B o l e t i m ############################################### .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 12 (219) 96 17 Dezembro 96 ################################################################### ************************INDICE************************ TEXTO DE EMMANUEL TERAPEUTICA EVANGELICA COMENTARIOS DO GILVAN, SOBRE A CONTRIBUICAO DO TEXTO DE EMMANUEL DO SERGIO, AO GILVAN SOBRE O ENVIO DO TEXTO DE EMMANUEL DO ADOLFO: COMENTARIO SOBRE SONHOS E PERGUNTA SOBRE A MEMORIA FISICA ****************************************************** TEXTO DE EMMANUEL "Nenhum sofrimento,na Terra, sera talvez comparavel ao daquele coracao que se debruca sobre outro coracao relegado e querido que o ataude transporta para o grande silencio. Ver a nevoa da morte estampar-se, inexoravel, na fisionomia dos que mais amamos, e cerrar-lhes os olhos no adeus indescritivel, eŽ como despedacar a propria alma e prosseguir vivendo. Digam aqueles que jaŽ estreitaram de encontro ao peito um filhinho transfigurado em anjo da agonia; um esposo que se despede, procurando debalde mover os labios mudos; uma companheira cujas maos consagradas `a ternura pendem extintas; um amigo que tomba desfalecente para nao mais se erguer, ou um semblante materno acostumado a abencoar e que nada mais consegue exprimir senao a dor da extrema separacao, atraves da ultima lagrima. Falem aqueles que, um dia, se inclinaram, esmagados de solidao, `a frente de um tumulo; os que se rojaram em prece nas cinzas que recobrem a derradeira recordacao dos entes inesqueciveis; os que cairam, varados de saudade, carregando no seio o esquife dos proprios sonhos; os que tatearam, gemendo, a lousa imovel, e os que solucaram de angustia, no adito dos proprios pensamentos, perguntando, em vao, pela presenca dos que partiram. Todavia, quando semelhante provacao te bata `a porta, reprime o desespero e dilui a corrente da magoa na fonte viva da oracao, porque os chamados "mortos" sao apenas ausentes e as gotas de teu pranto lhes fustigam a alma como chuva de fel. Tambem eles pensam e lutam, sentem e choram. Atravessam a faixa do sepulcro como quem se desvencilha da noite mas, na madrugada do novo dia, inquietam-se pelos que ficaram... Ouvem- -lhes os gritos e as suplicas, na onda mental que rompe a barreira da grande sombra e tremem cada vez que os lacos afetivos da retagurada se rendem `a inconformacao ou se voltam para o suicidio. Lamentam-te quanto aos erros praticados e trabalham, com afinco, na regeneracao que lhes diz respeito. Estimulam-te `a pratica do bem, partilhando-te as dores e as alegrias. Rejubilam-se com as tuas vitorias no mundo interior e consolam-te nas horas amargas para que te nao percas no frio do desencanto. Tranquiliza, desse modo, os companheiros que demandam o Alem, suportando corajosamente a despedida temporaria, e honra-lhes a memoria, abracando com nobreza os deveres que te legaram. Recorda que, en futuro mais proximo que imaginas, respiraras entre eles, comungando-lhes as necessidades e os problemas, porquanto terminaras tambem a propria viagem no mar das provas redentoras. E, vencendo para sempre o terror da morte, nao nos seraŽ licito esquecer que Jesus, o nosso Divino Mestre e Heroi do Tumulo Vazio, nasceu em noite escura, viveu entre os infortunios da Terra e expiriou na cruz, em tarde pardacenta, sobre o monte empedrado, mas ressuscitou aos canticos da manha, no fulgor de um jardim." EMMANUEL (Mensagem psicografada por Francisco Candido Xavier - do livro "Religiao dos Espiritos" - Edicao FEB e enviado por Gilvan Damiani Brogini) TERAPEUTICAS EVANGELICAS Examine a problematica de quem sofre antes de emitir opiniao. Nao fale apenas por falar. Por tras de cada problema, ha sutilezas que escapam ao observador superficial. Ausculte a dificuladade do amigo, antes de exteriorizar