# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 11 (225) 96 28 Janeiro 97 ################################################################### ************************INDICE************************ COMENTARIOS DO MAURICIO, SOBRE O FIM DOS TEMPOS DO CARLOS, SOBRE O FIM DOS TEMPOS DO IDELMO, SOBRE CORPO FISICO, PERISPIRITO E ESPIRITO DO BERNARDO DUBRICH, PARA MILTON DO MARCO ANTONIO, SOBRE CRISTIANISMO E ESPIRITISMO DO CARLOS, SOBRE O COMENTARIO DO MARCO ANTONIO DO MARCO ANTONIO, SOBRE O COMENTARIO DO CARLOS ****************************************************** ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO MAURICIO, SOBRE O FIM DOS TEMPOS Caros Irmaos, Acabei de ler o livro "Exilados de Capela" e, tambem, uma mensagem psicografada recebida pela medium Shyrlene Soares Campos, em 14/05/96, no nucleo Servos Maria de Nazare, Uberlandia-MG. Esta mensagem, segundo consta, eh de autoria de Bezerra de Menezes e corrobora as informacoes contidas no livro supra citado, a respeito do final dos tempos e da transformacao da Terra em planeta de regeneracao. Consultei alguns amigos espiritas a respeito do assunto e eles me disseram nao acreditar nas previsoes, inclusive, de modificacao da posicao do eixo da terra, com suas terriveis consequencias. Como eh que voces veem estes fatos? Sera que a mensagem psicografada e falsa? Sera que o livro eh sensacionalista? Abracos e um Feliz '97 !!! Mauricio DO CARLOS, SOBRE O FIM DOS TEMPOS Caro Amigo, O Espiritismo, desde Allan Kardec, reconhece que estamos na transicao entre um mundo onde o mal e' preponderante - mundo de expiacao e provas - e um mundo onde a maioria dos seus habitantes tera' aderido a pratica do bem - mundo de regeneracao. Porem para o Espiritismo essa transformacao sera' moral e gradativa, sem um prazo determinado para sua conclusao. Alguns espiritas, influenciados por outras correntes espiritualistas, defendem a ideia de grandes catastofres purificadoras neste final de milenio. Facamos uma analise da situacao: - Porque nosso final de milenio teria algum significado especial ? Existem outros calendarios importantes, como o chines, o judaico e o muculmano, que estao bem longe do ano 2000. Nao parece razoavel que Deus tenha alguma preferencia especial pelo nosso calendario em detrimento aos outros. - Ja' nao deveriam estar ocorrendo as catastrofes ? Dionisio, que fez os calculos para o estabelecimento do nosso calendario, errou nas contas. Ele tomou como base o ano 754 do calendario romano e Herodes morreu por volta do ano 750. Ou seja Cristo nasceu por volta de 4 A.C e nos estamos passando para o terceiro milenio do seu nascimento. Pelas previsoes ja' deveriam estar ocorrendo em 1997 algumas catastofres, porem nao ha' indicacoes de transformacoes fisicas maiores que as rotineiras desde a ultima era glacial. Existem sim, os descontroles da natureza motivados pela atuacao do homem no meio ambiente - Quanto as previsoes de transformacoes morais ? Por exemplo, desde 1857 (publicacao do Livro dos Espiritos) ate' hoje, podemos relacionar entre outras transformacoes: - O fim da escravidao; - O reconhecimento quase que geral dos "Direitos do Homem"; - A guerra nao e' mais vista como uma atividade nobre; - A valorizacao do trabalho; - Os direitos trabalhistas; - A igualdade de direitos entre homens e mulheres; - O voto universal implantado na maioria dos paises; - A luta contra a crueldade para com os animais; - A ampla conscientizacao ecologica - Como tem sido essa transformacao moral ? Tem sido gradativa e os "eventos" que a impulsionaram foram todos de origem humana. Tivemos alguns acidentes de percurso, como o nazismo e o stalinismo, mas a reacao que provocaram mostra que nao sao mais compativeis com o estagio atual do planeta. Nada indica que sera' alterado o modo como a transformacao esta' ocorrendo, e' provavel que ela ainda continue por um bom tempo, ate' que a maioria da populacao da terra seja pacifica e fraterna. - E' compativel com a ideia que temos de Deus ? Sim, me parece que uma transformacao gradativa, que leva em conta as diferencas de evolucao espirirual existentes em nosso planeta, e' mais compativel com a ideia que temos de Deus. - O que nos diz a historia a respeito dessas previsoes de "final dos tempos" ? As expectativas de um fim de mundo brusco sao um fenomeno comum. Alguns dos primeiros cristaos interpretaram erroneamente as palavras de Jesus e julgaram que o final dos tempos ocorreria a qualquer momento. Nas vesperas do ano mil surgiram expectativas similares. Em tempos recentes tem aparecido diversos movimentos pregando o "fim" para uma data determinada. Me parece que o fenomeno e' decorrente da expectativa humana de ter atingido o "ponto culminante" e nao ter nada mais a enfrentar senao a selecao definitiva, com as consequentes "recompensas" e "punicoes". Seculo apos seculo, a historia tem mostrado que a evolucao continua, que ha' novos desafios a enfrentrar e sempre novos progressos a serem feitos. - A transicao defendida pelo Espiritismo e' compativel com o conhecimento historico ? Sim, porque essa transicao e' resultado do progresso realizado pela humanidade - O que esta' transformando o mundo e' a transformacao moral gradativa dos seus habitantes. O proprio Espiritismo surgiu como resultado da humanidade ter atingido o grau adequado de maturidade. Grau que permite a compreensao das leis que regem a comunicacao entre o plano espiritual e o material, e portanto, garante a existencia de pessoas capazes de estudar as consequencias cientificas, filosoficas e morais de tal conhecimento. O Espiritismo nao surgiu no seculo passado simplesmente porque, pelo calendario cristao, ele era o seculo XIX. -------- Sobre as comunicacoes mediunicas, sugiro que de uma lida no "Livro dos Mediuns" e tambem nas obras de Andre Luiz ("Nos Dominios da Mediunidade" e "Mecanismos da Mediunidade") para verificar que a analise nao e' tao simples. Podem se tratar de mensagens fidedignas expressando opinioes pessoais dos espiritos que as escreveram ou podem ser comunicacoes, que por diversos motivos, nao transmitiram com fidelidade o pensamento dos autores espirituais. De uma olhada tambem no indice dos Boletins, ja' chegaram a ser publicados alguns artigos sobre o tema "final dos tempos", Atenciosamente, Carlos Iglesia DO IDELMO, SOBRE CORPO FISICO, PERISPIRITO E ESPIRITO Caros Irmaos Venho acompanhando todos os boletins do GEAE desde que me increvi e so tenho que agradecer a voces todos, pelos ensinamentos que estao me transmitindo. Como a mim, acredito que a muitos tambem! Parabens pelo trabalho que estao fazendo! Tenho uma duvida e se possivel gostaria que me esclarecessem, e a respeito do corpo fisico x perispirito x espirito. Por mais que tenho me procurado informar, seja por perguntas ou mesmo leituras, ainda nao consegui entender onde (se pudessemos de uma forma fisica) fica localizado o nosso espirito? Recebi diversas informacoes mas, elas se contradizem e me deixam confuso! Sei que o perispirito, enquanto estamos na vida carnal, envolve nosso corpo. Mas nao consegui ainda uma resposta que me convencesse de onde fica o espirito? Poderiam os irmaos me esclarecer isso? Ou mesmo indicar-me um livro onde possa de uma vez por todas satisfazer essa minha curiosidade? Um abraco faternal Idelmo Donato Novelli DO BERNARDO DUBRICH, PARA MILTON Estimado amigo Milton Medran:He leido su mensaje enel Na 22 de GEAE y me motivo a escribirle estas lineas: Comprendo sus dificultades para desarrollar conceptos nuevos,en una cultura espiritual,que si bien adopto a Kardec,no puede evitar,arrastrar aun,la necesidad de Creer.La creencia se basa en la Fe,que si bien es capaz de mover montanas,porque moviliza las fuerzas mas grandes de la voluntad,es ella,en si misma.,una etapa de la evolucion y la maduracion espiritual. La Fe es una sensacion ,de certeza y anhelo de que las cosas(los fenomenos,los conflictos,la vida misma) tiene una solucion justa y razonable,y es ella la que motivo historicamente al ser humano,pero,(y siempre hay un pero),la evolucion no puede ser estatica,debe traer renovacion y perfeccionamiento,y esto es valido,no solo en lo tecnologico,que no podriamos ya negar,sino en lo cognoscitivo,y en lo espiritual. La manera de creer en los objetivos espirituales ultimos de la Evolucion,se valio ("uso")1o de la fe,que nos daba cierta certeza de la justicia,porque no conociamos las leyes que gobernabanm nuestra evolucion,tanto individual como colectiva.Pero el desarrollo de la inteligencia,nos va permitiedo comprender las leyes que rigen la encarnacion,las leyes que rigen el karma,y en tanto vamos comprendiendo estas leyes,cometemos nmenos errores,esos gruesos("grosos") errores de interpretacion de la "antigua Fe",que llevan a cieros pueblos a no matar las vacas para alimentarse,aunque se mueran de hambre .....Estos exrtremos de la fe,indican que la integracion de la inteligencia,es una necesidad evolutiva,y que la antigua fe,debe dar lugar al Conocimiento de las leyes universales que dejara menos a la ambiguedad y mas a nuestra responabilidad individual .He tenido el privilegio de partcipar de vuestro IV Simposio Espirita en porto Alegre,en 1995,y me congratulo de la metodlogia y la apertura estudiosa que alli se aplica tanto a las investigaciones de laboratorio,que son discutidas ampliamnete,hasta a los conceptos filosoficos,que tanto necesitamos aclarar... Mi libro,modesto 1o libro,trata de esas cuestiones,pero la transicion entre la fe y el conociminto,sera lenta,y fundamentalmente,sedara