# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 11 (229) 96 25 Fevereiro 97 ################################################################### ************************INDICE************************ IDEIAS COMENTARIOS DO MATTOS, SOBRE ESPIRITISMO E RELIGIAO DO CELIO, SOBRE FILOSOFIA ESPIRITA DO MATTOS, SOBRE DIVULGACAO DO ESPIRITISMO DO RAUL FRANZOLIN SOBRE DIVULGACAO DO ESPIRITISMO DO WALDECIR SOBRE ESPIRITISMO E RELIGIAO DO RAUL FRANZOLIN SOBRE ESPIRITISMO E RELIGIAO DO JOSE CID SOBRE ESPIRITISMO, RELIGIAO E DIVULGACAO ****************************************************** IDEIAS A divergencia de opinioes, o debate das ideias na midia e na tribuna; suas consequencias para os leitores e ouvintes. A responsabilidade daquele que escreve e fala para muitos. O bom senso daquele que le e ouve, o interesse da causa maior, o Espiritismo. Amigo leitor, vamos buscar uma primeira referencia na Codificacao Kardequiana para iniciar a exposicao de nosso pensamento a respeito do longo titulo deste artigo. No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capitulo XV, Necessidade da caridade, segundo S. Paulo, encontramos a exposicao de pensamento do apostolo Paulo na 1a. Epistola aos Corintios, cap. XIII, vv. 1 a 7 e 13 : "Ainda que eu falasse todas as linguas dos homens e a lingua dos proprios anjos, se eu nao tiver caridade, serei como o bronze que soa e um cimbalo que retine; - ainda quando tivesse o dom da profecia, que penetrasse todos os misterios, e tivesse perfeita ciencia de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fe possivel, ate ao ponto de transportar montanhas, se nao tiver caridade, nada sou. - E, quando houvesse distribuido os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se nao tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria. A caridade e paciente; e branda e benfazeja; a caridade nao e invejosa; nao e temeraria, nem precipitada; nao se enche de de orgulho; nao e desdenhosa; nao cuida de seus interesses; nao se agasta, nem se rejubila com a injustica, mas com a verdade; tudo suporta, tudo cre, tudo espera, tudo sofre. Agora, estas tres virtudes : a fe, a esperanca e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente e a caridade" As palavras de Paulo, extraidas de seu elevado senso moral, de seu entendimento das necessidades do espirito imortal frente as leis da evolucao, do entendimento profundo da necessidade de aplicacao da caridade como Jesus a aplicou, sao belas e comovedoras, mas acima de tudo servem de alerta aos que se propoem a servir na seara de Jesus. Neste artigo estamos nos referindo aos que escrevem e falam, colocando no papel e no discurso o pensamento, atributo do espirito. Tanto o escritor quanto o orador espirita devem necessariamente atentar para o que foi exposto ate agora, pois a responsabilidade de um e outro e muito grande, uma vez que suas ideias chegam tanto aos que conseguem e aos nao conseguem discernir a respeito da ideia exposta. Vejamos o que diz Allan Kardec no livro A Genese no capitulo XIV - Os Fluidos : "Sendo os fluidos o veiculo do pensamento, este atua sobre os mesmos como o som atua sobre o ar; eles nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som. Pode-se, pois, dizer, com toda a verdade, que em tais fluidos ha ondas e raios de pensamentos, os quais se cruzam sem se confundir, como no ar ha ondas e raios sonoros". Ponto indiscutivel, escritores e oradores espiritas sempre serao responsaveis pelo que divulgarem. Em nome das ``verdades pessoais", julgando-se maiores do que aqueles que agem verdadeiramente e nao simplesmente escrevem ou falam polemizando, muitos escritores e oradores espiritas terao que prestar contas de suas obras, o que nao e nenhuma novidade para os espiritas. Um artigo ou uma fala que contenha um erro subliminar e que por causa desse erro possa levar o leitor ou o ouvinte a conclusoes erroneas ou distorcidas sobre o assunto em questao, podera nao ser benefico para aquele que le, dependendo de seus conhecimentos sobre o Espiritismo. O