# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 11 (224) 96 21 Janeiro 97 ################################################################### ************************INDICE************************ COMENTARIOS EM BUSCA DE LIVRO DE C. TORRES PASTORINO NOVO ENDERECO DA REVISTA HERESIS NA WWW DO JORGE, SOBRE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS DO MAURICIO, SOBRE EXPIACOES E PROVAS DO CARLOS, SOBRE EXPIACOES E PROVAS DO ANTONIO CARLOS, SOBRE ESPIRITISMO E CRISTIANISMO DO PAULO EDUARDO, SOBRE CIRSTIANISMO E ESPIRITISMO DO JOSE QUEID, SOBRE CRISTIANISMO E ESPIRITISMO DO JOSE CID, SOBRE CRISTIANISMO E ESPIRITISMO ****************************************************** ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### EM BUSCA DE LIVRO DE C. TORRES PASTORINO Prezados Irmaos, Temos procurado obter o livro (ja nao mais editado) entitulado SABEDORIA DO EVANGELHO (8 volumes). Ficaria imensamente agradecido se puderem orientar-nos ou nos dar uma dica de quem poderia faze- lo. Somos colaboradores da Fraternidade Espirita Irmao Glacus - Belo Horizonte - MG. Paz e Alegria, Marcelo Orsini NOVO ENDERECO DA REVISTA HERESIS NA WWW Caro Sergio, Tudo bem? Para facilitar a divulgacao, houve uma pequena mudanca no endereco da Revista Heresis, que agora eh: http://www.lachatre.com.br/heresis Gostaria que voce atualizasse, quando possivel, o link que possui na pagina do GEAE. Um abraco, Alexandre Rocha DO JORGE, SOBRE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS Caros amigos do GEAE: Tenho recebido o boletim, que aborda questoes de interesse, e cujos alvitres valem muitas vezes como bibliografia a nivel de opiniao que nao deve ser esquecida. Contudo, li no vosso Boletim GEAE nr. 223 algo sobre , que acho que deixa demasiadas coisas em aberto. Por isso, escrevo. Devo esclarecer que nao sou medico nem psicologo e, assim, nao exerco nem exercerei TVP. Nunca me submeti a TVP. Contudo, temos examinado o assunto a luz do espiritismo, sem deixar de buscar informacao junto de pessoas creditadas como e bem o caso da Dra. Maria Julia Prieto Peres. A expressao TVP e imprecisa. Preferimos respeitar o assunto, naturalmente excluido do ambito dos charlataes. Somente medicos e psicologos devidamente treinados e instruidos para exercer Terapia Regressiva a Vivencias Passadas (TRVP) podem exerce-la. Precisamente porque o assunto e complicado e espraia-se na area da saude mental. Nao se pode reduzir esta tecnica assente no campo da moderna Psicologia Transpessoal a , como foi feito. Por que? Porque a regressao de memoria integra de facto a TRVP, mas integra- a num processo terapeutico em que e antecedida de uma anamnese (quando o medico recolhe detalhadamente a historia clinica do paciente, bem como todos os exames convencionais organicos que fez ou que entao tera de fazer) que, conjugada com as contra-indicacoes conhecidas, vai dar base ao profissional de saude para proceder ou nao as sessoes de TRVP. Depois, a regressao e um metodo, mas depois dela ha um trabalho nao menos importante de reprogramacao. E assim: o mecanismo do trauma (radicado em vivencias incluidas em vidas passadas, reforcado muitas vezes na vida intra-uterina e na primeira infancia) passa a ser identificado, aos poucos, pela regressao controlada; mas depois ha uma redecisao, uma reavaliacao dessa que corrige a interpretacao equivocada de um passado mal arquivado. Tambem importa salientar que a regressao nao e chegar, colher e andar. Muitas vezes ha bloqueios que os bons terapeutas respeitam. O grande argumento dos espiritas desinformados (porque tambem os ha bem informados) e de que o esquecimento do passado e lei natural. Pois e, mas e o resto? Quando o passado esta mal (arquivado) nao sera melhor acomoda-lo devidamente para reduzir o campo de perturbacoes em quem faz uma ma leitura de algumas vivencias antigas? Logico que sim. Esse metodo tambem e praticado no plano espiritual por tecnicos conhecedores. O espiritismo e a favor da medicina, como se sabe. Quanto as questoes de Virgilio Ribeiro, numa regressao mal conduzida, uma pessoa pode ficar demoradamente ligada a vivencia antiga, mas nao indefinidamente. Provavelmente o sono natural, aos poucos, reconduzi-la-ia ao presente, ainda que com algumas influencias mais antigas, uma autentica perturbacao. Ao voltar de uma regressao ha um cuidado grande por parte do terapeuta para localizar no