con el estudio,la investigacion,y la discusion de los conocimienmtos. Hasta siempre. Bernardo Drubich DO MARCO ANTONIO, SOBRE CRISTIANISMO E ESPIRITISMO Caros companheiros, Sou novo no grupo, me registrei ontem. Gostaria de externar meu espanto em relacao a uma nota colocada no boletim 222, escrita pelo sr. Milton Medran. Ao ler o FAQ percebi que o nivel de discussoes deste Grupo seria serio, respeitando os principios fundamentais da doutrina Espirita, i.e., o Respeito ao Proximo e `a quaisquer doutrinas. Acho fundamental essa postura. Entretanto, ao ler a referida nota, verifiquei que o autor faz colocacoes bem adversas `a postura esperada, ou entao, `aquela que e' criada ao ler as informacoes preliminares na FAQ. Acredito que as colocacoes do sr. Medran estao em desacordo com os principios deste Grupo, particularmente aos itens 23) "... Nao esta' dentro do escopo do grupo promover (ou participar de) qualquer tipo de polemica, disputa ou confronto." e 27) "... Por exemplo, sao de interesse imediato ao grupo discussoes sobre o modo que as diversas filosofias encaram o problema da sobrevivencia do Espirito e sua situcao no mundo Espiritual, porem nao nos interessa entrar em polemica com qualquer uma delas ou tentar retirar-lhes os adeptos." Conforme citei, meu conhecimento deste grupo e' muito recente e talvez nao esteja no direito de questionar este fato como o faco. Desta forma peco desculpas se lhes ofendo de algum modo. Entretanto, gostaria, se possivel, de esclarecimentos a respeito deste comportamento. Compreendo que a postura do sr. Medran fere os principios fundamentais do convivio social, que dira' de discussoes sobre "Estudos Avancados de Espiritismo". Desde ja' agradeco a atencao dispensada e reintero o pedido de sinceras desculpas pelo abuso de vossa paciencia. Marco Antonio DO CARLOS, SOBRE O COMENTARIO DO MARCO ANTONIO Caro Amigo, O grupo tem por objetivos estudar de modo serio a doutrina espirita, inclusive permitindo a livre manifestacao de opinioes pessoais e defesa de pontos de vista divergentes. O que norteia a publicacao ou nao, e' o modo como as opinioes sao apresentadas e o respeito ao direito do proximo de tambem ter suas opinioes. O comentario do Milton, expressa opinioes pessoais dele e o desejo de discuti-las, e apesar de nao serem compartilhadas por nos, foi expresso de modo sincero e sem aparente desejo de atacar ou lancar qualquer polemica. Consideramos como sendo polemica, o debate de ideiais que degenera em ataques pessoais ou em fanatismo; o debate no anseio de vencer o adversario e nao no proposito de aprendizado. Qualquer movimento social, filosofico ou religioso "mumifica-se" quando perde a capacidade de ouvir criticas e dialogar com os "dissidentes". Fecha-se em dogmas e certezas absolutas e quando perde os ultimos resquicios da capacidade de ouvir, levanta fogueiras para os que insistem em pensar de modo diferente. A evolucao vem do desafio, da salutar troca de ideias e principalmente da compreensao que somos tao finitos em nossa capacidade de "ver" a realidade, que dificilmente teremos em algum assunto o conhecimento da verdade "totalmente verdadeira". O "outro", o que pensa diferente de nos - com grande probabilidade - tambem estara' vendo sua parcela da verdade. Cabe-nos analisa-la e, se for o caso, corrigir nossa visao. Quanto a seu e-mail, pode ficar sossegado, compreendemos sua posicao e tambem a respeitamos, embora tambem discordemos dela. Allan Kardec fundamentou a doutrina Espirita no estudo e no respeito a razao, ora estudarmos apenas os textos que coincidem com o nosso modo de pensar nao e' la' muito produtivo e que exercicio da razao fariamos se nao tivessemos coragem de encarar as criticas e as opinoes contrarias ? Meu amigo, a verdadeira fe' nao somente nao teme o emprego da razao, como tambem nao teme opinioes divergentes. E' a falta de fe' que quer a uniformidade de vozes e escritos, pois assim foge de questionar-se a si mesma. Atenciosamente, Carlos Iglesia DO MARCO ANTONIO, SOBRE O COMENTARIO DO CARLOS Caro Carlos Iglesia, Estou enviando este para agradecer-lhe a atencao em relacao `a questao levantada por mim, sobre o assunto do boletim 222. De fato, ao ler a vossa mensagem percebi que cometo um erro grave, que voce mesmo apontou: o de esperar uma unidade de comportamentos dentro de um grupo social. Alem disso, pude enxergar que a minha fe' anda mesmo, ou sempre foi, muito fraca, haja visto o grau de indiginacao que fiquei ao ler uma opiniao divergente da minha. Compreendo que isso mostra que tenho muito a caminhar e que sera', seguramente, muito proveitoso poder participar, ou receber, as discussoes deste grupo. ... Muito obrigado, Marco Antonio .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegE