===================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica --------------------------------------------------------------------- Ano 05 - Numero 249 - 1997 15 de julho de 1997 ===================================================================== |=========================| INDICE |============================| TEXTO Cristamente COMENTARIO Teoria da Beleza, por Edgardo Gerk, Brasil Teoria da beleza, por Carlos Iglesia, Brasil Espiritismo Laico, por Djalma Argollo, Brasil Influencia da Mediunidade, por Virgilio, Brasil Sobre TCI, por Ogi Mini, Portugal Chegada no mundo espiritual, por Marcelo, Brasil Manifesto pela Tolerancia, por Rogerio Amaral, Brasil Tolerancia, por Jose Cid, Brasil Perguntas, por Irma, Brasil PAINEL Workshop com Divaldo P. Franco |====================================================================| ______________________________________________________________________ TEXTO ------- Cristamente ______________________________________________________________________ Conheca a voce mesmo. Existem pessoas que percorrem o mundo inteiro a procura de si proprias. Resguarde o corpo fisico. Toda indiciplina pode das servico aos coveiros. Santifique a palavra. Entre os animais da terra, so o homem possui desenvoltura para falar. Supere o vicio. Se nao domina o habito, o habito acaba dominando voce. Ajude para o bem. A luta pela conservacao da posse tambem cria chagas e rugas. Esqueca o mal. Antes da fatalidade da morte, existe a fatalidade da vida. Entenda auxiliando. Viva o cristao de tal modo que ninguem lhe deseje a ausencia. Nao reclame. O proprio senhor do universo traca leis mas nao faz exigencias! Texto tirado do livro "Ideal Espirita" de Andre Luiz psicografado por Chico Xavier. Enviado pela Sociedade de Estudos Espiritas Paulo de Tarso, Florida, Estados Unidos ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Teoria da Beleza, por Edgardo Gerk, Brasil ______________________________________________________________________ Nao penso que Allan Kardec tenha cometido erro ou incorrido em racismo. Longe disso. Mas, como hoje podemos ver nas experiencias de clonagem e na interessante mensagem vinculada nesta midia sobre a mesma, a raca humana deve se aprimorar em todos os sentidos -- esse eh o desejo espiritual. O que Kardec se referia, de modo claro, eh aa diferenca de equipagem fisica que concederia maior vantagem de progresso ao ramo caucasiano da raca humana. Por exemplo, seria muito dificil que um aborigine australiano conseguisse um grau psico-neuro- motor de controle de sua equipagem fisica de forma semelhante a um europeu frances -- a ponto de tocar virtuosamente um piano. Isso nao eh desdouro para ninguem, mas simplesmente uma consequencia logica de outra afirmacao tambem de Kardec, quando eh explicado que os espiritos podem mudar de morada planetaria -- para melhor ou para pior -- em funcao de sua necessidade de evolucao. Evidentemente, mudando de morada planetaria, mudarao tambem de equipagem fisica e seria incoerente se uma equipagem fisica melhor do ponto de vista de progresso espiritual fosse destinada aos mundos mais primitivos. Na verdade, cada morada planetaria tem as suas diferentes racas, de acordo com o curriculo de aprendizado local. Desta forma, a raca dos hotentotes tem a sua utilidade no inicio consciencial ou em retornos mais coercitivos. Porem, nao eh, em igualdade de oferecimento de recursos, comparavel com racas que contam muitos milenios de constante aprimoramento no sentido mental-emocional. Cada raca eh necessaria, se nao o Criador nao a teria incluido no curriculo deste planeta. Daih a dizer que todas oferecem o mesmo refinado instrumental de progresso espiritual -- vai uma grande distancia. Porem, nem sempre as pessoas estao preparadas para ouvir isso, aas vezes em funcao tambem de seu passado reencarnatorio, e aih eh necessario o coracao amoroso de um Divaldo Franco para suavizar palavras que podem fazer renascer antigos bloqueios. "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertarah" falou o Mestre, e a Verdade eh que somos todos filhos do Pai, "sois deuses" estah escrito. Assim, que importa se jah estivemos a tropecar porque nossas pequenas pernas ainda nao eram capazes de nos suportar o peso, se hoje podemos caminhar, correr e ateh voar! Allan Kardec nao era racista -- pelo contrario, teve