===================================================================== --LLLLL--LLLLL---LLL---LLLLL-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS --L------L------L---L--L------ fundado em 15 outubro de 1992 --L--LL--LLL----LLLLL--LLL---- --L---L--L------L---L--L------ boletim semanal --LLLLL--LLLLL--L---L--LLLLL-- de distribuicao eletronica --------------------------------------------------------------------- Ano 05 - Numero 230 - 1997 04 de Marco de 1997 ===================================================================== INDICE TEXTOS Trechos de Leon Denis sobre a questao: Ciencia ou Religiao ? Bibliografia de pesquisas cientificas Espiritas (101-150) COMENTARIOS Contesto a Mauricio Ruy (GEAE 226), por Bernardo Drubich Expiacao, por Antonio Sergio AVISOS DO CONSELHO EDITORIAL Alteracao no Layout do Boletim Resposta automatica para os e-mails enviados ao GEAE _____________________________________________________________________ TEXTO Trechos de Leon Denis sobre a questao: Ciencia ou Religiao ? _____________________________________________________________________ (Trechos extraidos por Carlos Iglesia do livro "Cristianismo e Espiritismo" de Leon Denis, edicao FEB, traducao de Leopoldo Cirne. Final do Cap. X: A Nova Revelacao.A Doutrina dos Espiritos) Suscita-se frequentemente esta questao: o moderno espiritualismo e' uma ciencia, ou uma religiao ? Ate' agora esses dois sulcos tracados pelo espirito humano em sua secular pesquisa da verdade conduziram a opostos resultados, indicio manifesto do estado de inferioridade do pensamento, comprimido, escravizado, limitado em seu campo de acao. Prosseguindo, porem, a sua marcha, um dia forcosamente chegara' - e esse dia vem proximo - em que o espirito humano atingira' um dominio comum a essas duas formas da ideia; ai se hao-de elas fusionar, unificar-se em uma sintese, en uma concepcao da vida e do Universo, que ha'-de abranger o presente e o futuro e fixar as leis eternas do destino. O moderno espiritualismo, ou espiritualismo integral, sera' o terreno em que se ha'-de efetuar essa aproximacao. Nenhuma doutrina pode fornecer `a Humanidade essa concepcao geral que, do mais intimo da vida inferior, eleva o pensamento `as culminancias da Criacao, ate' Deus, e liga todos os seres numa intermina cadeia. Quando essa concepcao tiver penetrado nas almas, quando se houver constituido o principio de educacao, o alimento intelectual, o pao de vida de todos os filhos dos homens, ja' nao havera' possibilidade de separar a Ciencia da Religiao, e ainda menos de combater uma em nome da outra, porque a Ciencia, ate' agora encerrada no circulo da vida terrestre e do mundo material, tera' reconhecido o invisivel e levantado o veu que oculta a vida fluidica; tera' sondado o Alem, para lhe determinar as formas e precisar as leis. E a existencia futura, a ascensao da alma em seus inumeraveis domicilios, ja' nao sera' uma hipotese, uma especulacao destituida de provas, senao a realidade viva e palpitante. Nao sera' possivel combater a Religiao em nome da Ciencia, porque a Religiao nao sera' mais o dogma acanhado e exclusivo, o culto material que houvermos conhecido; sera' o remate triunfal de todas as conquistas, de todas as aspiracoes do espirito humano; sera' o surto do pensamento que se apoia na certeza experimental, na comprovada evidencia do mundo invisivel, na cognitiva apreensao de suas leis, e, firme nessa base solida, se eleva para a Causa das causas, para a soberana Inteligencia que preside a ordem do Universo, para abencoa-la, por lhe haver concedido a possibilidade de penetrar suas obras e associar-se a elas. Entao, cada qual compreendera' que ciencia e religiao nao eram mais que palavras, necessarias para designar as flutuacoes do pensamento em seus primeiros ensaios infantis, estado transitorio do Espirito em sua evolucao para a verdade. E esse estado tera' desaparecido com as sombras da ignorancia e da supersticao, para ceder o lugar ao _Conhecimento_, ao conhecimento real da alma e do seu futuro, do Universo e de suas leis; com esse conhecimento, virao a luz e as energias que permitirao, finalmente, `a alma humana ocupar o lugar que lhe pertence e desempenhar o seu verdadeiro papel na obra da Criacao. (...) O misticismo e o materialismo fizeram sua epoca. O futuro pertence a nova ciencia, `a ciencia psiquica, que estuda todos os fenomenos e lhes pesquisa as causas, reconhece a existencia de um mundo invisivel e, com todas as analises que possui, formulara' uma sintese magnifica da vida e do Universo, para difundir o seu conhecimento por toda a Humanidade. E' sob a influencia do Espiritismo experimental que essa evolucao cientifca ja' se vai efetuando. E' a ele, digam o que disserem, que a nova ciencia deve a vida, porque, sem o impulso que ele imprimiu ao pensamento, essa ciencia estaria ainda por nascer. O Espiritismo traz a cada ciencia os elementos de uma verdadeira renovacao. Pela comprovacao dos fenomenos, conduz a Fisica `a descoberta das formas sutilissimas da Materia. Esclarece todos os problemas da Fisiologia pelo conhecimento do corpo fluidico. Sem a existencia deste, seria impossivel explicar a aglomeracao, na forma organica e sobre um plano determinado, das inumeras moleculas que constituem o nosso involucro terrestre, do mesmo modo que a conservacao da individualidade e da memoria, atraves das constantes mutacoes do corpo humano. Gracas ao Espiritismo, a Psicologia ja' se nao sente embaracada por tantas questoes obscuras, e particularmente, pelas das personalidades multiplas, que se sucedem sem se conhecerem, no mesmo individuo. As experiencias espiritas fornecem a Patologia os meios de curar a obsessao e os inumeros casos de loucura e alucinacao que com ela se realcionam. A pratica do magnetismo, a utilizacao dos fluidos curativos, revolucionam e transformam a terapeutica. O espiritualismo integral nos faz melhor compreender a evolucao da vida, mostrando-nos o seu principio nos progressos psiquicos do ser, que constroi e aperfeicoa, por si mesmo, as suas formas atraves dos tempos. Essa evolucao, em que nossas vidas terrestres nao representam mas que uma fase transitoria, simples paradas em nossa grande jornada ascensional atraves dos mundos, vem confirmar os testemunhos da Astronomia, que mostra a exigua importancia do nosso planeta no conjunto do Universo, e conclui pela habitabilidade das outras terras do espaco. (...) Essa acao renovadora far-se-a' igualmente sentir nas religioes, posto que mais lenta e dificilmente. Dentre todas as instituicoes humanas, sao estas, com efeito, as mais refratarias a qualquer reforma, a qualquer impulso para a frente; todavia, estao, como todas as coisas, sujeitas a lei divina do progresso. No plano superior da evolucao, cada simbolo, cada forma religiosa deve ceder o lugar a concepcoes mais altas e mais puras. O Cristianismo nao pode desaparecer, porque os seus principios contem o germe de renascimentos infinitos; deve, porem, despir as diferentes formas revestidas no curso das idades, regenerar-se nas fontes da nova revelacao, apoiar-se na ciencia dos fatos e voltar a ser um manacial de fe' viva. (...) As crencas, as diferentes religioes, tomadas em sua ordem sucessiva, poderiam, numa certa medida, ser consideradas os degraus que o pensamento galga em sua ascensao para concepcoes cada vez mais vastas da vida futura e do ideal divino. Sob este prisma, tem sua razao de ser; mas chega sempre um tempo em que as mais perfeitas se tornam insuficientes, um momento em que o espirito humano, em suas aspiracoes e impulsos, eleva-se acima do circulo das crencas usuais, para buscar mais completa forma do conhecimento. Entao ele percebe o encadeamento que prende todas essas religioes. Compreende que todas se ligam por uma base de principios comuns, que sao as impereciveis verdades, ao passo que todo o resto - formas, ritos e simbolos, sao coisas transitorias, passageiros acidentes da historia humana. Sua atencao desviando-se dessas formas, dessas expressoes religiosas, volta-se para o futuro. Ai ve elevar-se acima de todos os templos, de todas as religioes exclusivistas, uma religiao mais vasta que a todos abrangera' , que ja' nao tera' ritos nem dogmas, nem barreiras, mas dara' testemunho dos fatos e das verdades universais - uma Igreja que, por sobre todas as seitas e todas as igrejas, estendera' as vigorosas maos para proteger e abencoar. Ve erigir-se um templo em que toda a Humanidade, recolhida e prosternada, unira' os pensamentos e as crencas numa identica comunhao de fe', que se resumira' nestas palavras: Pai nosso que estais nos ceus ! Tal sera' a religiao do futuro, a religiao universal. Nao sera' uma instituicao fechada, uma ortodoxia regida por estreitas nornas, senao uma fusao dos coracoes e dos espiritos. O moderno espiritualismo, com o movimento de ideias que provoca, prepara o seu advento. Sua acao crescente arrancara' as atuais igrejas `a imobilidade que as detem, e as obrigara' a voltarem-se para a luz que se espraia no horizonte. (...) Essa luz e' a que o novo espiritualismo traz `as igrejas. Sob os seus raios, todas as riquezas ocultas do Evangelho, todas as gemas da doutrina secreta do Cristianismo, sepultadas sob a densidade do dogma, todas as verdades veladas saem da noite dos seculos e reaparecem com todo o esplendor. Eis o que a nova revelacao vem oferecer as religioes. E' um socorro do ceu, uma ressureicao das coisas mortas e esquecidas, que elas encerram em seu seio. E' uma nova floracao do pensamento do Mestre, aformoseada, enriquecida, restituida `a plena luz pelos cuidados dos Espiritos celestes. (...) Deus guarda em reserva outras forcas ocultas, outras almas de escol para a hora da renovacao. Essa hora sera' anunciada por grandes crises e sucessos dolorosos. E' necessario que as sociedades sofram; e' preciso que o homem seja ferido para cair em si, para sentir o pouco que e' e abrir o coracao as influencias do Alto. A Terra ha'-de presenciar dias tenebrosos, dias de luto; tempestades se hao-de desencadear. Para que germine o grao, sao necessarias as nevadas e a triste incubacao do Inverno. Violentos sopros virao dissipar as nevoas da ignorancia e os miasmas da corrupcao. Mas passarao as tempestades; o ceu reaparecera' em sua limpidez. A Obra divina se expandira' em um novo surto. A fe' renascera' nas almas e novamente irradiara', mais fulgurante, sobre o mundo regenerado, o pensamento de Jesus. _____________________________________________________________________ TEXTO Bibliografia de pesquisas cientificas Espiritas (101-150) Luiz Otavio Saraiva Ferreira _____________________________________________________________________ (Item "Bibliografia" do artigo de Luiz Otavio, cuja publicacao vem sendo feita mensalmente desde o boletim 198. A Bibliografia completa vai ate' a referencia 370). 101. Kerner, Justinus, Geschichte Zweier Somnambüle, Braun, Carlsruhe, Alemanha, 1824 102. Kerner, Justinus, Die Seherin von Prevorst; über das innere Leben des Menschen und ueber das Hereinragen einer Geisterwelt in die unsere, Cotta, Stuttgart, Alemanha, 1829 103. Kerner, Justinus, Die somnambuelen Tische, Ebner, Stuttgart, Alemanha, 1853 104. Swedemborg, Emmanuel, Ceu e Inferno 105. Swedemborg, Emmanuel, A Nova Jerusalem 106. Swedemborg, Emmanuel, Arcana Coelestia 107. Davis, Andrew Jackson, Penetralia 108. Davis, Andrew Jackson, Principios da Natureza, 1847 109. Santa Sabedoria,USA 110. O papel sagrado, USA 111. Evans, F. W., New York Daily Telegraph, (USA), Nov./24/1874 112. Olcott, People from the Other World 113. Britten, Hardinge, Modern American Spiritualism, USA 114. Boston Journal, (USA), Nov./22/1904 115. Spiritual Telegraph, (USA), 1852 116. Edmonds, John Worth, and Dexter, T., Spritualism, New York, NY, USA, 1853 117. Gazeta de Augsburgo (original em alemão), Augsburg, Alemanha, 18 de abril de 1853 118. Mirville, J. Eudes de, Des Esprits et de leurs manifestations fluidiques, Paris, França, 1854 119. Mirville, J. Eudes de, Question des Esprits, ses progres dans la Science (Appendice complementaire du premier Memoire et response), Paris, França, 1855 120. Nus, Eugene, Choses de l'autre onde, 2me edition, Paris, França. 121. Chevreul, Michel, De la baguette divinatoire, du pendule dit explorateur et des tables tournantes, Mallet-Bacheller, Paris, França, 1854 122. Figuier, Louis, Histoire du Merveilleux dans les temps modernes 123. Kardec, Allan, Revue Spirite, FEB, Rio de Janeiro 124. La Patrie, (Paris, França), 1850 125. Gazette Medicale, (Paris, França), 1846-? 126. Gazette des Hopitaux, (Paris, França), 1846-? 127. Gazette des Tribunaux, (Paris, França), 1846-? 128. Presse Medicale, (Paris, França), 1853-? 129. Journal du Magnetisme, (Paris, França), 1850-? 130. Torres-Solanot, Primer Congresso Internacional Espiritista, Proemio, 1888 131. Capron, Modern Spiritualism, USA, pp. 310-313 132. Owen, Rosamund Dale, Light, (GB), p. 170, 1884 133. Underhill, A. Leah (Fox), The Missing Ling in Modern Spiritualism Knox & Co, New York, NY, USA, 1885 134. Mahan, A., Modern Mysteries Explaied and Exposed, Jewett, Boston, MA, USA, 1855. 135. Hare, Robert, Experimental Investigation of the Spirit Manifestations, demonstrating the existence of Spirits and their communications with Mortals, Partridge, Philadelphia, USA, 1855. 136. de Morgan, Mrs., From Matter to Spirit, London, UK, 1863 137. Agenor de Gasparin, Des tables tournantes, du surnaturel en general et des Esprits, 2 vols., Dentu, Paris, França, 1854 138. Report on Spiritualism of the Committee of the London Dialectical Society, Longmans, Londres, GB, 1871 139. Adare, Experiences in Spiritualism with D. D. Home, edição particular do autor, Londres, GB, 1869 140. Crookes, William, "Notes on seances with D. D. Home" Proceed. S. P.R., (GB), vol. 6, part. 16, 1889 141. Crookes, William, Experimental Investigations in Psychic Force, Grillman, Londres, GB, 1871 142. Crookes, William, Researchs in the Phenomena of Spiritualism, Burns, London, UK, 1874 143. Wallace, Alfred Russel, On Miracles and Modern Spiritualism, Burns, London, UK, 1875 144. S. P. 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La depresion es producida por el funcionamiento metabolico anormal del cerebro (no entrare' en detalles), pero este funcionamiento, puede tener causas Geneticas, coyunturales (depresiones reactivas por dramas familiares o personales) o psicofarmacos. Toda las causas producen un funcionamiento tal que deprime las reacciones vitales del individuo. El espiritu encarnado, sufre toda las variaciones que tiene que vivir su cerebro (y todo su cuerpo), por lo que no puede escapar a la situacion metabólica sino con gran esfuerzo (psicoterapia) y psicodrogas antidepresivas. Hoy se sabe que ambas formas (terapia o psicodrogas) son capaces de revertir el funcionamiento depresivo del cerebro. Ahora bien, si la causa esta' en el espiritu (congenitas), tanto la psicoterapia como las psicodrogas, correctamente administradas, mejorará el rendimiento de ese cerebro, aun a pesar de las causas espirituales (congenitas), mejorando la espectativa existencial. En cuanto al periespiritu, si esta "mapeado" o programado con tendencia a la depresion, por sus existencias pasadas, es probable que mejore su situacion , ya que "la funcion hace al organo", tambien se debe cumplir en el espiritu, y la practica"forzada" por la psicoterapia o las psicodrogas, en estados de optimismo y vitalidad, frenaran el espacio funcional de los nucleos depresivos del periespiritu. Resumiendo: El periespiritu y el espiritu, empeorará su depresion, si la usa durante toda su existencia, porque reforzará con pensamientos, sentimientos y acciones, tal depresion, y por lo contrario, mejorara su rendimiento existencial y periespiritual, si se esfuerza, por alguna ayuda (terapia-psicodroga, psicoanalisis espiritual...) el funcionamiento de su existencia. _____________________________________________________________________ COMENTARIO Expiacao, por Antonio Sergio _____________________________________________________________________ Gostaria de compartilhar uma das muitas experiencias que tive no decorrer da minha profissao. Sou medico e desde que me deparei, comecei a estudar e compreender esta maravilhosa doutrina, comecei a executar e compreender melhor a minha funcao como medico, atento nao somente aos problemas organicos e disturbios do corpo material, comecei a perceber ou a presumir os disturbios do espirito. Sou neurocirurgiao e neurologista e trabalho numa cidade do interior. Um dos casos trata-se de um paciente jovem, adolescente, forte e bonito, que acidentou-se num "racha" , e foi vitimado com um traumatismo craniano muito grave. Apesar da gravidade do traumatismo cerebral, sua vida foi salva, com muito esforco e dificuldades. Este jovem perdeu grande parte do hemisferio cerebral esquerdo que se sabe e' o hemisferio responsavel pela linguagem(falada - escrita expressao e compreensao etc), raciocinio logico e motricidade de hemicorpo direito. Filho de uma familia abastada, cuja situacao economica lhes permitiu as maiores sofisticacoes para o seu tratamento e recuperacao, submeteu-se a terapias, exames e avaliacoes em diversos centros do pais, procurou diversos especialistas de renome. Mas a evolucao foi inexoravel. Mesmo com todos os aparatos, ele permanece ate hoje, aproximadamente 10 anos, com sequela mental severa. Debilitado para qualquer afazer sem assistencia, e o que mais chama a atencao, apresenta crises espasticas rebeldes, gritos e urros repentinos, dia e noite, alem de ter um comportamento autista, como se estivesse enclausurado em si mesmo e de modo permanente. Ja utilizou varios medicamentos, calmantes, antipsicoticos, neurolepticos, estimulantes, enfim, uma variedade que nem cabe listar, somente modificando o quadro quando o nivel de medicacao deixa-o "dopado". A familia (mae e pai) nao mediu e nem mede esforcos para amenizar o sofrimento do filho. E' visivel o sofrimento de todos eles. Esta ocorrencia modificou a vida de toda a familia. Apesar do sofrimento latente, o casal, que estava em conflito, se uniu mais, simplificaram seu modo de vida, valorizando-a ainda mais, abriram suas mentes e aceitaram as minhas recomendacoes para procurarem aconselhamento espiritual. Hoje, os pais estudam o espiritismo e conseguem compreender com mais tranquilidade o sofrimento do filho e o deles proprios. Trata-se de uma expiacao e de uma passagem necessaria em sua evolucao espiritual. O contexto, hoje, e' de certa forma, mais amena, pois a doutrina e' consoladora, como o colo de nossa mae, nos dando a fe' e a certeza de que nada esta' ocorrendo em vao. De que tudo existe em nosso beneficio, e todas as oportunidades deverao ser aproveitadas. Basta-nos cumprir com o nosso maximo esforco o bem que nos cabe, como seres humanos fraternos e dedicados, que o caminho nos sera mostrado... _____________________________________________________________________ AVISO DO CONSELHO EDITORIAL Alteracao no Layout do Boletim _____________________________________________________________________ Procurando uma melhor diagramacao das materias pubicadas no Boletim, principalmente para facilitar sua consulta e leitura, fizemos algumas alteracoes de layout. Passamos a utilizar um novo cabecalho e uma divisao mais clara das materias. O novo layout devera' ser consolidado nas proximas edicoes. Gostariamos de pedir que nos enviassem seus comentarios e sugestoes a respeito do novo layout e que nos ajudassem a solucionar algumas duvidas: - Poderiamos utilizar acentuacao no Boletim ? Esta frase está utilizando acentuação, por favor, se alguem não recebe-la corretamente nos envie um e-mail avisando. - Estamos pensando em aumentar o limite de tamanho do Boletim para 25 Kbytes. O que acham ? - O Boletim foi editado com um FONT de tamanho fixo (Courier New 10), isto e', todos os caracteres tem a mesma largura, permitindo a formatacao do cabecalho e das secoes em um meio que so' permite o trafego de texto puro. Isso traz alguma dificuldade de leitura ? Todos estao conseguindo receber o Boletim em formato legivel ? _____________________________________________________________________ AVISO DO CONSELHO EDITORIAL Resposta automatica para os e-mails enviados ao GEAE _____________________________________________________________________ A partir desta semana os E-mails enviados ao GEAE passam a receber uma resposta automatica, nao so' agradecendo o envio, como tambem informando sobre a existencia de normas para a publicacao no Boletim e dando instrucoes de como obter o texto "ENCAMINHAMENTO DE MENSAGENS PELO GEAE" com a explicacao detalhada delas. A necessidade de uma resposta automatica surgiu da dificuldade de responder imediatamente aos e-mails enviados ao grupo e informar sobre sua publicacao ou nao. 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