o que voce pensa. Nao arrole palavras sem conhecer a situacao. Qualquer conceito, assim precipitado, funciona mal. Inpire confianca antes de qualquer cometimento verbal. Nao se agite. Palavras e somente palavras nao infundem a necessaria paz. Considere a questao do sofredor sob o ponto de vista dele. Nao aconselhe pelo simples fato de haver-se proposto a essa tarefa. O conselho que você doa possui validade se encontrar receptividade no ouvinte. Penetre-se de fraternal interesse ante os fatores aflitivos que lhe apresenta o consulente. Nao lhe diga de imediato o que pensa. Sugira o que ele deve fazer, como se fora ele proprio quem se esta induzindo aa acao. Saiba ouvir primeiro, porquanto a criatura, encarnada ou nao, dificilmente consegue dizer o que pretende, com a necessaria exatidao. Nao exponha ideias, sucessivas, sem as indispensaveis reflexoes que ajudem o ouvinte a fixa-las. A arte de ouvir e muito importante para quem pretende ajudar. As terapeuticas evangelicas sao sempre trabalhadas no sentimento de quem as aplica. As tecnicas ajudam. A legitimidade da uncao de quem coopera logriga exito. A metodologia guia. A atividade honesta junto ao necessitado atinge a finalidade de conduzi-lo corretamente. Os recursos de que voce pode dispor quando pretende ajudar, aplicando a terapia do Evangelho, dependem, sobretudo, da sua exteriorizacao intima, em forma de amor, interesse e caridade, legitimamente lavrados em seu esforco pessoal pelo proprio burilamento. Nao se transforme, porquanto, no homem que so ensina pela palavra. Seja o cristao que prodigaliza licoes pelo exemplo. Muita paz. Texto de Marcello Abreu Faria ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO GILVAN, SOBRE A CONTRIBUICAO DO TEXTO DE EMMANUEL JaŽ faz um certo tempo que eu acompanho as discussoes do GEAE, mas nunca remeti mensagem alguma (talvez seja porque eu queria estar mais por dentro das discussoes). Mas, certa noite, no Centro Espirita que frequento em Florianopolis - Centro Espirita Luz e Caridade - foi dada uma palestra sobre a Perda de Entes Queridos. Mas o que me chamou mais a atencao foi um folhetinho que falava sobre o assunto e no qual estava transcrito uma mensagem do Espirito Emmanuel sobre a questao. E eŽ com ela que eu gostaria de contribuir com o GEAE, pedindo, desde jaŽ, desculpas por nao ser o tema "corrente" das recentes discussoes. DO SERGIO, AO GILVAN SOBRE O ENVIO DO TEXTO DE EMMANUEL Gilvan, antes de mais nada, muito obrigado por nos ter enviado o texto. Acho que o que aconteceu a voce, acontece a todos nos, e o mais interessante e' que ao respondermos a este apelo, nos sentimos aliviados. Sao os convites para atentarmos para aquilo que mais nos toca e que por conseguinte sao as coisas (assuntos) dos quais estamos (ou estaremos) mais aptos a "estudar, entender, buscar e esclarecer". Nao deixe que esta chama se extingua, como nos diz Emmanuel: "a maior caridade que podemos fazer pelo Espiritismo e' divulga-lo". Sempre, e' claro, de uma forma sincera, respeitando o direito alheio, e tendo no coracao e na mente os ensinamentos de Kardec quanto a como estudar esta Doutrina maravilhosa chamada Espiritismo. Todos nos somos instrumentos, ainda enferrujados (como nos diz Chico), porem somos instrumentos. Como Paulo de Tarso nos fala: "nao sou digno de ser chamado discipulo, porem gracas a Deus ja' sou o que sou". Todos nos podemos fazer algo, basta estar "de ouvidos ligados". Um abraco fraternal, Sergio. DO ADOLFO: COMENTARIO SOBRE SONHOS E PERGUNTA SOBRE A MEMORIA FISICA Gostaria de contribuir com a resposta dada ao Christian sobre "afinidades e sonhos" (Boletim GEAE 200) citando o seguinte exemplo: O romance mediunico "Abolicao" de Tomas Antonio Gonzaga, psicografado por Marilusa Moreira Guimaraes, relata um fato que me impressionou, envolvendo sonhos, e profundos lacos de afeicao. Segundo a obra, Castro Alves e Tomas Gonzaga sao encarnacoes de um mesmo espirito. O capitulo 5, "Marilia e Castro Alves", relata que o entao garoto Antonio Castro Alves leva um tombo de cavalo, fica 3 dias desacordado e ao recobrar a consciencia murmurava: ...minha noiva ... minha noiva. O que ocorreu com o espirito de Castro Alves? Era fevereiro de 1853, epoca do desencarne de Maria Dorothea J. Seixas Brandao, codinominada como "Marilia" nas poesias de Tomas Gonzaga. Castro Alves (garoto) desacorda ao cair do cavalo e recobra a consciencia espiritual como Tomas Gonzaga, e um amigo espiritual lhe diz: - "Chegou o momento esperado. Sua noiva volta aa verdadeira patria, Tomas. Tal como prometi, vim busca-lo para que nos todos a recebamos com alegria" Tomas Gonzaga faz todo um roteiro de preparacao para receber a noiva nos bracos, para o retorno aa patria espiritual. Junto estao Aleijadinho, Tiradentes e outros. Ou seja, muitas coisas podem acontecer coisas durante os sonhos, ainda mais em "sonhos" que durem 3 dias... Ao acordar, na condicao de Castro Alves, pouca coisa restou do sonho, apenas a lembranca de uma noiva. -------------------------------------------------------- Aproveitando a mesma obra, ha ainda uma referencia ao racismo que pode exemplificar o texto do Boletim GEAE 201: Tomas Gonzaga, encarnado, durante a Inconfidencia Mineira, teria sido contra a libertacao imediata dos escravos. Achava que a escravidao deveria continuar, ate "melhores tempos". Depois, na condicao de desencarnado, relembra uma antiga existencia como escravo. E sente vergonha por nao ter ousado lutar mais. Assim, sua nova existencia eh programada para lutar pela libertacao dos escravos do Brasil. E renasce como Castro Alves, o poeta da Abolicao da Escravatura. -------------------------------------------------------- Outro assunto: apenas recentemente passei a receber o Boletim do GEAE. Gostaria de saber se ja houve algum artigo sobre a memoria do ser humano. Alguns assuntos me interessam: Onde esta a memoria principal (no espirito ou no perispito?) Como essa memoria espiritual se relaciona com a memoria fisica (cerebro)? Ou sera que o cerebro eh apenas uma interface com a memoria espiritual? O que a Terapia de Vidas Passadas tem auxiliado no conhecimento do funcionamento da memoria e do cerebro? Alguem conhece alguma publicacao ou livro a respeito? Ou pesquisa? Agradeceria informacoes sobre o assunto. Um grande abraco a todos do GEAE Adolfo Roberto T. Gomes -------------------- Adolfo, Penso que antes temos que definir muito bem os termos empregados, e a partir dai fazer as perguntas. A memoria "principal" a que voce refere-se parece ser a memoria permanente, indelevel e trans-existencial. Neste ambito, penso que ela estaŽ no espirito. O perispirito eŽ um reflexo desta memoria, se assim nos podemos expressar. Um exemplo: imaginemos um suicida, o choque psiquico que ele provocou fica gravado na sua consciencia/espirito. As "aparencias" que o perispirito assume em virtude do ato, e' apenas em funcao do "comando central", que e' o espirito. Porem a sua pergunta se torna bem mais ampla quando analisada sobre a seguinte otica: tem cada uma das partes: corpo/perispirito/espirito a sua memoria propria? E a partir dai, vem a sua pergunta de como elas se interrelacionam. Bom, aqui ja' nao posso dizer muito sem o risco de incorrer em erros, porem tenho um amigo que fez doutorado em bioquimica da memoria (e que tambem e' espirita). Ele com certeza ele teria mais algo a dizer a respeito. Claudio Cunha, que tem voce a dizer a respeito. Fraternalmente, Sergio. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G ---------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail : dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeE