===================================================================== _|_|_| _|_|_| _|_|_| _|_|_| GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS _| _| _| _| _| Fundado em 15 outubro de 1992 _| _| _|_| _|_|_| _|_| _| _| _| _| _| _| Boletim semanal _|_|_| _|_|_| _| _| _|_|_| de distribuicao eletronica --------------------------------------------------------------------- Ano 05 - Numero 233 - 1997 25 de marco de 1997 ===================================================================== |=========================| INDICE |============================| TEXTO Perante a Propria Doutrina, por Andre Luiz COMENTARIOS Comentario sobre o CCEPA, por Edisson Morgado Comentario sobre o CCEPA, por Milton Medran Carater dos espiritos, por Pedro Leitao Para Carlos Iglesia Bernardo, por Jose Queid Jose Cid e o Espiritismo, por Jose Queid Consideracoes sobre a clonagem, por Jose Cid PAINEL I CONGRESSO ESPIRITA DE SERGIPE AVISOS DO CONSELHO EDITORIAL Envio de contribuicoes para o GEAE |====================================================================| ______________________________________________________________________ TEXTO ----------- Perante a Propria Doutrina, por Andre Luiz ______________________________________________________________________ Apagar discussoes estereis, esquivando-se a criacao de embaracos que prejudiquem o desenvolvimento sadio da obra doutrinaria. O espirito da verdadeira fraternidade funde todas as divergencias. * Nao restringir a pratica doutrinaria exclusivamente ao lar, buscando contribuir, de igual modo, na seara espirita de expressao social, auxiliando ainda a criacao e a manutencao de nucleos doutrinarios no ambiente rural. Todos estamos juntos nos debitos coletivos. * Orar por aqueles que nao souberem ou nao puderem respeitar a santidade dos postulados espiritas, furtando-se de apreciar-lhes a conduta menos feliz, para nao favorecer a incursao da sombra. O comentario em torno do mal, ainda e sempre, e o mal a multiplicar-se. * Desapegar-se da crenca cega, exercitando o raciocinio nos principios doutrinarios, para nao estagnar-se nas trevas do fanatismo. Discernimento nao e simples adorno. * Antes de criticar as instituicoes espiritas que julge deficientes, contribuir, em pessoa, para que se ergam a nivel mais elevado. Quem ajuda, aprecia com mais seguranca. * Auxiliar as organizacoes espiritualistas ou as correntes filosoficas que ainda nao recebem orientacao genuinamente espirita, compreendendo, porem, que a sua tarefa pessoal ja esta definida nas edificacoes da Doutrina que abraca. O fruto nao amadurece antes do tempo. * Recordar a realidade de que o Espiritismo nao tem chefes humanos e de que nenhum dos seareiros do seu campo de multiformes atividades e imprescindivel no cenario de suas realizacoes. Cristo, nosso divino Orientador, nao vive ausente. - texto extraido do livro "Conduta Espirita", ditado por Andre Luiz, psicografado por Waldo Vieira e editado pela FEB. "Que fazeis de especial?" - Jesus. (Mateus, 5:47) ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Comentario sobre o CCEPA, por Edisson Morgado ______________________________________________________________________ Comentario sobre o CCEPA Gostaria apenas de fazer um breve comentario sobre a exposicao de nosso irmao Milton Medran do CCEPA (Centro Cultural Espirita de Porto Alegre). Em primeiro lugar, respeitamos o ponto de vista de nosso confrade e sua preocupacao com a possivel desvalorizacao dos aspectos filosofico e cientifico da doutrina e sua contaminacao pelas vicissitudes pelas quais a ideia crista passou nestes seculos. No entanto, concordo plenamente com o irmao Vladimir Aras (Comentario no Boletim 223) sobre o desvirtuamento que se pode incorrer numa falsa "kardequizacao" do movimento espirita. Eu tenho varios amigos que se identificaram com a doutrina, mas sentem verdadeiro pavor da palavra "Cristianismo" devido aos