===================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica --------------------------------------------------------------------- Ano 05 - Numero 238 - 1997 29 de abril de 1997 ===================================================================== |=========================| INDICE |============================| TEXTO Lembrete as maes, de Selma R. M. Picolo Sobre a TCI: mediuns dispensados?, por Ademir L. Xavier Jr. COMENTARIOS Comentarios sobre TCI, por Francisco Curado Teixeira PAINEL Apostilas de cursos sobre Espiritismo, por Luiz Tadeu Feira Benificiente, por Osly de Vasconcelos |====================================================================| ______________________________________________________________________ TEXTO ------- Lembrete as Maes, por Selma R. M. Picolo ______________________________________________________________________ Mae! E chegado o teu dia mas, ainda ha pouco a comemorar pois a humanidade que ai esta que com esperancas trouxeste a luz corre insana e desenfreada buscando o ouro que a seduz. Seres tolos destruindo a Terra que poluem, arrasando a natureza e se matam sem consciencia nos horrores de uma guerra. Mae! Educa, hoje, os teus filhos no carinho e na ternura sem rancores, revoltas ou maldade pois bons frutos apenas vingam na terra tratada e pura. Mae! Nao esmorecas jamais pois tu tens a incumbencia de fazer com que da tua cria crescam homens de boa vontade, de respeito, amor e paciencia e se transformem na humanidade que tudo mudara... um dia! (texto de Selma R. M. Picolo, enviado por Renato Picolo, Brasil) ______________________________________________________________________ TEXTO ------- Sobre a TCI: mediuns dispensados?, por Ademir L. Xavier Jr. ______________________________________________________________________ Todos aqueles que tiveram a oportunidade de entrar em contato com o pensamento espirita se extasiam diante das novas perspectivas de vida trazidas pela Doutrina Espirita; uma nova visao que, sem duvida, e' capaz de mudar a face do mundo. Sabemos que o Espiritismo, na designacao e desenvolvimento dados por Kardec, e' toda uma doutrina extremamente coerente e racional, que nao apareceu diratemente das maos de seu codificador, mas sim veio ao mundo por meio de pessoas simples, com grau de instrucao muitas vezes muito aquem dos conhecimentos revelados por aqueles seres que, interpelados, revelaram a existencia do mundo espiritual e serem eles mesmos apenas as almas daqueles que viveram. Tambem sabemos que a codificacao foi precedida por extensas manifestacoes fisicas, quando entao os Espiritos chamaram a atencao para a necessidade de um estudo detalhado daquelas pessoas por meio das quais os fenomenos aconteciam. A mediunidade foi entao definida simplesmente como a faculdade de entrar em comunicacao com os Espiritos. Intermitentes e assombrosas tem sido as manifestacoes dos Espiritos ao longo de toda historia. Apos o movimento das mesas, com o aparente silencio do "lado de la'", se comparado `as manifestacoes patentes ate' entao, muitos aguardaram (e ainda aguardam) o retorno de ainda mais extraordinarias manifestacoes, como se Espiritismo fosse simplesmente uma eterna caca a manifestacoes e como se essas bastassem para definitivamente "provar" a realidade da vida apos a morte. Na verdade, quantos, durante os periodo desde Hydesville ate' inicio da I Guerra Mundial, nao se convenceram ? Segundo observadores da epoca, o fenomeno era conhecidissimo, nao haviam aqueles que, pelo menos, nao tivessem ouvido falar da "danca das mesas". Ao contrario, cada um interpretou aquilo tudo segundo suas proprias crencas; os que nao criam em nada, simplesmente se recusaram a ver. Paralelamente a todas as diferentes correntes de opiniao que se desenvolveram ate' hoje (Metapsiquica, Parapsicologia, Projeciologia etc), o Espiritismo prosseguiu. E' fato patente tambem que grande parte do movimento espirita mundial teve seu eixo deslocado na direcao do Brasil, pais onde a Doutrina Espirita alcancou consideravel avanco. Aqui no Brasil tivemos a oportunidade de assistir ao aparecimento de fulgurantes manifestacoes