# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 01 (223) 97 14 de Janeiro de 1997 ################################################################### ************************ INDICE ************************ COMENTARIOS CARLOS IGLESIAS: SOBRE AGUA FLUIDIFICADA JOSE CID: SOBRE AS TERAPIAS DE VIDAS PASSADAS CLAUDIO BICHUETTI: SOBRE A MORTE CEREBRAL JOSE CID: SOBRE A MORTE CEREBRAL VLADIMIR ARAS: SOBRE O TEXTO DO MILTON OGI MINI: PEDIDO DE INFORMACOES SOBRE A BIOBLIOGRAFIA DE TCI OGI MINI: SOBRE O LIVRO DE SONIA RINALDI (TCI) ******************************************************** ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### ______________________________________________________________________ Pergunta do Mauricio Prates sobre Agua Fluidificada "Caro Irmaos, com relacao, apenas, a agua fluidificada qual seria vossa posicao?" ______________________________________________________________________ CARLOS IGLESIAS: SOBRE AGUA FLUIDIFICADA Caro Amigo, Para definicao de agua fluidificada (tambem chamada de agua fluida) recorremos a Wenefledo de Toledo, Passes e Curas Espirituais (Ed. Pensamento), onde na licao XI - Fluidificacao da Agua - ele explica que: "A agua, pela sua propria natureza, ja' e' um fluido condensado. Porem, em Espiritismo, entende-se por agua fluida aquela em que os fluidos medicamentosos foram imergidos, por acao magnetica do medium ou por intermedio dos Espirito Benfazejos." Sobre o processo de fluidificacao da agua e sua acao, eis o que diz Edgard Armond em seu livro Passes e Radiacoes - Metodos Espiritas de Curas (Editora Alianca), cap. 30 - Agua Fluidificada: " (...), sem falar da agua fluidificada, outro elemento de valor no capitulo das curas espirituais, conquanto tao ridicuralizado por aqueles que nao possuem conhecimentos necessarios a uma justa apreciacao." "Em geral, sao os Espiritos desencarnados que, durante as sessoes, fluidificam a agua; porem, este processo podera ser muito mais popularizado quando se souber que todas as pessoas, em suas proprias casas, poderao obter essa agua curativa, bastando proceder da seguinte forma: individualmente, ou em grupo de interessados, concentrem-se, formulem uma prece e, colocando uma vasilha com agua pura, no centro da corrente assim formada, aguardem alguns momentos, ate' que espiritos desencarnados, familiares ou nao daquele lar, fluidifiquem a agua." "Se no grupo houver pessoa dotada de alguma sensibilidade espiritual e de fe', podera' servir de medium; ela mesma, durante a concentracao, podera fluidificar a agua, bastando tomar a vasilha, coloca-la ao alcance das maos e projetar sobre ela os proprios fluidos; ou melhor ainda, captar pela prece os fluidos cosmicos do Espaco e projeta-los sobre a vasilha." "Ainda dara' bons resultados colocar a cabaceira do leito, todas as noites, uma vasilha com agua limpa, fazendo ao deitar, uma prece no sentido de que os agentes invisiveis fluidifiquem a agua." "A agua e' um otimo condutor de forca eletro-magnetica e absorvera' os fluidos sobre ela projetados, conserva-los-a' e os transmitira' ao organismo doente, quando ingerida." "Oucamos ainda a palavra esclarecedora do mesmo espirito Emmanuel a respeito deste importante e acessivel elemento de cura de moletias materiais e perturbacoes espirituais em geral:" "(...) A agua e' dos corpos mais simples e receptivos da Terra. (...)" "A criatura que ora e medita, exterioriza poderes, emanacoes e fluidos que, por enquanto, escapam a analise da inteligencia vulgar e a linfa potavel recebe-nos a influenciacao, de modo claro, condensando linhas de forca magnetica e principios eletricos, que aliviam e sustentam, ajudam e curam (...)" No Livro dos Mediuns, nos capitulos onde Kardec estuda os fluidos magneticos na acao de mediuns e espiritos, encontramos: Cap. XIV, Os Mediuns, paragrafo 176: "Se magnetizas para curar, por exemplo, e evocas um bom Espirito que se interessa por ti e pelo doente, ele aumenta a tua forca e a tua vontade, dirige os teus fluidos e lhes da' as qualidades necessarias". Cap. VIII, Laboratorio do Mundo Invisivel, paragrafo 151: "O Espirito agente e' o do magnetizador, na maioria das vezes assistido por um Espirito desencarnado. Ele opera uma transmutacao por meio do fluido magnetico que, como ja' dissemos, e' a substancia que mais se aproxima da materia cosmica ou elemento universal. E se