ultimos tempos, no movimento espirita a questao homossexual. Mas, a discussao me parece fora do seu problema real. Numa boa aplicacao do pensamento logico, antes de se abordar a parte, deve-se conseguir uma clara visao do todo. Esta a se debater o homossexualismo, sem haver sido deslindada a problematica sexual. Cabe "incorporarmos" o metodo socratico, e sairmos pela imensa "Agora" que e a Web, inquirindo, principalmente dos espiritas que pretendem saber do assunto: "O que e o sexo?" Foi dessa forma que Socrates desmascarou a pretensa "sabedoria" de muitos dos seus contemporaneos. Estudando a Codificacao e as obras espiritas, psicografadas ou nao, a que tivemos acesso, e pensamos adequadas, nao conseguimos, ate o momento, fazer uma ideia clara do que, em ultima analise, seja "sexo". No Livro dos Espiritos, a unica abordagem direta sobre o assunto, e a seguinte: "Les Esprits ont-ils des sexes? 'Non point comme vous l'entendez, car les sexes dependent de l'organisation. Il y a entre eux amour et sympathie, mais fondes sur la similitude des sentiments'" ("Os Espiritos tem sexos? 'Nao como vos o entendeis, porque os sexos dependem da organizacao. Existe entre eles amor e simpatia, porem fundados sobre a similitude dos sentimentos'") (questao 200 - nos ativemos o mais perto possivel, na traducao, do original). Em frances, o termo "organisation" ao tempo de Kardec, tinha os mesmo significados que em portugues e, tambem, de "organismo", sendo que, hoje em dia, neste sentido, e empregado, como em nossa lingua, com um complemento aclaratorio: "organizacao fisica, corporal, organica" etc.). Segundo a resposta, os Espiritos estao destituidos de sexo, no sentido biologico, isto e, nao possuem aparelho reprodutor, logo, tambem nao tem hormonios sexuais em sua estrutura. E, e claro que nao poderiam te-los, pois nao se reproduzem. Ainda, segundo a resposta, eles se vinculam por "sentimento", por afinidade eletiva. Fica, contudo, uma pergunta, sendo que o corpo e estruturado e mantido pela organizacao perispiritual, de onde vem o impulso que fixa, durante a embriogenese, a definicao sexual? Mas, busquemos respostas efetivas, e nao "petitio principii", ou floreios verbais muito bonitos, mas sem significacao concreta, tais como: "almas passivas e almas ativas", pois ainda cabe perguntar, o que sao almas passivas, e porque o sao, assim como as ativas. Como vemos, uma resposta desse tipo e adiar o problema, e nao soluciona-lo. Freud concebeu o sexo, em ultima analise, como uma forma de energia, a libido. Os teosofistas e hinduistas tambem se referem a uma energia sexual, propria da alma que, a semelhanca da libido, pode ser "sublimada", ou seja, transferida para outro tipo de atividade do individuo. Andre Luiz descreve o sexo como uma manifestacao de uma energia, o amor, pelo qual os seres se alimentam uns aos outros. Entao, deveremos entender que os Espiritos, na Codificacao, ao falar de "amor e simpatia", estavam falando de uma energia sexual da alma? Uma especie de "libido"? Mas, permanece a questao, o que e o sexo? Como ele se diferencia, quando a alma encarna? Creio que este e o melhor caminho para podermos, a partir de principios solidamente estabelecidos, discutirmos, nao so o homossexualismo, mas todas as formas de manifestacao da sexualidade. Inclusive a mais grave: a pratica sexual de forma geral. Porque, senao, estaremos a dividir o mundo entre os certos (os heterossexuais) e os errados (os homossexuais). E sera que nos, os heterossexuais estamos corretos pelo simples fato de o sermos? E nao falamos apenas de perversoes ou sexolatria, mas sim da "normalidade" da pratica sexual. O que e o "normal", neste lado? Existira um "check list" de atos, atitudes, palavras e pensamentos que podem, ou nao, serem realizados durante o ato sexual? O ato sexual entre parceiros sem compromisso matrimonial e certo ou nao? Isto sem referencia ao adulterio, que eticamente e incorreto. Voltamos a frisar que nos referimos a sexualidade hetero. Ora, com tantas coisas a resolvermos, que dizem respeito a nossa vivencia sexual, esperamos que os que vivem a "ditar catedra" quanto a homossexualidade, ja tenham resolvido estas "simples" questoes em suas vidas. De minha parte, posso dizer que ainda estou meditando sobre elas, e buscando respostas, mesmo aos 57 anos de idade, uma viuvez e dois casamentos, isto sem enfrentar a angustiante problematica da homossexualidade. _____________________________________________________________________ COMENTARIOS ----------- Doutrina Espirita, por Jose Luis (Portugal)e Carlos Iglesia (Brasil) _____________________________________________________________________ Fico agradecido por ser mais um elemento participativo de vosso grupo. Perdoem-me a minha sinceridade, mas alem do GEAE, ser mais um meio de mais valia para o Movimento Espirita, como foi reconhecido, depois de uma leitura atenta, faco humildemente alguns reparos: 1- a Doutrina dos Espiritos nao foi reconhecida por Allan Kardec como Religiao. 2- Chico Xavier, tambem diz a mesmissima coisa. 3- Caso fosse uma religiao, o maximo que poderia ser era seita. 4- Hoje temos ap. Mais de 3000 religioes e seitas, sera que os abnegados educadores espirituais iriam-nos colocar mais uma, sabendo eles, que foram os homens que personalizaram estas tantas religioes, cada uma com as suas caracteristicas e personalismo dogmaticos, misticos e ritualistas? Nao nos parece a luz da razao. 5- Nao confundamos "religiao" com Moral, ou Etica. 6- Ao longo a historia da humanidade ate aos dias de hoje, as lutas sanguinarias que se travaram, travam e travarao em nome das religioes. Basta estar atento aos media. 7- Nao pretendo dar qualquer ensinamento sobre esta delicada tematica, mas simplesmente transmitir aquilo que Jesus nos ensinou: "os meus discipulos reconhecer-se-ao por muito se amarem. 8- Como nos diz o Codificador, que ate utilizou um pseudonimo, para evitar esses endeusamentos e igrejices, o espirita e aquele que procura se aperfeicoar, lutando contra as suas proprias imperfeicoes. 9- Nao importa que tipo de religiao, mas sim qual a nossa conduta perante a Vida. 10- E devido a esta palavra que hoje comecam a proliferar Igrejas Espiritas, e que alguns espiritas tem comportamentos puramente fanaticos, dogmaticos, ritualistas e mesmo misticos. Onde se casam, fazem velorios etc. 11- Eu, L.A. sou um aprendiz a espirita e nao tenho qualquer religiao, nem nunca tive, desde o dia em que reencarnei. 12- Sou coordenador do Estudo Sistematico da Doutrina Espirita e da Reuniao de Estudos da Educacao da Mediunidade, de uma instituicao espirita. Partindo da falsa premissa que o Espiritismo e uma religiao, como meus companheiros e amigos me hao de chamar? Padre Luis, Bispo Luis, Mestre Luis, Sacerdote Luis, Mentor Luis, Ministro Luis, ou simplesmente Luis, e qual devera ser o meu salario? E como terei que estar vestido? E que rituais devo ministrar? Perdoem-me mais uma vez, mas e com toda a minha boa intencionalidade, que faco estas pequenas consideracoes. Jose Luis Almeida ------------------------------------------- Caro Amigo, Suas consideracoes sao razoaveis, mas o grande problema do tema e' que ele gira em torno do significado das palavras, que infelizmente tem multiplos sentidos. O proprio Kardec preferia nao enfatizar a palavra religiao, mas nao deixou de considerar o Espiritismo como religiao no sentido filosofico, Leon Denis tambem o considerava assim, Emmanuel, Andre Luiz e diversos outros espiritos seguem a mesma linha de pensamento . Eis porque no grupo preferimos adotar o meio termo, ou seja, o Espiritismo nao e uma religiao no sentido vulgar da palavra, mas e uma religiao no sentido mais espiritualizado da palavra, no sentido filosofico de ligacao da criatura com Deus. O Espirita nao e catolico, protestante, budista, etc... mas tambem nao e ateu - Cre em Deus, Cre na imortalidade da alma, tem um modo particular de relacionar-se com o criador e com a criacao - e nao existe uma palavra no dicionario que qualifique essa situacao a nao ser a surrada palavra "religiao". Em resumo, a questao e dificil porque envolve questoes de foro intimo, envolve o modo como cada um ve as religioes e o conceito que atribuiu a palavra religiao. A "carga emocional" dessa palavra e grande, e debate-la e um trabalho arduo e na nossa opiniao infrutifero, pois no fundo todos concordam com que o Espiritismo "e", a disputa fica em como "rotula-lo". Um comentario adicional: Na minha opiniao nao se pode "condenar" a "religiao" pelos abusos cometidos em seu nome. Uma ideia nao e necessariamente ma por ter sido mal empregada, deve-se estudar a ideia, deve-se estudar as religioes e, isto sim, verificar o que sao em sua essencia e quanto os seus adeptos as praticaram verdadeiramente ou nao. Pouquissimas religioes em seus ensinamentos incitam a violencia e com certeza o Cristianismo nao e uma delas, se foram mal empregadas foi devido a outras ambicoes que nada tinham a ver com "religiao", ambicoes que tiveram tambem efeito sobre outros campos da atividade humana. Se seguissemos a ferro e fogo o mesmo "criterio" nas demais palavras, nao chamariamos o Espiritismo de ciencia. Um dos usos vulgares desta palavra, no sentido de ciencia "oficial" (do que e' aceito nas academias, das posicoes estabelecidas, do que fazem os cientistas dos institutos e dos orgaos oficiais) representa algo que derramou neste seculo muito mais sangue do que todas a guerras religiosas em todos os tempos da humanidade. Se nao acredita no que digo lembre-se que o nazismo se utilizava de uma grosseira teoria cientifica (a pureza da raca germanica - se me disser que era uma "falsa" ciencia, direi que as cruzadas foram movidas por uma "falsa" religiao, usemos