mediunicas na figura de ilustres mediuns. Francisco Candido Xavier esta' certamente entre eles. Nas maos desses mediuns, a doutrina foi consideravelmente expandida, e numerosos livros apareceram, livros de mensagens, contos, historias e descricoes do mundo espiritual. Aqui a bibliografia espirita aumentou consideravelmente, tendo em muito contribuido para extenso desenvolvimento do paradigma de Kardec. Na Europa, por outro lado, desguarnecida e enfraquecida pelas guerras, ainda se esta' as voltas com as manifestacoes. E' como se la' o Espiritismo tivesse sido "abortado", os restos desse aborto continuam ainda a ser "pesquisados", a cata de algum sinal de vida para entao se dizer: ``agora acreditamos''. Nesse contexto, talvez impulsionado pelos proprios planos superiores da vida, apareceram os fenomenos de vozes eletronicas, com grande repercussao na imprensa e ate' dentro dos circulos do clero. Agora, porque o fenomeno se revelava por meio de aparelhos, muitos comecaram a acreditar. Meu proposito neste texto e' mostrar ao leitor que tal ponto de vista parte de uma visao parcial do fenomeno espirita (antes poderiamos dizer mediunico, deixarei essa designacao para depois porque tenho certeza de que o fenomeno das vozes eletronicas, bem como os similares mais sofisticados, nao passam de um fenomeno de efeito fisico disfarcado). Mais recentemente, a sigla TCI (que designa "Transcomunicacao Instrumental") foi criada. Ela designa o conjunto de tecnicas eletronicas capazes de trazer alguma informacao de caracter extra-fisico. A partir dos primeiros contatos de Raudive, apareceram aqueles que conceberam a invencao, baseada no fenomeno das vozes, do "telefone do Alem", onde os "vivos" poderiam discar normalmente para seus queridos "mortos". E' sem sombra de duvida que tal possibilidade existe, desde que compreendida em um contexto limitado, que passa, necessariamente, pelo desenvolvimento de nossos conhecimentos sobre a faculdade mediunica dos "vivos" e sua relacao com a TCI. Chamo a atencao inicialmente para uma certa dose de ilusao (principalemente por aqueles que nao conhecem os fenomenos mediunicos) que muitos tem em acreditar que na TCI existe uma "ligacao direta" entre o aparelho e a entidade comunicante. Ate' mesmo a Igreja chegou a se iludir quanto a isso, e houveram padres que afirmaram positivamente que as vozes provinham dos mortos estacionados no purgatorio. Essa ilusao e' provocada pelo proprio aparelho. Por ser uma maquina (e alem disso incorporar uma boa quantidade de tecnologia), esses sao tomados como reagindo diretamente a uma influencia exterior, que e' tomada diretamente como o Espirito. Uma vez que a comunicacao e' ainda precaria (ao contrario de um fenomeno psicofonico, produzido por um medium , voce pode conversar diretamente com o Espirito), e porque muitos se esqueceram de perguntar as proprias entidades como ele era possivel, nao ha' como se estabelecer um canal direto, onde as informacoes do alem fluem claramente. Ha' tambem diversos graus para essa ilusao: se o aparelho por meio do qual ocorre uma manifestacao for um computador, o fenomeno e' tido como altamente confiavel. Nao ha' relacao entre o grau de tecnologia envolvido no aparelho e o grau de confiabilidade da comunicacao, mas pensa-se que, quando mais sofisticado o aparelho, mais verdadeiro e' o fenomeno e mais proximos se esta' da prova final. Com um medium, por outro lado, como nao se ve o Espirito, tem-se a impressao a principio que o fenomeno e' produzido pelo medium, e tal e' a razao porque muitos ainda negam a mediunidade e os Espiritos. Por outro lado, insisto numa melhor pesquisa desse fenomeno e proponho as seguintes questoes: sera' mesmo que nao existe nenhuma influencia mediunica na TCI ? Sera' que os Espiritos que, SEMPRE por meio de mediuns, podem provocar manifestacoes fisicas extensas (levantamento de objetos muito mais pesados do que os proprios mediuns) nao fazem o mesmo com a TCI ? Estamos muito inclinados a acreditar que os fenomenos de TCI nao passam dos mesmos fenomenos de efeitos fisicos disfarcados em outra roupagem e, porque as pessoas acreditam muito em aparelhos, parecem mais confiaveis. Admitindo isso, nao ha' como acreditar em uma futura dispensa dos mediuns, eles nao constituirao "objetos obsoletos" (sera' que um individuo pode ser "obsoleto" em relacao ao avancadissimo computador?), mas sim objetos indispensaveis, isto e', sem os quais o fenomeno NAO se produz. Ha' uma segunda consequencia. Se a TCI e' um fenomeno fisico disfarcado, existem entao entidades responsaveis pelas manifestacoes. De acordo com os estudos de Kardec, os Espiritos responsaveis pela producao desses fenomenos sao sempre de uma natureza inferior, ainda que a supervisao esteja nas maos de uma entidade superior, sao Espiritos inferiores que o produzem. Corre-se entao o risco de obsessao parcial na disseminacao indiscriminada desses fenomenos. Com isso e' possivel que muitos pesquisadores de TCI (os proprios mediuns) estejam servindo de diversao a certas entidades. Ja' adianto que e' muito dificil provar diretamente que TCI nao tenha nada a haver com mediunidade, porque nao se pode isolar o aparelho (ha' aqui uma certa semelhanca com fenomenos de medida quantica?), ou fazer com que o proprio aparelho tome a iniciativa da comunicacao. E' mais facil, porem, tentar mostrar o contrario, inibindo-se, de alguma forma, a influencia do pesquisador no fenomeno. Tive a oportunidade de ouvir algumas gravacoes em ingles de TCI produzidas pelo eng. G. Meek ha um tempo atras. Sinceramente, em algumas das comunicacoes obtidas, o Espirito parecia estar zombando dos pesquisadores, o que me sugeriu a ideia de obsessao parcial. Se este quadro se verifica, nao ha' como se confiar nas promessas do fenomeno, nao importa quao grande seja a boa vontade dos pesquisadores, e todos as desvantagens de uma mediunidade descontrolada (talvez o medium em pior condicoes seja aquele que desconhece sua propria faculdade) recaem sobre a TCI (como, por exemplo, a possibilidade de ocorrencia de animismo, a filtragem do conteudo da mensagem pelo pesquisador-medium etc). Finalmente, ha' uma comparacao que talvez possa ajudar a elucidar o ponto de vista que coloco aqui. A prescindibilidade dos mediuns nas manifestacoes de TCI parece guardar uma semelhanca com a prescindibilidade da condicao humana para as manifestacoes da inteligencia. Hoje em dia, com o avanco na tecnologia, e' possivel a criacao de maquinas computacionais extremamente rapidas e com capacidade de armazenamento de informacao muito grande. Tudo isso pode dar a impressao que, em breve, os computadores possam um dia pensar e, de fato, essa e' a ideia central no desenvolviento de inteligencia artificial. Nao passa, entretanto, de uma utopia (e aqui nao valem aquelas comparacoes historicas de que antigamente tambem eram consideradas utopias voar, con- versar a distancias etc, essas coisas sequer eram imaginadas e, naqueles tempos, nao havia nenhuma ciencia que lhes afirmasse a possibilidade, por isso eram consideradas utopias). Ao contrario, o ato de pensar e' uma faculdade que repousa sobre principios desconhecidos, sobre os quais a propria Doutrina Espirita lancou alguma luz. Pensar e' inerente do espirito, e toda e qualquer manifestacao que se assemelhe com o pensamento e que nao esteja associado a um ser pensante e' necessariamente uma fraude, uma imitacao. Podemos criar aparelhos que imitem o pensamento, mas que nunca vao ter vontade propria. O programa da inteligencia artificial e' uma das ultimas balizas do materialismo, e o Espiritismo mostra que, obter a inteligencia, tal como e' vista em um ser humano livre e' impossivel. Ha' a respeito disso um interessante livro do matematico ingles G. Penrose, "The Emperor's new mind", onde o autor mostra a utopia da inteligencia artificial, comparando a proposta mente de um computador com o conhecido conto da "Roupa nova do Rei", onde teceloes haviam tecido uma roupa tao fina e sofisticada (uma farsa patente) que era invisivel, o Rei saindo publicamente desfila nu diante de seu povo, e somente uma crianca teve coragem para dizer a verdade. Retornando a TCI a comparacao e' evidente. Nao prescindimos de um ser humano para a ocorrencia dos fenomenos espiritas, as comunicacoes sempre se verificam entre as mentes dos desencarnados e a do medium, que age como uma especie de "filtro". Se o veiculo por onde o fenomeno sai e' um aparelho (no caso das mesas girantes, eram os moveis) isso nao nos da' liberdade para concluirmos que nao existe mediunidade envolvida. Pode acontecer que a quantidade de fluido necessario para a producao de uma TCI seja muito menor que a de uma manifestacao tipo levantamento de mesa, o que faz com que a TCI torne muitas pessoas mediuns de TCI. Ai fica muito dificil isolar a mediunidade, o que e' para mim um segundo fator de confusao a dar a impressao de prescindibilidade de mediuns, simplesmente esses ficam ocultos. Somente acuradas pesquisas nesse campo, bem como outras junto `as proprias manifestacoes mediunicas poderao responder a essas questoes de uma maneira positiva, antes que propostas mais audaciosas sejam feitas. Gostaria, porem, de deixar bem claro que minha posicao nao e' a do observador absolutamente critico. Meu interesse aqui foi tao somente anunciar alguns titulos importantes de futuros programas de pesquisa em torno da TCI, que sao levantados pela propria doutrina. Interesso-me bastante por esse fenomeno, e julgo que a posicao de alguns espiritas, de total repudio ao fenomeno (alias, muitos espiritas parecem ter aversao extrema `a fenomenos de efeitos fisicos), e' inconveniente. Ha' uma quantidade enorme de trabalhos a serem feitos nesse campo. Entretanto, se o Espiritismo constitui uma doutrina de carater cientifico (sobre cujo tema ja' tive a oportunidade de discorrer em boletins anteriores) e' necessario nos utilizemos dela no norteamento de nossas pesquisas. Tal norteamento deve ser alimentado por uma boa dose de prudencia, que e' alias comum no desenvolvimento das ciencias ordinarias. De qualquer forma o plano maior da vida nao deixou de conduzir o carro do desenvolvimento do programa espirita na Terra, a prova disso e' que, no Brasil, tivemos o aparecimento de importantes mediunidades como falei acima. Por elas mensagens de consolacao e espiritualidade verteram de cima, abundantes. Nao so' pelas mediunidades em si, mas pelos exemplos de conduta moral e total imparcialidade etica desses mediuns, muitos tem sido levados ao Espiritismo, cujo movimento se desenvolveu amplamente. Uma ultima duvida seria: Sera' que algum aparelho podera' substituir esses exemplos ? Ate' agora, nessa nova fase em que nos encontramos, muito distante das especulacoes do comeco, ao que parece, a espiritualidade nao precisou de aparelhos. Ademir L. Xavier Jr., Campinas - SP, Brasil xavier@ifi.unicamp.br http://www.ifi.unicamp.br/ xavier/spirit.html Nota: O GEAE pede que aqueles que escreverem diretamente o Ademir, que enviem uma copia ao GEAE, no endereco: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt ______________________________________________________________________ COMENTARIOS ------------- Comentarios sobre TCI, por Francisco Curado Teixeira ______________________________________________________________________ Caros Amigos: Venho, se me permitem, comentar algumas observacoes aqui deixadas pelos colegas Domingos Torres e Vladimir Aras relativamente a TCI que saudo como membro da ANTP e como espirita. Concordo com algumas das suas afirmacoes, mas outras ha' que, com todo o respeito pelas suas opinioes, me merecem reparo. Sem personalizar, apresento a seguir os meus comentarios , que mais a frente procurarei documentar: 1. A existencia de contactos mais eficazes e impressionantes na Europa (nomeadamente no Luxemburgo) nao me parece ter nada a ver com uma melhor tecnologia. Sao alias os proprios responsaveis pela TCI do Alem e de ca' que o afirmam. Alias, a tecnologia avancada esta' presente hoje em todo o lado e nem por isso os resultados deixam de ser diferentes. As verdadeiras razoes penso que sao do conhecimento da maioria dos transcomunicadores e tem a ver com a localizacao das estacoes, entre outras. 