ele pode produzir uma modificacao nas propriedades da agua, pode igualmente faze-lo no tocante aos fluidos organicos, do que resulta o efeito curativo da acao magnetica convenientemente dirigida". Nao saberia dizer como ter certeza de que a agua foi fluidificada ou nao. As alteracoes das propriedades da agua podem ter efeito sobre o sabor e a aparencia, mas me parece que isso nao e' frequente. Atenciosamente, Carlos Iglesia ______________________________________________________________________ Pergunta de Virgilio Ribeiro sobre terapias de vidas passadas "Durante a regressão, se o terapeuta não for bem sucedido, é possível que o espírito da pessoa que está regredindo possa ficar preso na encarnação passada? Se a resposta for sim, diga se seria possível o espírito que estivesse regredindo no momento de sua desencarnação poderia realmente vir a desencarnar na sua atual vida? Se não, o que acontecerá?" ______________________________________________________________________ JOSE CID: SOBRE AS TERAPIAS DE VIDAS PASSADAS A regressao de memoria e´ uma terapia perigosa e que nao deveria ser aplicada indiscriminadamente. Mas, a realidade e´ que isto nao acontece. Ja perguntei a algumas pessoas sobre a possibilidade de desencarne durante a terapia e as respostas foram contraditorias. Alguns acreditam que isso nao aconteceria, mas outros acham isso possivel. Como nao se conhece caso algum em que isso tenha acontecido, fica dificil prever. Veja bem que eu coloquei isso de forma geral, que o desencarne poderia acontecer por diversas razoes, nao apenas pelo espirito "ter caido" exatamente na hora que estava desencarnando em outra existencia. A regressao acontece para o espirito como se ele estivesse vivenciando os fatos, mas ele nao esta realmente ligado fisicamente 'a outro corpo, ele esta relembrando acontecimentos passados. O maior risco, na minha opiniao, e' que a pessoa se deixe levar pelo que relembrou e se esqueca da sua presente encarnacao e todos os compromissos que assumiu antes de reencarnar. Um caso bastante conhecido aconteceu com o Luciano dos Anjos, que, como muitos sabem, lancou com o Herminio de Miranda o livro "Eu sou Camille Desmoulains", onde descrevem a experiencia de regressao do Luciano. Durante os trabalhos ele se envolveu muito com a situacao, sendo que os dois viajaram ate a Franca para pesquisar nos arquivos da Revolucao Francesa, de forma a confirmar (ou desmentir) o que havia sido dito durante as secoes de regressao. Bom, para encurtar a historia, o envolvimento chegou a um ponto tal que recebeeram uma comunicacao mediunica dizendo que "estava na hora do Luciano voltar a ser Luciano". Isto e' importantissimo. A vida que passou, passou. Suas consequencias podem ser encontradas no nosso dia-a-dia. Nao existe necessidade de vasculhar nossa memoria preterita para saber quem fomos ou o que fizemos. Nos estamos encarnados para viver esta vida. Quando retornarmos a nossa vida verdadeira, a espiritual, de acordo com nosso adiantamento moral teremos condicoes de vislumbrar melhor o passado e entender o presente. Jose Cid. _____________________________________________________________________ Pergunta do Astolfo sobre a Morte Cerebral "Em caso de morte cerebral como fica a ligação espírito/matéria, como reage o espírito? Considerando que é um resgate afirmamos que ainda não chegou a hora exata do desencarne, neste caso o corpo está sendo punido pelo espírito?" _____________________________________________________________________ CLAUDIO BICHUETTI: SOBRE A MORTE CEREBRAL Se entendermos por morte o esgotamento final das funções orgânicas, a rigor, a mesma somente se dará com o esgotamento absoluto da capacidade produtiva do Sistema Nervoso Central em coordenar e manter as atividades regulares e de sobrevivência do organismo físico. Entretanto, há muitos critérios para definir este esgotamento, e um deles se refere ao grau de lesão a afetar o encéfalo, mormente o cérebro. Há diversos relatos de falsas "mortes cerebrais", descredenciadas pela recuperação do organismo do paciente, o que nos leva a questionar sobre a capacidade da engenharia médica em medir exatamente a atividade cerebral. Em um caso recente nos EEUU, uma paciente com "morte cerebral" foi mantida internada durante anos, mas se recuperou logo após os aparelhos de sustentação de vida terem sido desligados, a pedido da família, que, depois desta longa espera, não tinha nem mais recursos financeiros nem esperanças. Talvez a prova fosse mais para a família do que para a paciente, que se recuperou plenamente. Não devemos, porém, crer no sofrimento físico como punição ao corpo físico. De um modo realmente bastante simplificado, dizemos que o corpo físico é aferente ao espírito, isto é, recebe estimulações da realidade e as transmite pelo perispírito ao espírito. Em oposição, o espírito é eferente, enviando sua resposta às estimulações, através do perispírito. A vida que orienta e mantém o corpo é originalmente espiritual. É de se supor que o Sistema Nervoso Central, como coordenador destas tarefas, uma vez afetado, leve ao prejuízo das funções gerais do organismo físico. O corpo espiritual, através do perispírito, sofrerá o redimensionamento das capacidades expansivas que o mantém enlaçado ao corpo. A expansibilidade do perispírito foi descrita por Allan Kardec como fluido nervoso, justamente como referência ao redimensionamento que parte do perispírito é capaz de realizar em função das adversidades do corpo físico e, ainda, em função do pensamento. E é em relação a esta ultima função que não se pode afirmar que o espírito, nesta circunstância de coma vegetativo do corpo físico, esteja sob algum tipo de sofrimento. Há a possibilidade de o espírito mostrar-se pleno de suas funções; e, em outros casos, ele pode se acreditar num profundo sono. Dependerá, de excelência, do grau de esclarecimento, de conscientização da realidade espiritual, e ainda, da gravidade psico-moral do incidente que o levou ao coma. Quando do degolamento, por exemplo, a morte se dá imediatamente: não há mais funções orgânicas passíveis de sustentar vida; mas o desencarne levará a questão de minutos até a isquemia, principalmente, lesionar em definitivo as células nervosas. Ainda assim, vínculos de natureza moral podem levar o espírito a acompanhar toda a decomposição do aparelho orgânico, o que costumeiramente ocorre na morte por suicídio, sendo inclusive sensibilizado por impressões decorrentes da decomposição da matéria orgânica. Na morte cerebral plena, o espírito não mais se mantém junto ao corpo, salvo pela sensibilização moral, e dificilmente a engenharia médica é capaz de manter as funções biológicas por longo prazo. Na morte cerebral parcial, podemos ter duas circunstâncias: (1) o paciente se encontra em coma, inconsciente, incapaz de realizar algum ato demonstrativo de vida, mas aí se mantém pelo perispírito, sendo provação para ele e sua família; noutra situação, (2) o paciente já se desencarnou, possivelmente está num estado de sonolência restauradora, não percebeu seu desencarne ou pouco se mantém sobre isto, e é rapidamente socorrido pelo plano espiritual, ainda que o corpo físico se mantenha sobre um estado de similaridade ao da vida, sendo uma provação essencialmente para a família. Este segundo caso é o que se dá com os corpos físicos das crianças anencéfalas quando conseguem "nascer": não há como se conceber um espírito encarnado nesta condição; há somente uma casca vazia de sobrevida efêmera, sendo tipicamente uma provação familiar. Colocamos nascer entre aspas porque neste caso queremos dizer simplesmente sobrevida ao pós-parto. Claudio Bichuetti -- oOo -- JOSE CID: SOBRE A MORTE CEREBRAL A doenca que enfraquece o corpo enfraquece tambem o laco que o liga ao perispirito. Quanto mais grave a doenca, mais tenue fica a ligacao. Mas, somente quando o corpo para totalmente de funcionar que o laco pode comecar a se romper totalmente. A rapidez com que o laco de ligacao vai se romper dependera da desmaterializacao do espirito. Aqueles que estao muito materializados, fortemente ligados ao seu corpo ainda o acompanham e podem ate mesmo sentir a decomposicao da materia. O corpo e' uma ferramenta de trabalho, e nada sente. Quem sente e' o espirito, que recebe (e manda) informacoes atraves do laco fluidico que o liga ao corpo. Portanto, a morte celebral significa apenas que aquele pedaco da ferramenta deixou de funcionar, mas o resto ainda funciona. E' como o louco, cujo cerebro funciona mal, mas, nao necessariamente, o espirito e' louco. Ele apenas nao tem um instrumento adequado 'a sua manifestacao. Portanto, o corpo e' uma ferramenta e nao sofre punicoes. Para falar a verdade, nem o espirito. O que