tempo actual o paciente (nome, dia, mes, ano e hora). Uma pessoa poderia desencarnar em regressao se alguma das contra- indicacoes mais evidentes fosse ignorada, e nao de outra maneira. Para pessoas normais, pode matar tanto quanto as reunioes mediunicas. Jorge Gomes DO MAURICIO, SOBRE EXPIACOES E PROVAS Caros Irmaos, Aprendi que o Planeta Terra e um planeta de Provas e Expiacoes. Outro dia, lendo um livro me deparei com a divisao das reencarnacoes em tres categorias basicas: chave; alternativa; preparatoria. Cada uma delas com proporcoes diferenciadas entre o numero de provas e expiacoes a serem vividas pelo reencarnado. Em dialogo com amigos espiritas tentei diferenciar provas de expiacoes e nao consegui um resultado satisfatorio ... Qual a diferenca entre prova e expiacao, em ultima analise? Abracos, Mauricio Ruy Prates DO CARLOS, SOBRE EXPIACOES E PROVAS Eis uma tentativa de explicacao, pelo menos e' o modo como eu vejo a questao: Nosso mundo, dito de expiacao e provas, e' em essencia uma escola onde sao ministradas licoes basicas para espiritos em evolucao. Nao estamos no inicio da escala de evolucao e muito menos em estagios avancados, se fosse possivel uma analogia com nossos curriculos escolares eu diria que estamos finalizando o "primario". Pois bem, entre os recursos didaticos disponiveis em nosso mundo estao as dores e as dificuldades, que tanto nos exigem novos esforcos para avancar no aprendizado, como servem de indicacao de que erramos na aplicacao dos nossos deveres. No primeiro caso temos as "provas" e no segundo as "expiacoes". Pelas leis morais que regem nosso mundo, toda vez que prejudicamos a nos mesmos ou a nosso proximo, somos levados a reparar o erro cometido e principalmente a nos concientizarmos do erro, de modo a nao voltarmos a comete-lo. Por essa "expiacao" aprendemos que nao devemos voltar a agir do mesmo modo e aprendemos a agir corretamente. O que importa no caso da expiacao nao e' o sofrimento, que em ultima analise - por mais que dure - e' temporario, mas sim a transformacao espiritual resultante. No caso da provacao entram em jogo outros fatores, o espirito tem fraquezas e imperfeicoes que deseja, ou precisa superar, e submete- se a situacoes em que e' levado a enfrenta-las. Se vencer tera' avancado no seu aprendizado, se fracassar tera' extraido licoes que o levarao a melhor sorte em tentativas posteriores. Atraves dos desafios que lhe sao apresentados ele aprende e avanca, tal qual aluno submetido a exames escolares, que se fracassar, voltara' a mesa de estudos para na proxima vez se sair melhor. A dor e as dificuldades nao sao os unicos recursos didaticos disponiveis, ha' outros sem duvida, mas sao os que acabam "chamando-nos" mais a atencao. A expiacao, por exemplo, nao necessita ser dolorosa, pode vir atraves do empenho do espirito em dedicar-se ao bem do proximo e na sua propria melhoria moral. O nosso "presente " e' determinado por nossos atos passados, mas o futuro depende do que fizermos hoje, por isso Jesus ensinou que o "Amor cobre a multidao dos pecados". Uma analise da sua questao sobre o alcolismo, sem conhecimento mais profundo da situacao, e' um tanto temeraria, mas o que eu poderia dizer e' que o vicio do alcool normalmente nao e' uma expiacao imposta ao espirito, mas sim uma fraqueza deste. Se o espirito tem inclinacao a beber, as circunstancias podem favorecer o seu vicio ou nao, e este ultimo caso poderia ser considerado como uma provacao. Repare bem, o espirito e' levado a uma situacao que favoreca o alcoolismo (por exemplo: pais alcoolatras) para "resistir" ao vicio, para aprender a supera-lo e nao para cair nele. Se nessas circunstancias o espirito supera o vicio, ainda que apos passar um tempo sujeito a ele, ele superou sua fraqueza, aprendeu a lidar com ela e portanto esta' livre para novos passos no aprendizado. Se nao conseguiu vencer, tera' adquirido novas licoes do mal que o vicio pode lhe causar e ainda necessitado de superar sua fraqueza, novamente renascera' em situacoes que o levem a ser "tentado". Parece dificil de aceitar, mas nossa passagem por este mundo e' muito breve e tudo o que nos parece tao permanente e real, nada e' perante a realidade maior. Nas licoes que nos sao ministradas pela vida, e no exercicio delas atraves das nossas multiplas encarnacoes, substituimos gradativamente o que ha' de mal, ignorancia e fraqueza pelas virtudes que nos capacitarao a colaborar com Deus em sua obra magnifica. Expiacoes e provas, em ultima analise, significam que a vida esta' nos pressionando para a frente, de modo que nao estacionemos em nossa ascensao e adiemos a felicidade a que somos todos destinados. Atenciosamente, Carlos Iglesia DO ANTONIO CARLOS, SOBRE ESPIRITISMO E CRISTIANISMO Queridos Editores, E' com imensa tristeza e preocupacao que leio este comentario (*). (*) - comentario do Milton Medran, no Boletim do GEAE n. 222. Antes de ser qualquer coisa, o movimento espirita e' amor, e' compreensao. Nao e' movimento de encarnados e sim de mestres superiores. Se fosse de encarnados morreira com eles... Como num mundo de expiacao e provas se colocar a mente dos individuos dentro de camisa de forca, quando o codificador, ele proprio, nos chama atencao para isso? Quantos graus de espiritos se encontram em evolucao simultanea neste mundo? Quantos ja' alcancaram evolucao suficiente para apreender os ensinamentos mais altos e puros da Codificacao? Aqueles que ainda nao tem essa condicao, eh licito alija'-los do caminho da luz? Ou sera' licito tentar introduzir em suas mentes, ainda nao preparadas, pensamentos e teorias que nao conseguem apreender? Nao se estaria, em se tomando tal atitute, somente afastando-os? Nao caiamos nos erros ja' vivenciados. Olhemos nossos irmaos protestantes, que por ideias semelhantes, aparentemente justas, dividiram-se em seitas sem fim, tornando muito pouco eficaz a reforma. Do movimento Espirita a espiritualidade maior toma conta. A nos, encarnados, cabe-nos, como simples e imperfeitos aprendizes de obreiros, dissiminar as ideias, de acordo com as nossas possibilidades e dando a cada um conforme as suas possibilidades. Meditem, os que pensam ser luminares, que o movimento e' antes de tudo Amor, Caridade e Trabalho. Isso nao necessita de rotulo. O conhecimento nos sera dado por acrescimo, quando estivermos preparados para o receber. No Mundo Maior, nao ha' religioes, ha' amor, ha' trabalho. ... Antonio Carlos DO PAULO EDUARDO, SOBRE CRISTIANISMO E ESPIRITISMO Caros Companheiros do GEAE Ha' muito tempo acompanho os boletins do GEAE, mas nunca havia feito nenhum comentario. No boletim 222, Milton Medran disserta sobre os aspectos do espiritismo. Apesar de nao acompanhar a discussao que ha' sobre o tema no pais e no mundo, eu realmente fiquei com uma pequena duvida. O que e' religiao para o Milton ? Sempre tive por bem que a doutrina espirita e' uma filosofia, que tem bases cientificas e consequencias religiosas. Ou seja, a partir da observacao dos fenomenos (nao so' mediunicos) e utilizando o metodo cientifico chega-se a um corpo filosofico solido, que na sua vivencia obviamente nos faz voltarmos para Deus. Esta vivencia, eu chamo de Religiao. Quando ele troca a palavra Religiao para Moral, eu realmente nao entendi. Moral e' apenas um topico da filosofia, ou o Milton quer dizer Moral como sendo a vivencia desta filosofia? Se for isto fica no mesmo, e' so' questao de palavras. Outro ponto que me foge a compreensao e' quanto a discussao em torno da palavra Cristao. Quando se diz que o espiritismo tem Jesus como modelo a se seguir, isto nao quer dizer que o espiritismo e' derivado da Igreja Catolica ou das Igrejas Protestantes. Acredito que todos aceitam, sem discussao, que o Espiritismo e' proveniente da observacao metodica dos fenomenos mediunicos. Em seu desenvolvimento, chegou-se a conclusao que para vivenciar a doutrina como um todo, devemos ter como modelo Jesus (tambem conhecido como Cristo), entao obviamente a palavra cristao torna-se natural. Acredito que o aspecto religioso da doutrina e' bastante pessoal. Pois este aspecto esta intimamente ligado com a reforma interior da criatura, a qual so' ela tem acesso. O Espiritismo nos da' uma formula que nos parece bastante eficiente: a Caridade (proposta esta feita por Jesus ha' muito tempo), so' que com o espiritismo ela e' calcada na razao. Para finalizar, fica minha pergunta: Qual e' a discussao: E' a palavra religiao, ou e' a proposta da pratica da Caridade ? Abracos fraternos em todos Paulo Eduardo DO JOSE QUEID, SOBRE CRISTIANISMO E ESPIRITISMO Muito oportuno o texto do Vladimir Aras, esclarecendo o posicionamento equivocado do sr. Milton Medran ... Sim, no movimento espirita brasileiro existe uma forma de pratica religiosa irracional, mas tal fato nao se da