# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 05 (226) 97 04 Fevereiro 97 ################################################################### SINAIS DOS TEMPOS A GERACAO NOVA BIBLIOGRAFIA DE PESQUISAS CIENTIFICAS ESPIRITAS COMENTARIOS ADILSON JOSE: OBSERVACOES SOBRE O FINAL DOS TEMPOS DIOGO GUSMAO: PERGUNTA SOBRE O FINAL DOS TEMPOS RONALDO REIS: NAZISMO E STALINISMO MAURICIO RUY: EFEITOS ESPIRITUAIS DOS ANTI-DEPRESSIVOS ? ****************************************************** SINAIS DOS TEMPOS Allan Kardec (...) Tudo na criacao e' harmonia; tudo revela uma previdencia que nao se desmente, nem nas menores, nem nas maiores coisas. Temos , pois, que afastar, desde logo, toda ideia de capricho, por inconciliavel com a sabedoria divina. Em segundo lugar, se a nossa epoca esta designada para a realizacao de certas coisas, e' que estas tem uma razao de ser na marcha do conjunto. Isto posto, diremos que o nosso globo, como tudo o que existe, esta' submetido a lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformacao dos elementos que o compoe e, moralmente, pela depuracao dos Espiritos que o povoam. Ambos esses progressos se realizam paralelamente, porquanto o melhoramento da habitacao guarda relacao com o do habitante. Fisicamento, o globo terraqueo ha' experimentado transformacoes que a Ciencia tem comprovado e que o tornam sucessivamente habitavel por seres cada vez mais aperfeicoados. Moralmente, a Humanidade progride pelo desenvolvimento da inteligencia, do senso moral e do abrandamento dos costumes. Ao mesmo tempo que o melhoramento do globo se opera sob acao das forcas materiais, os homens para isso concorrem pelos esforcos de sua inteligencia. Saneiam as regioes insalubres, tornam mais faceis as comunicacoes e mais produtiva a terra. De duas maneiras se executa esse duplo progresso; uma lenta, gradual e insensivel; a outra, caracterizada por mudancas bruscas, a cada uma das quais corresponde um movimento ascensional mais rapido, que assinala, mediante impressoes bem acentuadas, os periodos progressivos da Humanidade. Esses movimentos, subordinados, _quanto as particularidades_, ao livre-arbitrio dos homens, sao, de certo modo, fatais em seu conjunto, porque estao sujeitos a leis, como os que se verificam na germinacao, no crescimento e na maturidade das plantas. Por isso e' que o movimento progressivo se efetua, as vezes, de modo parcial, isto e', limitado a uma raca ou a uma nacao, doutras vezes de modo geral. O progresso da Humanidade se cumpre, pois, em virtude de uma lei. Ora, como todas as leis da Natureza sao obra eterna da sabedoria e da presciencia divinas, tudo o que e' efeito dessas leis resulta da vontade de Deus, nao e' de uma vontade acidental e caprichosa, mas de uma vontade imutavel. Quando, por conseguinte, a Humanidade esta' madura para subir um degrau, pode dizer-se que sao chegados os tempos marcados por Deus, como se pode dizer tambem que, em tal estacao, eles chegam para a maturacao dos frutos e sua colheita. (...) A Humanidade tem realizado, ate' ao presente, incontestaveis progressos. Os homens, com sua inteligencia, chegaram a resultados que jamais haviam alcancado, sob o ponto de vista das ciencias, das artes e do bem-estar material. Resta-lhes ainda um imenso progresso a realizar: o de _fazerem que entre si reinem a caridade, a fraternidade, a solidariedade, que lhes assegurem o bem-estar moral_. Nao poderiam consegui-lo nem com suas crencas, nem com suas intituicoes antiquadas, restos de outra idade, boas para certa epoca, suficientes para um estado transitorio, mas que havendo dado tudo o que comportavam, seriam hoje um entrave. Ja' nao e' so' de desenvolver a inteligencia o de que os homens necessitam, mas de elevar o sentimento e, para isso, faz-se preciso destruir tudo o que superexcite neles o egoismo e o orgulho. Tal e' o periodo em que doravante vao entrar e que marcara' uma das fases principais da vida da Humanidade. Essa fase, que neste momento se elabora, e' o complemento indispensavel do estado precedente, como a idade