B o l e t i m ############################################### .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 12 (218) 96 10 Dezembro 96 ################################################################### ************************INDICE************************ BIBLIOGRAFIA DE PESQUISAS CIENTIFICAS ESPIRITAS - VI PARTE COMENTARIOS DO DAVID CARNERO: FEDERACIONES ESPIRITAS ESPAN~OLAS DO DAVID CARNERO: ASOCIACION CATALANA DE ESTUDIOS PRACTICOS DEL ESPIRITISMO ****************************************************** BIBLIOGRAFIA DE PESQUISAS CIENTIFICAS ESPIRITAS - VI PARTE Luiz Otavio Saraiva Ferreira A PARAPSICOLOGIA O Prof. William McDougall[2], famoso psicologo ingles, foi eleito presidente da S.P.R. de Londres em 1920 e no mesmo ano transferiu-se da universidade de Oxford (Inglaterra) para a universidade de Harvard (Boston, EUA), onde assumiu a catedra de psicologia e logo veio a assumir a presidencia de A.S.P.R. Nesse interim participou, entre 1923 e 1925, da comissao de investigacao da Scientific American sobre os fenomenos espiritas. Em 1927 foi chamado para dirigir o Instituto e a Faculdade de Psicologia da Universidade de Durham (Carolina do Norte, EUA), tambem conhecida como "Duke University". Ao transferir-se para a "Duke", McDougall convidou o jovem doutor em botanica (entao com 32 anos) e interessado em Metapsíquica Joseph Banks Rhine para acompanha-lo, confiando-lhe um projeto de pesquisa que nao tivera condições de concretizar em Harvard. Rhine gastou tres anos em estudos preparatorios, e em 1930 iniciou a pesquisa propriamente dita[41], tomando rumos inteiramente novos em relacao a tudo que ja' havia sido feito ate' aquela data em termos de pesquisa dos fenomenos paranormais. Ao inves de mediuns especialmente dotados, estudou individuos tomados ao acaso entre estudantes e voluntarios, empregando um jogo de cartas padronizadas (conhecidas como baralho Zener) e o metodo estatistico para o estudo dos fenomenos de telepatia, clarividencia e precognicao, batizados coletivamente de Percepcao Extrasensorial[43] (ESP - Extrasensory Perception). Posteriormente o metodo estatistico foi adaptado ao estudo quantitativo dos fenomenos de Psicocinesia (PK - Psychokinesis). Diversos pesquisadores, tanto da Europa quanto dos EUA já haviam feito experiencias com a telepatia, mas somente com o inicio das pesquisas de Rhine a qualidade das evidencias obtidas a favor da existencia da telepatia e da clarividencia mudou definitivamente para melhor. Apos 85.000 provas feitas com os mais rigorosos cuidados contra fraudes mesmo que involuntarias, os resultados foram publicados em 1934, apresentando media de acerto acima de 7 em 25 (28%), ao passo que o puro acaso permitiria acerto de apenas 5 em 25 (20%). Foram feitas tambem experiencias de telecinesia em que se pesquisava, com a mesma tecnica de analise estatistica, a possibilidade dos pacientes influenciarem os resultados do arremesso de dados. Aconselha-se a leitura das obras de Rhine[58,60] na lingua original (ingles), pois as traducoes para o portugues atualmente existentes desfiguram seriamente o texto original. O principal feito do trabalho de Rhine foi evidenciar estatisticamente a existencia de uma "faculdade paranormal". Ate' nossos dias a Parapsicologia (que nao pode ser chamada de ciencia por nao preencher os modernos criterios de cientificidade) nao conseguiu atingir seu outro grande objetivo, que e' o de estabelecer as relacoes entre as faculdades paranormais e as outras faculdades da mente (evita-se escrupulosamente a palavra "espirito" em Parapsicologia). Outra grande limitacao da Parapsicologia e' sua fragilidade na pesquisa das bases fisicas da paranormalidade, alem da fundamental ausencia de uma teoria satisfatoria e abrangente para os fenomenos, pois a teoria espirita elaborada por Kardec (que e' a unica, ate' hoje, a explicar satisfatoriamente os referidos fenomenos e a preencher aos mais rigorosos criterios de cientificidade) e' rejeitada "a priori" pelos seus adeptos. A grande limitacao do metodo estatistico da parapsicologia e' que ele se presta apenas ao estudo de uma pequena classe de fenomenos, e mesmo nos casos de telepatia e clarividencia (que constituem as faces da "percepcao extrasensorial" - ESP) nao substitue o metodo qualitativo (cf. [3] p. 58). No primeiro grupo de bibliografias sobre parapsicologia estao as que a definem como um campo da ciencia, apresentam suas subdivisoes, relacoes com outras areas do conhecimento, e definem termos e conceitos [41,58,260,...,267]. No segundo grupo estao as que apresentam os metodos objetivos de pesquisa[268,...,279]. No grupo seguinte sao apresentadas as bibliografias que apresentam os fatos a respeito de PSI e de seus tipos[280,...,318], e em seguida as que abordam a relacao entre PSI e o mundo físico[319,...,337]. A PSICOTRONICA Na extinta Uniao Sovietica os estudos dos fenomenos espiritas ganhou o nome de Psicotronica[2], nome esse que exprime a superacao dos limites da Psicologia, entendendo-se por Psicotronica a disciplina que se ocupa das energias do ser humano tendo como objetivo o conhecimento das possibilidades de interacao entre homem e homem e entre homem e ambiente atraves de capacidades possuidas por quase todos. Tal como a Parapsicologia, a Psicotronica tambem nao e' uma Ciencia e tambem carece de uma teoria satisfatoria e abrangente para explicar os fenomenos espiritas, pois a teoria espirita elaborada por Kardec (que, repetimos, e' a unica, ate' hoje, a explicar satisfatoriamente os referidos fenomenos e a preencher aos mais rigorosos criterios de cientificidade) tambem e' rejeitada "a priori" pelos adeptos da Psicotronica. Pode-se destacar, dentre outras, as pesquisas sobre telepatia do fisiologista Leonid Leonidovitch Vasiliev, realizadas a partir de 1950 num laboratorio por ele organizado no Instituto de Fisiologia da Universidade de Leningrado (atual São Petersburgo). Foram lancados no ocidente dois livros de sua autoria sobre o assunto[338,339]. Dentre outros trabalhos, e' digna de mencao a investigacao do agente telecinetico Boris Vladimir Ermolaev, realizada pelo doutor em Psicologia, prof. V. N. Pushkin[340]. Os doutores V. M. Iniushin e G. A. Sergeiev, postularam independentemente a existencia de um "bioplasma"[341,...,343] que poderia explicar muitos dos fenomenos paranormais. As pesquisas psicotronicas foram cerceadas pelo materialismo oficial dos paises da cortina de ferro, que lancava em desgraca qualquer pesquisador que tendesse a evidenciar a hipotese do espírito. No entanto realizaram grandes avancos no estudo dos aspectos físicos da paranormalidade. A PSICOBIOFISICA Procurando romper os nos que paralizaram a Parapsicologia e a Psicotronica, Andrade propos a Psicobiofisica[40], disciplina que, baseada na teoria espirita elaborada por Kardec, procura unir a Fisica `a Biologia e `a Psicologia para atacar o problema da compreensao integral dos fenomenos paranormais (ou espiritas). Prosseguiu na linha de raciocinio inaugurada por Zoellner e propos, na Teoria Corpuscular do Espirito, um modelo de espaço de pelo menos quatro dimensoes para explicar os fenomenos espiritas, modelo com que o autor oferece caminhos para a concepcao de novos experimentos para se investigarem as bases fisicas desses fenomenos, tarefa em que a Parapsicologia fracassou. Seus livros[42,...,49,40], sao importantes fontes de informacoes pois, aliado `a excelente didatica, oferecem ao leitor uma visao de conjunto das bases teoricas da Fisica, Biologia e Psicologia que, unidas e estendidas, resultam em um modelo de realidade fisica na qual o espirito e' um elemento natural. Do mesmo autor tambem estao disponiveis, dentre outros, importantes trabalhos de pesquisa sobre reencarnacao[48,51], poltergeist[49,...,51], e "drop-in"[52] (manifestacao espontanea do espirito de um falecido que apresenta todos os dados objetivos necessarios `a sua plena identificacao). OOBE (EXPERIENCIA FORA-DO-CORPO) Experiencia Fora-do-Corpo indica o fenomeno em que o individuo ve-se saindo do corpo fisico e mergulhando numa realidade que extrapola a nossa realidade fisica, embora geralmente mantenha durante o fenomeno perfeita consciencia do que se passa com