passamos nas nossas vidas sucessivas e' consequencia de nossos atos; o resgate necessario 'a nossa evolucao. Longe de ser uma punicao, e' um aprendizado. Jose Cid. _____________________________________________________________________ Comentarios a respeito do texto do Milton Medran no Boletim 222 _____________________________________________________________________ VLADIMIR ARAS: SOBRE O TEXTO DO MILTON Amigos do GEAE, Li atentamente as consideracoes do Milton Medran no Boletim n. 222 a respeito da feicao crista do Espiritismo. Creio que as coisas nao se passam exatamente como pretende fazer crer o nobre confrade. Recentemente, tive acesso no jornalismo espirita a uma interessante critica sobre a linha de atuacao da CEPA - Confederacao Espirita Pan-Americana, organismo que, a pretexto de "kardequizar" o movimento espirita, vem sistematicamente rejeitando a ascendencia espiritual de Jesus sobre a Codificacao. Nao que eu seja dogmatico. Ao contrario, admiro intensamente a feicao cientifica do Espiritismo, nao deixando de dar-lhe a atencao devida. O que é certo é que Kardec, na introducao de "O Livro dos Espiritos", item XVII, na traducao de Salvador Gentile, diz expressamente que "A ciencia espirita compreende duas partes: uma experimental, sobre as manifestacoes em geral, outra filosofica, sobre as manifestacoes inteligentes. Aquele que nao observou senao a primeira, esta' na posicao daquele que nao conhece a fisica senao por experiencias recreativas, sem ter penetrado no fundo da ciencia. A verdadeira Doutrina Espirita esta' no ensinamento dado pelos Espiritos (...)". Ora, entao temos a CIENCIA ESPIRITA latu sensu, que se divide em ciencia experimental (estudo das manifestacoes em geral) e em filosofia (estudo das manifestacoes inteligentes). Esta ultima, a filosofia, segundo o proprio mestre liones e' que constitui a verdadeira Doutrina Espirita. Da aplicacao dessa filosofia 'a vida cotidiana e' que exsurge a religiao, seu terceiro aspecto. Na mesma obra, Kardec assevera que "O Espiritismo se apresenta sob tres aspectos diferentes: o fato das manifestacoes, os principios de filosofia e de moral que dela decorrem e a aplicacao desses principios. Dai' tres classes, ou antes tres graus entre os adeptos: 1) os que creem nas manifestacoes e se limitam em constata-las; e' para eles uma ciencia experimental; 2) os que lhe compreendem as consequencias morais; 3) os que praticam ou se esforcam por praticar essa moral." Ora, ai' se ve^ que os adeptos do pensamento da CEPA se enquadram, em sua maioria, na primeira das categorias citadas pelo Codificador. Veem o Espiritismo como ciencia experimental. Continua AK: "Que importam, alias, algumas dissidencias que estao mais na forma que no fundo! Observai que os principios fundamentais sao os mesmos por toda parte e devem vos unir num pensamento comum: o amor de Deus e a pratica do bem." A moral espirita, qual e'? E' a propria moral do Cristo! Kardec e os Espiritos da Codificacao nenhuma moral nova criaram. Justo assim que se tenha Jesus como figura central da Doutrina, tendo Kardec e os Espiritos da Codificao ao lado. "O Evangelho Segundo o Espiritismo", cap. I , item 7, expressa que a Doutrina Espirita "E', pois, obra do Cristo, QUE O PRESIDE, como igualmente anunciou, a regeneracao que se opera, e prepara o reino de Deus sobre a Terra". Se a CEPA e seus ilustres adeptos pretendem "kardequizar" o movimento espiritista brasileiro, precisam antes apreciar mais detidamente a obra de AK, a fim de assegurar sua plena compreensao no que respeita 'a vinculacao entre Espiritismo e Cristianismo, e portanto, entre ciência e religiao. No capitulo XVII de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", ao tratar dos bons espiritas, Kardec afirma com todas as letras: "O Espiritismo bem compreendido, mas sobretudo bem SENTIDO, conduz forcosamente aos resultados acima, que caracterizam o verdadeiro espirita como o verdadeiro cristao, QUE SAO A MESMA COISA. O Espiritismo nao criou nenhuma moral nova; facilita aos homens a inteligencia e a pratica da MORAL DO CRISTO, dando uma fe' solida e esclarecida 'aqueles que duvidam ou vacilam". A alegativa de que a vinculacao ao Cristo apequena a Doutrina Espirita nao resiste a uma analise mais cuidadosa. Kardec acentua na introducao de "O Evangelho...." (item I) que foram reunidos nessa obra "os artigos que podem constituir, propriamente falando, um CODIGO DE MORAL UNIVERSAL, SEM DISTINCAO DE CULTO" e portanto valido para toda a Humanidade. Isso por uma simples razao: a moral do Cristo nao e' particular a um povo, a uma epoca, a um lugar, ou a uma religiao. Jesus nos trouxe a moral universal, que ja' nos havia sido apresentada antes por Socrates e Platao, por Krishna e Sidarta Gautama, por Maome' e depois por Gandhi e Sai Baba e muitos outros. Todos esses seres vieram 'a Terra 'a servico do Amor. A nomenclatura sob a qual vieram ou a forma como se apresentaram pouco importa. Vale a essencia do ensinamento, que e' a mesma. E' inevitavel admitir, assim, que o Espiritismo adquire, de fato, conotacao de religiao, de religiao universal, como se pode depreender do seguinte trecho de 'O Evangelho...", in verbis: "Esta obra e' para uso de todos; cada um nela pode achar os meios de conformar sua conduta 'a moral do Cristo. (...) A lei evangelica, ensinada a todas as nacoes pelos proprios Espiritos, nao sera mais letra morta, porque cada um a compreendera', e sera' incessantemente solicitado em pratica-la pelos conselhos de seus guias espirituais. As instrucoes dos Espiritos sao verdadeiramente as vozes do ceu que vem esclarecer os homens e convida-los 'a pratica do Evangelho". Que e' isso senao uma religiao, crista e universal? Ademais, na definicao de Aurelio Buarque de Holanda, religiao (oitava acepcao) e' "Qualquer filiacao a um sistema especifico de pensamento ou crenca que envolve uma posicao filosofica, etica, metafisica, etc.", conceito que se adequa perfeitamente ao Espiritismo que e' religiao sem templos, sem ritos, sem dogmas, conforme a definiu o Codificador. Para arrematar, lembremos mensagem de "O ESPIRITO DE VERDADE", constante do capitulo VI, item 5, de "O Evangelho...": "Espiritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo. TODAS AS VERDADES SE ENCONTRAM NO CRISTIANISMO; os erros que nele se enraizaram sao de origem humana (...)". Assim, creio que "kardequizar" o Espiritismo e' preservar sua inteireza, tal como Kardec o codificou: como ciencia, como filosofia e como religiao, que e' a filosofia posta em pratica. Devemos, sim, e' assegurar a pureza doutrinaria, para que nao se enraizem na doutrina habitos e conceitos catolico-romanos ou esotericos, como tem ocorrido no Pais. Porque o Espiritismo nao e' apenas "mais uma religiao crista"; o Espiritismo e' A RELIGIAO CRISTA por excelencia; e' o CRISTIANISMO REDIVIVO, para difusao universal, o que nao impede seu desenvolvimento nas frentes filosofica e cientifica, como pretendem os irmaos da CEPA. O que devemos evitar sao os cismas, as cisoes e dissensoes radicais. Ha' espaco para todos no seio desta maravilhosa Doutrina, sempre com Kardec e com Jesus. Saudacoes, Vladimir Aras _____________________________________________________________________ Transcomunicacao Instrumental (TCI) _____________________________________________________________________ OGI MINI: PEDIDO DE INFORMACOES SOBRE A BIBLIOGRAFIA DE TCI Ainda na sequencia do Boletim 195 onde foi mencionada varia bibliografia sobre TCI, venho pedir ajuda na localizacao das editoras ou enderecos de encomenda ou contacto das seguintes obras, a cuja lista acresceitei mais dois: Como Faco TCI Beatriz P. Carvalho Pereira Influencia Pessoal do Operador em TCI Mario Amaral Os Mortos Comunicam-se por Computador Ken Webster O que e'o Psicofone ? Mario Amaral TCI e a Fisica Moderna Ney Prieto Peres TCI e Tecnologia Wilson Picler -- oOo -- OGI MINI: SOBRE O LIVRO DE SONIA RINALDI (TCI) foi editado um livro actualizado sobre TCI escrito por Sonia Rinaldi e publicitado em forca na Folha Espirita de S.Paulo denominado " Transcomunicacao Instrumental - Contactos com o Alem por Vias Tecnicas" cuja editora e' a mesma do Jornal referido, FE sito em: Av. Pedro Severino Jr., 325 Tel./Fax. Sao Paulo - SP - CEP 04310-060 011-5585-1977 Brasil A Sonia Rinaldi trabalha em TCI numa associacao nacional brasileira denominada ANT, em estreita colaboracao com o conhecido Eng Hernani Guimaraes Andrade (ao qual dedica o livro tambem) e organiza tambem o proximo Congresso Mundial de TCI - no Brasil. E'uma obra que da'o ponto da situacao ate'ao ano passado dos progressos na utilizacao de equipamentos como auxiliares de transcomunicacao. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegE