--------------------------------------------------------------------- _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica --------------------------------------------------------------------- Ano 05 - Numero 240 - 1997 13 de maio de 1997 --------------------------------------------------------------------- |-------------------------| INDICE |---------------------------| COMENTARIO Reflexoes sobre assistencia social e Espiritismo, por Carlos Iglesia O poder da fe e TCI, por Jacinto Simoes Sobre TCI, por Edgardo Gerck Sobre TCI, por Jose Uma duvida sobre TCI, por Jose Cid PAINEL Nova pagina de Centro Espirita na Internet AVISOS DO CONSELHO EDITORIAL |-------------------------------------------------------------------| ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Reflexoes sobre assistencia social e Espiritismo, por Carlos Iglesia ______________________________________________________________________ "O espiritismo como doutrina filosofica so' tem sentido de existir se gerar grandes avancos na reforma intima dos individuos e, consequentemente, na melhor convivencia dos homens em sociedade." Raul Franzolim - A Idade do Espirito e sua importancia na Sociedade, Boletim 239 Um dos aspectos mais questionados do movimento Espirita Brasileiro e' sua forte inclinacao ao trabalho de assistencia social. Praticamente nao ha' sociedade Espirita em nosso pais que nao tenha uma campanha de auxilio aos necessitados, quando nao mantenha um abrigo para idosos, creche ou orfanato. Pode ate' se dizer que uma das caracteristicas mais interessantes da doutrina Espirita por esta parte do mundo e' que se tornou, para a sociedade em geral, uma forma de amparo na falta de uma infraestrutura governamental melhor. Argumenta-se que a proposta da doutrina e' referente a transformacao do ser humano, com finalidades eminentemente educativas e voltadas ao espirito imortal. Que a assistencia social nao erradica os problemas, simplesmente ajuda na sua perpetuacao. Que nao se deve substituir a acao governamental. Pois bem, partindo-se do lema definido por Kardec para a doutrina, "Fora da caridade nao ha' salvacao", e analisando-se a proposta de melhora do individuo por sua reforma intima, e' consequencia logica da doutrina que o Espirita inserido em uma sociedade deve ter uma acao social compativel com seus postulados. Que frente a uma sociedade carente, seja de bens espirituais ou materiais, ele deve participar de acoes que amenizem e, sempre que possivel, que corrijam o problema. Um Espirita de bracos cruzados frente ao infortunio alheio ainda nao e' um Espirita. A transformacao de uma sociedade ocorre necessariamente pela transformacao de seus participantes. Por mais que as leis sejam avancadas, se nao sao compativeis com o grau evolutivo da comunidade que regem, nao conseguirao os efeitos praticos que almejam. A transformacao dos participantes de um grupo social se faz principalmente pelas interacoes entre eles, nao tanto pelas ideias novas que sao introduzidas, mas principalmente pela aplicacao dessas ideias. A partir do conselho evangelico, em que uma arvore se reconhece pelos frutos, podemos dizer que uma doutrina se reconhece pelos atos dos que a praticam, e atraves desse atos age sobre a sociedade em que seus adeptos estao inseridos. Melhoraremos a estrutura governamental do nosso pais quando melhorarmos a sociedade que a criou e mantem. O movimento de assistencia social Espirita, amenizando as dificuldades das classes carentes e, esse seu aspecto principal, levando as demais classes socias ao aprendizado da solidariedade e da acao comuntaria, necessariamente tera' como consequencia a transformacao social e o aperfeicoamento da estrutura governamental. Em vez de perpetuarmos a miseria, estamos trabalhando na sua erradicacao, pois o motivo principal dela nao esta' em fatores economicos transitorios, mas na imperfeicao moral de que somos ainda portadores. A miseria existe porque o Espirito humano ainda luta para libertar-se do egoismo. Quebremos o ciclo de ignorancia que nos leva de reencarnacoes opulentas a reencarnacoes passadas na penuria, se acumulamos demasiado em algumas vidas sofremos o efeito do acumulo alheio em outras. No trabalho do auxilio voluntario ao proximo, seja qual for sua area especifica de atuacao, estamos agindo de modo a neutralizar nosso egoismo e criando as acoes que permitirao que um dia a propria assistencia social nao seja mais necessaria. Sobre o assistido os efeitos morais da assistencia social sao mais duradouros que os efeitos materiais imediatos. Mesmo que ele nao se conscientize de imediato dissso, ele foi exposto ao trabalho voluntario e desinteressado em seu beneficio. A impressao profunda de que nao estamos sos no mundo, de que alguem se importa conosco, de que acima da obrigacao ou do trabalho remunerado existem pessoas que se interessam por nos, pode abalar milenios de odio e revolta. A ajuda material imediata e' apenas uma semente que um dia germinara' e permitira' a transformacao definitiva. O assistido na otica Espirita nao e' um elemento desajustado de uma sociedade capitalista, muito menos um derrotado na luta Darwiniana pela sobrevivencia do mais forte, mas sim um Espirito imortal, herdeiro legitimo do Universo criado por Deus, que esta' passando temporariamente por licoes dificeis em um processo de aprendizado de longo prazo. Queira Deus que os Espiritas que militam em outros campos da atividade doutrinaria tenham a compreensao de que nao se pode mudar a si mesmo sem mudar o modo como nos relacionamos com o mundo que nos rodeia. E que um dos aspectos dessa mudanca e' sermos mais responsaveis em relacao a sociedade em que estamos inseridos e com o nosso proximo. Se a atuacao na area da assistencia social parece desviar os grupos de atividades educativas ou cientificas, isso e' apenas uma ilusao do modo fragmentado com que encaramos a vida, pois aprender a viver com o proximo, a exercer a cidadania, participando democraticamente das responsabilidades sociais, sao ciencias por si proprias. Atenciosamente, Carlos Iglesia (Brasil) ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ O poder da fe e TCI, por Jacinto Simoes ______________________________________________________________________ No intuito de contribuir para um pouco de luz sobre o texto publicado no nosso Boletim do GEAE no.238, permito-me avancar o meu ponto de vista nestes moldes: Abrindo o Evangelho segundo o Espiritismo depois de ler o seu texto atentamente e meditar em algumas questoes la ventiladas veja o que me saiu! Cap.XIX. O Poder da Fe. Leiamos atentamente e meditemos sobre os nos. 2, 3, 4 e 5. ... ... ... ... ... Nestes nos. me parecem encontradas as perspectivas necessarias para consolidarmos na verdade do seu conteudo algumas respostas que nos faltam, sem as quais, a divagacao faria juz a impressao digital das consciencias de cada um de nos. Nascida e rotulada recentemente a TCI e um facto. A fe, e milenar! Nao vamos a lado nenhum sem fe.Julgo portanto que todo este conteudo do Cap.XIX, nos da as necessarias respostas. As "Consciencias Extra Fisicas", ao caso, observam-nos seguindo a estrada do conhecimento, que dentro ou fora do Espiritismo deu origem a inumeras associacoes e grupos de pesquisa, todos convergentes em demonstrar a continuidade da vida apos a "morte". Teem germinado assim pelo mundo muitos projectos de Transcomunicacao Instrumental, mas os mesmos, a meu ver, tanto mais ganharao corpo, quanto mais (por multiplos esforcos de reajustes morais dos grupos constituidos) se tornem o espelho capaz de ser utilizado pelos nossos Irmaos Maiores, ascendidos a outros planos, qual auto estrada a ser utilizada pelos Batedores de Luz, em conjunto com as condicoes propicias da Engenharia Cosmica e o nosso "terreno moral" preparado para a implantacao da aludida via. Bem como a construcao de um predio assenta num estudo exaustivo de solos e nas fundacoes dimensionadas para o efeito, assim tambem, na TCI, o estudo exaustivo de solos sera a fe que enche cada um de nos, e as fundacoes a Doutrina Espirita onde crescem os fortes pilares da Codificacao de Allan Kardec. Como espirita entendo que, desde que com disciplina se criem grupos de pesquisa em Transcomunicacao Instrumental, e sendo os resultados crivados a luz da Doutrina de Kardec, isso por si so, sera tambem mais uma forma de contributo para mudar o paradigma materialista, bem como trazer a todos novas perspectivas de vida e engrandecer o "Eu interior" de quantos se encadeiem de algum modo no estudo. Aqui deixo o meu pequeno contributo, esperando ter ajudado a clarear as perguntas deixadas em aberto. Se entretanto, entender que sou merecedor de alguma correccao, ficarei a aguardar, pois... aprender e sempre gratificante. Votos de muitas petalas de equilibrio e luz. Jacinto Simoes (Portugal) ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Sobre TCI, por Edgardo Gerck ______________________________________________________________________ Senhores: Apesar de ter enviado alguns comentarios sobre outra edicao do GEAE, nada foi vinculado ou retornado para mim. Nesta edicao de novo existem varios pontos que merecem reparo, inclusive o abaixo: "Ha' uma segunda consequencia. Se a TCI e' um fenomeno fisico disfarcado, existem entao entidades responsaveis pelas manifestacoes. De acordo com os estudos de Kardec, os Espiritos responsaveis pela producao desses fenomenos sao sempre de uma natureza inferior, ainda que a supervisao esteja nas maos de uma entidade superior, sao Espiritos inferiores que o produzem. " que nao eh verdade. Alias o autor comete a infelicidade de confudir espiritos inferiores (por exemplo, o espirito de um silvicola, em geral) com espiritos malevolos, brincalhoes ou -- o que eh pior -- de proposito inferior. Gostaria de ver esse ponto, bem como o anterior publicados no GEAE e acho que os artigos publicados necessitam urgente de um sistema de revisao. Saudacoes, Edgardo Gerck ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Sobre TCI, por Jose ______________________________________________________________________ Os fenomenos de efeito fisico nao sao, necessariamente, obra de espiritos inferiores. No entanto, aqueles citados mais a miude sao; entre eles o das mesas girantes, que outrora tao comum, hoje caiu em desuso. Entretanto existem fenomenos fisicos que sao obra de espiritos elevados, que trabalham entre nos com o proposito de nos auxiliar em nossa marcha prograssiva. Dentre eles o mais conhecido e o passe mediunico. Neste caso o espirito, atraves do medium, atua diretamente sobre o corpo, manipulando os fluidos retirados da natureza - e nao apenas do medium, portanto o passe nao consome energia vital do medium - com o intuito de melhorar problemas fisicos de alguem. Aproveitando a oportunidade gostaria de lembrar que o passe nao serve de "descarrego" ou para "limpar o espirito". Estes sao conseguidos nas reunioes publicas que normalmente antecedem aos passes e sao corriqueiramente esquecidos pelos que mais necessitam. Agora, voltanto ao assunto TCI, e possivel que um espirito evoluido use um aparelho eletronico para enviar a mensagem. Claro que se trata de um fenomeno fisico, como ja foi abordado antes. E, se por um lado a presenca do medium e dispensavel, o seu concurso nao e. Nao devemos esquecer que muitos fenomenos mediunicos acontecem a distancia, longe do medium. Na Revista Espirita encontram-se alguns exemplos. Portanto, se uma comunicacao atraves de intrumento e possivel em um ambiente em que um medium nao esteja presente - portanto sem pessoas encarnadas - o espirito comunicante pode se valer de um medium que esteja nas proximidades. Quem acredita que a distancia diminui a forca do fenomeno se esquece do poder da oracao. Jose. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ------------ Uma duvida sobre TCI, por Jose Cid. ______________________________________________________________________ Quando estava fazendo a revisao dos Boletins anteriores e levantando possiveis comentarios que gostaria de fazer neste numero uma das minhas anotacoes foi exatamente a que o Edgardo fala acima. Acho que o texto anterior traz mais algumas ideias para a discussao. Algumas duvidas me ocorreram hoje. Por exemplo, qual a necessidade (ou nao) de que os aparelhos eletronicos estejam desligados para que ocorra uma comunicacao? Se acontecem comunicacoes com os aparelhos desligados, de onde vem a energia que movimenta os eletrons dentro dos componentes eletronicos? No caso de uma fita gravada o espirito atua sobre as particulas magneticas depositadas sobre a fita ou o microfone e substituido por outra coisa? Caso este ultimo seja o metodo usado, certamente e possivel fazer uma gravacao sem ruidos, usando um dos muitos metodos de purificacao de som existentes. Ou nao? Quanto a revisao dos artigos publicados no GEAE, sugerida pelo Edgardo, eu coloco a minha opiniao (que pode ser diferente da opiniao dos outros membros do Conselho Editorial). Caso voce esteja se referindo a uma revisao ortografica, isso nao seria possivel ja que nenhum de nos e profissional da area. Alem disso eu nao me julgo um profundo conhecedor da lingua portuguesa e, certamente, tambem cometo minhas gafes. Caso voce esteja se referindo a uma revisao do conteudo doutrinario, isso tiraria um grande numero de oportunidades de discussao. O proposito do GEAE e exatamente instigar os leitores a discutir os temas doutrinarios, de forma que todos nos possamos aproveitar a troca de ideias e solidificar nossos conhecimentos - note que isso e diferente de mudar de opiniao. Um grande abraco, Jose Cid. ______________________________________________________________________ PAINEL -------- Nova pagina de Centro Espirita na Internet ______________________________________________________________________ Prezados Confrades, Se for permitido pelos editores deste grupo de estudos virtual, gostaria de divulgar a todos os seus participantes mais uma pagina espirita na web. Trata-se da home page do Centro Espirita Miguel (CEM) do qual fazemos parte como dirigente e conselheiro. Pedimos que os amigos visitem a nossa pagina, dando suas impressoes e sugestoes atraves do livro de visitas. Nosso irmao Andre Luis Ribeiro esta responsavel pela construcao da pagina e tera' imenso prazer em conhecer vossas impressoes. O endereco do Coracao Ciguelino e': http://www.pessoais.com.br/cem Muito Obrigado pela oportunidade! Edisson Morgado Jr. ______________________________________________________________________ AVISOS DO CONSELHO EDITORIAL ------------------------------ ______________________________________________________________________ Ja esta no ar a nova pagina do GEAE. Caso voce ainda nao a tenha visitado, nao perca a primeira oportunidade! Gostariamos tambem de lembrar que a sua opiniao e importante para que possamos continuar melhorando. Este mes o Grupo alcancou a marca de 1000 assinantes. Isso me faz lembrar um comentario que o Raul Franzolim fez alguns anos atras (nao muitos), lembrando que ele achava que nao apareceriam mais de 10 (dez) pessoas interessadas em estudos Espiritas na Brasnet. Quem quiser saber um pouco mais como o GEAE surgiu, faca uma visita a nossa nova homepage. Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . Homepage - "The Spiritism Web" - com informacoes espiritas em | | geral: livros eletronicos, periodicos, boletins e inscricao no | | GEAE, etc. e sobre o movimento espirita mundial: instituicoes, | | eventos, paginas espiritas na internet, etc. | | | | Conselho Editorial: | | - Carlos Iglesia Bernardo (Sao Paulo - SP, Brasil) | | - Jose Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil) | | - Raul Franzolin (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sergio A. A. Freitas (Lisboa, Portugal) | | | | Inscricoes: enviar nome, email, profissao e endereco completo para | | Email: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt | | Homepage: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html | `--------------------------------------------------------------------`