viril o e' da juventude. Ela podia, pois, ser prevista de antemao e e' por isso que se diz que sao chegados os tempos determinados por Deus. Nestes tempos, porem, nao se trata de uma mudanca parcial, de uma renovacao limitada a certa regiao, ou a um povo, a uma raca. Trata-se de um movimento universal, a operar-se no sentido do _progresso moral_. (...) Mas, uma mudanca tao radical, como a que se esta' elaborando nao pode realizar-se sem comocoes. Ha', inevitavelmente, luta de ideias. Desse conflito forcosamente se originaracao passageiras perturbacoes, ate' que o terreno se ache aplanado e restabelecido o equilibrio. E', pois, da luta de ideias que surgirao os graves acontecimentos preditos e nao de cataclismos ou catastrofes puramente materiais. Os cataclismos gerais foram consequencia do estado de formacao da Terra. _Hoje, nao sao mais as entranhas do planetam que se agitam: sao as da Humanidade_. (...) "A Humanidade terrestre, tendo chegado a um desses periodos de crescimento, esta' em cheio, ha' quase um seculo, no trabalho de sua transformacao, pelo que a vemos agitar-se de todos os lados, presa de uma especie de febre e como que impelida por invisivel forca. Assim continuara', ate' que se haja outra vez estabilizado em novas bases. Quem a observar, entao, acha-la-a' muito mudada em seus costumes, em seu carater, nas suas leis, em suas crencas, numa palavra: em todo o seu estado social." (...) Doutor Barry (...). A GERACAO NOVA Allan Kardec Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso e' que somente a povoem Espiritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigracao se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, _ainda nao tocados pelo sentimento do bem_, os quais, ja' nao sendo dignos do planeta transformado, serao excluidos, porque, senao, lhe ocasionariam de novo pertubacao e confusao e constituiriam obstaculo ao progresso. Irao expiar o endurecimento de seus coracoes, uns em mundos inferiores, outros em racas terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem, tendo por missao faze-las avancar. Substitui-los-ao Espiritos melhores, que farao reinar em seu seio a justica, a paz e a fraternidade. A Terra, nos dizer dos Espiritos, nao tera' de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de subito uma geracao. A atual desaparecera gradualmente e a nova lhe sucedera do mesmo modo, sem que haja mudanca alguma na ordem natural das coisas. Tudo, pois, se processara exteriormente, como soi acontecer, com a unica, mas capital diferenca de que uma parte dos Espiritos que encarnavam na Terra ai nao mais tornarao a encarnar. Em cada crianca que nascer, em vez de um Espirito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, vira um Espirito mais adiantado e _propenso ao bem_. Muito menos, pois se trata de uma nova geracao corporea, do que de uma nova geracao de Espiritos. Sem duvida, neste sentido e' que Jesus entendia as coisas quando declarava: "Digo-vos, em verdade, que esta geracao nao passara sem que estes fatos tenham ocorrido". Assim decepcionados ficarao os que contem ver a transformacao operar-se por efeitos sobrenaturais e maravilhosos. A epoca atual e' de transicao; confundem-se os elementos das duas geracoes. Colocados no ponto intermedio, assistimos a partida de uma e a chegada da outra, ja' se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes sao peculiares. Tem ideias e pontos de vista opostos as duas geracoes que se sucedem. Pela natureza das disposicoes morais, porem sobretudo das disposicoes _intuitivas_ e _inatas_, torna-se facil distinguir a qual das duas pertence cada individuo. Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geracao se distingue por inteligencia e razao geralmente precoces, juntas ao sentimento _inato_ do bem e a crencas espiritualistas, o que constitui sinal indubitavel de certo grau de adiantamento _anterior_. Nao se compora' de Espiritos eminentemente superiores, mas dos que, ja' tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as ideias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneracao. O que, ao contrario, distingue os Espiritos atrasados e', em primeiro lugar, a revolta contra Deus, pelo se negarem a reconhecer qualquer poder superior aos poderes humanos; a propensao _instintiva_ para as paixoes degradantes, para os sentimentos antifraternos de egoismo, de orgulho, de inveja, de ciume; enfim, o apego a tudo o que e' material; a sensualidade, a cupidez, a avareza. Desses vicios e' que a Terra tem de ser expurgada pelo afastamento dos que se obstinam en nao emendar-se; porque sao incompativeis com o reinado da fraternidade e porque o contato com eles constituiria sempre um sofrimento para os homens de bem. Quando a Terra se achar livre deles, os homens caminharao sem obices para o futuro melhor, que lhes esta' reservado, mesmo neste mundo, por premio de seus esforcos e de sua perseveranca, enquanto esperem que uma depuracao mais completa lhes abra o acesso aos mundos superiores. Nao se deve entender que por meio dessa emigracao de Espiritos sejam expulsos da Terra e relegados para mundos inferiores todos os Espiritos retardatarios. Muitos, ao contrario, ai voltarao, porquanto muitos ha' que o sao porque cederam ao arrastamento das circunstancias e do exemplo. Nesses, a casca e' pior do que o cerne. Uma vez subtraidos `a influencia da materia e dos prejuizos do mundo corporal, eles, em sua maioria, verao as coisas de maneira inteiramente diversa daquela por que viam quando em vida, conforme os multiplos casos que conhecemos. (...) E' muito simples o modo por que se opera a transformacao, sendo, como se ve, todo ele de ordem moral, sem se afastar em nada das leis da Natureza. Sejam os que componham a nova geracao Espiritos melhores, ou Espiritos antigos que se melhoraram, o resultado e' o mesmo. Desde que trazem disposicoes melhores, ha' sempre uma renovacao. Assim, segundo suas disposicoes naturais, os Espiritos encarnados formam duas categorias: de um lado, os retardatarios, que partem; do outro, os progressistas, que chegam. O estado dos costumes e da sociedade estara' , portanto, no seio de um povo, de uma raca, ou do mundo inteiro, em relacao com aquela das duas categorias que preponderar. (...) A regeneracao da Humanidade, portanto, nao exige absolutamente a renovacao integral dos Espiritos: basta uma modificacao em suas disposicoes morais. Essa modificacao se opera em quantos lhe estao predispostos, desde que sejam subtraidos `a influencia perniciosa do mundo. Assim, nem sempre os que voltam sao outros Espiritos; sao com frequencia os mesmos Espiritos, mas pensando e sentindo de outra maneira. Quando insulado e individual, esse melhoramento passa despercebido e nenhuma influencia ostensiva alcanca sobre o mundo. Muito outro e' o efeito, quando a melhora se produz simultaneamente sobre grandes massas, porque, entao, conforme as proporcoes que assuma, numa geracao, pode modificar profundamente as ideias de um povo ou de uma raca. E' o que quase sempre se nota depois dos grandes choques que dizimam as populacoes. Os flagelos destruidores apenas destroem corpos, nao atingem o Espirito; ativam o movimento de vaivem entre o mundo corporal e o mundo espiritual e, por conseguinte, o movimento progressivo dos Espiritos encarnados e desencarnados. E' de notar-se que em todas as epocas da Historia, as grandes crises sociais se seguiu uma era de progresso. Opera-se presentemente um desses movimentos gerais, destinados a realizar uma remodelacao da Humanidade. A multiplicidade das causas de destruicao constitui sinal caracteristico dos tempos, visto que elas apressarao a eclosao dos novos germens. Sao as folhas que caem no outono e as quais sucedem outras folhas cheias de vida, porquanto a Humanidade tem suas estacoes, como os individuos tem as suas varias idades. As folhas mortas da Humanidade caem batidas pelas rajadas e pelos golpes de vento, porem, para renascerem mais vivazes sob o mesmo sopro de vida, que nao se extingue, mas se purifica. (...) (Trechos extraidos do livro A GENESE - cap. XVIII - de Allan Kardec, edicao FEB, traducao de Guillon Ribeiro. As palavras delimitadas por "_" estao em italico no original) BIBLIOGRAFIA DE PESQUISAS CIENTIFICAS ESPIRITAS Luiz Otavio Saraiva Ferreira (Inicio do item "Bibliografia" do artigo de Luiz Otavio, cuja publicacao vem sendo feita mensalmente desde o boletim 198. A Bibliografia completa inicia-se na referencia 80 e vai ate' a 370). Bibliografia - 80 a 100 80. Richet, Charles, Traite' de Metapsychique, Felix Alcan, Paris, Franca, 1923. 