multiplos desvirtuamentos por que passou na mao dos interesses humanos (veja que nao falo "interesses religiosos", pois a religiao em si e uma necessidade do ser , embora ma utilizada). A palavra Cristianismo ainda carrega os muitos absurdos e massacres que se cometeram em seu nome e, principalmente para aqueles espiritos que sentiram isto na pele em existencias anteriores, a marca ainda e mais forte e permanece no dias atuais. Entretanto, o espirita deve enxergar o Cristianismo no seu aspecto essencial e primitivo, filtrando os desvirtuamentos que outras doutrinas e interesses fizeram dele. Se aplicarmos os verdadeiros ensinamentos de Jesus, nosso governador planetario, tais como a falange do espirito da verdade nos apresentou, estaremos combatendo automaticamente todos os desvirtuamentos a que nos referimos, sem necessidade de cisao de movimento. Por isto e que nao concordo com o irmao Milton em se filiar a uma outra entidade, desligando-se da Federacao Espirita do Rio Grande do Sul, a pretexto de criar um movimento alternativo que "...rejeita a adjetivacao CRISTA (CRISTIANA) ou qualquer outra adjetivacao ao espiritismo (Isso o apequena) ...". Essa divisao do movimento e inteiramente inconveniente e desnecessaria. Se achamos que existem desvios ou pontas a serem aparadas, devemos lutar e concentrar nossos esforcos para que isto seja feito dentro do movimento atual, usando os argumentos doutrinarios necessarios, mas sem iludir ou pensar que conseguiremos vencer a batalha de uma hora para a outra. So com persistencia e fidelidade doutrinaria conseguiremos manter o movimento forte e unificado. Eu tambem tenho algumas divergencias quanto a atuacao e posicionamento da Federacao Espirita que nos representa no pais, mas nem por isso sou a favor de sua desintegracao. Muito pelo contrario, sua atuacao foi muito mais positiva do que negativa. Lembremos que somos humanos e temos que compreender nossas falhas. Estas com o tempo serao consertadas pela forca das ideias e argumentos que deverao ser impor pela evolucao inexoravel dos pensamentos. Para isso deve haver irmaos que usem a forca de suas argumentacoes e dos meios de comunicacao que temos disponiveis para alertar e fazer com que todos os nossos irmaos de doutrina reflitam sobre os possiveis desvirtuamentos e questoes conflitantes ate que mudemos o quadro. Criar movimentos alternativos a doutrina significa precipitacao infrutifera ou tentativa de adequar conceitos ou interesses proprios que na verdade nao cabem na doutrina em sua essencia. Sob este ultimo aspecto, o irmao Vladimir Aras foi suficientemente feliz em sua colocacao no Boletim 223. Edisson Morgado Jr. (Rio de Janeiro, Brasil) ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Comentario sobre o CCEPA, por Milton Medran ______________________________________________________________________ Prezados amigos: Eu imaginei que meu comentario fosse produzir as reacoes que vieram. Esse eh sempre um assunto explosivo entre nos. Para o grupo a que pertenco, entretanto, o Centro Cultural Espirita de Porto Alegre, essa discussao de se o espiritismo eh ou nao religiao estah superada. Temos procurado manter fidelidade a Kardec. Achamos que eh o melhor referencial. Ele afirmou dezenas de vezes que o espiritismo nao eh uma religiao. Acho que a melhor definicao ainda eh a dele em "O Que Eh o Espiritismo": "eh ao mesmo tempo uma ciencia de observacao e e uma doutrina filosofica. Como ciencia prahtica ele (o Esp) consiste nas relacoes que se estabelecem entre nos e os espiritos; como filosofia compreende todas as consequencias morais que dimanam dessas mesmas relacoes". Na verdade o homem nao precisa de religiao. Precisa de conhecimento e de moral. O Espiritismo nos traz importantes conhecimentos acerca da natureza, origem e destino do homem. E esses conduzem a uma moral natural (nao religiosa). Mas, estamos impregnados de religiao, por seculos de dominio religioso. Eh , de fato, dificil se libertar dela. Tao dificil que o proprio Kardec, na Rev.Esp. de dez.1863, no artigo Periodo de Luta, previu seis periodos para o espiritismo. Um deles seria o religioso. Mas que deveria dar lugar a um periodo intermediario, para finalmente, desembocar no da regeneracao social. Essa superacao do periodo religioso deveria acontecer, segundo planejara Kardec, no inicio do Sec.XX. O problema eh que estacionamos no periodo religioso e quando se propoe o avanco, as reacoes chegam a ser violentas. O Espiritismo tambem nao eh cristao. A moral que dimana do conhecimento espirita eh universal. Claro que nascido no Ocidente, impregnado da cultura ocidental e cristan, o melhor modelo a ser oferecido seria evidentemente o de Jesus. Nao seria de Buda, Tao Tse, Maome, ou outra figura desconhecida da civilizacao crista. Mas todos os grandes modelos tem um codigo de moral coincidente, baseado no amor e no servico ao proximo. A moral, enquanto expressao do bem, eh universal. Por isso nao precisamos adjetivar o espiritismo como cristao, ou como budista ou maometano, etc.Se eh que queremos, de fato, que ele se universalize. Eh no minimo uma estrategia para que esses principios, acerca dos quais estamos todos de acordo, encontrem penetracao em todas as culturas. A moral nao eh religiosa, nem cristan. Ela eh natural. A terceira parte do Livro dos Espiritos, quando fala em moral, fala em leis divinas ou naturais ( e ao religiosas ou cristas). Nisso nao vai nenhum desrespeito a figura exponencial de Jesus de Nazare, cujos principios morais, sao de igual forma, universais. Acho que nao vale a pena ficarmos discutindo esse assunto, que evoca paixoes derivadas do sectarismo que todos trazemos ainda no nosso psiquismo. Mas vale a pena lermos melhor Kardec e atentarmos para a universalidade de seu ensino.Com essa equivocada estrategia de se intitular cristao, o Espiritismo estah tendo penetracao praticamente so nos paises de tradicao cristan e quase que exclusivamente castolica. Exatamente nos mesmos territorios geograficos onde tambem avancam as religioes pentecostais e neo pentecostais. Essas, sim, indubitavelmente cristas. O termo cristianismo, nesse final de seculo, tem definicao pronta e acabada: cristao eh o religioso que aceita a teologia cristan, de que Jesus eh o unico Senhor e Salvador. O cristianismo virou um conjunto de seitas com a pretensao de serem os unicos que tem a verdade e que se salvarao. A filosofia espirita eh radicalmente contraria a esse psicionamento. Nao vale a pena continuarmos insistindo em nos intitular cristaos.Com isso, so poderemos ganhar o status de mais uma religiao (ou seita) das tantas que compoem o Cristianismo. Nossa mensagem eh outra.Eh a da libertacao integral do homem. Inclusive de seus atavismos religiosos. Um abraco a todos e especialmente aqueles que tiveram a gentileza de fazer consideracoes acerca do meu comentario no Boletim 222. Milton Medran Moreira (Rio Grande do Sul, Brasil) ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Carater dos espiritos, por Pedro Leitao ______________________________________________________________________ Gostaria de establecer uma comparacao entre espiritismo e religiao baseados nos meus conhecimentos de principiante que tenho desta doutrina que agora comeco a estudar. Do que ja li, reparei que alguns autores tentam establecer fronteiras entre os varios tipos de religioes e o espiritismo. Baseados em ideias preconcebidas que o espiritismo e algo feito pelos embusteiros e falsarios que o unico objectivo e extorquir dinheiro dos crentes. Mas ao lermos autores tao consagrados como Allan Kardec e outros ficamos com a ideia que religiao e espiritismo e algo que se completa. Mas devo confessar que certas partes das obras de Allan Kardec sao ainda mal compreendidas, como o paradoxo que o arrependimento nao e causa suficiente para a salvacao do ser humano quando Jesus Cristo, "espirito sentado a direita do Pai", afirmou o contrario. Eu pergunto: os espiritos erram como nos erramos, pois nos somos espirito e mais nada, mesmo sendo superiores? os conselhos dados por eles devem ser considerados por nos como perfeitos? Esta pergunta julgo ser mais importante, e se tal vos permitir agradecia a vossa resposta. Tenho mais uma pergunta que o livro dos mediuns nao me esclareceu: Quem quiser desenvolver a mediunidade qual os passos primarios que deve seguir, como saber que o que escrevemos nao e produto do nosso subconsciente especialmente em mediuns intuitivos? e possivel falar com um espirito encarnado? Obrigado, se as minhas palavras vos aprouverem,ai estao. Pedro Leitao ---------------- Oi Pedro. Os espiritos erram como nos erramos. Nao existe diferenca na evolucao do espirito entre as situacoes de encarnado e desencarnado. Portanto, da mesma forma que nos, encarnados, erramos os desencarnados tambem erram. Por isto nao se deve pensar que uma mensagem de um espirito desencarnado e uma verdade incontestavel. Os conselhos dados por um espirito desencarnado nao sao mais (ou menos) perfeitos do que os de um espirito encarnado. Quanto ao desenvolvimento mediunico, a unica forma que conheco e a pratica em um ambiente adequado e amparada pelo estudo da Doutrina Espirita. A influencia do subconsciente existe em todos os mediuns, e acontece, em muitos casos, uma completa distorcao da mensagem que esta sendo transmitida. Os mediuns serios atacam este problema com estudo, de forma a conhecer melhor os mecanismos da mediunidade e diminuir a influencia de suas crencas e opinioes. SE nao me engano no Livro dos Mediuns existe pelo menos um exemplo de comunicacao mediunica com um espirito encarnado. Este tipo de intercambio e possivel, e existem alguns exemplos na literatura espirita. Um grande abraco, Jose Cid. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Para Carlos Iglesia Bernardo, por Jose Queid ______________________________________________________________________ Saudacoes! Amigo, venho recebendo o Boletim do GEAE regularmente. Vez por outra faco algumas observacoes sobre textos e ideias emitidas em suas paginas. Recentemente, um dos editores do Boletim, Jose Cid, fez uma referencia a uma carta minha, na qual discordava de um ponto de vista colocado por mim. Bem, ate' ai' nada de anormal. Depois, enviei a ele uma pequena carta contendo uma argumentacao (veja copia abaixo) que esperava ver publicada no Boletim, o que nao aconteceu. Sei que a Redacao ou o Conselho Editorial tem liberdade para publicar o que quiser, mas nesse caso tratava-se de um assunto necessario a esclarecer duvidas sobre o gerenciamento do movimento espirita e dos problemas causados no sistema pelas teses de Jean Baptiste Roustaing, tratados a meu ver de modo incorreto por Cid. Escrevi a ele pedindo-lhe um retorno e nao recebi resposta. Sendo voce um dos conselheiros e responsaveis pelo Boletim, gostaria que me desse uma resposta sobre esse assunto. Sem mais, despeco-me, Jose Queid, Sao Jose do Rio Preto, Brasil ---------------- Oi Jose. Acredito que voce tenha enviado seu texto diretamente para meu endereco eletronico. Infelizmente meu provedor de acesso nao tem andado muito estavel, e varias pessoas tem reclamado que me enviam mensagens e nao recebem respostas nem mensagens de erro. Por isso eu recomendo que seja sempre usado o endereco do GEAE para qualquer correspondencia, mesmo que seja enderecada a um dos editores. Eu so recebi sua mensagem quando o Carlos a reenviou para o endereco do GEAE. Eu estou fazendo algumas consideracoes a respeito do que voce escreveu logo a seguir da sua carta, reproduzida abaixo. Um grande abraco, Jose Cid. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Jose Cid e o Espiritismo, por Jose Queid ______________________________________________________________________ Nos comentarios feitos no boletim 224 por Jose Cid sobre o tema Cristianismo e Espiritismo, existem algumas consideracoes que merecem reflexao por parte dos espiritas serios. Quando ele diz que o Espiritismo e' a doutrina dos Espiritos, esta' afirmando uma verdade. Porem, nao se segue dai, que seus adeptos devam optar pelo imobilismo. Dos tempos de Allan Kardec ate' os dias atuais, muitas praticas estranhas e teorias antidoutrinarias foram introduzidas no sistema espirita sem que houvesse o bom combate, necessario para evitar que isso acontecesse. As teses de Jean Baptiste Roustaing sao um reflexo do pensamento catolico, trazidas ao Brasil pelos intelectuais que deram origem `a Federacao Espirita Brasileira. Desde entao, a FEB vem sendo responsavel pela divulgacao dessas ideias, mais tardes mescladas a obras subsidiarias psicografadas por mediuns famosos. A mentalidade espirita, de um modo geral, encontra-se impregnada de conceitos religiosos semelhantes ao catolicismo. Evidentemente, o fato da maioria dos adeptos serem oriundos das fileiras daquela Igreja, isso facilitou o agravamento dos problemas. Concordo, quando Jose Cid diz que o estudo da Codificacao e da Revista Espirita e' a base para uma pratica segura e que o relacionamento entre as instituicoes favorece a troca de ideias, mas discordo do editor do GEAE quando afirma que nenhum grupo deveria ser chamado a liderar o movimento. Allan Kardec em seu projeto Constituicao do Espiritismo, publicado na Revista Espirita e Obras Postumas, explica a necessidade de se constituir um orgao gerenciador do sistema, para que ele nao fique entregue a propria sorte como hoje esta'. Discutir o espirito do roustainguismo e' trabalhar pela melhoria do movimento espirita como um todo. Nao achamos que se trate de perda de tempo estudarmos suas obras e entendermos suas teses, afinal, Allan Kardec disse que para bem compreendermos as coisas deveriamos examinar em profundidade as ideias concordantes e as discordantes. Penso que e' isso que deve ser feito. Jose Queid, Sao Jose do Rio Preto, Brasil ----------------- Oi Jose. Concordo com voce quando diz que os adeptos do Espiritismo nao devem optar pelo imobilismo porque esta e uma doutrina concebida e dirigida pelos espiritos. Realmente nos somos apenas instrumentos, mas isso nao e desculpa para a imobilidade. o instrumento inoperante sera inevitavelmente substituido. Como diz Andre Luiz na mensagem ``Perante a Propria Doutrina'', reproduzida nesta edicao do Boletim, nenhum de nos e imprescindivel ao Espiritismo. Novamente eu concordo que varias praticas estranhas ao Espiritismo foram introduzidas e estao presentes em muitas casas espiritas. Poucos foram os que combateram as distorcoes e lutaram por uma Doutrina livre de "ismos" (adjetivos como kardecismo, roustainismo, cientificismo, etc). Infelizmente muitas pessoas tentam deixar sua marca, e se esquecem que Espiritismo so tem um, aquele codificado por Allan Kardec (estou lembrando aqui do que o Lucas escreveu no Boletim do GEAE n. 231). Mas, na minha opiniao, o roustainismo esta bastante restrito e nao encontra muitos adeptos. As pessoas que o estudaram e combateram foram bastante criteriosas e nos deixaram trabalhos valiosos, como os livros de Jose Herculano Pires e Wilson Garcia, entre outros. Entretanto nao acho proveitoso discutir este problema e inscitar o estudo das obras de Roustaing e dos autores aqui citados antes de se estimular o profundo conhecimento das obras de Kardec (os 5 livros da codificacao e os 12 primeiros anos da Revista Espirita). Minha experiencia pessoal e que a maior parte dos Espiritas nao estudou cuidadosamente os livros de Kardec. Quando se conhece Kardec fica facil de distinguir as distorcoes que, conforme voce cita, foram mescladas (nao estou dizendo que se tratou de uma acao intencional) nas obras subsidiarias. Mais uma vez concordo que a mentalidade dos espiritas se encontra impregnada de tabus/preconceitos/dogmas/etc de outras religioes, sobretudo do catolicismo. Mas a unica forma de combater este problema e' com a divulgacao criteriosa da Doutrina Espirita conforme foi codificada por Kardec. Quanto ao problema da nomeacao de um gerente para o Espiritismo, minha posicao ainda nao se alterou. Entre nos, trabalhadores, ninguem esta apto a ocupar este cargo. Afinal, esta e a Doutrina dos espiritos e cabe a eles o cargo de gerente. Nos somos instrumentos. No instante que uma Associacao, Federacao, Congregacao, ou seja la o que for deixar de representar a opiniao dos verdadeiros dirigentes, outros instrumentos serao usados para conferir ao movimento a direcao correta. Como voce pode ver, na minha opiniao nao nos cabe elegermos um gerente. Na sua opiniao a Federacao Espirita Brasileira nao representa bem o Movimento Espirita e esta deixando o Espiritismo entregue a propria sorte, certo? Mas tenho certeza que esta nao e a opiniao dos dirigentes daquela instituicao. Da mesma forma, voce considera que a divulgacao do roustaingnismo prejudica o Espiritismo, mas, novamente, esta nao e a opiniao da FEB. Temos aqui apenas uma divergencia de opiniao, o que e natural. E voce acha isso importante porque voce considera a FEB a representante do Espiritismo na Terra. Mas e as Federacoes estaduais? E as Federacoes dos outros paises? E a Sociedade que Kardec fundou na Franca? Qual delas teria mais direito de ser a gerente do Espiritismo na Terra? Somente depois de respondida esta pergunta seria possivel se ter uma perfeita nocao da relevancia do roustaingnismo. Eu, pessoalmente, acho relevante o estudo do roustaingnismo. Tanto que eu o fiz. Mas somente depois de estudar Kardec. De outra forma nao haveria como distinguir os absurdos (excetuando-se os mais gritantes). Conforme voce lembrou, Kardec disse que a unica forma de se compreender bem os fatos e estudando-os sob todos os angulos. O problema e que para as pessoas que, como eu, nao podem ser chamadas de o bom senso encarnado (como Leon Denis chamou Kardec) a ordem que e feito o estudo e importante. Na epoca eu cheguei a considerar escrever algo sobre o assunto (sem ser para publicar, apenas para registrar minha opiniao), porque creio que alguns aspectos dos livros de Roustaing nao foram abordados nos livros que li. Depois eu decidi direcionar meus esforcos para outros trabalhos dentro do Espiritismo, tendo discutido suscintamente minha opiniao apenas quando perguntado. Um grande abraco, Jose Cid. ______________________________________________________________________ COMENTARIO ---------------- Consideracoes sobre a clonagem, por Jose Cid ______________________________________________________________________ Ha pouco tempo foi divulgado com grande alarde pela imprensa a clonagem de uma ovelha. Ai esta mais um passo dado pela ciencia. Aprendendo a fazer gemeos! Mas quais serao as implicacoes deste avanco para a sociedade? Eu vou me ater aos aspectos morais da questao, naturalmente da forma como eu a vejo. Inicialmente temos de saber se cabe ao ser humano criar copias de seu corpo. Claro que so seria possivel copiar-se o corpo, ja que o espirito quem cria e Deus. Mas, de acordo com o conhecimento Espirita, o corpo nao e moldado apenas com sua carga genetica, mas tambem com a acao do espirito sobre o corpo em formacao. Certamente e por isso que os gemeos univitelinos sao tao parecidos, mas ao mesmo tempo com algumas diferencas marcantes. Portanto, a principal razao para algumas pessoas acharem a clonagem tao importante pode nao surtir os efeitos desejados, ja que, por exemplo, o clone do corpo de um grande cientista poderia ser instrumento de alguem com a mente (espirito) doentio. Talvez isso sirva para que a ciencia conclua finalmente que o corpo e um instrumento de manifestacao da inteligencia, mas que, na realidade, a inteligencia nao pode ser copiada na copia de um corpo. Existe outra questao moral que e a reproducao da especie humana conforme foi concebido pela natureza. O sexo ja e alvo de diversos tabus e preconceitos. Se a perpetuacao da especie passar a ser amplamente possivel sem a necessidade de associacao sexual, a humanidade corre o risco de se tornar ainda mais doentia com relacao ao sexo, e esta forma de expressao do afeto pode se tornar, definitivamente, algo criminoso. Como todo avanco cientifico, o destino moral que a tecnica de clonagem tera depende da humanidade. Existem diversos exemplos de invencoes que servem para construir e destruir, dependendo apenas do desenvolvimento moral da humanidade. Exemplos classicos sao o aviao, um meio de transporte que influencia enormemente o progresso e que pode levar a bomba atomica. Esta tambem uma forma de obtencao de energia poderosa, mas que pode destruir milhares de vidas em poucos segundos. Portanto, na minha opiniao, depende de nos o uso que sera dado a esta nova tecnica. Se conseguirmos superar nossas mas tendencias, o uso podera ser proveitoso para o progresso da humanidade. Jose Cid. ______________________________________________________________________ PAINEL ------------- I CONGRESSO ESPIRITA DE SERGIPE ______________________________________________________________________ Solicito divulgar a realizacao do I CONGRESSO ESPIRITA DE SERGIPE, que tera lugar", em Aracaju, no periodo de 27 a 30/3/97, oportunidade que se comemorara os 50 anos de oratoria do confrade DIVALDO FRANCO, cuja tema central sera "O PENSAMENTO ESPIRITA NA ATUALIDADE". Serao tratados os seguintes assuntos: O Inconsciente Humano, a Individualizacao, Viagem interior, Despertar da Consciencia, Felicidade, Objetivos da Vida Humana, Conflitos Pessoais e Mitos, Habitos Mentais, Afetividade Conflitiva, Bases para a Auto-Realizacao, Estar Desperto, Visualizacoes Terapeuticas, a Heranca Espirtual na Reencarnacao, Buscando a Evolucao Psicologica Humana e tantos outros. Destacam-se entre os conferenciatas, alem do professor Divaldo Franco, Raul Teixeira, Marlene Nobre, Jorge Andrea, Alexandre Sech, Celio Costa, Cicero Teixeira, Altivo Ferreira, Sergio Felipe, Nubor Facure, Jose Maria Rodrigues e Oswaldo Souza. Fraternalmente, Goncalo Ferreira Melo, trabalhador da Federacao Espirita do Estado de Sergipe. ______________________________________________________________________ AVISO DO CONSELHO EDITORIAL --------------------------------- Envio de contribuicoes para o GEAE ______________________________________________________________________ Ao enviar uma contribuicao para o GEAE ou uma correspondencia para um dos editores, por favor, use o endereco eletronico dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt. Desta forma voce podera ter certeza que a mensagem foi entregue, ja que uma notificacao de recebimento e enviada automaticamente. Obrigado, Conselho Editorial. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS .---------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------. | . Boletim semanal de distribuicao eletronica | | . Homepage "The Spiritism Web" com informacoes espiritas em | | geral: livros eletronicos, periodicos, boletins e inscricao | | inscricao no GEAE, etc e sobre o movimento espirita mundial: | | instituicoes, eventos, paginas espiritas na internet, etc. | | | | Conselho Editorial: | | - Carlos Iglesia Bernardo (Sao Paulo - SP, Brasil) | | - Jose Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil) | | - Raul Franzolin (Pirassununga - SP, Brasil) | | - Sergio A. A. Freitas (Lisboa, Portugal) | | | | Inscricoes: enviar nome, email, profissao e endereco completo para | | Email: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt | | Homepage: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html | | (The Spiritism Web) | `--------------------------------------------------------------------`