a coragem de dar um testemunho logico, cientifico e hoje cada vez mais evidente com os progressos da Engenharia Genetica. Outros autores, como Edgar Cayce, Pietro Ubaldi e Andre Luiz jah nos expuseram o mesmo assunto, nos mesmos termos. Nao adiantaria portanto nem mesmo calar Kardec postumamente, pois o mesmo testemunho estah disponivel em varias fontes independentes e de veracidade comprovada. Possa o Amor do Mestre iluminar a todas as racas, como irmaos de jornada, e mostrar todas as oitavas da sinfonia humana sempre em harmonia! Edgardo Gerck ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Teoria da beleza, por Carlos Iglesia, Brasil ______________________________________________________________________ Caro Amigo, O grande problema na questao e que o contexto historico em que o texto foi escrito era muito diferente do nosso. Nao se pode esquecer que, na visao de um europeu da segunda metade do sec. XIX, a Europa era a parte "mais civilizada" do planeta e que seus padroes de cultura e beleza pareciam "universais". Principalmente na Franca de entao, que era o principal centro do refinamento e da cultura, nao era facil subtrair-se a essa forma de pensar. Nao e razoavel revisar livros, atualizando trechos considerados errôneos, simplesmente porque as ideias mudaram. E uma especie de falsificacao historica. Escreva-se, isto sim, artigos ou livros estudando o tema e sugerindo novas interpretacoes, se coloque em destaque que os tempos mudaram, que o mundo progrediu. Em outras palavras, sobre este ensaio de Kardec nao se pode dizer que seja um mal-entendido, mas sim que seja um texto "envelhecido". O fato de julgar o texto, com os criterios aplicaveis a um texto escrito por um brasileiro do final do seculo XX, e tao errôneo quanto atualmente julgar a beleza unicamente pelo padrao europeu. Deve se destacar que o ensaio referido nao era nem mesmo sobre diferencas de racas, tema onde a codificacao Espirita estava, e ainda esta, bem adiante do seu tempo. Nao so a doutrina postula a igualdade de direitos, como a fundamenta na realidade espiritual - Nao existe raca para o espirito, reencarnamos em uma ou outra conforme a necessidade. Mesmo as ideias desse ensaio estavam adiante do que os seus contemporaneos pensavam, vale lembrar que pela epoca da codificacao, os Estados Unidos travaram um guerra civil porque parte do pais insistia no "direito" de possuir escravos; que no Brasil a escravidao ainda tardaria a ser abolida ... Nao tenha duvidas, o mundo mudou muito nestes ultimos 100 anos. Atenciosamente, Carlos Iglesia ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Espiritismo Laico, por Djalma Argollo, Brasil ______________________________________________________________________ Aos amigos do GEAE, muita paz. Lendo os boletins que estavam em minha caixa de correspondência, tomei conhecimento de uma discussao sobre Religiao e Ciência Espirita. Dentre os que se colocam do lado "cientificista", existe uma tendência a querer desvincular o Espiritismo de qualquer laco com o Cristianismo, sob o falacioso argumento de que lhe daria melhor aceitacao por parte dos povos nao cristaos. Contribuindo com a troca de ideias, transcrevo abaixo o que escrevi na Introducao do meu livro: O Novo Testamento: um enfoque espirita: "O Espiritismo Laico Segundo os defensores desta ideia, o Espiritismo deveria cortar os lacos com qualquer tipo de religiosidade, principalmente a crista para, sobrepairando as diferencas e radicalismos religiosos, universalizar-se, cumprindo o objetivo de fazer progredir a humanidade. Argumentam que a cristianizacao da Doutrina Espirita poe barreiras a sua aceitacao por parte da maioria nao crista da Humanidade, o que e possivel pelos seus principios fundamentais que, de resto, ja sao aceitos por grande parcela dos povos, desde a mais remota antigüidade, independentemente do nivel de civilizacao que possuam. Allan Kardec concorda com esta parte, escrevendo que o merito da Doutrina esta em provar o que os outros sempre afirmaram, apoiados apenas no criterio da autoridade ou da tradicao. Analisando o problema, escreve o Codificador: "Do ponto de vista religioso, o Espiritismo tem por base as verdades fundamentais de todas as religioes: Deus, a alma, a imortalidade, as penas e as recompensas futuras, sendo, porem, independente de qualquer culto em particular. Seu objetivo e provar aqueles que negam ou duvidam, que a alma existe, que ela sobrevive ao corpo e que sofre, apos a morte, as conseqüências do bem ou do mal que praticar durante a vida corporea: o objetivo de todas as religioes. Quanto a crenca nos espiritos, tambem se encontra em todas as religioes, assim como em todos os povos, porquanto em toda parte em que ha homens ha almas ou espiritos. Suas manifestacoes pertencem a todas as epocas e em todas as religioes, sem excecao, ha narrativas a este respeito. Catolicos - gregos ou romanos -, protestantes, judeus ou muculmanos podem crer nas manifestacoes dos Espiritos e ser, por conseguinte, Espiritas. A prova esta em que o Espiritismo tem adeptos em todas as seitas. Como moral e essencialmente cristao, porque a doutrina que ensina nada mais e que o desenvolvimento e a pratica daquela do Cristo, a mais pura dentre todas, cuja superioridade ninguem contesta, prova evidente de que e a expressao da lei de Deus. Ora, a moral esta ao alcance de todos. O Espiritismo, independente de qualquer forma de culto, nao aconselhando nenhum e nao se preocupando com dogmas particulares, nao constitui uma religiao especial, pois nao possui nem sacerdotes nem templos. Aos que lhe perguntam se fazem bem em seguir tal ou tal pratica, apenas responde: 'Se sua consciência aprova o que você faz, faca-o'. Numa palavra, o Espiritismo nada impoe a ninguem. Nao se destina aos que têm fe, e a quem esta fe e suficiente, mas a numerosa classe dos inseguros e dos incredulos. Nao os afasta da Igreja, porquanto ja estao dela moralmente afastados, de modo total ou parcial. Mas os leva a fazer três quartos do caminho para nela entrarem: cabe a Igreja fazer o resto" . O pensamento de Kardec e pleno de logica e coerência argumentativa, contudo, a psicologia humana, egocentrista, raciocina, geralmente, de acordo com padroes maniqueistas, onde as proposicoes sao mutuamente excludentes. O Espiritismo como ponto axiologicamente neutro, onde as religioes pudessem se encontrar, acima de quaisquer sentimentos antagônicos, nao vingou. A oposicao hostil da Igreja Catolica e das Igrejas Reformadas, pôs seus crentes, que aceitavam o pensamento Espirita, diante de um impasse: ou abjuravam ao conhecimento e ensinos que os fatos demonstravam verdadeiros, retornando a crenca nos dogmas vetustos, senis e irracionais, ou seriam implacavelmente excomungados como hereticos. Paralelamente a isto, deslancharam perseguicao sistematica contra os espiritas, que atingiu paroxismos de intolerancia e perversidade. Kardec assim descreve esses lamentaveis episodios inquisitoriais: "Em certas localidades nao foram indicados (os espiritas) a censura de seus concidadaos, ate serem perseguidos e injuriados nas ruas? Nao se ordenou aos fieis fazê-los fugir como empestados, nao se dissuadiram os empregados de entrar para o seu servico? Nao se solicitou as mulheres separarem-se de seus maridos e aos maridos de suas esposas, por causa do Espiritismo? Nao se fizeram despachar empregados, retirar a operarios o seu pao de cada dia e a necessitados o pao da caridade por serem espiritas? Ate cegos nao foram expulsos de certos hospitais, porque tinham recusado abjurar suas crencas?" . E, finalmente, conclui o sabio lionês: "Em resumo, a Igreja, repelindo sistematicamente os espiritas que voltavam a ela, forcou-os a se refugiarem na meditacao. Pela violência de seus ataques, alargou a discussao e levou-a para um novo terreno. O Espiritismo nao era mais que simples doutrina filosofica; foi a propria Igreja que o desenvolveu, apresentando-o como um temivel inimigo. Foi ela, enfim, quem o proclamou como nova religiao. Era uma demonstracao de inepcia, mas a paixao nao raciocina" . Atingido o status de religiao, que o Codificador procurara evitar, a situacao tornou-se altamente complicada. Acabou-se a neutralidade axiologica. Desde entao, todo aquele que se torna espirita abandona sua religiao tradicional, numa tipica atitude de "conversao". Se o problema e tao grave entre pessoas da mesma tradicao crista, imagine-se com as de tradicoes absolutamente diversas, ou ate antagônicas, como a dos Islamitas. Neste caso particular a situacao tem um agravante, a afirmacao supra mencionada de ser, como o e, a moral espirita absolutamente crista, que Kardec afirma ser superior a todas as outras, e ponto fatal de rejeicao do Espiritismo. Pretender-se retornar ao status quo ante, pela simples exclusao do Evangelho segundo o Espiritismo, de forma arbitraria, do elenco da Codificacao, e de uma ingenuidade gritante. Seria preciso fazer uma recodificacao, eliminando dela toda e qualquer afirmativa de cristianidade, o que, alem de absurdo, e totalmente impossivel. A Doutrina Espirita surgiu como o Consolador prometido pelo Cristo, como afirmamos linhas atras. Sua moral e a estabelecida nos Evangelhos, como escreveu Kardec, e ratificou a publicacao do Evangelho segundo o Espiritismo. No Brasil, onde o Espiritismo encontrou sua patria real e se desenvolveu de forma extraordinaria, ele e totalmente evangelico, e com esta caracteristica esta retornando ao berco de origem, a Franca, e se expandindo pelo mundo, propagado pelos nossos mediuns e expositores. Assim, o Espiritismo Laico nao passa de um sonho impossivel, em completa discordancia com a realidade historica. Os Evangelhos, bem como o Novo Testamento, sao livros fundamentais para a Doutrina Espirita, que os esclarece e aprofunda, da mesma forma como Jesus o fez com o Moisaismo." Com votos de muita alegria, Djalma Argollo ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Influencia da Mediunidade, por Virgilio, Brasil ______________________________________________________________________ Amigos, Meu nome e Virgilio e participo da Mocidade Espirita Andre Luiz do Centro Espirita Amor e Caridade em Goiania. Estou fazendo uma pesquisa sobre a influência que a Mediunidade teve, de casos comprovados, em grandes personalidades de nossa historia, assim como o daimon socratico. Se souber de algum material que fala sobre isso, por favor me envie! ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Sobre TCI, por Ogi Mini, Portugal ______________________________________________________________________ Devo dizer nao ser espirita, contudo estar nesta lista por clara simpatica e reconhecimento do espiritismo. Muito vezes tenho visto confusoes entre "espiritismo" e "bruxaria" nas pessoas nao-espiritas, e observado esforco de centros e federacao espirita sempre que possivel para nao se confundir mediunidade com espiritismo, realcando ate' que a mediunidade nao e' propriedade de espiritismo, que o espiritismo enquadra essa realidade e outras, mas nao se define nelas. Ora tenho de discordar igualmente haja fenomenos espiritas. Foi esse, a meu ver, o erro das obras do seculo passado, que levou ao castigo que e' hoje a confusao entre bruxarias varias e espiritismo. Procurar empregar o termo "fenomeno espirita" e' hoje em dia, a meu ver, uma fonte para a perpetuacao dessa confusao, e algo que pode ser mal-visto como uma apropropriacao do Espiritismo institucionalizado de algo que nao e' dele ou sequer o define. Quanto 'a TCI, no caso de gravadores audio essa possibilidade de espiritos inferiores e' logica somente nao e' necessaria o tipo de energia que esta' presente em arremessos de pedras, batidas, movimento de objectos e outros. Digamos que qualquer espirito nao-inferior pode aprender a mexer com a cabeca magnetica de um gravador. Mexe em padroes de probabilidades e no aleatorio da electronica da estatica de uma gravacao em silencio ou junto de ruidos propicios, onde a queda de agua parece ser um deles. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Chegada no mundo espiritual, por Marcelo, Brasil ______________________________________________________________________ Saudacoes meus caros irmaos, Em primeiro lugar, gostaria de parabeniza-los pelo trabalho maravilhoso que vocês veem realizando na Internet, o de manter essa pagina. O que venho a pergunta-los e o seguinte, gostaria de saber se vocês possuem uma mensagem recebida pelo nosso querido Chico Xavier, na qual, um jovem relata a sua chegada ao mundo Espiritual e encontra sua cachorrinha de estimacao ao seu lado, muito feliz por sua chegada. Agradeco pela atencao desde ja, muita paz, Marcelo. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Manifesto pela Tolerancia, por Rogerio Amaral, Brasil ______________________________________________________________________ A Tolerancia e uma das virtudes mais importantes para a concretizacao de nosso plano evolutivo. Com ela evitamos guerras e desavencas. Ela e um elemento fundamental para o exercicio da Fraternidade. Como Gandhi provou para o mundo, ela nao significa passividade. O maior empecilho a conquista dessa virtude e o apego, filho do orgulho. Uma das manifestacoes desse apego e o Fundamentalismo doutrinario. O que e o Fundamentalismo? Ja ouvimos muito falar nele. Basta lembrarmos dos noticiarios televisivos a respeito das disputas entre Judeus e Palestinos, Catolicos Irlandeses e Protestantes, Hindus e Sikis. Todos empenhados em impor seus pontos de vista, desconhecendo que pedaco de verdade os outros tambem podem ter. Atitudes semelhantes ja provocaram os equivocos das lutas etnicas e guerras santas, tragedias evolutivas de nossa civilizacao. Por outro lado, temos, gracas a Deus, o exemplo de amor e tolerancia dos irmaos mais abnegados, procedentes das mais variadas culturas. Como por exemplo: Chico Xavier, Divaldo Franco, Saibaba, Mahatma Ghandi , Dalai- Lama e muitos outros. O Evangelho e as mensagens da Espiritualidade Superior, como por exemplo as palavras de Emmanuel e de Joanna de Ângelis, repetidamente nos impulsionam em direcao a vivência de um mundo mais fraterno, caridoso, tolerante e repleto de amor. A natureza limitada de nosso ser nos impossibilita a compreensao do infinito e a visao alem do espectro, o que e chamado pelos orientais de Veu de Maia. Assim, estas limitacoes nos impedem de atingir o absoluto ainda nestas existências estrabicas. A assimilacao do senso de Fraternidade Universal (no sentido cosmico) e fundamental para a compreensao de nossa verdadeira natureza. Atraves dela, dilataremos nossa percepcao cada vez mais, a medida que praticarmos o amor fraterno incondicional e sem preconceitos. Amor este, direcionado ate mesmo aos desafetos e aos nao afins. Somos cidadaos cosmicos. "Somos todos irmaos" e ainda precisamos "Amar nossos inimigos" para entrar no Reino dos Ceus e alcancar nossa tao almejada Libertacao das provas e expiacoes. Devemos, sim, nos ligar aos conselhos de Kardec. Ele nos alerta que a Doutrina e tambem ciência, porque alem de ser racional e progressiva. Ele enfatiza que temos muito a avancar e que a tolerancia, a indulgência e a boa vontade sao virtudes extremamente recomendadas pela Espiritualidade Superior. E com essas virtudes impregnadas no coracao que devemos olhar para as outras religioes, filosofias e para as diversas manifestacoes da Doutrina. A radicalizacao, o sectarismo, o divisionismo e o apego a interpretacao literal mais que a intencao das palavras, sao todos formas de Fundamentalismo. Aqueles confrades, que se sentem pertencentes a grupos que se julgam possuidores de uma visao ou interpretacao mais correta que outros, estao muito proximos de se tornarem os fundadores do Divisionismo e do Fundamentalismo Espirita. Portanto, Cientistas Espiritas, que propoem a maior ênfase na parte cientifica sobre a parte religiosa da doutrina; Censores da literatura espirita, que estao preocupados em determinar qual livro e realmente Espirita; anti- Roustanguistas e Roustanguistas, todos estejam atentos para nao semearem a divisao e a desuniao. Ja pensaram se Deus nos poupasse do mal e censurasse a mentira? Nunca aprenderiamos a discerni-la, pois nao a conheceriamos. Mas como ele e infinitamente sabio, nos permitiu conviver com as inverdades, assim como pôs Kardec em contato com espiritos de todas as ordens para que ele proprio aprendesse a discerni-los. Devemos incentivar o discernimento sem criticar. Alias este e um conselho de Kardec . Ele, por exemplo, disse que nao ia aprovar nem desaprovar os polêmicos livros de Roustaing (Os Quatro Evangelhos - A Revelacao da Revelacao). Por conseguinte, nao devemos fazer indices literarios com os que sao e os que deixam de ser livros espiritas. Nao vamos repetir os erros historicos das grandes filosofias, religioes e ciências que, devido a atitude dos puristas de conservar o que e naturalmente progressivo, semearam o desentendimento, a incompreensao e a divisao. Lutemos pela unificacao, enfatizando o que une ao inves do que divide, iluminando, perdoando e encorajando mais, censurando e criticando menos, e assim incorporando a tao recomendada indulgência. A censura nao fortifica ninguem. Precisamos nos empenhar em elevar nosso querido orbe ao estado de Mundo de Regeneracao. So atraves da pratica da fraternidade, tolerancia e indulgência isto sera possivel. Como nos disse Bezerra de Menezes, o grande missionario da Unificacao do Espiritismo Brasileiro: "Solidarios, seremos uniao. Separados uns dos outros, seremos pontos de vista. Juntos, alcancaremos a realizacao dos nossos propositos" Ao longo da historia da humanidade, as religioes, filosofias e ciências de que temos noticia sempre foram isoladas umas das outras. A unificacao de Religiao, Filosofia e Ciência constitui um novo paradigma, o qual nao estamos acostumados. A Doutrina Espirita e ineditamente Trina. Nao pode nunca ser reduzida apenas a religiao, apenas a filosofia, ou a ciência. Pois esta reducao seria um equivoco que tornaria a Doutrina apenas como mais uma. Lembremo-nos sempre deste conceito e de suas conseqüências. Vamos trabalhar por esta integracao aplicando a Tolerancia. Rogerio da Silva Amaral ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Tolerancia, por Jose Cid, Brasil ______________________________________________________________________ No dicionario do Aurelio Buarque de Holanda encontramos no verbete tolerancia a seguinte definicao: 4. Tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um individuo ou de grupos determinados, politicos ou religiosos. No verbete admitir encontramos: 1. Aceitar ou reconhecer como bom, verdadeiro ou legitimo; aceitar, abonar ... 6. Filosofia: Aceitar com reserva, provisoria e/ou convencionalmente, em funcao de sua utilidade operacional (uma ideia, um pressuposto, uma regra); assumir. Portanto, na minha opiniao, tolerancia e' uma via de mao-dupla. E' necessario, primeiro, que ambos os lados reconhecam que o outro tem uma opiniao diferente e, segundo, que aceitem como bom o que o outro diz. Assim, se ambos os interlocutores forem tolerantes, nao havera desavenca. Dito isso, vamos ao meu ponto de vista. Nao adianta um lado da discussao se manter tolerante, porque, caso o outro lado nao queira parar para escutar, teremos apenas duas pessoas monologando. Nao havera enriquecimento para o conhecimento se, em nome de uma tolerancia, deixarmos de lado o verdadeiro proposito de uma discussao, que e' o progresso. E' necessario que haja tolerancia, mas sem esquecer que, acima de tudo, a humildade e' que torna possivel as discussoes sadias que nos permitem progredir. Jose Cid ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Perguntas, por Irma, Brasil ______________________________________________________________________ ... Fiz duas perguntas, que p/sao muito importantes, pois tenho que saber a resposta ate segunda feira, quando tenho encontro com o grupo de estudo. Vou repetir as perguntas e se possivel me respondam ! 1 - Por que vemos somente um cordao ligado ao corpo (nos chamados casos de pre-morte, como ja foi muito narrado), quando sabemos na verdade que sao muito os cordoes que ligam o corpo ao perispirito? 2 - A mediunidade depende do organismo (corpo fisico) ? Muito Obrigada pela Atencao Irma. ______________________________________________________________________ PAINEL -------- Workshop com Divaldo P. Franco ______________________________________________________________________ Ola amigos do GEAE, O Grupo Espirita Paulo e Estevao - GEPE e a Federacao Espirita do estado do Ceara - FEEC, vem ate voces para solicitar a divulgacao do II Workshop do Divaldo Pereira Franco e nosso estado, no Centro de Convencoes Edson Queiroz, nos dias 2 e 3 da Agosto proximos, das 8:30 aas 18:00 horas. Esse evento contara com transmissao ao vivo pela internet com som e imagem (numa unica via) utilizando para isso o programa Cu-seeme alem de manter aberto, durante todo o evento, um sistema de IRC ou Chat, onde estaremos recebendo perguntas dos nossos amigos internautas de todo o mundo em portugues e ingles, perguntas que serao respondidas ao vivo pelo Divaldo. Trata-se de um evento da maior importancia em nosso estado exatamente porque nos prepara para a realizacao do III CONECE, quando esperamos poder apresentar um link mais potente e com isso utilizarmos as duas vias, emitindo e recebendo imagens de todo o mundo. Mais detalhes dessa noticia e do download do progrma pode ser encontrado em nossa pagina, a partir de amanha, segunda feira aa tarde. Um grande abraco fraterno e temos a certeza de que contaremos com a ajuda de vodes Lula .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . 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