====================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica ---------------------------------------------------------------------- Ano 05 - Numero 245 - 1997 17 de junho de 1997 ====================================================================== |=========================| INDICE |============================| TEXTOS Texto de Jose Herculano Pires em homenagem aos 100 anos de "O Livro dos Espiritos" comemorado a 18 de abril de 1957 (final) A Casa Transitoria Fabiano de Cristo: Um exemplo da atuacao Espirita na area de assistencia social, por Carlos Iglesia (Brasil) |====================================================================| ______________________________________________________________________ TEXTO ------- Texto de Jose Herculano Pires em homenagem aos 100 anos de "O Livro dos Espiritos" comemorado a 18 de abril de 1957 ______________________________________________________________________ O Problema Cientifico Kardec examina o problema cientifico do Espiritismo nos capitulos VII e VII da "Introducao ao estudo da doutrina espirita". Vejamos um trecho bastante esclarecedor, cuja traducao o leitor encontrara no lugar proprio desta edicao: "La science propement dite, comme science, est donc incompetente pour se prononcer dans la question du spiritisme: elle n'a pas a s'en occuper, et son jugement, quel qu'il soit, favorable ou non, ne saurait etre d'aucun poids." Nao obstante, Kardec insiste no caracter cientifico da doutrina. Caracter proprio, como ele explica nos capitulos citados, pois se trata de uma ciencia que deve ter os seus proprios metodos, uma vez que o seu objecto nao e a materia, mas o espirito. Por que essa insistencia no caracter cientifico? Porque "O Livro dos Espiritos" vem abrir uma nova era no estudo dos problemas espirituais. Ate a sua publicacao, esses problemas eram tratados de maneira empirica ou apenas imaginosa. As religioes, como seus intrincados sistemas teologicos, ou as ordens ocultas, as corporacoes misticas e teosoficas, deslocavam os problemas do espirito para o terreno do misterio. O conhecimento humano se dividia, para nos servirmos das expressoes de Santo Agostinho, na "iluminacao divina" e na "experiencia". O Espiritismo veio modificar essa ordem de coisas, mostrando a possibilidade de encararmos os problemas espirituais atraves da experiencia agostiniana, ou seja, atraves da mesma razao que aplicamos aos problemas materiais. Nesse sentido, "O Livro dos Espiritos" se apresenta como um divisor de aguas. Tudo aquilo que, antes dele, constitui o espiritualismo, pode ser chamado "espiritualismo utopico", e tudo o que vem com ele e depois dele, seguindo a sua linha doutrinaria, "espiritualismo cientifico", como fazem os marxistas com o socialismo de antes e depois de Marx. Esta a posicao especial de "O Livro dos Espiritos", no plano da cultura espiritual. Com ele, o espirito e os seus problemas sairam do terreno da abstraccao, para se tornarem acessiveis a investigacao racional, e ate mesmo a pesquisa experimental. O sobrenatural tornou-se natural. Tudo se reduziu a um questao de conhecimento das leis que regem o universo. A tese espinosiana da impossibilidade do milagre, como violacao da ordem natural, veio comprovar-se nas suas demonstracoes. E as leis dessa ordem, como vemos no capitulo primeiro do Livro III, sao todas naturais, quer digam respeito as relacoes materiais, quer as espirituais e morais. Nao existe o sobrenatural, senao para a ignorancia humana das leis naturais, uma vez que o universo e um sistema unico, e todas as suas partes se entrosam na grande estrutura. O Problema Religioso A natureza religiosa do "Livro dos Espiritos", ressalta desde as suas primeiras paginas. Como ja vimos, Kardec o inicia pela definicao de Deus Mas o Deus espirita nao e antropomorfico, nao e um ser constituido a imagem e semelhanca do homem, como o das religioes. A definicao espirita e incisiva: "Deus e a inteligencia suprema, causa primaria de todas as coisas." Assim como, para Espinosa, Deus e a substancia infinita, para Kardec e a inteligencia infinita. Mas assim como erraram os que confundiram a substancia espinosiana com o Universo, assim tambem se enganam os que confundem a inteligencia infinita com o homem finito, e a religiao espirita com os formalismos religiosos. Os atributos de Deus nao se confundem com os precarios atributos humanos: ele e eterno, imutavel, imaterial, unico, todo poderoso, soberanamente justo e bom. Deus nao se confunde com o Universo, pois e o criador e o mantenedor do Universo. Entretanto, ao tratar da justica de Deus, vemos Kardec empregar uma terminologia antropomorfica, falando em castigos e recompensas, o que tem dado motivo a afirmar-se que o Deus espirita e semelhante ao das religioes. A explicacao desse facto, que a primeira vista parece contraditoria, esta no item decimo do capitulo primeiro: "L'homme peut-il comprendre la nature intime de Dieu? Non, c'est un sens qui lui manque." E logo a seguir vem a explicacao de Kardec a respeito. Mais adiante, no item treze, encontramos a resposta de que os atributos de Deus, a que nos referimos acima, sao apenas uma interpretacao humana, aquilo que o homem pode conceber a respeito de Deus, nos eu estagio actual de evolucao. Kardec, portanto, emprega a linguagem que podemos empregar, de maneira compreensiva, para tratar de Deus. Nao humaniza a Deus, mas apenas o coloca ao alcance da compreensao humana. Nao obstante, a natureza de Deus, como inteligencia infinita e causa primaria, e sempre resguardada. Vemos isso em todo o primeiro capitulo e em muitas outras passagens do livro. No capitulo sobre o Panteismo, qualquer confusao entre o Criador e a Criacao foi afastada. O Deus espirita nao e antropomorfico, mas tambem nao e panteista. Por outro lado, "O Livro dos Espiritos" veda imediatamente o caminho as especulacoes ilusorias e imaginosas sobre a natureza de Deus. Uma vez que falta ao homem o meio de compreende-lo, inutil sera tentar a sua definicao atraves de suposicoes ingenuas ou atrevidas. E o que vemos no item 14.o do primeiro capitulo, no estabelecimento de um principio que define de maneira absoluta a posicao do Espiritismo em face do problema, separando-o decisivamente de todas as escolas de teologia especulativa ou de ocultismo de qualquer especie. Vejamos esse trecho fundamental no original frances, podendo o leitor encontrar a sua traducao no lugar proprio deste volume: 3/4 "Dieu existe, vous v'en pouvez douter, c'est l'essentielc; croyez-moi, n'allez pas au dela; ne vous egarez pas dans un labyrinthe d'ou vous ne pourriez sortir; cela ne vous rendrait pas meilleurs, mas peut-etre un peu plus orgueilleux, parce que vous croiriez savoir, et qu?en realite vous ne sauriez rien, Laissez donc de cote tous ces systemes; vous avez assez de choses que vous touchent plus directement, a commencer par vouas memes; etudiez vos propes imperfections afin de vous en debarrasser, cela vous sera plus utile que de vouloir penetrer ce qui est impenetrable." Deus, como inteligencia infinita ou suprema, e o que e. Nao comporta especulacoes ociosas, definicoes imaginosas. O homem deve conter-se nos limites de si mesmo, cuidar das suas imperfeicoes, melhorar-se. Basta-lhe saber que Deus existe, e que e justo e bom. Disso ele nao pode duvidar, porque "pela obra se reconhece o obreiro", a propria natureza atesta a existencia de Deus, sua propria consciencia lhe diz que ele existe, e a lei geral da evolucao comprova a sua justica e a sua bondade. Descartes dizia que Deus esta na consciencia do homem como a marca do obreiro na sua obra. Os Espiritos confirmam esse principio, mas vao alem, mostrando que a marca do obreiro esta em todas as coisas, na natureza inteira. A negacao de Deus e, para o Espiritismo, como a negacao do sol. O ateu, o descrente, nao e um condenado, um pecador irremissivel, maus um cego, cujos olhos podem ser abertos, e realmente o serao. Porque Deus e necessariamente existente, segundo o principio cartesiano. Nada se pode entender sem Deus. Ele e o centro e a razao de ser de tudo quanto existe. Tirar Deus do Universo e como tirar o sol do nosso sistema. Simples absurdo. Mas, pelo facto de nao ter a forma humana, de nao se assemelhar ao homem, no tocante a constituicao fisica deste, nao se segue que Deus esteja distante do homem e indiferente a ele. O Deus espirita se assemelha ao aristotelico, pelo seu poder de atraccao, mas se afasta dele, quanto a indiferenca em relacao ao cosmos. Porque Deus e providencia, Deus e amor, e o criador e o pai de tudo e de todos. O Universo se define por uma triade, semelhante as triades druidicas: Deus, espirito e materia. Vemos isso no item 27, quando Kardec pergunta se existem dois elementos gerais, o espirito e a materia, e os Espiritos respondem: "Oui, e par dessus tout cela Dieu, le creatur, le pere de toutes choses; ces trois choses sont le principe de tout ce qui existe, la trinite universelle." A materia, porem, nao e so o elemento palpavel, pois ha nela o fluido universal, o seu lado fluidico, que desempenha o papel de intermediario entre o plano espiritual e o propriamente material. Diante dessa concepcao, surge um problema de ordem teologica e escrituristica. Se Deus nao se assemelha ao homem, como entender-se a passagem biblica segundo a qual ele criou o homem a sua imagem e semelhanca? A explicacao vem no item 88, quando Kardec pergunta pela forma do Espirito, nao daquele que ainda esta revestido do corpo espiritual ou perispirito, mas do Espirito puro. Vejamos a pergunta e a resposta no original, cuja traducao o leitor pode encontrar no lugar proprio do livro: "Les Espirits ont-ils une forme determinee, limitee et constante? A vos yeux, non: aux notres, oui; c'est, si vous le voulez, une flame, une lueur, ou une etincelle etheree." Como se ve, o homem, na sua essencia, 3/4 naquilo unicamente em que ele pode assemelhar-se a Deus: 3/4 nao e um animal de carne e osso, nem mesmo uma forma humana em corpo espiritual, mas uma centelha eterea. Foi assim que Deus o fez a sua imagem e semelhanca. Colocado o problema fundamental de Deus e da criacao, "O Livro dos Espiritos" entra pelo controvertido terreno da destinacao humana. Sua concepcao deista do Universo e necessariamente teologica. Tudo avanca para Deus, do atomo ao arcanjo, como vimos no item 540, e a frente dessa marcha, no plano terreno, encontra-se o homem. Vemo-lo numa escala evolutiva, na terra como no espaco: do imbecil ao sabio, do criminoso ao santo. A "escala espirita", que comeca no item 100, nos oferece uma visao esquematica dessa escada de Jaco, que vai da terra ao ceu. O estudo da "progressao dos espiritos", que comeca no item 114, nos mostra a necessidade do esforco proprio para que o Espirito se realize a si mesmo, revelando-nos ao mesmo tempo o papel da Providencia, sempre amorosamente voltada para as criaturas. No estudo sobre "anjos e demonios", que se inicia no item 128, defrontamo-nos com um debate teorico sobre passagens evangelicas. O problema da justica de Deus e equacionado a luz dos ensaios de Cristo, no seu verdadeiro sentido. A seguir, "O Livro dos Espiritos" trata da encarnacao dos Espiritos e da finalidade da vida terrena. Combate o materialismo, mostrando a sua inconsistencia. Nao sao os estudos que levam o homem a ele, nao e o desenvolvimento do conhecimento que o torna materialista, mas apenas a sua vaidade. E o que vemos no item 148: "Il n'est pas vrai que le materialisme soit une consequence de ces etudes; c'est l'homme que en tire une fausse consequence, car il peut abuser de tout, meme des veilleurs choses". Kardec corrobora a tese dos Espiritos: o materialismo e uma aberracao da inteligencia. E o que nos diz no inicio do seu comentario: "Par une aberration de l'inteligence, il y a des gens qui ne voient dans les etres organiques que l'action de la matiere et a rapportent tous nos actes". E assim prossegue o livro, todo ele impulsionado pelo sopro do espirito, impregnado pelo sentimento religioso, e mais particularmente, pelo sentido cristao desse sentimento. Quando, no item 625, Kardec pergunta qual o tipo humano mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e modelo, a resposta e incisiva: "Voyes Jesus". E Kardec comenta: "Jesus est pour l'homme le type de la perfection morale a laquele peut pretendre l'humanite sur la terre. Dieu nous l'offre comme le plus parfait modelo, et la doctrine qu'il a enseignee est la plus pure expression de sa loi, parce qu'il etat anime de l'esprit divin, et l'etre le plus pur qui ait paru sur la terre". A religiao espirita se traduz em espirito e verdade. O que interessa a Deus nao e a precaria exterioridade dos ritos e do culto convencional, quase sempre vazio: e o pensamento e o sentimento do homem. A adoracao da divindade e uma lei natural, quanto a lei de gravidade. O homem gravita para Deus como a pedra gravita para a terra e esta para o sol. Mas as manifestacoes exteriores da adoracao nao sao necessarias. No item 653 vemos a clara resposta dos Espiritos a respeito: "La veritable adoration est dans le coeur. Dans toutes vos actions songez toujours qu'un maitre vous regarde". A vida contemplativa e condenada porque inutil, assim tambem a monacal, pois Deus nao que o cultivo egoista do sentimento religioso, mas a pratica da caridade, a experiencia viva e constante do amor, atraves das relacoes humanas. "O Livro dos Espiritos" nao deixa de lado o problema do culto religioso, que necessita manifestar a sua religiosidade: Essa manifestacao se verifica nas formas naturais de adoracao, uma das quais e a prece. Pela prece o homem pensa em Deus, aproxima-se dele, poe-se em comunicacao com ele. E o que vemos a partir do item 658. Pela prece, o homem pode evoluir mais depressa, elevar-se mais rapidamente sobre si mesmo. Mas a prece tambem nao pode ser apenas formal. Por ela, podemos fazer tres coisas: louvar, pedir e agradecer a Deus, mas desde que o facamos como o coracao, e nao apenas com os labios. Temos assim a religiao espirita, que mais tarde se definira de maneira mais objectiva ou directa em "O Evangelho segundo o Espiritismo". Uma religiao psiquica, como a chamou Conan Doyle, equivalente a "religiao dinamica" de Bergson. No capitulo V da "Conclusao", Kardec afirma: "Le spiritisme est fort parce qu'il s'appuis sur les bases memes de la religon: Dieu, l'ame, les peines et recompenses futures; parce que surtout il montre ces peines et ces recompenses comme des consequences naturelles de la vie terrestre, et que rien, dans le tableau qu'il offre de l'avenir, ne peut etre desavoue par la raison la plus exigente". Enfim: religiao positiva, baseada nas leis naturais, destituida de aparatos misteriosos e da teologia imaginosa. Para completar o quadro religioso de "O Livro dos Espiritos" temos ainda o capitulo XII do Livro III e todo o Livro IV. NO capitulo referido, Kardec trata do aperfeicoamento moral do homem, encara os problemas referentes as virtudes e aos vicios, as paixoes, ao egoismo, define por fim o caracter do homem de bem e conclui com uma mensagem de Santo Agostinho sobre a maneira de nos conhecermos a nos mesmos. No Livro IV temos um capitulo sobre as penas e gozos terrenos, que e um codigo da vida moral na terra, verdadeiro catecismo da conduta espirita, e um capitulo sobre as penas e gozos futuros, sobre as consequencia espirituais do nosso comportamento terreno. Estudos Futuros Este, em linhas gerais, o livro que a 18 de Abril deste ano completou cem anos, e cujo primeiro centenario foi celebrado em todo o mundo civilizado, pelos adeptos do Espiritismo. Sua estrutura, como se ve, o coloca entre os tratados filosoficos, e seu conteudo se relaciona com todos os aspectos fundamentais do conhecimento. Sua simplicidade aparente e tao ilusoria como a da superficie tranquila de um grande rio. Como no "Discurso do Metodo", de Descartes, a clareza do texto pode enganar o leitor desprevenido. As coisas mais profundas e complexas aparecem na linguagem mais directa e simples, e a compreensao geral do livro so pode ser alcancada por aquele que for capaz de apreender todos os nexos entre os diversos assuntos nele tratados. Ate hoje, cem anos depois de sua publicacao, "O Livro dos Espiritos" vem sendo lido e meditado, no mundo inteiro, mas pouco se tem cuidado de analisa-lo em suas multiplas implicacoes e em sua mais profunda significacao. Acreditamos que o segundo seculo do Espiritismo, que se iniciou neste ano, sera assinalado por uma atitude mais consciente dos proprios espiritas em face deste livro, e que estudos futuros virao revelar, cada vez de maneira mais clara, o seu verdadeiro papel na historia do conhecimento. Para concluir, lembremos que sir Oliver Lodge, o grande fisico ingles, uma das mais altas expressoes de cultura cientifica do nosso tempo, considerou o Espiritismo, no seu livro sobre "A imortalidade pessoal", como "uma nova revolucao copernica". E Leon Denis, o sucessor de Kardec, legitima expressao da cultura francesa, proclamou no Congresso Espirita Internacional de Paris, em 1925, e no seu livro "Le Genie Celtique et le Monde Invisible", de 1927, que o Espiritismo tende a reunir e a fundir, numa sintese grandiosa, todas as formas do pensamento e da ciencia. J. HERCULANO PIRES ______________________________________________________________________ TEXTO ------- A Casa Transitoria Fabiano de Cristo: Um exemplo da atuacao Espirita na area de assistencia social, por Carlos Iglesia (Brasil) ______________________________________________________________________ Localizada nas margens do rio Tiete, no ponto em que sai da capital paulista a rodovia Presidente Dutra, encontra-se a Casa Transitoria Fabiano de Cristo. Enquanto diante de si passam apressados os milhares de veiculos que se utilizam das famosas marginais, no interior de seus muros trabalham cerca de 700 voluntarios dedicados a "Amparar a crianca, reajustando-lhe a familia". Tal programa de trabalho tao singelo em sua expressao, mas tao vasto em sua implementacao, envolve o apoio `as familias de gestantes carentes desde o seu cadastro nos primeiros meses de gravidez ate' os meses cruciais apos o nascimento dos bebes. Muitas vezes o apoio se estende `a creche e ate' mesmo ao curso de 1.o Grau, pois dentro da instituicao tambem existe uma escola em convenio com a Prefeitura. O trabalho e' baseado na ideia de que o melhor modo de auxiliar o espirito reencarnante e reestruturando-lhe a familia. Dentro deste objetivo sao tomadas medidas para: - Que a mae acompanhe os cursos maternais ministrados na instituicao; - Que os demais filhos cursem a escola de 1.o Grau ou os cursos profissionalizantes da Casa; - Que a situacao financeira da familia melhore atraves do ensino de profissoes a mae e ao pai; - Que as dificuldades imediatas sejam minimizadas atraves da entrega de cestas basicas e de roupas; - Que a familia tenha contato com a doutrina espirita atraves do trabalho desenvolvido na Casa; Dentro dos conceitos formulados pela Doutrina Espirita, acreditamos que o trabalho desenvolvido pela Casa Transitoria Fabiano de Cristo no plano material e' continuacao do trabalho desenvolvido no plano espiritual por seus mentores e trabalhadores espirituais. O espirito levado a reencarnacao com assistencia da Casa Transitoria e', grande parte das vezes, um espirito atendido em seus departamentos do plano espiritual e nao raro atendido em suas reunioes mediunicas. Toda a estrutura necessaria a esta obra e' financiada atraves das doacoes de seus mantenedores, de campanhas periodicas, campanha Auta de Souza, venda de produtos produzidos internamente (paes, detergentes, livros, etc...), shows beneficientes e doacoes esporadicas. Praticamente todo o trabalho e' realizado por voluntarios, sendo restrito o trabalho remunerado apenas a funcoes vitais, que necessitam da dedicacao diaria em horario integral. O atendimento, que objetiva a familia, comeca pela gestante carente, que e' recebida por um Assistente Social. Uma visita e' feita em sua moradia, para a avaliacao das reais necessidades da familia. A gestante e' entao encaminhada para o curso de orientacao maternal, onde recebera' ao longo de algumas semanas, informacoes basicas para sua saude e a do bebe. Neste periodo e ate' seis meses apos o parto, dispora' de atendimento medico e auxilio subsistencia extensivos a familia. O bercario e a creche permitirao que a assistida possa formar-se profissionalmente e trabalhar fora. A Formacao profissional e' o elemento basico para que se promova a real independencia da familia. Corte e costura, trico (mao e maquina) overloque, culinaria, entre outros. Com esses cursos as mulheres poderao melhorar os rendimentos, mesmo trabalhando em casa. Para os homens: ajustador mecanico, torneiro mecanico e eletrecista instalador; alem dos cursos de auxiliar de escritorio e datilografia para ambos os sexos. Fora as atividades mencionadas acima, existe uma nao relacionada diretamente ao amparo dos reencarnantes, mas sim auxiliar os que estao terminando a presente jornada terrestre. O Lar Batuira, que funciona em um dos pavilhoes da Casa, acolhe com carinho e cuidados adequados 60 velhinhas desamparadas. E' o unico caso de internacao na instituicao. A Casa Transitoria Fabiano de Cristo e' um orgao da Federacao Espirita de Sao Paulo, correspondendo a sua area de assistencia e servico social. Foi criada ha' mais de 30 anos pelo Sr. Jose' Goncalves Pereira e dirigida por ele ate' sua desencarnacao, estando atualmente sob direcao do Sr. Oswaldo Emilio Sarno. Sua estrutura fisica ocupa varios pavilhoes, com area construida de 8.000 m2, distribuidos em meio a jardins. Em seus muitos anos de existencia a Casa teve oportunidade de receber diversos visitantes de outras cidades, que ao retornarem a suas localidades de origem implantaram instituicoes baseadas nos mesmos principios, entre elas se destacando a Casa Transitoria Fabiano de Cristo em Pindamonhangaba. No modelo de trabalho adotado pela Casa Transitoria todos os envolvidos sao beneficiados, tanto os assistidos que tem a oportunidade de reajustar suas vidas, os voluntarios que aprendem no trabalho desinteressado de beneficio ao proximo a aplicacao pratica dos postulados Espiritas e os mantenedores que atraves de sua doacao seguem a recomendacao de Kardec: "Fora da Caridade nao ha' salvacao". Mais que isso, levando o auxilio a gestantes carentes, e promovendo a reencarnacao tranquilia de espiritos em fase de reajustamento espiritual, esta' levando a mensagem Espirita a camadas da populacao que dificilmente teriam acesso a ela pelos canais normais de divulgacao. Em outras palavras, esta' levando a doutrina espirita as novas geracoes, antes mesmo que as influencias negativas do meio as atinjam e dificultem seus programas reencarnatorios. A sociedade em que vivemos e' resultado da nossa propria atuacao, seja nesta vida ou em vidas preteritas, se encontramos injusticas e carencias, e' porque de algum modo contribuimos com alguma parcela individual de culpa para que existissem, no minimo com a omissao frente a obrigacao crista de "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao proximo como a si mesmo". Pois bem no trabalho ativo de auxilio, principalmente no trabalho de reajustamento nosso e das pessoas a que nos propomos assistir, estamos criando as acoes que permitirao que, pouco a pouco, os problemas sociais sejam resolvidos e a estrutura da sociedade evolua, com a consequente estruturacao em formas mais justas. E' claro que de nada vale estender a mao a uma pessoa carente de um lado se, por outro, em nossas vidas particulares, continuarmos agindo como se nada tivesse mudado. Por exemplo, se somos empresarios ou atuando em cargos de direcao, na busca da maximizacao dos lucros e do aumento da competitividade, promovermos a demissao de pais de familia. Por isso o trabalho da Casa Transitoria tambem busca a reestruturacao espiritual de seus voluntarios, todo o trabalho e' feito com a visao de que nao somos benfeitores, mas sim que somos tambem espiritos desajustados frente a lei divina e que atraves dessa oportunidade de trabalho estamos aprendendo, que somos tambem "assistidos"; aprendendo que as licoes recebidas la' dentro devem ser estendidas a nossas vidas fora dali. Que o Espiritismo nao e' uma profissao de fe', mas uma vivencia. Fica portanto o convite aos leitores para que visitem a Casa Transitoria Fabiano de Cristo e conhecam de perto o funcionamento desta instituicao. Seu nome, homenagem a uma instituicao do plano espiritual descrita no livro "Obreiros da Vida Eterna", ilude aos que nao a conhecem, pois e' mais que uma Casa, quase que uma pequena cidade ocupada, isto sim, por espiritos transitoriamente ligados ao corpo de carne e aprendendo que somente na aplicacao da regra aurea, "tudo o que quereis que vosso irmao vos fizesse, fazei vos a ele tambem", encontrarao a felicidade. Casa Transitoria Fabiano de Cristo Av. Condessa Elizabeth de Robiano, 454 (Marginal do Tiete) CEP 03074-000,Caixa Postal 10.018 - Belenzinho-Sao Paulo-SP Telefone: (011) 291-3158 Carlos Iglesia (Brasil) .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `-- / / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . 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