2. Quanto ao objectivo da TCI, nao me parece que possamos fazer afirmacoes definitivas nem ter tantas certezas. Sabemos provavelmente apenas aquilo que estamos em condicoes de saber e aquilo que e' util que saibamos. Uma coisa e' certa porem, a ligacao so' depende d'Eles e nao de nos; nao existe e talvez nao exista tao cedo comunicacao bidireccional desencadeada por nos, com aparelhos. 3. Tambem nao me parece que dentro de poucos anos o paradigma da morte esteja resolvido, mesmo que tivessemos uma panoplia de instrumentos a nossa disposicao para comunicar com o Alem. Ja' hoje temos muitos meios para o efeito, que a maioria nao reconhece. O cepticismo e a incredulidade hao-de manter-se por muito tempo , certamente alicercados na leviandade com que, em certos circulos, se tratam os assuntos da espiritualidade. 4. As facilidades oferecidas pela TCI caminharao naturalmente a par da evolucao moral e corresponderao ao nosso merecimento. 5. Nao concordo que tudo o que a TCI nos trouxer sera' apenas uma reedicao do que Kardec ja' nos apresentou. Tal como em muitas obras mediunicas que hoje conhecemos, repletas de pormenores notaveis em relacao a vida no "Alem" existe muita novidade a revelar neste incomensuravel Universo e em outros. Creio que Kardec abriu um caminho, ou alargou-o, mas nao o tracou completa e definitivamente. 6. Por vezes nos espiritas falamos como se a TCI fosse um ramo do espiritismo ou tivesse tendencia a se-lo. Parece-me pura confusao. Seria identico a considerar a Fisica, p. ex., como um ramo do espiritismo so' porque veio confirmar algumas teses que a doutrina dos Espiritos havia revelado. Na realidade a TCI nasceu fora do movimento espirita e os maiores avancos foram ate' hoje conseguidos fora dele. Mesmo no Brasil, alguns dos pioneiros ja no seculo passado, nao eram espiritas. O celebre Dr. Landell era padre catolico. Alguns dos mais celebres e incansaveis trabalhadores da TCI no passado, como Juerguenson e Raudive, que hoje trabalham do lado de La', nao tinham nada a ver com espiritismo. Na Europa e nos EUA, hoje em dia, esta tendencia mantem-se. Cientistas e ate investigadores catolicos como o padre Brune tem vindo, desta forma ao encontro das mais importantes teses que o Espiritismo defendeu ja'no sec. passado. Esta parece-me uma constatacao importante porque deixa fora de suspeita a origem das mensagens, que nem sequer fazem parte das crencas dos experimentadores. So o Brasil e Portugal parecem associar a TCI ao Espiritismo, nas pessoas dos transcomunicadores. Certo e' que a TCI dara' uma contribuicao notavel ao Espiritismo. Mas o que me parece mais certo dizer e' que no futuro este ramo de conhecimento e o espiritualismo como um todo (nao so' o Espiritismo) tenderao a fundir-se. 7. Discordo de maneira fundamental da acertiva segundo a qual a TCI sempre dependera' da intervencao de mediuns de efeitos fisicos. Tambem eu ja reflecti longamente sobre esta questao que discuti com a propria Sonia Rinaldi e acabei por lhe dar razao. A TCI dependeu e ainda depende da mediunidade ostensiva, apenas para alguns tipos de contactos, os mais rudimentares e que provavelmente tenderao a desaparecer, nomeadamente os que sao feitos por gravador , por razoes facilmente explicaveis e que o Dr. Hernani G. Andrade ja por varias vezes expos. Os factos, sao os seguintes: No Luxemburgo e na Alemanha os contactos, incluindo alguns dos mais notaveis, ocorrem atraves de aparelhos (computadores, Fax, etc), muitas vezes desligados, sem a presenca de qualquer ser humano !! Aparentemente, as maquinas mediunicas (se assim lhes quisermos chamar) existem, e estao certamente a servir o homem e a sua evolucao espiritual. Nao oponhamos no entanto meduinidade e TCI; na realidade elas sao muito uteis de maos dadas por enquanto. O nosso ilustre medium Chico Xavier que e' um adepto convicto da TCI, ja' serviu de meio para confirmar algumas importantes mensagens transmitidas tambem por meios tecnicos. 8. Nao me recordo de alguma vez ter lido que a entidade conhecida como "O Tecnico" nunca tenha encarnado. O que tenho lido sobre o assunto e' que ele nunca encarnou na Terra; talvez haja mesmo quem afirme que ele nunca encarnou na forma humana. De qualquer modo o tipo de afirmacoes e' diferente. Basta omitir uma destas palavras para alterar o sentido da afirmacao. Se estou enganado, gostaria que me corrijissem, indicando a fonte de tais afirmacoes. 9. No passado houve alguns problemas serios que afectaram a transcomunicacao instrumental na Terra, devidos a ma' divulgacao da informacao relativa a TCI e a tentativas mal conduzidas de mediatizar essa informacao. Aconselho os transcomunicadores que nao conhecem esses factos a procurarem informar-se. Penso que constituem um bom motivo de reflexao. 10. Por fim, gostaria de deixar outra proposta de reflexao aos transcomunicadores que pretendem divulgar as suas ideias: se sao associados de algumas organizacao, como a ANT ou a ANTP devem conhecer as suas regras de Etica relativamente a estes assuntos e que todos devemos esforcar-nos por respeitar. Se nao o sao, entao as regras correm por conta da consciencia de cada um. 11. Fontes de documentacao que eu usei e que os membros das ANTs provavelmente ja conhecem ou terao acesso, e respectivos assuntos: - Alguns livros sobre TCI que sao do conhecimento publico, ja' foram divulgados no boletim do GEAE de 2-07-1996 (boletim no. 195). - Boletim da RITI n.4 de Jan/97 : relativamente ao "Tecnico" - Circular n.26 da ANT, Jan/95 : Importante mensagem do "Tecnico" sobre divulgacao da TCI ao publico. - Circular n.14, Nov/93 do Clube dos Transcomunicadores (Brasil): Codigo de Etica. - Infonews 02/92 , 1992 , edicao do Centro de Estudos de Transcom. do Luxemburgo (CETL) : linhagens de entidades nao humanas; TCI e espiritos brincalhoes; sobre a necessidade de estudo e espirito critico do transcomunicador. - Infonews /93, 1993, edicao do CETL : Erros de comunicacoes mediunica corrigidos via TCI; Perigos da leitura superficial das infornacoes veiculadas pela TCI e da necessidade de reflectir antes de fazer comentarios; Impossibilidade de conhecer com pormenor o projecto de implantacao da TCI na Terra. Por agora e' tudo, amigos. Desculpem a extensao do texto. Votos do melhor trabalho e de muita Paz. Francisco Curado Teixeira, Braga, Portugal ______________________________________________________________________ PAINEL -------- Apostilas de cursos sobre Espiritismo, por Luiz Tadeu ______________________________________________________________________ Amigos da rede espirita. Como deve ser do conhecimento de todos, estamos de volta na net com a vontade de divulgar a Doutrina Espirita de forma sistematica e metodica. Para tanto, divulgaremos os seguintes temas semanais, na forma de apostilas: QUARTA-FEIRA: Curso Preparatorio de Espiritismo - CPE QUINTA-FEIRA: Curso Basico de Espiritismo - CBE SEXTA-FEIRA: Curso de Educacao Mediunica - CEM ( o qual ja esta na aula de nr.04) SABADO: Curso de Aprendizes do Evangelho - CAE DOMINGO: Reforma Intima a luz da Doutrina Espirita - Ref.Int (ja foi desenvolvido uma vez, e pela sua importancia, resolvemos retoma-lo) Os cursos de quarta a sabado, serao todos tirados das apostilas da Federacao Espirita do Estado de Sao Paulo- Area de Ensino. ----------------- Bem pessoal, e o seguinte: Tbm ja criamos em nosso nickname, os grupos acima especificados para cadastrar os que quiserem receber os cursos semanais. Espero feedback de voces, aguardando as inscricoes. OBS: Nao pecam apostilas para o simples fato de "aumentar"o banco de dados, mas para ler e estudar junto com os seus e amigos. Imprimam, divulguem a existencia destes estudos! ---------------- Muita paz no coracao de todos e que o Mestre nos auxilie na luta contra nos mesmos. Tadeu - Dourados (MS), luiztadeu@douranet.com.br ______________________________________________________________________ PAINEL -------- Feira Benificiente, por Osly de Vasconcelos ______________________________________________________________________ Carissimos, Dia 18 de Maio de 1997, realizaremos nossa Feira Anual Beneficente, onde estara a venda todo o tipo de material, de alimentos a artesanato A entrada custa R$ 2,00 (dois Reais) e ira se realizar no: Centro Espirita Paulo e Estevao Rua Visconde de Tamandare, 442 Sao Vicente - SP, Brasil .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . 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