pelas raizes doutrinarias cristas como costumam afirmar, e sim pelo espirito do catolicismo, que foi trazido para o Brasil pelas teses de Jean Baptiste Roustaing, divulgadas pela Federacao Espirita Brasileira. E preciso atualizar as praticas, orientando-as segundo a Codificacao kardequiana, tornando-as mais racional. Isso, no entanto, nao significa que tenhamos que romper com a religiosidade inerente a toda criatura humana. Allan Kardec e a chave para se entender a mensagem do Cristo. Aproveitando a oportunidade, gostaria que os coordenadores do GEAE opinassem sobre os livros de Roustaing. Jose Queid DO JOSE CID, SOBRE CRISTIANISMO E ESPIRITISMO Uma coisa que vale sempre a pena lembrar aos Espiritas e' que o Espiritismo e' a Doutrina dos espiritos, e nao dos homens. Enquanto a sua direcao estiver a cargo deles a navegacao sera segura. Cabe a nos, instrumentos de trabalho, nos educarmos usando as informacoes que eles deixaram a nosso dispor. Quaisquer adjetivos acrescentados ao Espiritismo vem dos homens, ainda imperfeitos, que tentam "deixar sua marca". A existencia de diferentes formas de pensar e' normal e sadia. Somente com a analise destas diferencas e' que podemos evoluir seguramente. Mas nao se pode deixar que as nossas imperfeicoes atrapalhem, levando a discussoes inuteis que se afastam da Doutrina e se tornam pessoais e irracionais. Eu discordo do comentario de Jose Queid, acima. Na minha opiniao o Espiritismo e' cristao porque segue o que Jesus ensinou, conforme afirmativa de Kardec. E o Espiritismo segue os ensinamentos de Jesus nao por dogma ou pela fe cega, mas porque este foi o resultado dos exames criteriosos de Kardec e outros pesquisadores Espiritas. Mas, da mesma forma que o cristianismo foi deturpado pelos homens ao longo dos anos, o mesmo acontece com o Espiritismo. Nos devemos reconhecer que o Brasil e' o maior pais Catolico do mundo, e que a maioria das pessoas que hoje abracam o Espiritismo foram educados em familias eminentemente Catolicas. Portanto, e' de se esperar que alguns habitos Catolicos, que foram introduzidos no cristianismo pelos homens, tambem encontrem defensores dentro do Espiritismo. A grande diferenca e' que Kardec nao criou um "papado" para o Espiritismo. A orientacao foi dada em seus livros, e a principal recomendacao para que o Espiritismo possa se manter puro, isento de nossas falhas humanas, de espiritos em desenvolvimento, e' o estudo. A segunda recomendacao mais importante e' a visita fraterna, onde se inclui, naturalmente, a troca de ideias, de forma a que as praticas de uma instituicao possam se comparar com as praticas de outra. Assim, nao existe uma Federacao, Associacao ou Centro que se possa chamar de lider do Espiritismo ou ainda de fonte do ensinamento do verdadeiro Espiritismo. O que vai fazer esta Doutrina de luz triunfar e' exatamente o que estamos fazendo agora - conversando, discutindo, colocando nossas opinioes na mesa e, desta forma, aprendendo que existem outras formas de interpretacao e, depois de analisa-las criticamente, reforcar ou mudar a nossa propria forma de pensar. Quanto os livros de Roustaing, voce falou (escreveu) como se estivesse com o pensamento fixo neles... Eu, pessoalmente, os considero uma grande salada e que tem menos repercursao do que os seus defensores e opositores creem. Mesmo entre os que defendem os 4 Evangelhos de Roustaing nao se encontram muitos que tiveram paciencia para le-los de cabo a rabo. Sao muito chatos (minha opiniao, claro). Existem trechos que nao parecem serios, existem trechos com ensinamentos corretos, existem trechos que fazem afirmacoes que nunca foram confirmadas, existem trechos que parecem ter sido escritos por um fa do Nelson Rodrigues. Para quem se interessar pelo assunto eu recomendo os estudos serios que Wilson Garcia e Jose Herculano Pires fizeram da obra. Eles leram os livros. Mas, minha recomendacao pessoal e' que nao se perca tempo com este assunto. O estudo serio da Doutrina Espirita leva anos e nao pode se resumir a uma leitura dos cinco primeiros livros de Kardec. E' necessario incluir tambem a Revista Espirita (12 primeiros anos) e releituras. Por experiencia propria, cada vez que eu releio um trecho de um destes livros - qualquer um - encontro novos ensinamentos e respostas para duvidas que eu nao havia pensado (ou vivido) antes. Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegE