===================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica --------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Numero 268 - 1997 25 de novembro de 1997 ===================================================================== |=========================| INDICE |================================| TEXTOS Redencao, Paulo Bosco Cremacao: Sim ou Nao ?, Jose Lucas (Portugal) ESPERANTO La Virta Homo (La Evangelio Lau^ Spiritismo, Allan Kardec) COMENTARIOS Aborto, Jorge Cruz (Brasil) PERGUNTAS Hospital Espirita, Renato de Lima (Brasil) |===================================================================| _____________________________________________________________________ TEXTO ----- REDENCAO, PAULO BOSCO _____________________________________________________________________ Foi subindo e descendo as montanhas da vida, caminhando, caindo e levantando, atravessando desertos e campos verdejantes, semeando daqui e dali, regando, cuidando dentro do possivel eh que agora faco a colheita de amigos como voces e tendo em conta que "o amigo eh um presente de Deus", dedico a voces a minha REDENCAO Confundido na imponencia da colina, o palacio do pecado, da viperina. A noite, tetrico manto a envolver, o que antes era sonho, vinho, prazer. Alcova perfumada. Leito de arminho. A peregrina palmilha cruel caminho, na busca do Mestre, o meigo Jesus. Buscando consolo. Sedenta de luz. Estrondeia-lhe voz interior. Caminha! Consciência. Remorso que se avizinha. Voz que vem das profundezas interiores, impregnada de angustias, de clamores. Caminha! Caminha! Maria de Magdala, para do Cristo seres fiel vassala. Ao longo do caminho o Cristo te acena. Foge das trevas, banha-te na luz. Madalena! Longa estrada! Olhar fito no alem, erguem-se as colinas de Jerusalem. O passado transforma-se numa ficcao, sonhos que morrem na fuga da ilusao. Alma renovada, altiva, redimida, do crime liberta, impune, foragida. Um pensamento, ideia fixa: Jesus! Pulsa-lhe no seio o coracao. A cruz da redencao, pesa-lhe ao ombro, demais. A recordacao do passado sao punhais, ferindo o coracao, a mente, o ser. Importa ‚ e a vida. A vida volver. Sentir o sabor da virtude, do amor. Nao mais solver a taca do pundonor, onde o nectar deleterio das paixoes, subjuga a alma, tiraniza coracoes. Certo que em Cristo tera acolhida: ---"Eu sou o Caminho, a Verdade, a Vida" "Precisam de medicos os que sao enfermos" Na barca: "Salva-nos, Senhor, que perecemos" "Nao ‚ e' a vida mais que o alimento?" "Abjurai todo o tentador pensamento" "Nao andeis ansiosos pelo que vestir" "Sede puro de alma o que me seguir". Ei de vencer a blasfemia dos fariseus!... E minha alma ver o Reino de Deus. Jesus em Bethania na casa do leproso, Simao, da'-lhe repasto farto, saboroso. Chega-se ao Cristo a mulher temerosa, portando vaso de perfume malva-rosa. Derrama-lhe na cabeca, estando `a mesa. Ha' em derredor um murmurio de surpresa. Indignados, disseram: Quanto desperdicio. Poderia aos pobres dar-se em beneficio... Percebendo, Jesus disse: "Esta mulher, Sera' sempre lembrada, onde se aprouver seja meu Evangelho ao mundo pregado. O perfume sobre meu Corpo derramado, ela o fez para minha sepultura" Envolve-a uma aureola de docura, todo seu ser resplande envolto na luz. Fita-lhe, sereno, o Divino Jesus. "O teu arrependimento‚ e grande demais! Vai mulher e nao peques mais, nunca mais" O silencio domina todo o ambiente, o Cristo estende-lhe a mao docemente. O Mestre medita nos misterios da vida. Madalena sorri, feliz, redimida.... PAULO BOSCO _____________________________________________________________________ TEXTO ----- CREMACAO: SIM OU NAO ?, JOSE LUCAS (PORTUGAL) _____________________________________________________________________ A cremacao esta em voga nos dias de hoje. Habito ja enraizado em alguns paises, comeca a despontar em Portugal . Tem a anuencia de uns e a forte oposicao de outros. Quanto ao Espiritismo, o que ele nos podera trazer de novo em relacao a este tema? Cremacao nao e mais do que a reducao dos cadaveres a cinzas. Tem vindo a ganhar adeptos um pouco por todo o mundo e consequentemente tambem em