--------------------------------------------------------------------- _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica --------------------------------------------------------------------- Ano 05 - Numero 241 - 1997 20 de maio de 1997 --------------------------------------------------------------------- |-------------------------| INDICE |---------------------------| TEXTO Mediunidade e estudo COMENTARIO Do Jose Cid, sobre Mediunidade Do Edgardo Geek, sobre revisao Do Djalma Argolo, sobre TCI Do Jose Lucas, sobre atendimento no Centro Espirita PAINEL Programacao de Divaldo P. Franco no Reino Unido Visita de Richard Simonetti aos EUA |-------------------------------------------------------------------| ______________________________________________________________________ TEXTO ------- Mediunidade e estudo ______________________________________________________________________ O dinheiro em si nao e bom, nem mau. Instrumento neutro, e capaz de criar a abastanca ou estimular a miseria, dependendo isso daqueles que o retem. A eletricidade em si nao e boa, nem ma. Energia neutra, e capaz de engrandecer o trabalho ou precipitar o desastre, dependendo isso daqueles que a manejam. O magnetismo em si nao e bom, nem mau. Agente neutro, e capaz de gerar o bom ou produzir o mal, dependendo isso daqueles que o dirigem. Assim tambem e a mediunidade, que nao e boa, nem ma em si mesma. Forca neutra, e capaz de promover a educacao ou acalentar a ignorancia, dependendo isso daqueles que a usufruem. Para emprego louvavel do dinheiro, contamos com os preceitos morais que patrocinam o aperfeicoamento da alma; para a utilizacao correta da eletricidade, possuimos os principios da ciencia que controlam na Natureza; para a sublimacao do magnetismo, temos as leis da responsabilidade pessoal que honorificam a consciencia; e, para a justa aplicacao da mediunidade, dispomos dos ensinamentos do Espiritismo, consubstanciando a religiao da justica e do amor que ilumina todos os distritos do Universo. Irmaos, estudemos a Doutrina Espirita, a fim de que possamos compreender mediuns, mediunidade e fenomenos mediunicos. Albino Teixeira (transcrito por Jose Cid do livro "Caminho Espirita", psicografado por Francisco Xavier e publicado pelo Instituto de Difusao Espirita - IDE) ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------- Do Jose Cid, sobre Mediunidade ______________________________________________________________________ A mediunidade, ao contrario do que algumas pessoas pensam, nao se trata do aspecto mais importante do Espiritismo. Vejamos porque: 1 - A mediunidade nao e exclusividade do Espiritismo. Existem diversas religioes e doutrinas que se valem da mediunidade em seus rituais e celebracoes. No Evangelho, adotado por diversas religioes (inclusive algumas que negam a mediunidade) existem diversas passagens que falam do uso da mediunidade. No entanto o Espiritismo estudou a mediunidade em seus diversos aspectos, classificando e fazendo recomendacoes que permitem ao medium uma atuacao segura. Entretanto para isso e fundamental que o medium se prepare, estudando cuidadosamente os livros da codificacao (e nao apenas o Livro dos Mediuns). 2 - O ato mediunico nao esta confinado ao Centro Espirita. Para que haja intercambio entre um espirito e um medium, e, portanto, um fenomeno mediunico, nao e necessario que eles estejam dentro de uma Casa Espirita. Em qualquer lugar, a qualquer hora e possivel que esteja acontecendo uma comunicacao espirito-medium. Por mais sutil e imperceptivel que seja este intercambio o medium consciente consegue distinguir o que nasce de sua propria consciencia e o que lhe e sugerido por outrem. Entretanto, para que o medium se torne consciente sao necessarios dedicacao e estudo, de forma que o medium possa dirigir o fenomeno. 3 - A Doutrina Espirita nao obriga o uso da mediunidade. Este aspecto e mais sutil. A Doutrina Espirita so existe porque mediuns nos mais variados cantos do mundo trabalharam mediunicamente para que fosse formado uma colecao de comunicacoes que foram analisadas por Kardec. Mas, em nenhum instante, eles (os espiritos) disseram que o Espirita teria, obrigatoriamente, de ser medium. Claro que somos todos mediuns, uns mais sensiveis do que outros. Porem o uso da mediunidade no trabalho dentro de uma Casa Espirita (ou mediunato) nao e exigencia para que alguem se torne Espirita "praticante". Entretanto, e fundamental que se estude as obras da codificacao, passando a compreender o fenomeno mediunico, e se compreenda que o moto do Espiritismo e "fora da caridade nao ha salvacao". No proximo numero o nosso Boletim passara a incluir, sempre que houverem contribuicoes, uma secao de psicografias (ou psicofonias que tiverem sido transcritas), intitulada "Palestras Familiares de Alem- Tumulo", da mesma forma que secao equivalente da Revista Espirita de Allan Kardec. Desta forma pretendemos trazer para discussao do grupo uma forma de trabalho muito comum, mas que devemos, como Espiritas, analisar estas comunicacoes