movimento espirita reconhece que cada vez mais pessoas vindas de outras religioes, ou mesmo sem um religiao definida, buscam nos centros espiritas respostas para suas questoes existenciais. Quais os beneficios que a polemica poderiam trazer para essas pessoas ? Que alivio seria levado aos seus coracoes atraves de "batalhas doutrinarias"? (grifo nosso). Acrescentaremos a questao 904 a e a resposta dos espiritos superiores dada a Allan Kardec em o Livro dos Espiritos : - Como, em tal caso, julgar da pureza das intencoes e da sinceridade do escritor? - "Nem sempre ha nisso utilidade. Se ele escrever boas coisas, aproveitai-as. Se proceder mal, e uma questao de consciencia que lhe diz respeito, exclusivamente. Demais, se o escritor tem empenho em provar a sua sinceridade, apoie o que disser nos exemplos que de."(grifo nosso). Recomendamos ao leitor a leitura atenta do capitulo VII - O amigo beletrista - do livro Devassando o Invisivel, de autoria de Yvone A. Pereira, que mostra com uma clareza indiscutivel como escritores em especial (o exemplo vale tambem para os oradores) estao susceptiveis as influenciacoes dos espiritos menos esclarecidos e vaidosos. A proliferacao de periodicos e oradores espiritas significa mais informacoes sobre o Espiritismo e o Movimento Espirita, requerendo portanto sempre responsabilidade e seriedade daqueles que colocam a mao na charrua. "Nao saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas so a que for boa para promover a edificacao, para que de graca aos que ouvem." - Paulo. (EFESIOS, 4:29.) "Toda escritura divinamente inspirada e proveitosa ...'' - Paulo. (II TIMOTEO, 3:16.) Paulo Roberto Wollmer ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO MATTOS, SOBRE ESPIRITISMO E RELIGIAO Caro Milton: De ha' muito leitor deste Boletim, pela primeira vez vejo alguem tocar num "assunto-tabu". E o que me alertou foi que, EXATAMENTE, este eh o meu pensamento acerca do Espiritismo. De fato, olhando-o sob uma perspectiva historica, notamos que, de tempos em tempos, surgem pessoas com a missao de trazer novos conhecimentos morais `a humanidade, adiantando-lhe o progresso espiritual. Vejo exemplos em Maome, Buda, Lao Tse, Cristo, Moises, Gandhi e tantos outros. Geralmente eles semeiam uma nova "corrente de pensamento", no linguajar academico, que por vezes redunda em novas filosofias, por vezes em novas religioes. Eh dessa miscigenacao cultural que novas leis vao sendo elaboradas (veja-se que nossa doutrina juridica se baseia em muito na Biblia de origem judaica), novas normas de convivio vao surgindo (Antes o Rei podia mandar matar seus suditos, sem problemas. Hoje, o Presidente nao mais pode fazer isso) e as regras de convivencia vao sendo aperfeicoadas, trazendo mais paz `a Terra e tornado seus habitantes menos densos e com mais luz. No entanto, em torno de 1850, surgiu uma pessoa, Kardec, com a missao de dar um tratamento mais cientifico, natural e unificado a todas essas normas morais, mostrando que elas procuram sempre conduzir a estagios mais avancados, vivenciados por espiritos mais adiantados, ate chegar ao apice, chamado por quase todas as religioes de "Paraiso". O Espiritismo foi algo como o lancamento de uma "Teoria Unificada das Religioes" (parodiando Einstein, que procurava a "Teoria Unificada dos Campos" - embora nao a tenha achado). Em outras palavras, existe uma doutrina, cujos detalhes ainda nao sao todos conhecidos, que, ao ser seguida, trara' a Paz a todos (o Shalom dos judeus, que eh a melhor coisa que alguem pode desejar a outrem). E mais, essas leis sao naturais, e nao inventadas pelo Homem. Sao-lhe ensinadas pelos espiritos mais desenvolvidos, ajudando os demais em sua caminhada rumo `a perfeicao e abreviando- lhe a dolorosa descoberta de qual a melhor trilha a ser seguida (e como teem sido traumatizantes essas experiencias, como mostram as guerras e as depressoes economicas ja sofridas pela Humanidade: "Ad astra per aspera", como diz o lema do estado de Kansas, EUA). Mas nesse contexto historico, caro Milton, de fato, o Espiritismo nao pode ser classificado de cristao, pois eh um ensinamento que o supera historicamente. Assim como Cristo veio melhorar a lei judaica, o Espiritismo veio dar mais um "enhancement" ao conhecimento moral. Com efeito, tambem acho que o Espiritismo nao pode ser colocado como mais um "branch" do cristianismo, e muito menos do budismo, ou do taoismo ou do maometanismo. Vejo nos ensinamentos de Kardec um salto de qualidade, e nao apenas mais um aumento quantitativo de conhecimentos cristaos. Alias, eh notorio em Kardec seu cuidado em nao colocar Cristo como Deus, mas apenas com mais um Seu enviado (como o proprio Cristo cansou de afirmar). Esta, por exemplo, ja eh uma correcao de rumo de Kardec ao cristianismo, et pour cause, nao pode ser classificado de cristao, pois desmonta um dos pilares do cristianismo !!! Mas vou mais alem, caro Milton. Dia vira' em que TAMBEM o Espiritismo sera' negado (usando a terminologia dialetica) por uma outra doutrina, ainda mais avancada, ensinada por outra pessoa, que aqui vira' quando a humanidade ja' estiver em condicoes de dar mais um salto qualitativo em seus conhecimentos. Como os espiritos tem cansado de dizer, "tudo a seu tempo". Nao podemos ensinar a Teoria dos Buracos Negros aos aborigines, pois jamais entenderiam. Como tambem devemos ensinar a taboada aos terraqueos. Tudo a seu tempo. Esta minha colocacao visa atenuar alguns radicalismos que por vezes encontro por aqui, colocando Kardec como uma referencia absoluta, fora do qual nada eh valido. Como ele mesmo disse, ainda ha muito por fazer, e seus ensinamentos nao esgotam nem encerram o assunto. Mas, claro, tambem concordo que devemos ser cuidadosos com esse avanco, para nao corrermos o risco de nos embrenharmos por caminhos falsos. De qualquer modo, caro Milton, achei muito lucida e avancada sua analise. Propria de Espiritos Mais Avancados ! Pax Vobis. Mattos DO CELIO, SOBRE FILOSOFIA ESPIRITA Para o Milton Medran Tenho acompanhado com grande interesse as suas colocacoes sobre uma possivel revisao ao espiritismo que pregra a Confederacao Espirita Pan-americana no que diz respeito a caracteristica eminentemente crista do espiritismo no Brasil. Eu ja enviei mensagem ao GEAE nesse sentido, expressando o meu desejo de ver um espiritismo mais ecletico, mais aberto a outras correntes filosoficas-religiosas, um espiritismo, digamos, sem fronteiras religiosas ou de credo. Eu nao conheco bem (mas gostaria da conhecer) as ideias desse movimento. Favor mande o seu e-mail e url de homepages que tratam do assunto. Abracos Celio Calmon DO MATTOS, SOBRE DIVULGACAO DO ESPIRITISMO Caro Raul, caro GEAE: Dia 19-02-97, la' pelas 22:00 h, no SBT-TV (canal 4 em S.Paulo), vi uma reportagem impressionante sobre Medicina Mediunica. Uma serie de cirurgias complexas realizadas pelos espiritos do Dr. Fritz e do Dr. Marcelo atraves de um medium (um engenheiro eletronico que nao gosta de ver sangue...). Alem de complexas e arriscadas, foram realizadas sem anestesia, sem assepsia e sem quaisquer complicacoes. O pos-operatorio foi tranquilo sem necessidade de analgesicos. Canais de TV estrangeiros estavam presentes filmando as cirurgias, junto com o SBT-TV. Para nos, espiritas, isso nao deve ser novidade. Mas essa reportagem, para a disseminacao do Espiritismo, eh um instrumento de longo alcance, pois mostra fatos irrefutaveis que contrariam toda a nossa primitiva tecnologia medica. Quando vejo religioes cristas (catolicismo e protestantismos da denominacao Pentecostal em particular, como a do bispo Edir Macedo) criticarem agressivamente o Espiritismo (sem distincoes entre a linha kardecista e as demais, muitas das quais especializadas na pratica do mal, como a quimbanda), me pergunto porque os kardecistas nao possuem canais de marketing onde contra-informacoes possam ser disseminadas. Com isso, poder-se-ia mostrar que a imagem do espirita-macumbeiro-praticante-do-mal nao pode ser aplicada indistintamente. A tecnologia espirita tanto pode ser usada para o mal como para o bem. Da mesma forma que a tecnologia nuclear pode ser usada para iluminar uma cidade ou para destrui-la. Esta eh uma distincao importante mas nem sempre destacada. E o uso a ser feito da tecnologia so pode ser ditado por consideracoes eticas e morais, ie, extra-tecnologicas. Pax vobis Mattos DO RAUL FRANZOLIN SOBRE DIVULGACAO DO ESPIRITISMO Caro Mattos, Infelizmente nao assisti a reportagem que voce citou. Se soubesse que ela iria ao ar ontem a teria gravado em video como sempre faco com reportagem sobre o Espiritismo. Alias tenho mesmo gravado alguns programas de debates sobre religiao feitos em programas de TV feitos especificamente para combater o Espiritismo, pois fica ate' dificil de acreditar que possam existir tanta ingnorancia e desrespeito sobre o Espiritismo e Religiao levadas ao ar em rede de televisao, ainda mais no Brasil, que consideramos o Coracao do Mundo Espirita. Isso tambem me incomoda! Por outro lado, como que confirmando nossas colocacoes em diversos textos, em outro canal de TV, os assuntos espiritas devem estar entre os mais altos em indices de audiencia, sejam as Novelas, Reportagens serias e coerentes nos melhores programas do genero, palavras de carater fundamentalmente espirita que sao empregadas quase que popularmente tais como: reencarnacao, obsessao, etc. Voce ja deve ter notado normalmente um dialogo assim: - Na proxima reencarnacao eu quero estar bem loge de voce!, etc. Lembro que a pouco tempo atras, estava sendo vinculado pelo Governo Federal uma propaganda acho que para o incentivo ao uso de cinto de seguranca. Havia um grave acidente de carro, a pessoa aparecia morta no chao e em seguida o seu Espirito levanta-se e via seu proprio corpo no chao. Sera que nao houve reacao contraria a tal propaganda? Mas por que ela foi feita dessa forma? Eu so vejo uma explicacao para isso; e' pelo forte interesse da populacao brasileira por esse assunto, caso contrario, as TV nao levariam ao ar programas que nao promoveriam bons indices de audiencia. Veja como as coisas acontecem naturalmente sem que a gente perceba muito. Ja' ha alguns anos atras o nosso companheiro Espirita Augusto Cesar Vanucci, que hoje deve estar trabalhando nessa mesma area do plano espiritual, promoveu varios programas de TV com reportagens sobre o Chico Xavier e outros mediuns, inclusive levando ao ar por um longo tempo um programa espirita: Terceira Visao. Certamente houve pressoes de todos os lados contra o programa, mas o preconceito era muito maior do que e' hoje e hoje sera' muito menor do que em breve futuro. Assim sao os tempos. Nao adianta os hipocritas tentarem impedir. Nao ha retrocesso. A lei do progresso e' inevitavel: a coerencia cresce a ignorancia decresce. Nesse contexto, concordo plenamente com voce, ha' necessidade e certamente surgirao muitos outros amigos companheiros espiritas vindos `a Terra com a missao da divulgacao da Doutrina Espirita na televisao e outros meios de divulgacao que saberao trabalhar de acordo com as nossas expectativas. Um abraco, Raul Franzolin Neto DO WALDECIR SOBRE ESPIRITISMO E RELIGIAO Prezados Achei notavel a mensagem "o Espiritismo e' uma religiao?", assinada por Raul Franzolin Neto. Ha' poucos dias, eu e um amigo que e' medium espirita discutiamos o assunto. Coincidentemente, a conclusao a que chegamos se assemelha a ideia exposta naquele texto. Ou seja: o Espiritismo e' uma religiao, mas nao mais uma religiao. Por isso, declara'-lo religiao pode gerar no ouvinte um entendimento equivocado. A dificuldade parece associada `a nossa maneira habitual de pensar. Quando alguem diz que "algo e' A", imediatamente separamos, mentalmente, esse algo de todo o resto. Isto e, aquele algo, denominado A, passa a ser uma distinta parte do todo. As outras partes sao as outras coisas. Dessa forma, as partes que comporiam o mundo religioso seriam: Espiritismo, Catolicismo, Umbandismo, Budismo, Islamismo, Protestantismo, etc... Ora, o Espiritismo nao e' isso. Ele nao tem a natureza das demais religioes; nao faz contraponto com elas. Dai', os cuidados de Kardec. Entao, perguntar-se-ia, um espirita poderia tambem abracar alguma dessas outras religioes? Certamente. Nao me parece haver contradicao essencial entre o Espiritismo e algumas religioes praticadas no mundo. A esse respeito, podemos observar o quanto o Mundo Cristao se apequena quando tende a se opor a todas as religioes de outras origens. A universalidade dos ensinamentos de Cristo nao consegue ser afirmada fora de definidas fronteiras geografico-culturais. Por favor, corrijam-me naquilo em que julgarem que errei. Grato Waldecir Lopes Falcao DO RAUL FRANZOLIN SOBRE ESPIRITISMO E RELIGIAO Caro amigo Waldecir, Obrigado pelo apoio ao nosso trabalho no GEAE. Seu comentario esta correto e nao ha o que corrigir. Concordo que um espirita podera abracar outra filosofia ou religiao que desejar se ele se sentir bem com isso. Acho mesmo que isso ocorre em grande parte mas por puro preconceito que existe na sociedade contra o proprio Espiritismo. Imagine uma pessoa que vai matricular seu filho na escola e ele tem que colocar a sua religiao na ficha. Numa sociedade fortemente religiosa ele provavelmente colocara que pertence a uma dada religiao popular com medo de represalias contra seu filho na escola. Entretanto, gracas ao avanco do Espiritismo, isso esta' mudando rapidamente, pelo menos aqui no Brasil e em pouco tempo sentiremos "orgulho" (no bom sentido) de dizermos que somos ESPIRITAS. Um abraco, Raul Franzolin Neto DO JOSE CID SOBRE ESPIRITISMO, RELIGIAO E DIVULGACAO Do Aurelio: Religiao - [Do latim religione.] S. F. 1. Crenca na existencia de uma forca ou forcas sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Unvierso, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s). 2. A manifestacao de tal crenca por meio de doutrina e ritual proprios, que envolvem, em geral, preceitos eticos. 3. Restr. Virtude do homem que presta a Deus o culto que lhe e devido. 4. Reverencia as coisas sagradas. 5. Crenca fervorosa; devocao; piedade. 6. Crenca numa religiao (v. religiao 1 e 2) determinada; fe, culto: Esta moca adotou a religiao do marido. 7. Vida religiosa. Abandonou o mundo e abracou a religiao. 8. Qualquer afiliacao a um sistema especifico de pensamento ou crenca que envolve uma posicao filosofica, etica, metafisica, etc. 9. Modo de pensar ou de agir; principios: Falar mal dos outros e contra minha religiao. Seria, entao, o Espiritismo uma religiao? Continuo achando que se esta discutindo o significado de uma palavra, nao o conteudo. Eu destacaria os numeros 2 e 8 na definicao encontrada no dicionario do Aurelio Buarque de Holanda. Lembrando apenas que o ritual caracteristico do Espiritismo e a ausencia de ritual. Muito mais importante, na minha opiniao, e o problema da divulgacao do Espiritismo. Existem alguns movimentos ditos reformistas cujos defensores mal conhecem os livros basicos da Codificacao! Tenho certeza que o Milton, por exemplo, nao esta defendendo uma reforma do Espiritismo, mas um ponto de vista, como ele compreendeu a Doutrina Espirita, baseado em seus estudos. Isso tem valor e eu defendo o seu direito de se expressar, mesmo nao concordando com tudo o que diz. Um grupo de estudos onde todos concordam com tudo nao consegue apreender muita coisa. Somente uma discussao saudavel fortifica as bases para o conhecimento. Por fim lembro que o Espiritismo e a Doutrina DOS Espiritos e nos, homens, temos a nossa percepcao limitada e dificuldade para compreender claramente varios aspectos. Diversas vezes os Espiritos disseram a Kardec que nos deveriamos resolver as nossas questoes de palavras. Mas, na minha opiniao, nao podemos deixar as nossas discussoes se transformarem em rixas e disensoes, porque estas so servem para prejudicar o trabalho mais importante - o de aplicar os ensinamentos da Doutrina Espirita, porque esta e a melhor forma de divulgacao. Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. 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