B o l e t i m ############################################### .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 02 (228) 97 18 Fevereiro 97 ################################################################### ************************INDICE************************ O ESPIRITISMO E' UMA RELIGIAO? CARIDADE E FRATERNIDADE COMENTARIOS DO JOSE PEDRO SOBRE ESPIRITISMO E RELIGIAO DO LUIZ OTAVIO SOBRE ESPITRITISMO E RELIGIAO DA ELISANE SOBRE ESPIRITISMO E CRISTIANISMO DO VALDECIR SOBRE ESPIRITISMO, RELIGIAO E CRISTIANISMO ****************************************************** O ESPIRITISMO E' UMA RELIGIAO? Este e' o tema de um dos mais belos textos deixados por Allan Kardec no seculo passado. O codificador prevendo os rumos que o espiritismo tenderia no futuro ja' se preocupou em avancar no assunto Religiao e Espiritismo. Esse trabalho foi proferido por Kardec em discurso de abertura da Sessao Anual Comemorativa dos Mortos, da Sociedade de Paris no dia 1.de novembro de 1868. E' importante observar o forte enfoque que ele faz da expressao "comunhao de pensamentos", utilizando-a como ponto central de seu discurso. O homem em sua saga evolutiva necessita viver em sociedade e, portanto, todos nos dependemos de alguma forma uns dos outros. Kardec fala do poder da uniao de pensamentos capaz de gerar reacoes extraordinarias de efeitos morais e fisicos. Ao imaginarmos o Espirito fora do corpo material, concluimos que o pensamento e' sua caracteristica inata e essencial, marcando a individualidade do ser humano. O Espirito nao poderia existir sem o pensamento. E' praticamente impossivel ao homem viver em total isolamento e ele possui no seu intimo a necessidade da convivencia em comunidade. O espiritismo vem nos esclarecer a verdadeira importancia da comunhao de pensamentos. Ao isolarmos e emitir palavras pelo pensamento estamos tambem promovendo uma reuniao com outros pensamentos em comum. Engana-se assim, aquele que acredita que so' sabe e consegue viver isolado. Provavelmente, ele deve possuir maior afinidade com outras pessoas que nao estao encarnadas ao seu redor. Da comunhao de pensamentos surgem as mais diversas sensacoes (efeitos) que podemos sentir em nossa caminhada eterna evolutiva. Unidos a uma comunidade de pensamentos beneficos e positivos receberemos fluidos agradaveis e gratificantes e, inversamente, obteremos a desarmonia e suas consequencias negativas. Kardec ressalta que as Religioes sao formadas com base na comunhao de pensamentos, mas cada uma segue os requisitivos que lhe convem para manter sua estrutura. Muitas persistem por longo tempo, outras surgem e extinguem-se rapidamente. Como fato inevitavel, nao se pode parar a evolucao do Espirito, ou seja, a evolucao do pensamento. Com o tempo tudo passa por transformacao para melhor, nao havendo retrocesso, caso contrario, nao haveria evolucao no sentido amplo da palavra. Sempre nesse caminho, as transformacoes sao seguidas de fases de adaptacao. As religioes como instituicoes organizadas, talvez sejam, as mais sujeitas as adaptacoes evolutivas em virtude do forte exercicio da comunhao de pensamentos da comunidade a que estao sujeitas. As transformacoes sao mais rapidas quanto mais evoluida for a comunidade. Dado a isso, surgiu a Doutrina Espirita, como fonte renovadora da uniao de pensamentos na Terra para o bem comum. Vamos a um trecho do discurso: "...Todas as reunioes religiosas, seja qual for o culto a que pertencam, sao fundadas na comunhao de pensamentos; e' ai', com efeito, que esta deve e pode exercer toda a sua forca, porque o objetivo deve ser o desprendimento do pensamento das garras da materia. Infelizmente, em sua maioria, afastam-se desse principio, `a medida que fazem da religiao uma questao de forma. Disso resulta que cada um, fazendo consistir seu dever na realizacao da forma, julga-se quite com Deus e com os homens, quando haja praticado a forma. Resulta ainda que cada um vai aos lugares de reunioes religiosas com um pensamento pessoal, de seu proprio interesse e o mais das vezes sem nenhum sentimento de fraternidade em relacao aos outros assistentes; fica isolado no meio da mutidao, e nao pensa no ceu senao para si mesmo...". ..."Se as assembleias religiosas - falamos em geral, sem fazer alusao a culto algum - muitas vezes se tem desviado do alvo primitivo principal, que e' a comunhao fraterna do pensamento; se o ensino que nelas e' dado nao tem seguido sempre o movimento progressivo da Humanidade, e' porque os homens nao realizam todos os progressos a um tempo; o que eles nao fazem em um periodo, fazem em outro; `a medida que se esclarecem, eles veem as lacunas que existem em suas instituicoes e as preenchem; compreendem que o que era bom em uma epoca, de acordo com o grau de civilizacao, se torna insuficiente em um estado mais adiantado e restabelecem o nivel. O espiritismo, nos sabemos, e' a grande alavanca do progresso em todas as coisas; ele marca uma era de renovacao. Saibamos pois, aguardar o porvir, e nao pecamos a uma epoca mais do que ela pode dar. Como as plantas as ideias precisam amadurecer para que se lhes possam colher os frutos. Saibamos, alem disso, fazer as necessarias concessoes `as epocas de transicao, porque nada na Natureza se opera de maneira brusca e instantanea..." A revelacao da existencia do plano espiritual e da sua comunicacao com o nosso plano terreno, abriu definitivamente, uma nova realidade filosofica e religiosa no planeta. Com base na ciencia espirita, capaz de trazer um novo horizonte na relacao da vida, conceitos e dogmas erroneos, muitos deles devido `a interpretacoes e traducoes incoerentes e egoistas de Livros Sagrados, foram desmantelados e vao ficar apenas como parte da historia da humanidade. O aspecto cientifico do espiritismo e' primordial e essencial para o conhecimento da vida e adiantamento da humanidade. Com ele, a fe' cega e' substituida pela fe' inabalavel, solida, com base na razao e com isso ha' ampliacao da Verdade para o homem, pois o pensamento tem o poder de ir muito alem do que a ciencia pode comprovar num determinado tempo. No caminhar da propria ciencia a comunhao de pensamentos e' tambem essencial. As reunioes cientificas, as grandes discussoes, etc. fazem parte dos conhecimentos disponiveis ao homem, tanto do aspecto material como no aspecto moral, ou seja, no comportamento humano no desenvolvimento da vida. Kardec prossegue: "... Se assim e', dirao, o Espiritismo entao e' uma religiao? - Perfeitamente! sem duvida; no sentido filosofico, o Espiritismo e' uma religiao, e nos nos ufamos disso, porque ele e' a doutrina que funda os lacos de fraternidade e da comunhao de pensamentos, nao sobre uma simples convencao, mas sobre as mais solidas bases: as leis da propria Natureza. Porque entao declaramos que o Espiritismo nao e' uma religiao? Por isso que so' temos uma palavra para exprimir duas ideias diferentes e que na opiniao geral, a palavra religiao e' inseparavel da de culto: revela exclusivamente uma ideia de forma, e o Espiritismo nao e' isso. Se o Espiritismo se dissesse uma religiao, o publico so' veria nele uma nova edicao, uma variante, se assim nos quisermos expressar, dos principios absolutos em materia de fe, uma casta sacerdotal com seu cortejo de hierarquias, de cerimonias e de privilegios; o publico nao o separaria das ideias de misticismo e dos abusos, contra os quais sua opiniao tem-se elevado tantas vezes. Nao possuindo nenhum dos caracteres de uma religiao, na acepcao usual da palavra, o Espiritismo nao poderia nem deveria ornar-se com um titulo sobre o valor do qual inevitavelmente se estabeleceria a incompreensao; eis porque ele se diz simplesmente: doutrina filosofica e moral..." Desse texto, tambem extraimos o que chamamos de Credo do Espiritismo, que resume com grande clareza e objetivo a Doutrina Espirita e que esta' disponivel no FAQ da home page do GEAE. No livro "O que e' o Espiritismo" Kardec define-o assim: "O Espiritismo e' ao mesmo tempo uma ciencia de observacao e uma doutrina filosofica. Como ciencia pratica, ele consiste nas relacoes que se podem estabelecer com os Espiritos; como filosofia, ele compreende todas as consequencias morais que decorrem dessas relacoes". E' interessante notarmos que tal definicao e' pormenorizada nesse texto, ampliando o seu entendimento. Observamos a preocupacao do Codificador com a conotacao que se poderia, no futuro, fazer do Espiritismo como aspecto religioso. A Doutrina Espirita como elo de uniao de pensamentos em torno da solidariedade e fraternidade universal, promovendo a evolucao moral dos individuos, acha-se perfeitamente enquadrado na palavra Religiao. Devemos reconhecer, entretanto, que entre as Religioes como Instituicoes existentes atualmente na Terra, o Espiritismo nao se define. Ha' muito que se evoluir na Terra, nao so' em termos de Religiao como em geral, para que o Espiritismo possa a ter uma definicao mais adequada ao que ele de fato e', longe dos padroes religiosos que conhecemos hoje, e isso, certamente, acontera'. Devido ainda a nossa ignorancia de conhecimento da grandeza da Vida, parece que o Espiritismo e' algo palpavel, rigido, fixo e com regras definidas. Na realidade, a Doutrina Espirita e' infinita e eterna pois tudo o que estiver ao alcance do Homem no conhecimento da Vida faz parte do seu principio basico maior, que e' o uso da RAZAO em comunhao de pensamento. Basta darmos tempo ao tempo para ele se adequar a nova era do nosso planeta. As diversas visoes que surgem do Espiritismo sao proprias da sua evolucao, tendo em vista se tratar de uma doutrina progressista. Devemos trabalhar com seriedade e humildade para compreende-lo adequadamente no tempo em que se encontra, evitando pensamentos egoistas e vaidosos que sao vicios do fanatismo, colocando-o a servico do bem comum. Para isso, a unificacao como movimento organizacional e' a mais completa forma de se promover uma ampla e positiva comunhao de pensamentos. Raul Franzolin Neto rfranzol@spider.usp.br ________________________________________________ Referencias: ALLAN KARDEC O Espiritismo e' uma religiao? Revista Espirita - Jornal de Estudos Psicologicos, dezembro de 1968, EDICEL, p.351-360 ALLAN KARDEC E' o Espiritismo uma Religiao? Revista Espirita - Jornal de Estudos Psicologicos, dezembro de 1968, O Reformador, v.94, n.1764, p. 22-26, 1976. ALLAN KARDEC. O que e' o Espiritismo, IDE, 223p.1994. ________________________________________ CARIDADE E FRATERNIDADE Quando Cristo Nosso Mestre esteve aqui no nosso amado Mundo, muitos queriam que Ele cuidasse de todos sem nada oferecer em troca. Nao se trata disso meus irmaos! Tudo e' muito complicado e nada deve ser feito sem a participacao de nos mesmos. O trabalho e' uma constante na nossa vida e devemos nos ater em tudo o que nos for permitido realizar. O sucesso nao depende dos outros, mas sim de nos mesmos. Quando um homem nao consegue desenvolver sua missão pessoal, ha que se propor outra de menor valor, mas algo sempre tem que ser produzido. Isso e' a evolucao. Isso e' a vida e a vida nao e' um ato impensado. Nao se pode fugir da realidade Verdadeira, ou seja, tudo esta em franco desenvolvimento. Estamos certos de que um dia iremos todos viver em total harmonia, mas para que isso aconteca o mais cedo possivel, devemos trabalhar muito em favor dos menos favorecidos. Nao pensem que somente trabalhando honestamente para o sustento proprio, seja a chave do mundo feliz. Nao. Muito mais tem que ser produzido. O sustento proprio faz parte de um dos pontos a ser desenvolvido na longa estrada da vida. Porem, o trabalho na pratica da caridade e' muito mais importante e necessario. Nunca chegaremos ao estagio da felicidade pura se nao passarmos pela depuracao do nosso ser, que se faz com a ajuda ao proximo. Toda a infelicidade que nos acompanha e' fruto de nossa ociosidade nessa area. Estamos acostumados a seguir por um caminho mais facil. Estamos sempre prontos a nos sustentar atraves do nosso conforto pessoal. Os bens materiais sao importantes, mas somente devem servir como apoio em nossa caminhada. Nada mais do que isso. Procuremos nos manter longe da materia quando ela nao for importante e procuremos ficar proximos dos nossos irmaos necessitados. Ai' esta' a verdadeira ponte que une os mundos atrasados aos mundos superiores. Nesses locais de paz e harmonia, todos vivem em uniao de pensamento. Todos buscam o trabalho em funcao de todos. Servem como meio de vida. O conforto pessoal e' uma simples consequencia. Viveremos em estado de total alegria. Mas quanto ainda teremos que percorrer! Quanto ainda teremos que buscar! O tempo nao e' inimigo de ninguem. Para uns ele so tras problemas, enquanto para outros, so alegrias. O tempo somos nos quem determinamos. Se queremos seguir na estrada da felicidade constante ao nosso avanco, devemos entao, procurar o melhor meio de encontra-la. Devemos, como sabemos, utilizar nosso proximo como nosso meio de crescimento e nao buscar no conforto total da materia. Pensemos sempre nos nossos irmaos. Trabalhemos nos nossos planos espirituais. Trabalhemos em beneficio de todos. Pensemos em tudo o que fizermos em beneficio do bem comum. O nosso trabalho profissional, material, espiritual... Tudo deve servir ao proximo. De pouco adianta o bem pessoal em relacao ao bem comum. Se queremos subir a escada eterna de elevador, devemos procurar auxiliar o proximo, caso contrario, subiremos a escada a pe' de degrau em degrau. Estamos todos no mesmo campo de trabalho. Amigos encarnados de hoje, sao os mesmos de ontem. Porem, o distanciamento varia muito em funcao de cada um. Enquanto procuramos a nossa vida comum, distanciamos de muitos de nossos amigos de outrora. Novas amizades se formam, com muito maior sinceridade, a medida que avancamos na evolucao. Os lacos de fraternidade sao mais fortes e as comunicacoes mais faceis e sinceras. Ha um acumulo de bem estar. Conhecemos mundos assim, mas existem muito mais ainda, que nao podemos imaginar no momento. Entao o que estamos fazendo agora? Perder tempo em superfluos e' se lamentar num futuro breve. Estender a mao hoje, ou comecar a simplesmente pensar na fraternidade geral, e' comecar a sentir a paz e amor ensinados por nosso Mestre Jesus. Que todos nos tenhamos sempre momentos de reflexao no bem comum. Que todos sintam a verdadeira caridade em seus coracoes e que todos aguardem a alegria e a paz brotarem em seus coracoes dia a dia... ksillo Mensagem psicografada por Raul Franzolin Neto em 10/04/96. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO JOSE PEDRO SOBRE ESPIRITISMO E RELIGIAO Queridos amigos, que a paz esteja com todos. Em resposta a tese levantada pelo amigo Milton, digo: Allan Kardec disse que o Espiritismo nao eh uma religiao pois as religioes existentes ao momento eram, em sua maioria, dogmaticas e em nada levavam em conta a razao. Por isso, o codificador registrou-a como Doutrina, pois nao levavam os outros a feh cega. Os espíritos colocaram Jesus como modelo maximo de perfeicao que ja passou pela Terra. Tanto por isso Allan Kardec coloca Moises, O Cristo e o espiritismo como 1a., 2a. e 3as. revelacoes de Deus aos homens. A ideia de espiritismo cristao se da no momento em que se toma esse modelo para exemplificar toda a moral ensinada pelos espiritos. Mas, como diz Kardec o verdadeiro espirita eh aquele que estuda e pratica a moral ensinada pelos espiritos. Portanto, Jesus eh o modelo maior, mas existem Maome, Buda, Gandhi, Socrates, dentre muitos que, em menor escala, tambem vieram representar essa moral, que eh universal. Por isso, nao eh preciso uma discussao sobre se o espiritismo eh cristao ou nao, ele eh, dentre as outras coisas, uma moral muito bem exemplificada pelo cristo e por seus representantes. So nao eh valido pegar as praticas exteriores de quaisquer cultos que se formaram em torno desses grandes espiritos, e juntar com o espiritismo. O que se deve fazer eh, pegar a moral ensinada por todos os praticantes de cada culto, passa-las ao crivo da razao, tirar apenas as coisas boas, e junta-las aos ensinamentos dos espiritos. Isso foi o que foi feito com o cristianismo, por Allan Kardec, por ser o Cristo o modelo maior e com um numero maior de seguidores. Peco, entao, que nao haja contendas por meio de palavras. A moral eh universal, e nao so do Cristo. Nesse ponto eu concordo com o Milton que o espiritismo nao precisa de adjetivos, ele por si soh, eh. Ele abrange todas as BOAS partes da moral de cada religiao, para ser a unica. Nao ha portanto uma ruptura com o cristianismo e sim um agregamento, pois uma ruptura seria deixar de fora enquanto um agregamento eh unir a todos, com a verdadeira moral, o conhecimento, e rumar, sem distincao de seita, para a perfeicao, que eh o destino de todos. Obrigados, que Deus abencoe a todos Jose Pedro Bastos Cavalero Filho ________________________________________ DO LUIZ OTAVIO SOBRE ESPITRITISMO E RELIGIAO Caros confrades Foi com um misto de surpresa e satisfação que li o artigo do confrade Milton Medran Moreira. Ele toca num ponto de vital importância, que e' o carater universal da Doutrina. Para ser universal ela realmente, no meu entender, tem que estar acima dos adjetivos religiosos. Desde alguns anos venho pensando na necessidade de serem escritos "O Alcorao Segundo o Espiritismo", "A Torah Segundo o Espiritismo", "O Evangelho de Buda Segundo o Espiritismo" e assim por diante. Certamente Kardec escreveu "O Evangelho Segundo o Espiritismo" pelo simples fato de estar imerso numa sociedade crista, mas se estivesse na China teria escrito uma obra equivalente mas adaptada `a filosofia reinante naquele pais. Creio que esse debate e' um ponto alto na historia do Boletim. Luiz Otavio Saraiva Ferreira ___________________________________ DA ELISANE SOBRE ESPIRITISMO E CRISTIANISMO Caros companheiros, Tenho acompanhado a discussão sobre cristianismo e espiritismo, e a princípio havia achado melhor não fazer nenhum comentário, pois ficar procurando justificativas ou não para a utilização dos termos "cristãos" e "religião" no que se refere ao espiritismo, levaria a perda de tempo. Mas gostaria de colocar algumas idéias. É importantíssimo analisar, com o instrumental da ciência, os fenômenos ditos "supranormais", mas o que essencialmente direciona nossos espíritos a fazê-lo é algo de ordem maior que a simplesmente material, que no campo do pensamento humano tem sido tratado pela filosofia e pela religião. Kardec admitiu claramente que existem consequências religiosas, advindas da constatação da existência dos espíritos, implicações morais que envolvem a preocupação com a nossa transformação moral. O estudo das manifestações espitituais, dando a conhecer as leis que as regem, dá-nos nova luz para interpretar muitas passagens das escrituras bíblicas, muitas vezes obscuras ou que aludem a fatos tidos por miraculosos. As conclusões científicas também se fazem ver por nova luz, dado que além de sabermos como se dão os fenômenos do mundo físico, passamos a saber também o motivo de sua existencia, qual a razão de estarmos aqui vivos, quais os laços que prendem a alma ao organismo e porquê. Não podemos atribuir ao caráter religioso da doutrina os mesmos adjetivos que se pode aplicar a outras religiões, como se o pensamento religioso fosse naturalmente oposto à investigação científica ou limitasse a mente humana. Se aplicarmos o termo religião ao espiritismo, associando religião à práticas ritualísticas e dogmas incontestáveis, então, certamente não será difícil rejeitá-lo. Longe daí, compreendo o aspecto religioso da doutrina como uma forma de direcionamento moral à toda conclusão que a ciência nos possa apresentar. A religião, dessa forma, só tem a crescer, acompanhando o progresso e contribuindo para a formação moral de espíritos livres, sinceramente empenhados no conhecimento das verdades eternas. A partir daí, o espiritismo não é proposta de ruptura com o cristianismo, ao contrário, é uma proposta de engrandecimento, na verdadeira prática dos valores cristãos. Compreendo que se o Espiritismo não for capaz de realizar transformações nas pessoas, de nada vale. E a vivência cristã é que traz essas transformações, como então tentar separar espiritismo de cristianismo? Pode-se argumentar que não é só nos ensinamentos cristãos que encontramos fundamentos para a transformação moral da humanidade, já que outras doutrinas, mesmo anteriores ao cristianismo, nos apresentam valiosos ensinamentos. Mas Jesus de Nazaré é o nosso mestre por excelência, e se buscamos seguir seus ensinamentos, como não ser adjetivados cristãos? A negativa em fazê-lo talvez seja proveniente do receio em sermos misturados aos outros ditos cristãos, e que tanto já praticaram de errado em nome do cristianismo. Ainda assim, o cristianismo em sua essência não perdeu sua pureza, pois que ela repousa nos ensinamentos do Cristo, e se nos propomos a segui-lo, consequentemente podemos ser chamados cristãos. Os recursos do raciocício são engrandecidos pela vivência evangélica. Admitir o cristianismo não nos tira o bom senso e a razão judiciosa. Sinceramente, discutir esses assuntos é muito importante, pois qualquer um de nós pode estar incorrendo em erros de interpretação, e nosso ponto de vista deve frequentemente ser comparado a pontos de vista diferentes dos nossos, através do diálogo sadio. A fé deve se fundamentar no questionamento constante. Mas parece-me inevitável que esteja se estabelecendo arena a discussões improdutivas, arriscando-nos muitas vezes a perder a tolerância e a solidariedade. Coloquemos mais alto o pensamento, buscando a revivescência dos valores que Jesus nos trouxe... se vamos então nos chamar cristãos ou não, se vamos ser uma religião ou não, é questiúncula, muito mais expressando divergência conceitual do que de princípios, diante das nossas responsabilidades como espíritos imortais, que já tivemos acesso a uma fonte maravilhosa de conhecimentos. Mãos à obra, na ação construtiva. E continuemos sim, a utilizar a razão, a prudência e o discernimento, com a lucidez que caracterizou o codificador. Um grande abraço, Elisane Ribeiro - Belo Horizonte. ___________________________________ DO VALDECIR SOBRE ESPIRITISMO, RELIGIAO E CRISTIANISMO Prezados A mensagem Welcome to geae-l veicula o Credo do Espiritismo tal como teria sido escrito por Allan Kardec. Da leitura daquele texto depreende-se claramente a natureza religiosa do Espiritismo; A prática de rituais, hierarquias religiosas, a existencia de um Deus todo-poderoso sao assuntos de natureza religiosa abordados naquele texto. Por outro lado, nada vejo, nas suas origens, que estabeleca o Espiritismo como cristao. E' claro e simples: o Espiritismo e' religiao e nao e' cristao, ou, pelo menos, foi assim. Vejo apenas um ponto da Doutrina que poderia justificar o debate que tenho lido nos boletins a respeito do assunto: e' aquele que estabelece que toda a crenca deve se sujeitar a analise rigorosa. Na medida em que este ponto pode modificar todos os demais, entao a porta fica aberta para que se diga qualquer coisa sob a alegada justificativa de que estudos recentes assim o atestariam. Um outro ponto que me chama a atencao e' o propalado aspecto trino do Espiritismo: ciencia/religiao/filosofia. Essa e' uma afirmacao que confunde, pois e' enunciada como se se tratasse de uma caracteristica especial do Espiritismo, uma especie de marca registrada. Ora, nao podemos ser ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto religiosos e cientis- tas. Reconheco, entretanto, que podemos perceber essas faces no Espiritismo; porem, separadas umas das outras...assim como em tudo mais que existe nesta terra ou fora dela. Grato Waldecir Lopes Falcao .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G ---------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin Neto, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail : dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeE