===================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica --------------------------------------------------------------------- Ano 05 - Numero 259 - 1997 23 de setembro de 1997 ===================================================================== |=========================| INDICE |============================| COMENTARIOS Violetas na Janela, por Jose Cid Espiritismo e Espiritualismo, por Ana Dias Homosexualismo, por Jarbas Mello Homosexualismo, por Jose Cid Homosexualismo, por Jose Lucas Perguntas 60 a 75 do Livro dos Espiritos, por Claudio Lourenco de Almeida, Brasil |====================================================================| ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Violetas na Janela, por Jose Cid, Brasil. ______________________________________________________________________ Recentemente assisti esta peca com minha esposa. Nao li o livro ditado por Patricia e psicografado por Vera Marinzeck, sua tia. Eu creio que foi melhor assim, porque desta forma toda a trama foi surpresa para mim. Ja tinha ouvido falar no livro antes, amigos que leram e me diziam que eu nao podia deixar de ler tambem. Porem, o pouco tempo livre me impediu de satisfazer a curiosidade. Na realidade foi minha esposa que insistiu em assistir a peca. Eu nao tinha pensado em ir porque ela e Catolica e achei que nao se interessaria pelo tema. Mas, na saida do Teatro Vanucci sua satisfacao me encheu de alegria. A jovem Patricia aparece muito bem representada por Beatriz Correa, que consegue transmitir muito bem o que acredito ser as impressoes de quem acaba de desencarnar e, naturalmente, nao se lembra muito bem do que e a vida sem o corpo. Mais uma vez temos a oportunidade de ver uma representacao do que e a vida em uma colonia espiritual, que, como nos mostrou Andre Luiz, nao difere muito da vida que temos aqui na Terra. As cenas que mostravam Patricia em seu trabalho na Colonia me lembraram muito das secoes de desobssessao que participei. A maioria dos desencarnados nao consegue compreender o seu novo estado e tem dificuldade em deixar para traz os habitos que, se por um lado sao aceitos pelos encarnados, por outro lado nao fazem nenhum sentido no “lado de la”. Alem disso as cenas que mostravam como e porque aqueles que se relacionavam com Patricia tinham desencarnado retratam apropriadamente nossa sociedade, com seus vicios e distorcoes de valores. Ou seja, nos, enquanto encarnados, criamos necessidades para nos que parecem essenciais, mas na realidade sao como teias que nos amarram cada vez mais a materia densa e nos trazem imensa perturbacao quando desencarnamos. Vale ressaltar tambem o trabalho dos musicos, que nos trouxeram cancoes muito bonitas, bem de acordo com o tema da peca. Entre elas eu gostaria de destacar “Quanta Luz”, de Cinira Pinto, que ja conhecia e sempre me agrada ouvir. Por fim, me alegrou muito assistir uma peca de teatro que alem de atual, retratando muito bem nossa sociedade, nao tem um unico palavrao mas faz brotar sorrisos em nossas bocas, que rapidamente se transformam em risadas. Eu teria muito mais para contar, mas nao quero mais do que agucar a curiosidade de voces. Esta e uma peca que vale a pena assistir. Jose Cid. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Espiritismo e Espiritualismo, por Ana Dias, Portugal. ______________________________________________________________________ Amigo Raul, Li a psicografia "Espiritismo e Espiritualismo" de Serniom que saiu no GEAE nº 256 e digo-lhe ainda bem que a divulgou, para mim pessoalmente veio ao encontro de uma busca longa e muitas vezes infrutifera, pois trata-se de um assunto de dificil abordagem no meio espirita, de cada vez que expunha as minhas ideias e conclusoes sobre a ligacao do Espiritualismo com o Espiritismo, a sua interligacao, remetiam-me para a defenicao de Allan Kardec de uma e outra palavra e suas diferencas, mas a interpretacao eh para quem as ler e penso que como as parabolas nem tudo deve ser interpretado ah letra e sim ir ao amago da questao, e as minhas conclusoes e ideias adveem de serio estudo. Eh um assunto que, como muito bem disse, so o tempo nos podera ensinar mais, mas penso que o 3º Milenio vem imbuido de novos conhecimentos. Aguardemos. Muito Obrigada Ana Dias ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Homosexualismo, por Jarbas Mello, Brasil. ______________________________________________________________________ Prezados amigos, Lendo a interessante entrevista da matematica, fisica e pedagoga Heloisa Pires, notei que sua abordagem sobre o tema homossexualidade abre espaco para algumas observacoes: a) "o homossexualimo e uma doenca que requer amor, tratamento, auto- disciplina e educacao. E um desequilibrio" Com certeza essa afirmacao e para os nao-homossexuais? E aos homossexuais o que poderia ser dito? O que dizer a um "ser" que na idade do desabrochar da sexualidade, "INSTINTIVAMENTE" seu interesse recai para pessoas do mesmo sexo? Em nenhum momento surgiu um enviado superior perguntado-lhe se "quer gostar" de pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto? Quando esse "ser" se da conta o fato ja e fato. Onde e que estaria ai o livrio arbitrio e a possibilidade de opcao? O que dizer ainda das influencias exogenas que tambem afetam a definicao da sexualidade, pois todos sabemos que os pais e a sociedade tem sua parcela de responsabilidade na estruturacao de uma personalidade.? Continuando, esse "ser" vai crescendo, escutando as informacoes mais estapafurdias possiveis, desde a moderna psicologia que prega o "assumir tudo aquilo que te faz feliz" ate os sermoes mais severos e criticos de alguns seguimentos religiosos que o comparam a "pomba- gira" e satanas, entremeando ai, algumas abordagens menos radicais que abonam todas relacoes estruturadas no amor. Que TRATAMENTO poderia ser administrado a um "ser" para que ele altere seu foco de interesse sexual? O que deveria ser requerido em termos de AUTO-DISCIPLINA e EDUCACAO para que esse "ser" se sinta atraido por pessoas de sexo diferente ao seu, principalmente se ja esta numa idade adulta. Nao quero aqui levantar a bandeira de que a pratica de todo o tipo de homossexualidade e perfeitamente normal e sadia. Entendo que cada um de nos tem uma missao nesta encarnacao, sendo que inclusive alguns deverao transcender a homossexualidade. Todavia, ate hoje, com 45 anos de idade e formacao em Psicologia, nunca li ou ouvi nenhum constructo teorico ou pratico que realmente informasse de uma maneira pelo menos um pouco mais objetiva de como um "ser" poderia conseguir alteracao no seu foco de interesse sexual. As pessoas conseguem simplesmente sinalizar "a anormalidade", porem nao conseguem se fundamentar na apresentacao de alguma sugestao para a "cura" e as orientacoes ficam num plano superficial e inatingivel para a populacao dita "doente", aspecto esse que desmotiva totalmente a grande maioria dos homossexuais a entrarem em contato com qualquer tipo de questionamento quanto a possibilidade de alteracoes em seus "desejos sexuais". Jarbas T. Mello Rio de Janeiro ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Homosexualismo, por Jose Cid, Brasil. ______________________________________________________________________ Oi Jarbas. Eu interpretei a resposta de Heloisa Pires de forma diferente. Eu entendi que a pessoa que nao consegue controlar a sua sexualidade esta doente. Seja esta pessoa homo ou heterosexual. Da mesma forma podemos estender este conceito para todo aquele que nao consegue controlar seu corpo, seja pelo desejo sexual, seja pelo desejo alimentar (gula), seja pelo desejo de um vicio qualquer. Na minha opiniao nos estamos encarnados nao so para colcoar em pratica os ensinamentos morais, mas tambem para aprender a controlar a materia. Sobretudo a materia que compoe o nosso corpo. Nao sou ingenuo o suficiente para acreditar que e' possivel controlar todas as reacoes bioquimicas que acontecem a todo instante no nosso corpo, mas devemos lembrar sempre que o corpo e' instrumento do progresso do espirito. Existe um tabu imenso quando se trata de qualquer assunto relacionado a sexo. Entretanto, se encararmos o sexo como algo natural, nao ha motivo algum para achar-se que a pessoa deve "assumir tudo que a faz feliz" ou que esta com o "satanas". Encarando-se o sexo como uma das funcoes normais do corpo, nao vejo diferenca alguma com o ato de comer, por exemplo. Se come o alimento A ou B porque um e' mais agradavel (prazer). Entretanto, se analisarmos friamente, devemos escolher entre A ou B de acordo com suas propriedades nutritivas ou agressivas para o organismo. Outro aspecto a ser considerado e' o das vidas sucessivas. Uma encarnacao e' muito rapida se compararmos os, digamos, 70 anos de uma vida 'a eternidade. Pensando como um ser eterno, que me custa passar um dia (que, a grosso modo, poderia equivaler a uma encarnacao) sem sexo? Ou seja, se nasci "no corpo errado", porque tenho que maltratar este corpo? Nao seria mais logico usar o instrumento disponivel em sua plenitude e aproveitar ao maximo o conhecimento adquirido? Por fim, vale lembrar que nao existem espiritos machos e femeas. O espirito nao tem sexo, nao precisa do sexo para expressar seu amor e muito menos para se reproduzir. Jose Cid. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Homosexualismo, por Jose Lucas, Portugal. ______________________________________________________________________ Caros amigos Tudo de bom! No boletim do GEAE n: 256, vem uma questao sobre homosexualidade, levantada por Delcia Prates. Em Dezembro de 1994, Divaldo Franco deu- nos esta resposta durante uma entrevista (que foi publicada na Revista de Espiritismo, em Portugal), e gostaria de a partilhar. Penso que mais importante do que a tendencia que se tenha, e' a orientacao que se da a pratica sexual. Devemos ter em conta que o sexo foi feito para a vida e nao a vida para o sexo. Ha pois a ncessidade de se respeitar e orientar positivamente a sexualidade, tendo em conta o objectivo desta e do sexo na vida humana. Um assunto polemico e que deve merecer de nos espiritas, muito estudo, leitura e acima de tudo muito respeito por aqueles que nesta existencia ainda nao conseguem frear seus impulsos nesta area, comprometendo-se por vezes em dolorosos processos de resgate que virao no futuro proximo ou longinquo. Sempre ao dispor Jose Lucas +JCL - Quais as causas da homosexualidade?Fisicas ou espirituais?E' considerada uma patologia? Divaldo - Os geneticistas tem tentado encontrar genes que explicariam o problema da homosexualidade, como sendo um desvio de comportamento sexual. Outra corrente, na area da psiquiatria, tenta encontrar enzimas cerebrais, que influenciariam no comportamento sexual. Os espiritos, no entanto, dizem-nos que o proprio ser realiza experiencias em quatro areas da sexualidade: - na assexualidade, em que um indivmduo tem anatomia, mas a sua psicologia e' tranquila, vive em muita paz e nao sente a presenca da libido; - na heterosexualidade, que tem a finalidade preci'pua de preservar a vida, de multiplica-la, de perpetua-la; - na homosexualidade, em que um individuo elege um parceiro do seu proprio sexo, - ou na bisexualidade, que, de alguma forma, nco tem o caracter fisiologico. Enquanto que na homosexualidade o individuo tem uma anatomia que nao corresponde a' sua psicologia, na bisexualidade nao encontraremos o individuo dotado dos dois sexos. No caso do hermafroditismo, nos estaremos contemplando uma anomalia biologica. Seja porem, em que faixa se movimente o espirito, estamos diante de um processo de evolucao. O que o espiritismo considera negativo para o espirito e' o seu comportamento nesta ou naquela area: uma vida promiscua, a pederastia, a entrega sem nenhum respeito por si mesmo nem pelo proximo, mas nao apenas no homosexual mas tambem no heterosexual. Um individuo promiscuo na hetrosexualidade nao passa de alguem que esta indo contra a sua propria constituicao fisica e psiquica. O homosexualismo, portanto, nao e' uma doenca, nao e' uma patologia. Dizem os melhores sexologos, que e' uma preferencia sexual . No entanto, sabemos que e' uma experiencia a que o espirito se impoe, ou que vai imposto, por causa de uma conduta anterior na qual nao soube manter o seu equilibrio. Imaginemos uma mulher que vive exclusivamente para o sexo, sem emocoes, que perverte homens, que destroi lares. Numa proxima reencarnacao retornara' com a anatomia masculina e, no entanto, com as tendencias psicologicas femininas. Veremos um homosexual, um homem que de alguma forma se utilizou do sexo para o prazer, para preverter, para levar a' corrupcao, reencarna-se com tendencias femininas e uma anatomia masculina. O oposto, portanto, da mulher que se reencarna com uma antomia feminina e tendencias masculinas. Cabe ao espirito reencarnando-se, respeitar o vaso, o corpo fisico. Entao, pergunta-se se esse ser tem o direito de experimentar o amor, de experimentar o sexo. E' um problema de consciencia. O espiritismo estabelece normas de conduta para os outros. Cada um responde pelo comportamento que tem, no entanto, uma lei e' incontestavel: temos o dever de respeitarmo-nos e de respeitarmos o nosso proximo. Nao se trata, portanto, de uma patologia, mas, de uma experiencia. JCL - Quer dizer que nao e' moralmente reprovavel? DPF - Nao! A atitude mental e o comportamento sexual e' que irao estabelecer a moralidade ou a imoralidade da experiencia pessoal.; ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Perguntas 60 a 75 do Livro dos Espiritos, por Claudio Lourenco de Almeida, Brasil. ______________________________________________________________________ Sobre as Perguntas n.º 60 a 75. (Em 25 de Setembro de 1997) Seres organicos e inorganicos. Por que ? Por que seres organicos vivem e morrem, tem instinto para se manter vivo e alguns ainda a inteligencia para melhor utilizar sua vida ? Por que seres inorganicos sao seres sem vida, sem instinto, sem inteligencia ? Simplesmente porque tudo o que existe, nao digo o que se ve, o que se toca, o que se escuta, mas tudo o que ha, o que foi, sem sombra de duvida criado por Deus, tudo isso e substrato e infra-estrutura para a evolucao dos Espiritos. Grosseiramente podemos fazer analogia com o caderno, o lapis, o livro, a merenda, a educacao fisica, a aula ... tudo isso, todo esse aparato para o Aluno aprender e o Professor ensinar, ambos evoluindo onde um dia o Aluno sera o Professor e o Professor sera o Mestre. A vida e a morte A evolucao dos Espiritos e um processo de maturacao em que a encarnacao e ferramenta essencial de aprendizado, o Espirito e instruido de acordo com seu grau de desenvolvimento e se prepara para a encarnacao definindo ou tendo definidas suas metas, encarna, e reencarnado retem apenas o conhecimento da adquirido, esquecendo-se do seu periodo de instrucao, acerta e erra tira uma moral da historia, morre, avalia e e avaliado pelas metas alcancadas e retorna ao ciclo ate que sua evolucao atinja o nivel de espirito superior onde a encarnacao nao mais se faz necessaria. Com a morte dos seres organicos, principio vital e materia organica se separam. A materia de decompoe dentro das leis fisico-quimicas do mundo habitado e o principio vital retorna o fluido universal. O fluido vital e o fluido eletrico animalizado, o fluido magnetico, a carga da nossa bateria enquanto seres organicos. O fluido universal e a inteligencia universal sao os instrumentos basicos que Deus utiliza para que seja feita a sua justa e bondosa vontade. Inteligencia e instinto. O instinto, inteligencia rudimentar despida de raciocinio e provedora de solucao intransviavel e espontanea no caminho da perfeicao, cujo orgulho e vaidade, tolos e ignorantes impostores, se incumbem de eliminar, e fonte natural e inesgotavel da sabedoria de Deus e intrinseca a nossos Espiritos errantes durante a jornada. E atencao pseudo-sabios, instinto nao e inversamente proporcional a inteligencia. A inteligencia, fabrica de infinito numero de solucoes que sao analisadas segundo sua visao e seu momento, considerando-se ai a ambiencia, delega ao seu livre-arbitrio a decisao de escolher sua solucao. Com efeito a solucao escolhida e sua e sua tambem e a responsabilidade por ela ter sido a sua solucao. Uma boa pratica e a de que em tempo de decisao, criemos um silencio interior para escutar as intuicoes e os pensamentos dos bons amigos que tanto se empenham por nosso porvir. E esse silencio interior e feito de serenidade e paz, na certeza de que os designios de nossas vidas e a justica e bondade divinas estao sempre presentes, junto a nos aguardando que as escutemos. E passemos tudo pelo cadinho da razao fundamentada no Evangelho segundo o Espiritismo e como disse meu filho, utilizando a inteligencia do Amor. Claudio Lourenco de Almeida .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . Homepage "The Spiritism Web" com informacoes espiritas em | | geral: livros eletronicos, periodicos, boletins e inscricao | | inscricao no GEAE, etc e sobre o movimento espirita mundial: | | instituicoes, eventos, paginas espiritas na internet, etc. | | | | Conselho Editorial: | | - Carlos Iglesia Bernardo (Sao Paulo - SP, Brasil) | | - Jose Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil) | | - Raul Franzolin (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sergio A. A. Freitas (Lisboa, Portugal) | | | | Inscricoes: enviar nome, email, profissao e endereco completo para | | Email: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt | | Homepage: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html | | (The Spiritism Web) | `--------------------------------------------------------------------`