o mesmo peso e a mesma medida) para justificar as matancas que cometia, que o Stalinismo se considerava justificado dentro da concepcao "cientifica" da historia marxista, que os criadores da bomba atomica nao foram fanaticos religiosos mas sim as mais brilhantes mentes cientificas de sua epoca. Em resumo, nessa questao nos parece que a melhor posicao e a de moderacao, outra posicao so levaria a divisoes completamente inuteis e, ai sim, estariamos nos comportando como os adeptos "desnaturados" dessas religioes que voce cita - que por questiunculas se matavam mutuamente, ignorando o maior mandamento que e a essencia de qualquer religiao: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao proximo com a si mesmo". Por favor, de uma olhada na colecao de boletins, la voce encontrara os mais diversos pontos de vista sobre a questao e como o debate se desenrolou. Atenciosamente, Carlos Iglesia ____________________________________________________________________ PAINEL ------ Forma de atuacao do GEAE, por Raul Franzolin Neto ____________________________________________________________________ Caros amigos, O GEAE trabalha com a participacao direta de seus membros. Normalmente nao promovemos qualquer modificacao ou correcao do material recebido (textos, comentarios, informacoes, etc.). Apesar de nao publicarmos os enderecos dos participantes nos boletins, a nao ser quando solicitado, mantemos o cadastro com todos os membros do GEAE. Toda materia publicada e' de inteira responsabilidade do seu autor, tanto quanto a essencia do texto como a qualidade apresentada. Assim, recomendamos a devida atencao de qualquer material antes de envia-lo ao GEAE. ____________________________________________________________________ PAINEL ------ Servidor na internet para Sociedades Espiritas ____________________________________________________________________ Caros confrades, Muita Paz! Com o objetivo da divulgacao da Doutrina dos Espiritos, estamos disponibilizando + ou - dentro de 15 dias,1MB gratis para qualquer Sociedade Espirita, interessados deverao entrar em contato por enquanto com aloysio@mma.com.br futuramente podem ir direto ao site que esta em fase de construcao www.espirito.com.br ou e-mail espirito@espirito.com.br . Fraternal abraco e votos felicidade e paz no ano vidouro e um natal pleno de amor. Aloysio Tinoco Junior www.brasil.terravista.pt/claridade/1435 ____________________________________________________________________ PAINEL ------ Sabedoria do Evangelho em home page espirita ____________________________________________________________________ Saudacoes! Assunto: Mais uma opcao disponivel na Home Page do Bezerra. Estamos dando inicio `as atividades de mais uma opcao de acesso em nossa Home Page. Trata-se do item "Sabedoria do Evangelho". Nele, voce encontrara' passagens evangelicas interpretadas `a luz do conhecimento espiritual. O trabalho foi feito pelo conhecido Carlos Torres Pastorino, autor do livreto "Minutos de Sabedoria". Pastorino, ja' desencarnado, fez um grande trabalho de esclarecimento sobre os textos evangelicos. Padre, estudioso, tornou-se espirita e editou a revista "Sabedoria". O Grupo Espirita Bezerra de Menezes estara' colocando dezenas de textos do Prof. Pastorino a disposicao dos usuarios. Receba nossas melhores vibracoes para a comemoracao de Ano Novo e que ele seja um periodo de prosperidade para voce e sua familia. [Jesus - Allan Kardec - Espiritismo] Grupo Espirita Bezerra de Menezes novavoz@nutecnet.com.br Sao Jose do Rio Preto, SP http://www.geocities.com/athens/acropolis/8449 ____________________________________________________________________ PAINEL ------ I ENCONTRO DO GEAE ____________________________________________________________________ Vem ai' o I ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS. A G U A R D E M !! Estamos iniciando os preparativos para a realizacao do I ENCONTRO DO GEAE a ser realizado em Sao Paulo, Brasil em 1998. Necessitamos da colaboracao de voluntarios para a organizacao do evento. Os interessados favor entrar em contato conosco. Para melhor visualizacao dos Boletins do GEAE use fonte COURIER NEW 10 ou outra equivalente!! .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . Boletim semanal de distribuição eletrônica | | . Homepage "The Spiritism Web" com informações espíritas em | | geral: livros eletrônicos, periódicos, boletins e | | inscrição no GEAE, etc e sobre o movimento espírita mundial: | | instituições, eventos, páginas espíritas na internet, etc. | | | | Conselho Editorial: | | - Ademir L. Xavier Jr. (Campinas - SP, Brasil) | | - Carlos A. Iglesia Bernardo (São Paulo - SP, Brasil) | | - José Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)| | - Raul Franzolin Neto (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sérgio A. A. 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