81. Marcellinus, Ammianus, Rerum gestarum, lib. XXIX, cap. I. 82. Tertuliano, Apologeticum. 83. Faria. O. A., Hipnose Medica e Odontologica, Atheneu, Rio-São Paulo, Brasil, 1979. 84. Mesmer, Franz Anton, Memoire sur la cecouverte du magnetisme animal, Didot, Paris, Franca, 1779. 85. Puysegur, Memoires pour servir `a l'etude du magnetisme animal, Dentu, Paris, Franca, 1784, Ed. aum. 1805, Ed. def. 1809. 86. Puysegur, Du magnetisme animal considere' dans ses rapports avec diverses branches de la physique, Dentu, Paris, Franca, 1807. 87. Puysegur, Recherches, expériences et observations physiologiques sur l'homme dans l'etat de somnambulisme naturel et dans le somnambulisme provoque par l'acte magnétique, Dentu, Paris, Franca, 1811. 88. Faria, Jose' Custodio de, De la cause du sommeil lucide ou etude de la nature de l'homme, Paris, Franca, 1819. 89. Bertrand, Alexandre, Traite du Somnambulisme, Paris, Franca, 1823. 90. Bertrand, Alexandre, Du Magnetisme Animal en France, Paris, Franca, 1826. 91. Braid, J., Neurhypnology, or the rationale of nervous sleep considered in relation with animal magnetism, Churchill, London, GB, 1843. 92. Braid, J., The power of the mind over the body, an experimental enquiry into the nature and cause of the phenomena attributed by baron Reichenbach others to a new imponderable, Churchill, London, GB, 1846. 93. Reichenbach, Physykalische-physiologische Untersuchungen ueber die Dynamik des Magnetismus, der Elektricitaet, der Waerme, des Lichts, der Krystallisation, des Chemismus in ihren Beziehungen zur Lebenskraft, Vieweg, Braunschweig, Alemanha, 1845. 94. Reichenbach, Der sensitive Mensch und sein Verhalten zum Od, Cotta, Stuttgart, Alemanha, 1855. 95. Reichenbach, Odisch-magnetische Briefe, Cotta, Stuttgart, Alemanha, 1856. 96. Reichenbach, Aphorismen ueber Sensitivitaet und Od, Braumüller, Viena, Áustria, 1867. 97. Schopenhauer, Animalischer Magnetismus und Magie (Ueber den Willen in der Natur), Ed. Frauenstadt, Leipzig, Brockhaus, Alemanha, 1836. 98. Schopenhauer, 1o Transcendente Spekulation ueber die anscheinende Absichlichkeit im Schicksale des Einzelnen; 2o Versuch ueber Geistersehen und was damit susammenhaengt, Parerga und Paralipomena, Ed. Frauenstaedt, Leipzig, Alemanha, 1851. 99. Gros, Durand de (Dr. Philips), Electrodynamisme vital, ou les relations physiologiques de l'esprit de la matèrie démosntrées par des experiences entierement novelles et par l'histoire raisonnee du systeme nerveux, Bailliere, Paris, Franca, 1855. 100. Gros, Durand de (Dr. Philips), Cours Theorique et pratique de braidisme, ou hypnotisme nerveux considéré dans ses rapports avec la psychologie, la pathologie, et ses applications `a la medecine, `a la cirurgie, `a la medecine legale et `a l'education, Bailliere, Paris, Franca, 1860. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### ADILSON JOSE: OBSERVACOES SOBRE O FINAL DOS TEMPOS - Allan Kardec fez um estudo acerca do tema "final dos tempos" no final de seu livro "A Gênese", que vale a pena conferir, tamanha a lucidez do texto, no qual ele esclarece o aspecto da transformação ser antes moral que material (que aliás ocorre todos os dias: terre- motos, enchentes, frio excessivo, etc.); - Há uma mensagem recebida através da idônea mediunidade de Divaldo Franco, publicada em "O Reformador" (não me lembro o mês/ano) na qual Vianna de Carvalho fala justamente destes espíritos, que objetivando espalhar a desordem e a insegurança, veiculam através de médiuns invi- gilantes, mensagens sobre catástrofes, fim do mundo, etc... (...) (Trechos do estudo de Allan Kardec, citado pelo Adilson, foram transcritos no inicio deste boletim). DIOGO GUSMAO: PERGUNTA SOBRE O FINAL DOS TEMPOS (...) Eu gostaria muito de acreditar que a transformacao dos 'tempos' sera' puramente moral e e' neste sentido que lanco as minhas perguntas. Nas ultimas decadas, a fertilidade humana (em particular a masculina) tem vindo a decair constantemente. Hoje, segundo as mais recentes investigacoes cientificas, Inglaterrra por exemplo, dentro de 15 anos tera' uma populacao masculina com mais de 50% infertilidade. Quarenta porcento da populacao de focas marinhas do mar do norte faleceu em 2 anos. Na America do Norte, populacoes inteiras de ras, crocodilos, aguias, gaivotas, e muitos mais nascem com aberracoes geneticas, e.g. um olho dentro da garganta. Theo Colborn - ambientalista, publicou em Setembro de 96 um livro ("Our Stolen Future") que nao mais e' do que a compilacao de provas cabais sobre o que o impacto da poluicao fara' 'a raca humana nos proximos 50 a 100 anos. O mundo esta' cada vez mais populado por doencas do foro psicologico, cancerigeno, etc. Como estudante de Engenharia do Ambiente e'-me relativamente facil entender a relacao entre poluicao e este tipo de efeitos/doencas, relacao esta, tambem muito recentemente estabelecida pela comunidade internacional. Sem sabermos, estamos ja' condenados, pelo menos num periodo proximo de 50 anos a tempos muito dificeis. Nao possuimos tecnologia para limpar o mundo, e um periodo minimo de 50 anos e' necessario para que o mundo se limpe a si mesmo, podendo nos apenas contribuir com o minimo de poluicao possivel. A minha questao e' simples. Estamos de facto a entrar num processo de aprendizagem brusco, que nos vai (ou nao) ser forcado pela conscienca de todos nos, que se quer unida e lucida. Mas muito sinceramente, apesar de nao acreditar na teoria do fim do mundo, parece-me inevitavel que nos, humanos, nao enfrentemos o rol de catastrofes naturais que comecam agora a afectar outras especies animais e vegetais, e que sao, sem dramatismos, inevitaveis. Nao estaremos nos uma vez mais a 'crescer' da forma mais dificil (talvez a unica), i.e. ignorando ou fazendo por ignorar as consequencias dos nossos actos? E se tal acontece, estamos nos preparados para enfrentar e sobreviver (de tal forma que possamos aprender) 'a majestosa forca de resposta da Natureza? Lanco a questao. RONALDO REIS: NAZISMO E STALINISMO Carlos, discordo de vc considerar o nazismo e o stalinismo como acidentes de percurso. Acho que foram situacoes que serviram para demonstrar aos homens a importancia da paz, e do nosso desenvolvimento moral/espiritual. Alem do mais, se voce estiver certo, terias de ter citado tambem outros massacres/violencias, como p. exemplo o Camboja, China Comunista, Etiopia etc. -------------------------- Ronaldo, o que eu quis dizer e' que classifico o Nazismo e o Stalinismo como parte das comocoes morais previstas por Allan Kardec. Sao resultantes da resistencia dos Espiritos da velha geracao, contrarios ao progresso moral da Humanidade, em transformar-se. Foram tentativas de fazer a Humanidade recuar a padroes de dominacao e violencia ja' superados. Em pontos, isolados e faceis de identificar, ha' grupos que insistem nesses padroes de comportamento, pois ainda estamos no processo de transformacao. Mas voce deve notar que eles sao, cada vez mais, excecoes. Por exemplo, eu nao tenho duvidas de que a China, mesmo que seus lideres atuais tentem deter a marcha do progresso, va' acabar se transformando em um pais democratico. Os acontecimentos da "Praca da Paz Celestial", quando o movimento estudantil foi brutalmente sufocado, mostram o quanto eles mesmos tem certeza de que, se deixassem as coisas correr livremente, esse seria o caminho natural. Atenciosamente, Carlos Iglesia MAURICIO RUY: EFEITOS ESPIRITUAIS DOS ANTI-DEPRESSIVOS ? Qual e' o efeito de um tratamento baseado em Anti-depressivos e medicamentos Ansioliticos sobre o Espirito e o Perispirito do paciente ? .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegE