===================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica --------------------------------------------------------------------- Ano 06 - Numero 263 - 1997 21 de outubro de 1997 ===================================================================== |=========================| INDICE |============================| EDITORIAL Errata: dados estatisticos do GEAE COMENTARIOS Pedir, saber pedir, merecer, por Gustavo Homossexualismo, por Luciano Bonfim PERGUNTAS Sobre o congelamento de corpos, por Andre Luiz |===================================================================| _____________________________________________________________________ EDITORIAL ----------- Errata: dados estatisticos do GEAE _____________________________________________________________________ Caros amigos, No boletim anterior (262) foi publicado um resumo estatisticos dos dados do GEAE nos seus 5 anos de existencia. Entre este dados constava uma lista de assinantes por paises. Nesta lista ficaram faltando os elementos dos EUA, conforme algumas pessoas que constataram o fato nos escreveram. Pedimos desculpas pelo ocorrido, que deu-se devido a forma que computamos os dados. Para reparar o fato, abaixo segue a lista correta. Atenciosamente, O Conselho Editorial ............................................ 155 Estados Unidos 1 ae (Emirados Arabes Unidos) 5 ar (Argentina) 2 at (Austria) 4 au (Australia) 1 be (Belgica) 977 br (Brasil) 3 ca (Canada) 2 ch (Suica) 1 cl (Chile) 1 co (Colombia) 15 de (Alemanha) 5 es (Espanha) 1 fi (Finlandia) 1 fr (Franca) 1 gt (Guatemala) 1 il (Israel) 1 it (Italia) 6 jp (Japao) 2 mx (Mexico) 1 nl (Holanda) 1 nz (Nova Zelandia) 2 pe (Peru) 59 pt (Portugal) 2 se (Suecia) 12 uk (Reino Unido) 2 za (Africa do Sul) ------- Total 1264 (ate o boletim 262) ...................................... _____________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Pedir, saber pedir, merecer, por Gustavo _____________________________________________________________________ Me chamo Gustavo, 25 anos, residente de Belo Horizonte!! Nao me classifico como espirita, apesar de gostar de ler sobre a doutrina e ter participado de grupos de estudo em centros espiritas!!Mas tenho uma profunda admiracao e respeito!!Infelizmente ainda nao me considero preparado para ainda ... Eu sou medico recem formado e estou passando por uma fase muito tensa na minha vida,e farei agora no final do ano prova para residencia medica e gostaria de saber se seria correto pedir para os espiritos de luz me orientar e guiar!!Nao gostaria de pedir por algo material!Sei que nao e correto!!Mas gostaria de saber como devo me portar...Nao gostaria de fazer a coisa errada!! O que devo fazer? Aguardo e desde ja agradeco a atencao Gustavo, Belo Horizonte, Brasil ------------------------ Ola Gustavo, O problema do pedir e' sempre complicado. Comeca, como estudamos na doutrina, pelo saber pedir e logo a seguir vem o merecer. O problema e' que raramente sabemos pedir. Comumente estamos "cegos" pela materia, e nao raro nao conseguimos prever o que e' melhor para nos e para os que nos rodeiam. As vezes realmente nao sabemos pedir, digo isto por mim, ja' "sofri" (entre aspas porque isto nao e' sofrimento, mas na falta de um termo melhor ...) com as disilusoes que eu proprio criei. Nao que eu queria algo material, porem estava numa posicao semelhante a sua. Haviam dois caminhos possiveis, e minha cegeira levava-me a pensar no que me parecia melhor. Era o melhor naquele momento, pelo menos na minha cabeca. Quando minhas pretencoes foram frustadas, senti-me triste e por forca do momento, fui levado ao outro caminho. Gustavo, foi a melhor coisa que me aconteceu, agradeco a Deus todos os dias por ter me encaminhado assim. Assim que apercebi-me do meu erro fiz uma "promessa" a mim mesmo, nao peco nada mais sem estar com o coracao pronto a aceitar a resposta, seja ela qual for. Passei a estar pronto a trabalhar, sempre. E posso lhe dizer, passei a ser muito, mais muito feliz. Sei que a historia acima e' por demais pessoal, mas como amigo diria: esteja com seu coracao aberto para receber seja o que for, e em seguida peca nao por voce, mas para que Deus lhe ilumine o melhor caminho para que voce possa auxiliar o seu proximo. Muita Paz, Sergio. _____________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Homossexualismo, por Luciano Bonfim _____________________________________________________________________ Caros confrades e confreiras do grupo de estudos avancados espiritas: Inicialmente gostaria de saber porque ha duas semanas nao recebo mais os boletins do GEAE e a seguir envio um comentario sobre o texto Homossexualismo - O que nos aconselha a Doutrina?, de Vladimir Aras; as quais gostaria que fossem publicadas. Primeiramente gostaria de parabenizar o Vladimir por ter ousado escrever sobre uma tematica tao arida. E aqui comeco de fato minha reflexao, questionando o significado de uma corrente filosofica e cientifica que se propoe abordar todas as questoes que afligem a alma humana, pouco discutir a tematica da sexualidade no que diz respeito ao homossexualismo. E aqui, se me permitem, vou usar o recurso aristotelico do ou A ou B; ou seja, ou esta questao ja foi suficientemente explorada pela literatura espirita ou o moralismo social - por favor nao confundir com moralidade - dos pensantes espiritas " proibem" uma aberta e relaxada, porem cientifico-filosofica discussao sobre o tema. Um rapido lancar de olhos na literatura espirita denota a sua "indiferenca" quanto a questao do homossexualismo, e isto se agrava quando investigamos os cursos, seminarios, doutrinarias e atividades de grupos de estudos; ai o descaso e maior ainda. Isto significa dizer que o moralismo social tem " proibiu" a discussao do homossexualismo? Nao necessariamente, pois outras causas, talvez mais serias que esta podem tambem esta determinando este fato. O que nos interessa aqui neste momento da reflexao, e primeiro pontuar esta carencia e, segundo, provocar sua discussao. Nesta segunda parte de nossa reflexao gostaria de me deter nos pressupostos sobre os quais um texto espirita escrito ou verbal deve esta fundamentado. Uma discussao espirita tem no meu entender tres grandes objetivos: explicar a questao nas suas determinacoes; consolar o leitor/audiente; e explorar metologicamente caminhos para a superacao do mal que aflige o ser humano. Os tres pressupostos/objetivos devem ser dialeticamente considerados, isto e, nas multiplas interrelacoes; uma vez que consolar pressupoe explicar, que por sua vez pressupoe a adocao de principios metodologicos coerentes com a genese do fato, a fim de possibilite o desvendamento de caminhos para superacao do problema. Isto tudo, pressupondo-se, e claro, que a abordagem de um aspecto do comportamento humano deve pautar-se pelo respeito aa riqueza da questao, evitando-se a todo custo o recurso usual do senso comum: o generalismo. Com base no acima exposto eu pergunto: 1- Quais as passagens do texto do Vladimir Aras que podem ser interpretadas como de valor consolativo? 2- Quais os momentos nos quais o referido autor expoe as determinacoes do problema; ou seja, por que certas pessoas tem impulsos pelo outro do mesmo sexo? 3- Quais as passagens indicadoras de alternativas para superacao do homossexualismo? No que diz respeito aa terceira questao o referido autor foi um pouco mais atento indicando o caminho necessario para superacao do homossexualismo segundo uma das maiores autoridades espiritas no assunto, o psicologo e pesquisador espirita Jorge Andrea: `Para o homossexual existiria necessidade intransferivel de vivencia na castidade construtiva, a fim de encontrar a harmonia para as futuras formacoes corporeas que as reencarnacoes podem propiciar. E alem de pontuar de forma feliz alguns principios cristaos e outros especificos da doutrina espirita. Mas no que diz respeito aa primeira e segunda questoes o texto faz um profundo silencio. Eu fiquei a pensar nos colegas espiritas que tive no meu tempo de juventude espirita que lutavam ardorosamente para vencer suas inclinacoes homossexuais; fiquei a pensar nos homossexuais que nao se enquadram no perfil pressuposto e atacado teoricamente pelo Vladimir e fiquei assustado nas implicacoes que a leitura de um texto como este poderia provocar nessas pessoas, uma vez que nem todo homossexual tem segundo ele " atracao compulsiva por pessoas do mesmo sexo...". Certamente esta nao foi a intencao do Vladimir, mas ele precisa pensar a questao pensando nos seres de carne e alma que sao objetos de sua reflexao, no que diz respeito aa recepcao e decifracao da mensagem. Por isto eu pergunto como se sentiram as pessoas com tendencias homossexuais ao ler o referido texto, principalmente nas seguintes passagens? Grifos e negritos sao por nossa conta: 1- " Mas evidentemente o homossexual (como tambem o heterossexual desregrado) nao e um ser em equilibrio espiritual. Ao contrario, tanto um quanto outro quase sempre estao sob cerrado ataque fuidico negativo ou em estrito concluio psiquico com entidades trevosas. 2- " O homossexualismo(...)o mais visado pelo vampirismo - desde os incubus e sucubus da Idade Media ate os nossos dias -, que incidem hoje os destemperos criminosos dos libertinos diplomados."(citacao de Herculano Pires) No que diz respeito aa primeira afirmativa, o autor incorre na transgressao do principio basico para discussao de uma tematica, qual seja, guardar a sua diversidade, o seu pluralismo. O autor pressupoe que toda pessoa com inclinacao homossexual e um desregrado nas praticas sexuais. E preciso distinguir o impulso pelo mesmo sexo da concepcao vulgar de exercicio da sexualidade; pois o universo da homossexualidade nao se resume ao modelo preconcebido pelo autor de alguem que esta a todo instante desejando se entrelacar corporalmente com alguem do mesmo sexo, como alguem que esta em " estrito concluio psiquidco com entidades trevosas". O homossexual e primeiramente um espirito encarnado em um corpo que nao aceita pelo fato deste ser o oposto da sexualidade com a qual o espirito mais se ligou em suas reencarnacoes. A sua moralidade, a sua concepcao de excercicio da sexualidade e uma questao moral sim. Nao vejo imoralidade, falta de espiritualidade esta em conflito com sua sexualidade. Naturalmente, vejo desequilibrio sim, no cultivo do desejo com alguem do mesmo sexo. Discutir esta tematica com fronteiras tao delgadas pressupoe o dominio bem preciso de conceitos, a fim de nao incorrer em generalismos. E quanto aa segunda questao, creio que o mestre Herculano Pires se refere ao cultivo do homossexualismo, e nao aquilo pressuposto pelo autor, ao afirmar que " em sua explanacao , Herculano Pires considera os homossexuais como pessoas sujeitas ao fenomeno espiritual do vampirismo, em que uma entidade trevosa liga-se, em simbiose, ao perispirito de um ser encarnado para compartilhar energias polarizadas negativamente, no caso as sexuais". O texto amplia sua tibieza teorica na medida em que o autor serve-se da corrente naturalista, como se esta desse conta de explicar um fenomeno que atinge o ser consciente. O autor, sem perceber, contribui teoricamente na justificacao da pratica de certa anomalia sexual ao servir-se de um belo porem ineficaz argumento dito pelo escritor e pesquisador espirita Carlos Imbassay para criticar a pratica do homossexualismo: " O homossexualismo como pratica costumeira em detrimento do hetero (sic) e pernicioso porque contraria a lei natural dos seres vivos. So as lesmas e que sao bissexuadas; isso deve ser ponderado para nalise. O porque do fato. Se o homossexualismo, em si, devesse ser adotado, a propria Natureza nos dotaria simultaneamente de ambos os orgaos, como no caso das flores e dos hermafroditas." Pergunto: A pratica do hermafroditismo deve ser ou nao encarado como transgressao das leis divinas? E por fim o autor manifesta uma concepcao radicalmente anti-dialetica, totalmente linear da lei de causa e efeito, quando afirma que " ...aquele que se excede nas praticas sexuais retorna a carne em condicao inversiva, ou seja, no sexo oposto aquele no qual se excedeu...". E evidente que qualquer transgressao das leis divinas implica em correcoes futuras, mas dai afirmar que a condicao de homossexual e o destino comum de todos que hoje adentram na pratica sexual em desajuste com a lei do amor, e mecanizar o processo evolutivo. Este entendimento nivela de uma forma radical os varios niveis de desregramentos, alem de desconsiderar o fato de que a evolucao espiritual do ser humano se da sobre a categoria da contraditoriedade. Nao ha evolucao linear, senao vejamos os capitulos do Livro dos Espiritos sobre Lei de Progresso e a Lei de Destruicao. Certamente que Vladimir ao escrever sobre o Homossexualismo estava movido das suas melhores intencoes, no entanto a nao observancia dos pressupostos abordados no inicio deste, tornaram seu texto avesso ao seu objetivo. E isto esta expresso em dois momentos belissiomos de seu texto, os quais transcrevo enquanto ecerramento de minhas observacoes: "Obviamente, nossos irmaos homossexuais merecem o respeito devido a todos os seres da criacao; nao podem ser discriminados, nem rejeitados, pois, como disse meigo Rabi da Galilea, `aquele dentre vos que nao tiver pecados, atire a primeira pedrai. Por isto creio que faltou ao autor um maior cuidado como o que ele proprio afirma no final de seu texto, servindo-se de uma citacao de Emmanuel: "Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo afetivo, seja com quem for e como for, colocai-vos, em pensamento, no lugar dos acusados, analisando as vossas tendencias mais intimas e, apos verificardes se estais em condicoes de censurar alguem , escutai, no amago da consciencia, o apelo inovidavel do Cristo: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei." Quanto aa questao do homossexual assumir ou nao um cargo em uma instituicao espirita, e uma outra discussao , com questoes de criterios praticos extremamente complexas. Deixo este desafio para alguem mais qualificado, com mais experiencia na tematica. A complexidade da questao comeca com a simples pergunta: Como identificar com cem por cento de seguranca que alguem e homossexual? Pelo andar, pelo falar ou por que nao tem companheiro(a)? O problema e ser homossexual ou exercer o homossexualismo? Ou tanto faz? Como ficariam os outros males morais a serem controlados pelas instituiicoes na escolha de seus dirigentes e trabalhadores em geral? Dificil questao, e preciso muita prudencia para discuti-la, e bem dominio conceitual da questao, a ausencia de um destes elementos pode deflagar bandeiras prerigosas no seio do movimento espirita. Muita Paz! Luciano Bomfim Kassel/Alemanha _____________________________________________________________________ PERGUNTAS ----------- Sobre o congelamento de corpos, por Andre Luiz _____________________________________________________________________ Meu nome e Andre Luiz Campos, faco parte do Centro Espirita Mosenhor Paiva Campos de Uba-MG, e durante uma de nossas reunioes surgiu o assunto congelamento de corpos (homens), e nao soubemos comentar adequadamente este assunto e gostariamos que nos fosse dada uma explicacao sobre tudo que cerca este assunto: - Como o espirito fica no periodo do congelamento? - E aconselhavel? - Como devemos lidar com este assunto? Antecipamos agradecimentos, e desejamos muita luz nos trabalhos diarios. Andre Luiz Campos, Uba, Brasil .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . 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