Portugal. Tem apoiantes e combatentes da ideia, como geralmente acontece com todas as novidades. Habituamo-nos a ideia atraves dos filmes americanos e, mais recentemente, com as novelas brasileiras, onde vemos os familiares do desencarnado (espirito liberto da carne pelo processo da morte fisica) a espalharem as cinzas num determinado local, ou pura e simplesmente a guarda-las religiosamente num jazigo familiar. Para outros, podera ser apenas uma moda, e se alguns admitem razoes mais ou menos validas para o acto da cremacao (por exemplo, falta de espaco nos cemiterios, mais higienico, mais pratico, etc., etc.,) outros querem-na pura e simplesmente por modismo. Hoje em dia e chique ser cremado, e quase uma questao de "status". Outros alegam que a cremacao e uma falta de respeito para com o familiar falecido e que ha que dar um pouco de dignidade a sua memoria. Outros ainda, acreditando na ressurreicao dos corpos fisicos em decomposicao, opoem-se fortemente a esta pratica, nao va ela contrariar suas crencas. As opinioes sao multiplas, e, respeitaveis, como nao podia deixar de ser. Nao somos corpos mas sim espiritos imortais que habitam temporariamente um corpo O Espiritismo nao faz a apologia do corpo fisico, nao o idolatra nem o despreza, dando-lhe apenas a importancia que ele tem e so essa, despindo-se de todas as excentricidades que entretanto a humanidade foi criando em volta dos cadaveres. Para o Espiritismo, nao somos corpos com espiritos dentro, somos isso sim, espiritos eternos temporariamente num corpo fisico, com um objectivo nobre - a evolucao moral e intelectual. Quando esse corpo fisico se deteriora, o espirito abandona-o, retornando a patria espiritual, para logo que possivel voltar a gleba terrestre revestido de um novo corpo fisico que lhe dara o ensejo de novas experiencias no planeta, novas oportunidades de evolucao, bem como de terminar ou completar aquilo que porventura nao conseguiu na existencia carnal anterior. Nesse sentido, o corpo fisico e como uma peca de roupa que adquirimos. E importante pelo seu preco e qualidade, ha que preserva-lo ao maximo para que nos dure e seja util o maior numero de dias possivel. Quando a peca de vestuario se deteriora e posta de parte e logo substituida por outra em melhores condicoes. Ora, o corpo fisico nao e mais do que a roupagem que o espirito utiliza para se poder manifestar e viver neste planeta. Nesse sentido, a partir do momento em que o espirito se desprende do corpo fisico, deixa de ser importante a finalidade que lhe e atribuida, se ser enterrado ou cremado. As razoes pro e contra sao mais de ordem social e humana do que propriamente de ordem espiritual. Acontece que a pessoa desencarnada (falecida) se foi correcta e aproveitou bem a existencia fisica, para ela e-lhe indiferente o destino do cadaver, ja que outros horizontes mais felizes se lhe descerram, estando desprendido da vida terrena e sendo amparado quer por familiares quer por amigos espirituais que a orientam na nova vida que entao comeca, no plano espiritual. Se a pessoa esta demasiado agarrada a vida material, seja no campo da avareza, seja na dependencia de tudo aquilo que nos prende a materia, certamente ao desencarnar ser-lhe-a mais dificil desprender-se daquilo pelo qual a sua mente esta obcecada - a materia, os bens materiais, etc., etc.,. Muitos deles demoram-se por longos periodos junto a crosta terrestre ate que se apercebam da sua real situacao e se disponham a objectivar novos valores existenciais. A cremacao pode suscitar ecos de sensibilidade ao espirito mais ligado a materia Neste sentido, os espiritos aconselham a que as cremacoes sejam efectuadas cerca de 3 a 4 dias depois do desenlace fisico, dando assim oportunidade para que a desencarnacao (saida do corpo de carne devido ao fenomeno da morte fisica) tenha mais possibilidade de se completar, ja que no caso do espirito estar muito materializado e ainda ligado ao corpo, podera sentir os horrores da cremacao. Questionado sobre se o Espirito desencarnado pode sofrer com a cremacao dos elementos cadavericos, Emmanuel, um espirito que se comunica regularmente atraves do medium Francisco Candido Xavier opina: "Na cremacao, faz-se mister exercer a piedade com os cadaveres, procrastinando por mais horas o acto da destruicao das visceras materiais, pois, de certo modo, existem sempre muitos ecos de sensibilidade entre o Espirito desencarnado e o corpo onde se extinguiu o "tonus vital", nas primeiras horas sequentes ao desenlace, em vista dos fluidos organicos que ainda solicitam a alma para as sensacoes da existencia material." E claro que nada disto e taxativo, pois se uns se desprendem rapidamente do corpo, outros poderao demorar-se bastante tempo ainda com sensacoes corporais, como acontece com alguns suicidas. A cremacao sera uma questao de opcao tendo em conta as vantagens e inconvenientes sociais, ja que o cadaver nenhum valor tem como tal. O Espiritismo preocupa-se isso sim em dar um roteiro de aprimoramento e felicidade para os locatarios dos corpos fisicos, isto e, para todos nos, espiritos imortais que nos encontramos em viagem de aprendizado no roteiro terrestre. Jose Lucas _____________________________________________________________________ ESPERANTO --------- LA VIRTA HOMO _____________________________________________________________________ (CAP XVII, La Evangelio Lau^ Spiritismo, Allan Kardec, trad. Ismael Gomes Braga, FEB) La vere virta homo estas tiu, kiu praktikas la leg^on de justeco, de amo kaj de karito lau^ ties plej granda pureco. Se li konsultas sian konsciencon pri siaj propaj agoj, li demandas sin, c^u li ne malobservis tiun leg^on; c^u li ne faris ian malbonon, c^u li faris c^ian bonon, kian li povis; c^u li memvole preterlasis iun okazon esti utila; c^u iu havas plendon kontrau li; fine c^u li faris al alia c^ion, kion li dezirus, ke oni faru al li. Li fidas al Dio, al Lia boneco, al Lia justeco kaj al Lia sag^eco; li scias, ke nenio okazas sen permeso de Dio, kaj pri c^io li submetig^as al la volo de la Sinjoro. Li fidas al la estonteco; tial li starigas la spiritajn bonaj^ojn super la materiaj bonaj^oj. Li scias, ke c^iaj sortovicoj de la vivo, c^iaj doloroj, c^iaj elrevig^oj, estas provoj au^ kulpelac^etoj, kaj li akceptas ilin senmurmure. La homo, posedita de la sento de karito kaj de amo al sia proksimulo, faras la bonon pro la bono, ne esperante repagon; pagas per bono la malbonon, defendas la malfortan kontrau^ la forta kaj c^iam oferas sian intereson al la justeco. Li trovas sian kontentecon en la bonfaroj, kiujn li disdonas; en la servoj, kiujn li faras; c^e la homoj, kiujn li faras felic^aj; en la larmoj, kiujn li forvis^as; en la konsoloj, kiujn li portas al afliktitoj. Lia unua ekmovo estas pensi pri l' aliaj, antau^ ol pensi pri si mem, zorgi la intereson de aliaj, antau^ ol sian propran. La egoisto, kontrau^e, kalkulas la profitojn de c^iu malvara ago. La virta homo estas bonkora, humana kaj bonvolema por c^iuj, sen escepto de rasoj kaj de kredoj, c^ar li vidas fratojn en c^iuj homoj. Li respektas de aliaj c^iujn sincerajn konvikojn, kaj ne j^etas anatemon sur tiujn, kiuj ne pensas kiel li. En c^iaj cirkonstancoj karito estas lia gvidilo; li estas certa, ke la homo, kiu malutilas alian per malicaj vortoj, kiu ofendas ies sentojn per sia fiero au^ mals^ato, kiu ne retropas^as antau^ la ideo kau^zi ian suferon, ian c^agrenon ec^ plej malgrandam, kiam li povas g^in evitigi al iu, deflankig^as de la devo de amo al la proksimulo kaj ne meritas la kompaton de la Sinjoro. Li ne nutras malamon, resenton au^ veng^emon; lau^ la ekzemplo de Jesuo, li pardonas kaj forgesas la ofendojn, kaj memoras nur la ricevitajn bonfarojn; c^ar li scias, ke li estos pardonita, kiel li mem estos pardoninta. Li estas indulgema por la malperfektaj^oj de aliaj, c^ar li scias, ke li mem bezonas indulgon, kaj bone gardas na la menso jenan parolon de la Kristo: "Kiu el vi estas senpeka, tiu unua j^etu sur s^in s^tonon". Li ne plezuras traserc^ante aliulajn malkorektaj^ojn, nek ilin metante en lumon. Se li devas tion fari, li c^iam serc^as la bonan flankon, kiu povus malpligravigi la malbonon. Li studas siajn proprajn malperfektaj^ojn kaj senc^ese klopodas por ilin kontrau^batali. C^iujn penojn li faras por povi diri al si, ke en li estos morgau^ io pli bona, ol en la hierau^ tago. Li ekpensas plivalorigi nek sian spiriton, nek siajn talentojn malprofile por alia; kontrau^e, li kaptas c^iujn okazon, por plej reliefigi la superajn kvalitojn de aliaj. Li nenion fieras pro sia ric^eco, nek pro sia persona supereco, c^ar li scias, ke c^io, kio estas donita al li, povas esti reprenita. Li uzas, sed ne misuzas la bonaj^ojn al li konfiditajan, c^ar li scias, ke ili estas deponitaj^o, pri kiu li devas prezenti kalkulraporton, kaj ke la plej malbona uso, kiun li povas fari el g^i, estas utiligi g^in, por kontentigi siajn pasiojn. Se la socio ordo metis aliajn homojn sub lian dependecon, li traktas ilin afable kaj bonvole, c^ar ili estas liaj egaluloj antau^ Dio; li uzas sian au^toritaton, por levi ilian animon, ne por ilin frakasi per sia fiero; li sin detenas de c^io, kio povus fari pli peniga ilian suban pozicion. La subulo siaflanke konprenas la devojn de sia pozicio kaj penas ilin skrupule plenumi (C^apitro XVII, 9). La virta homo, fine, respektas c^iujn rajtojn, kiujn la leg^oj de la naturo konsentis al liaj similuloj, same kiel li volas, ke la liaj estu respektataj. Tie c^i ne estas la listo de c^iuj kvalitoj, kuij distingas la virtan homon, sed, kiu penos posedi tiujn supre nomitajn, tiu estas sur la vojo, kiu kondukas al c^iuj aliaj. _____________________________________________________________________ COMENTARIOS ----------- ABORTO, JORGE CRUZ (BRASIL) _____________________________________________________________________ Caro Amigo e Irmao de caminhada, Um assunto deveras importante hoje e que esta causando muita polemica eh a legalizacao do aborto. Fico preocupado porque nos , espiritas, sabemos de todo o processo reencarnatorio de um espirito, e este processo vindo de um estupro ou existindo a ma' formacao do feto, me corrija se estou errado, nao foi por acaso, pois sabemos que nada ocorre por acaso. Nao sendo por acaso, chegaremos a concluir que Deus assim o quis, e vindo de uma ordem divina nao deveriamos interferir no processo, no caso abortando o feto. Gostaria que pudessemos passar essas informacoes para as pessoas que nao entendem isso, de uma maneira mais pratica e incisiva, atraves de debates, entrevistas em radios, tv, jornais e revistas. Pois nao podemos esperar que a Igreja Catolica convenca a opiniao publica so com a crenca no que eles dizem. Bom e' esse o meu recado. Perdoe-me se me expressei mal em algumas passagens. Um Abraco, Jorge Cruz _____________________________________________________________________ PERGUNTA -------- HOSPITAL ESPIRITA, RENATO DE LIMA (BRASIL) _____________________________________________________________________ Gostaria de saber se voces conhecem algum hospital psiquiatrico espirita localizado na cidade do Rio de Janeiro, pois conheco uma pessoa bastante necessitada de cuidados medicos nesta area, que seria imensamente beneficiada, caso pudesse se tratar em uma instituicao que associasse o tratamento material ao tratamento espiritual. Ja andei procurando em alguns sites, mas ate agora nao achei nada de concreto. Desde ja agradeco a sua ajuda. Atenciosamente, Renato de Lima .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `-- / / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . Homepage - "The Spiritism Web" - com informacoes espiritas em | | geral: livros eletronicos, periodicos, boletins e inscricao no | | GEAE, etc. e sobre o movimento espirita mundial: instituicoes, | | eventos, paginas espiritas na internet, etc. | | | | Conselho Editorial: | | - Carlos A. I. Bernardo (Sao Paulo - SP, Brasil) | | - Jose Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil) | | - Raul Franzolin Neto (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sergio A. A. Freitas (Lisboa, Portugal) | | | | Inscricoes: enviar nome, email, profissao e endereco completo para | | Email: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt | | Homepage: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html | `--------------------------------------------------------------------`