de acordo com a Doutrina Espirita. Jose Cid ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------- Do Edgardo Geek, sobre revisao ______________________________________________________________________ Obrigado pela publicacao dos dois comentarios. Quanto aa questao da revisao que sugeri e do comentario a respeito pelo Jose Cid, esclareco que o meu objetivo nao era revisao ortografica, muito menos doutrinaria. Mas sim, uma revisao como se denomina em ingles, "peer- review". Isso significa nao uma revisao por uma hierarquia superior mas sim por um par, por um membro ou membros paritarios do grupo. Com isso, deslizes, exageros, ufanismos ou dubiedades poderiam ser evitados. Aas vezes o autor visa uma ideia mas o leitor vislumbra outra. Por exemplo, na questao dos "espiritos inferiores" que comentei houve infelizmente uma conotacao de inferioridade de propositos e nao de inferioridade de meios. Alias, o sistema de peer-review eh largamente empregado em meios cientificos, sem implicar em qualquer cerceamento de ideias ou conceitos. Como estamos buscando a logica, precisamos ser logicos. Espero ter tornado a minha sugestao mais clara e factivel. Saudacoes no Amor do Mestre dos Mestres, Edgardo Gerck --------------------------- Oi Edgardo A nossa intencao ao publicar um texto no Boletim e submete-lo a discussao pelo Grupo, portanto uma forma de "peer-review". Se esta revisao fosse ser feita antes da publicacao do texto, haveria um grande lapso de tempo entre o recebimento e a publicacao, tirando um pouco do dinamismo do Boletim. Mas fica anotada a sugestao. Um grande abraco, Jose Cid. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------- Do Djalma Argolo, sobre TCI ______________________________________________________________________ Aos amigos do GEAE, muita paz. Acabo de ler no boletim 238, os "Comentarios sobre a TCI", por Francisco Curado Teixeira. Sobre o seu trabalho, desejo fazer algumas consideracoes. Comecaremos pelo item 8, sobre o Tecnico: "Nao sou homem, nunca estive encarnado - nao sou nem nunca fui animal - nao sou energia nem entidade de luz - fui e sou um ser sobre-humano, com competencia para o planeta Terra". Esta autodefinicao esta em "Ponte entre o aqui e o alem", Hildegard Schefer, Editora Pensamento, p. 109. "Quem e voce?" Perguntei. A resposta foi: "Somos aqueles que somos; e dificil explicar-lhe, mas nao sou um ser energetico, nem de luz, nunca fui humano, nem animal, nunca encarnei... e tambem nao sou Deus! As pessoas cometem o erro de imaginar Deus como um ser individual. Voces conhecem o quadro no qual duas criancas atravessam uma ponte; atras delas ha um ser que as protege. Assim sou visto por voces, mas sem asas". Esta se encontra no livro, e na parte escrita por, Maggy Harsch - cuja autoridade no assunto e incontestavel -, Transcomunicacao - A comunicacao com o Alem por Meios Tecnicos, Theo Locher e Maggy Harsch, Editora Pensamento, p. 105. Gostariamos que alguem nos explicasse o que seria um ser que Nao e energetico, nem de luz... Pois ao que sei, ate os anjos, com ou sem asas, sao luminosos. Quanto ao item 7: O fato de equipamentos se ligarem e desligarem sem a presenca de seres humanos, o mesmo acontece por motivo de efeitos fisicos. E preciso notar que nao e necessaria a presenca de um medium para que fenomenos desse tipo aconteca. Podem estar distantes e fornecerem ectoplasma, mesmo sem saberem (Allan Kardec, Livro dos Mediuns). Logo, nao e prova de que a TCI nao seja um fenomeno mediunico tradicional. Alem do mais, como demonstrei no meu livro: Espiritismo e Transcomunicacao (Mnemio Tulio, SP), todos os transcomunicadores que obtiveram notaveis sucessos sao mediuns de primorosas faculdades. Outrossim: se o fenomeno e puramente eletronico, porque a presenca de "pessoas negativas", a semelhanca do que acontece com reunioes mediunicas, prejudicam o "campo de contato", portanto a transcomunicacao? No que diz respeito ao item 10: Nao consegui entender a observacao. Sera nao etico os filiados da ANT ou da ANTP discutirem ou exporem os fenomenos da TCI? No referente ao item 2: A frase "a ligacao so depende deles e nao de nos", vem sendo repetida a exaustao sobre a mediunidade, desde os tempos iniciais de 31 de marco de 1848. Finalmente, em relacao ao item 1: O lado moral e muito importante na pesquisa da TCI, pois e regra universal que semelhante atrai semelhante. Por nao observarem isso, transcomunicadores foram vitimas de mistificacoes espirituais, como dizem Maggy Harsch (op. Cit) e Karl W. Goldstein (Hernani G. Andrade), colecao Folha Espirita, 1992. A TCI, ate que exista uma prova definitiva em contrario (pois os argumentos ate o momento sao inconsistentes), e um fenomeno mediunico. Mas concordo com o Teixeira, a TCI nao e um ramo do Espiritismo, como tambem nao o sao outros movimentos que estudam ou se baseiam na pratica mediunica, como a Parapsicologia, a Umbanda, o Candomble, o Neo-Pentecostalismo, a Carismatica Catolica etc. E deve ser respeitada na contribuicao que vem dando, em terras europeias, para divulgacao da sobrevivencia da alma, reencarnacao, comunicabilidade entre "vivos" e "mortos", etc. Djalma Motta Argollo ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------- Do Jose Lucas, sobre atendimento no Centro Espirita ______________________________________________________________________ Caros amigos Muita paz e harmonia! Uma das maiores lacunas nos movimentos espiritas e' o atendimento ao publico. Gostariamos de saber se alguem nos pode ajudar, fornecendo apostillas ou algum curso organizado, sobre esta materia - atendimento ao publico no centro espirita - para formacao futura de atendedores ao publico nas associacoes espiritas. As despesas seriam por nossa conta, como e' obvio :-) Aqui nao possuimos nenhum curso organizado sobre isso, ou apostilas ou algo no genero. Voces tem algo sobre essa materia ou sabem de alguem no Brasil (instituicao ou particular) que nos possam ajudar? Obrigado pela vossa atencao sempre ao dispor P'la Associacao Cultural Espirita Jose Lucas (vice-presidente) Associacao Cultural Espirita ----------------------------------------- Caro Jose Lucas. O atendimento ao publico e uma tarefa dificil em qualquer lugar, nao apenas em um Centro Espirita. Para isso e necessario que o atendente tenha uma habilidade especial que, no meu entender, nao se transmite por cursos. Claro que eu nao estou me referindo as tecnicas usuais de Relacoes Publicas, mas as condicoes especificas de alguem que esta representando a Casa Espirita perante a uma pessoa que pode estar atravessando uma fase ruim e esta com sua sensibilidade agucada. Na minha opiniao o melhor curso que o atendende pode encontrar e nos livros da codificacao e nas aulas praticas da caridade. Nao ha como dispensar o trabalho na formacao de alguem tao especial. Outro aspecto que nao se pode desprezar e a inspiracao daqueles que realmente dirigem o trabalho das casaa Espiritas - os espiritos. Portanto, para que o atendente esteja cercado daqueles que estao trabalhando pelo bem e necessaro que ele se prepare adequadamente e que nao se esqueca nunca que ele e um instrumento que se deixar de funcionar a contento sera trocado. Desta forma nao se arriscara a sucumbir perante as "luzes" ofuscantes da vaidade. Um graande abraco, Jose Cid. ______________________________________________________________________ PAINEL -------- Programacao de Divaldo P. Franco no Reino Unido ______________________________________________________________________ Envio aqui a programacao que Divaldo Franco ira cumprir no Reino Unido para divulgacao, se possivel: 08/06/97 - 19.00 hs Palestra publica (sem traducao) - Polish Centre, Theatre Hall, 240 King Street, Londres W6 11/06/97 - 15.00 hs Palestra publica (com traducao para o ingles) - Brixham Youth Centre, New Road, Brixham, Devon 12/06/97 - 19.00 hs Palestra publica (com traducao para o ingles) - Conway Hall, 25 Red Lion Square, Holborn, Londres WC1 13/06/97 - 19.30 hs Palestra publica (com traducao para o ingles) - Kingston National Spiritualist Church, Villiers Road, Kingston, Surrey 14/06/97 - 14.00 hs Palestra publica (com traducao para o ingles) - Association for Spiritualist Knowledge, 35 Main Street, Stewarton, Ayreshire, Escocia 15/06/97 - 14.00 hs Mini-workshop (com traducao para o ingles) - Quakers Meeting House, 7 Victoria Terrace, Edimburgo EH1, Escocia. Com votos de muita paz! Ana Sinclair ______________________________________________________________________ PAINEL -------- Visita de Richard Simonetti aos EUA ______________________________________________________________________ Richard Simonetti, conhecido orador e escritor espirita de Bauru,Estado de Sao Paulo, Brasil, fara um ciclo de palestras nos Estados Unidos, no proximo mes de junho. Ele foi convidado para falar em varias cidades Norte Americanas, dentre elas Sao Francisco, Los Angeles, Orange County e Nova Iorque. Simonetti - que ja tem 21 livros e 1 Compact Disc lancados e, aproximadamente, 1.000.000 de exemplares vendidos- esta tendo agora o seu best-seller "Quem Tem Medo da Morte ?" sendo vertido para o ingles e,futuramente, para o espanhol. Se precisarem de mais detalhamentos, favor contatarem o GEAE. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . Homepage - "The Spiritism Web" - com informacoes espiritas em | | geral: livros eletronicos, periodicos, boletins e inscricao no | | GEAE, etc. e sobre o movimento espirita mundial: instituicoes, | | eventos, paginas espiritas na internet, etc. | | | | Conselho Editorial: | | - Carlos Iglesia Bernardo (Sao Paulo - SP, Brasil) | | - Jose Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil) | | - Raul Franzolin (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sergio A. A. Freitas (Lisboa, Portugal) | | | | Inscricoes: enviar nome, email, profissao e endereco completo para | | Email: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt | | Homepage: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html | `--------------------------------------------------------------------`