o seu corpo fisico. Durante tais estados de consciencia o individuo pode deslocar-se a outros sítios e reportar o que ve, havendo relatos de casos em que o individuo consegue tambem provocar efeitos materiais de sua presenca no sitio a que seu "corpo astral" se deslocou. Tal fenomeno e' tambem denominado "viagem astral" ou "desdobramento". Blackmore[344] publicou uma revisao dos trabalhos cientificos sobre OOBE onde o leitor podera' encontrar uma critica razoavel das pesquisas sobre o assunto. Entre trabalhos cientificos e depoimentos de experiencias de OOBE, publicacoes importantes foram tambem feitas por Crookall[345,...,348], Bozzano[349], Monroe[349], Muldoon[350,351], Prado[352], Ritchie[62], Vieira[61], Zaniah[353], e Osis[354,355]. NDE (EXPERIENCIA DE QUASE-MORTE) Foram observados muitos pontos em comum nos relatos de individuos ressussitados de paradas cardiacas e outras situacoes de quase-morte. Tais semelhancas foram notadas mesmo entre individuos de culturas, credos, racas, idades e profissoes diferentes. Tais relatos incluem, no geral, uma experiencia fora-do-corpo, o encontro com seres "espirituais", a travessia de um "tunel", e o retorno ao corpo fisico. As principais pesquisas sobre o assunto foram feitas por Barrett[356], Osis[357,358], May[359], e Moody Jr.[54,55]. REENCARNACAO Reencarnacao e' entendido como o renascimento do mesmo espirito em diferentes corpos humanos, em vidas sucessivas. Uma das linhas de pesquisa baseia-se na comprovacao documental das lembrancas de vidas anteriores relatadas pelos individuos, dentre os quais inumeras criancas de tenra idade. Nessa linha tem-se as pesquisas brasileiras de Andrade[48,51], e as pesquisas de Stevenson[63,363]. Uma outra linha de pesquisa interessante e' a que procura marcas de nascenca nos reencarnantes que evidenciem algum traumatismo fisico ocorrido numa encarnacao anterior ("birthmarks"). Nessa linha tem-se , por exemplo, as pesquisas de Andrade[53] e as de Muller[364]. Uma outra interessante linha de pesquisa sobre reencarnacao, muito inovadora pela sua metodologia, e' da Dra. Helen Wanbach[56], que se baseia na analise estatistica das reminiscencias relatadas por individuos submetidos a regressao de memória atraves de sugestao hipnotica. Essa tecnica torna a confrontacao dos dados colhidos com os registros historicos bem mais facil que no caso de dados individuais, e elimina as tendencias pessoais, o que e' muito importante. Uma consequencia das pesquisas sobre reencarnacao foi o surgimento, na Psicologia, da Terapia de Vidas Passadas. Netherton[365] foi o pioneiro dessa linha terapeutica que esta' encontrando grande aceitacao no Brasil, provavelmente devido `a grande disseminacao e aceitacao da ideia da reencarnacao entre nos. EVP (FENOMENO DAS VOZES ELETRONICAS) O fenomeno das vozes eletronicas foi descoberto por acaso quando Juergenson[366] realizava gravacoes de canto de passaros no campo e apareceram vozes falando em linguas estranhas na fita, vozes essas que falavam frases compostas de palavras de varias línguas diferentes e se dirigiam a ele. `A descoberta de Juergenson seguiram-se as observacoes de, dentre outros, Bander[57], Raudive[367] e Meek[79], que obtiveram igualmente mensagens em gravadores. Mais recentemente observaram-se o aparecemento de mensagens tambem em discos magneticos de computadores, na forma de arquivos-texto. PESQUISAS ESPIRITAS DA ATUALIDADE Talvez por serem os pesquisadores profissionais espiritas em pequeno numero, relativamente ao total de adeptos do Espiritismo no Brasil atual, talvez pela reconhecida falta de tradicao dos brasileiros em documentar os fatos (diz-se que o Brasil e' um pais sem memoria), a producao de obras espiritas de carater cientifico e' ainda bastante modesta, mas pode-se pincar alguns exemplos importantes que, embora `as vezes sem assumirem o titulo de "cientificas", na abalizada opiniao de Chagas[78] sao obras inatacavelmente cientificas, as quais podem servir de modelo para a producao de pesquisas para cuja realizacao muitos espiritas estao capacitados. Tais obras sao os ja' classicos livros Dialogos com as Sombras[78] e Historias que os espiritos contaram[368], de Hermínio C. Miranda, e os livros Surpresas de uma pesquisa mediunica[369] e Curiosidades de uma experiencia espirita[370] de Nazareno Tourinho. Outras obras espiritas que merecem especial destaque, essas assumindo nitidamente o carater cientifico, sao os ja' mencionados trabalhos de pesquisa sobre reencarnacao[48,51], poltergeist[49,...,51], e "drop-in"[52] (manifestacao espontanea do espirito de um falecido que apresenta todos os dados objetivos necessarios `a sua plena identificacao) de Andrade, e o trabalho do quimico brasileiro Tubino[76,77] sobre mediunidade de ectoplasmia, em que sao analizadas as caracteristicas dos mediuns que liberam ectoplasma, as possiveis consequencias para o medium do uso inadequado dessa faculdade, a metodologia de tratamento dos mediuns de ectoplasmia desequilibrados, onde e como liberar ectoplasma, e algumas caracteristicas do ectolpasma liberado para fins de cura. Tais obras talvez se constituam nos marcos iniciais do que pode vir a ser designado de "Periodo Neocientífico" ou "Periodo Espírita" das pesquisas de fenomenos espiritas, periodo esse caracterizado pela superacao da visao positivista de ciencia e pelo reconhecimento do carater inatacavelmente cientifico da obra de Kardec. Certamente que ha' outras obras dignas de nota, mas as acima citadas são suficientes para o leitor ter uma ideia do que e' uma pesquisa genuinamente espirita. CONCLUSAO Esperamos ter contribuido com este trabalho para a formacao de uma nova geracao de pesquisadores de fenomenos espiritas, pesquisadores esses libertos dos constrangimentos impostos pela visao positivista de Ciencia e seguros quanto ao carater cientifico do Espiritismo e quanto `a sua independencia em relacao `as outras ciencias. O Brasil e' um pais riquissimo em fenomenos espiritas, mas tal riqueza de material de pesquisa se perde face `a inexistencia de motivacao do pessoal capacitado para observar esses fenomenos e documenta-los dentro dos modernos parametros da metodologia cientifica (vide tópico sobre O Que é Ciência na primeira parte deste trabalho). Segundo estimativas recentes, ha mais de sete milhoes de espiritas em nosso pais, grande parte dos quais portadores de diploma de nivel superior, o que, em tese, torna essa grande comunidade sensivel `a importancia da pesquisa cientifica como instrumento de progresso da sociedade. Essa comunidade tem necessidades peculiares por contar com grande numero de individuos praticantes regulares do mediunismo, mas encontra-se "orfa" da ciencia no atendimento das suas necessidades especiais em termos de saude física e mental, de vez que a mediunidade e' rotineiramente confundida com morbidades fisicas e mentais, e assim os mediuns nao encontram nos agentes de saude o atendimento e a orientacao especializados para que possam levar uma vida normal. Ha' espaço para a mobilizacao de recursos no sentido de que a comunidade cientifica estude a mediunidade sob o ponto de vista do Espiritismo e que assim esses cidadaos venham a ter o atendimento adequado por parte dos agentes de saude e das autoridades em geral. Pode-se afirmar com seguranca que no Brasil atual ha' um grande numero de pesquisadores profissionais provenientes das areas de Fisica, Quimica, Biologia, Engenharia, Psicologia, etc. que, uma vez carreados os recursos materiais necessarios `a pesquisa cientifica profissional e em tempo integral da fenomenologia espirita, migrariam de bom-grado para essa area de pesquisa, sendo essa fase de migracao facilitada pela presente bibliografia. ---- No boletim 222 sera' publicada a parte final do texto, com as referencias bibliograficas. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO DAVID CARNERO: Federaciones Espiritas Espan~olas (Respuesta a pregunta que nosotros del GEAE le hicimos sobre la Federacion Espirita Cristiana) Las ideas espiritas en Espan~a estan por desgracia muy poco extendidas. Durante los cuarenta an~os de dictadura franquista los espiritistas tuvieron que mantener su fe de forma clandestina. Con la llegada de la democracia hace unos veinte an~os, el Espiritismo espan~ol pudo salir a la luz y en la actualidad existen una veintena de grupos de diverso taman~o. Yo pertenezco a la Asociacion Catalana de Estudios Practicos del Espiritismo, con sede en Barcelona, a la que asisto regularmente: Somos un grupo de unas ochenta personas que seguimos la orientacion kardeciana (ya te contare' mas cosas en futuros mails). En cuanto a tu pregunta referente a la Federacion Espirita Cristiana, tengo que comunicarte lo siguiente: Esta "Federacion" ha surgido como una escision de la Federacion Espirita Espan~ola (F.E.E.), que es el unico organismo verdaderamente representativo de los grupos espiritas espan~oles. El presidente de la F.E.E. era hasta hace poco el Sr. Rafael Gonzalez Molina, espiritista de larga trayectoria cuyo nombre posiblemente ya conozcas. En la actualidad ocupa la presidencia otra persona, cuyo nombre desconozco (prometo informarme mejor). Esta "Federacion" Espirita Cristiana esta' promovida por el Grupo espirita "El Gran Corazon", conocido en los ambientes espiritas por su sectarismo y su falta de respeto hacia el resto de las asociaciones y dirigentes. Dejemoslo aqui. Siento no poder ofrecerte en este momento informacion mas concreta. Si te interesa y me das un poco de tiempo, puedo enviarte un listado de todos los grupos con sus datos completos y personas de contacto. Tambien puedo mantenerte informado de los acontecimientos (congresos, etc.) que se vayan produciendo. DO DAVID CARNERO: Asociacion Catalana de Estudios Practicos del Espiritismo En cuanto a la historia de ACEPE, te hago un breve resumen: Es un centro espirita fundado en 1904 por el Sr. Venancio Farigola, con el nombre de "Centro Espirita La Voz del Alma", aunque hace unos seis an~os lo cambiamos por el actual de "Asociacion Catalana de Estudios Practicos del Espiritismo". A lo largo de su dilatada historia (incluida la clandestinidad en la epoca franquista, como ya te comente'), ha seguido la linea kardeciana, estudiando todos los aspectos del Conocimiento Espirita, pero poniendo enfasis en el aspecto moral. El objetivo de todos los que estamos en ACEPE es nuestra propia reforma moral, y es por ello que efectuamos reuniones periodicas de estudio de la doctrina los miercoles y los sabados, en nuestro local social de Barcelona. La Asociacion se organiza a traves de la Direccion y de la Junta Directiva, estructurada en una serie de departamentos (Presidencia, Correspondencia...). Nuestra "estructura" no puede compararse con la de los grandes centros espiritas de tu pais, sin embargo, aqui', en Espan~a, donde casi solo existen pequenos grupos familiares, podemos considerarnos un centro bastante grande (unas ochenta personas), aunque el taman~o no es lo importante, sino la calidad del estudio realizado y la mejora como personas que experimentamos todos nosotros al compartir un proyecto comun. Yo en ACEPE soy un socio mas, si deseas informacion mas detallada acerca de la asociacion, puedes escribir a la siguiente direccion: A.C.E.P.E. C/Valencia, 85, Entl. 2ª 08029 BARCELONA ESPANA Tel.- (07).(343).454.08.66 y seguro que te atenderan gustosamente. Como puedes imaginar, yo soy un poco "apostol" de Internet entre los compan~eros del Centro: estoy preparando un informe para la Junta acerca de las posibilidades de la red como herramienta de divulgacion y de relacion entre espiritas, por lo que es muy posible que en un breve plazo de tiempo tengas noticias de ACEPE como centro y no a traves de un miembro como yo, que no hablo en nombre de la asociacion. Por cierto, he recibido el encargo de buscar informacion acerca de grupos espiritas en Chequia y en Eslovaquia, ya que Malu', una compan~era espiritista brasilen~a que ha estado con nosotros unos meses, ha marchado por motivos de trabajo a esos paises, y no sabe donde contactar con algun centro. Si sabes de alguno te agradeceria que me lo comunicaras. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G ---------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail : dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeE