# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 11 (216) 96 26 Novembro 96 ################################################################### ************************INDICE************************ COMENTARIOS DO EUGENIO, SOBRE PSICOGRAFIA POR COMPUTADOR DO LIU, SOBRE A MEMORIA DO PAULO, SOBRE OS QUATRO ANOS DO GEAE DO AFONSO, SOBRE QUESTIONAMENTOS EVANGELICOS DO AFONSO, SOBRE O ESQUECIMENTO DO PASSADO DO AFONSO, SOBRE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS DO AFONSO, SOBRE DESASTRES AEREOS DO REYNALDO, SOBRE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS DO WALTER, SOBRE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS ****************************************************** ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO EUGENIO, SOBRE PSICOGRAFIA POR COMPUTADOR Caro Raul, Em relacao aa sua mensagem do boletim 212, so' me restou uma duvida, para a qual rogo o seu obsequio de responder-me, visto se tratar de assunto interessante e importante (a psicografia por computador): No caso da sua mediunidade ser consciente e intuitiva (fato que encontra analogia em mim tambem, igualmente como voce descreveu, em relacao aa velocidade de escrita, etc), qual a maneira de se identificar o comunicante? Certamente nao devemos nos prender a isto, como indicou o Codificador, porem, seria para mim interessante saber esta maneira, pois creio que esta identificacao e' um dos processos que envolve maior percentual animico. Abracos. Eugenio Lysei Junior ---------------------- Caro Eugenio, Voce levantou uma questao das mais dificeis de responder em relacao a pratica mediunica, ou seja, a identificacao do Espirito comunicante. Vejamos o seguinte. Existe provavelmente uma enorme quantidade de Espiritos desencarnados com possibilidades de manter comunicacao com o plano terreno. Muitos deles podem mesmo nao ter passado pelo nosso Planeta Terra. Neste caso, desconhemos totalmente o seu trabalho realizado em vidas anteriores. Outros passaram pela Terra e foram desconhecidos da populacao em geral. Outros foram conhecidos apenas local, regionalmente, etc. Alem disso, o Espirito como ser eterno deve ter muitas reencarnacoes vividas com diferentes nomes. Afinal de contas EU serei EU sempre, independente do meu nome. Nos colocamos os nomes nas pessoas quando nascem, mas elas seriam as mesmas se ao inves de Paulo colocassemos Pedro. Assim, a identificacao e' um dos pontos mais problematicos na transmissao mediunica. Se eu desencarnasse hoje e tivesse a possibilidade de transmitir mensagens a um medium que vivesse no Japao, por exemplo, como me identificaria? Raul ou outro nome que tenha vivido no passado? ou mesmo um nome qualquer que me identificasse melhor com o proprio medium? Yuki? Uma coisa so' temos certeza. Quem escreveu o que foi transmitido tem todo o pensamento gravado em seu proprio Espirito e sempre isso sera' original. Por exemplo, se um dia voce lesse uma copia exatamente fiel de um trabalho seu, voce certamente diria: Opa!! isso e' meu.!! Bem, e' assim como entendo por que os Espiritos nos falam que a identificacao nao e' importante nas mensagens e sim o conteudo de cada uma delas. Entretanto, justo seria que se um Espirito iniciou um belo trabalho na Terra com um nome, permanecesse com esse nome como continuidade de seu trabalho. Acho que e' ate' uma satisfacao pessoal desde que nao venha criar problema algum e ele entenda que isso seria importante para esse trabalho. Aqui entra o problema do animismo como voce falou e o problema e' maior quanto menos preparado for o medium. Por que? Ora! o medium despreparado ja quer iniciar a psicografia ou outra forma mediunica com o nome predeterminado que ele mesmo deseja, geralmente nomes famosos. A afinidade espiritual e' algo complexo e depende tambem do nivel evolutivo em questao. Isso nao quer dizer que nao possamos receber mensagens de Espiritos de nivel muito mais evoluido que o nosso, mas basta que os propositos da transmissao sejam atigidos para eles continuarem seu trabalho. Alias creio que isso e' o que normalmente ocorre. Muitas vezes, porem, inicia-se um trabalho serio e dedicado, mas o medium despreparado desvirtua-se desses propositos. O espirito evoluido ira' procurar outro medium e um espirito de evolucao inferior podera assumir o seu lugar e aquele medium certamente caira' no ridiculo geral. Outra complexidade. Nao creio que exista um limite definido entre o aminismo e o espiritual. Nos podemos achar que se trata de algo proprio mas ser do espirito comunicante e vice-versa. Quanto maior for a dedicacao a esse trabalho e maior a humildade envolvida, consegue-se perceber mais essa divisao. Exemplo, nosso Chico Xavier. Assim sendo, a sua pergunta: qual a maneira de se identificar o comunicante? Minha resposta: nao sei. No caso de medium inconsciente, a duvida nao existe, ja que a transmissao e' mais direta. No caso da mediunidade intuitiva, fica a duvida e resta apenas a mensagem como fonte de comprovacao se ela for enderecada com esse proposito. Se for de caracter geral, nao ha como identifica-la. Talvez no futuro possamos ter algo mais concreto no processo de identificacao das mensagens com o avanco de novas tecnicas de comunicacao. Devemos ter muito bom senso e usar a razao para tudo, refletindo com seriedade e orando a Deus Nosso Pai para que nos coloque no caminho mais produtivo possivel evitando desvios de pensamentos com consequencias indesejaveis `a nossa evolucao. Bem, caro Eugenio, o assunto e' complexo e interessante. Espero ter contribuido com algo e me coloco a sua disposicao. Raul Franzolin Neto ------------------------ Caro Eugenio. O problema da identificacao do comunicante depende do tipo de medium. Se o medium for mecanico ou semi-mecanico, fica mais facil de identificar o espirito, pois ate mesmo a grafia pode ser identica `a que o espirito tinha quando encarnado. Mas a grande maioria dos mediuns nao esta nestas categorias, portanto, a identificacao e' bastante dificil. Outro aspecto ligado `a identificacao e' o fato de que o medium pode interferir na mensagem, e, desta forma, alterar a sua forma ou conteudo. Muita gente se vale de nomes famosos para poder transmitir mensagens distorcidas, cheias de falsidades que, para o ingenuo passam a ser uma verdade inquestionavel por causa da assinatura. Eu, por exemplo, quando vejo uma mensagem assinada por um nome famoso ja comeco a ler assumindo que e' falsa. Enfim, na minha opiniao, o nome que assina a mensagem nao interessa. O que importa e' o conteudo. Um grande abraco, Jose Cid. DO LIU, SOBRE A MEMORIA Oi, pessoal! Antes de mais nada, parabens pelos servicos que estao prestando `a Doutrina, com o GEAE!! Sou novo no GEAE, assim nao sei exatamente como faco para me dirigir a alguem especificamente, acredito que seja por intermedio de voces; eh a respeito da questao levantada pelo Adolfo Roberto T. Gomes, que disse no GEAE 208 "Gostaria de saber se ja' houve algum artigo sobre a memoria do ser humano. Alguns assuntos me interessam: Onde esta a memoria principal (no espirito ou no perispito?) Como essa memoria espiritual se relaciona com a memoria fisica (cerebro)? Ou sera que o cerebro eh apenas uma interface com a memoria espiritual? Alguem conhece alguma publicacao ou livro a respeito?" Encareco analisar (doutrinariamente) a seguinte dica e, caso voces nao verem inconveniente, enviarem-na ao companheiro Adolfo. Adolfo, o assunto que voce levantou eh realmente bastante interessante. Sugiro ler 2 livros (*) do Dr. Herminio C. Miranda: A memoria e o tempo (ed. Arte e Cultura) e Alquimia da Mente (ed. Publicacoes Lachatre). Ambos trazem informacoes interessantissimas, nesse e varios outros assuntos, e num linguajar e estilo que te prendem do comeco ao fim (bom, voce ja' viu que sou fa~ do Dr Herminio...). Muita paz, Liu Tse Ming PS: (*) Depois que tiveres lido (e se gostou) esses 2 livros e se tiveres tempo (e $ !!), experimente ainda do mesmo autor, Diversidade dos Carismas. Sao 2 volumes, onde apesar do assunto principal ser mediunidade, ha' alguns flashes acerca da questao da memoria. DO PAULO, SOBRE OS QUATRO ANOS DO GEAE Estimados Irmaos do GEAE, Paz em Jesus. Por motivo de um acidente de automovel que sofri ( agradeco a Deus por estar ainda aqui para tentar ajudar um pouquinho mais na Seara do Mestre ) estive sem poder acessar a internet, e com muita alegria leio o boletim 210 falando sobre o trabalho do GEAE. Certamente voces estao de parabens pela iniciativa de 4 anos atras e pelo constante aperfeicoamento do trabalho. Tenho acompanhado este trabalho e na medida do possivel divulgo o que encontro de bom no GEAE ( home page e boletins ). Um dos aspectos que tem sido forte motivo para eu fazer isso e a tao famosa "Pureza Doutrinaria", sem a qual quaisquer atividades no movimento espirita descaracterizariam a Codificacao Espirita, trabalho incansavel e incomparavel de um Discipulo do Cristo a servico da Humanidade ( Allan Kardec ). Tambem nao poderiamos deixar de, em nossas preces, agradecer aos Mentores Espirituais que os acompanham, orientam, etc. Sabemos que toda obra a servico do bem e secundada por amigos do plano espiritual, que vendo nossas boas intencoes e nossos propositos de bem servir colocam-se como grandes colaboradores dessa obra. Como fator de estimulo e encorajamento, recomendaria a todos a leitura da mensagem do Espirito Erasto, recebida em Paris, 1863, que esta no Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, capitulo XX - Os trabalhadores da ultima hora, ressaltando o seguinte trecho : "Que a vossa falange se arme, pois, de resolucao e de coragem ! Maos a obra! a charrua esta pronta; a terra espera; e preciso trabalhar." A todos, muita Paz e muita Luz. Do amigo, Paulo Roberto. DO AFONSO, SOBRE QUESTIONAMENTOS EVANGELICOS Caro Marcos, Contribuindo com a resposta de Jose Cid: O Cristo nada escreveu. Suas palavras disseminadas ao longo dos caminhos, foram transmitidas de boca em boca e posteriormente, transcritas em diferentes epocas, muito tempo depois de seu retorno ao plano espiritual. Um exemplo e o Evangelho de Marcos, talvez o mais antigo, escrito entre os anos 60 a 80 DC. So no final do seculo I (de 80 a 98 DC) que surgiu o Evangelho de Lucas. A tarefa de traducao e tremendamente ardua, pois, muitas vezes, nao ha palavras proprias para expressar determinados conceitos e ideias. No caso de Amor / Caridade (carta de Paulo ao Corintios): A traducao mais utilizada no Brasil, principalmente pelos irmaos Evangelicos, e de Joao Ferreira de Almeida. Por longos anos ela trouxe a palavra caridade (ate a edicao revisada e corrigida). Recentemente, com o lancamento da "edicao revista e atualizada" adotou-se a palavra amor. Nos originais em grego, usou-se a palabra "Agape". Em latim, "Caritas". Em hebreu, " a - Havah". Concluindo, vamos todos reler a introducao de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" verificando que as materias contidas nos Evangelhos podem ser divididas em 5 partes: a) Atos comuns da vida de Cristo. b) Os milagres. c) As profecias. d) As palavras que serviram para o estabelecimento dos Dogmas da Igreja. e) O ensino moral de Jesus. "Se as quatro primeiras tem sido objeto de discussoes, a ultima permanece inatacavel. Diante deste codigo, a propria incredulidade se curva". Recomendamos a leitura da grande obra de Leon Denis: Cristianismo e Espiritismo (FEB). Afonso Fioravante DO AFONSO, SOBRE O ESQUECIMENTO DO PASSADO Para Danielle Busko, A perda de memoria, no intercurso das reencarnacoes nao ocorre, em carater absoluto, para todas as criaturas. Incontaveis pessoas recordam-se das vivencias passadas, com nitidez, criancas evocam conhecimento de outras existencias com naturalidade, etc. A sabedoria divina os poupou de dificuldades tremendas se reencarnassemos com total lembranca do passado: Quao humilhante seria para o ofensor de outrem ver-se identificado, por todos espezinhado, respirando revolta e asco. Nao seria nada didatico para os propositos de crescimento espiritual que todos temos. Ninguem esquece seus objetivos, assumidos no plano espiritual. Basta refletir um pouco sobre nossa vida atual e verificar porque e para que estamos neste lugar convivendo com determinadas pessoas. A plena recordacao do passado, em seus minimos detalhes, apresentaria varios inconvenientes: a) Cultivo de ideias erroneas e sistematicas. b) Exaltacao, em certos casos, do orgulho desmedido e avassalador. c) Recordacoes humilhantes, a provocar desequilibrios geradores de revolta. d) Manutencao de preconceitos raciais, sociais, religiosos, etc. e) Perturbacoes na vida contingente, no lar e na sociedade, com os inconvenientes do desestimulo e a intensificacao de compreensiveis dificuldades. Sugerimos a leitura: - Enfoques Espiritas - (Divaldo Pereira Franco) editora Capemi. - O pensamento de Emmanuel - (Martins Peralva) FEB. - Celeiro de bencaos - (Divaldo Pereira Franco). - Livro dos Espiritos - Questao 392. Afonso Fioravante DO AFONSO, SOBRE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS Para Antonio Sergio Sua questao esta ligada a resposta acima sobre as vantagens / desvantagens do esquecimento do passado. A TVP, se conduzida de modo inadequado pode despertar todos os problemas citados. Se a sabedoria divina nos legou este esquecimento parcial, sera que estaremos sendo sabios contrariando este principio? Sera que, antes de procurarmos solucoes em terapias alternativas, nao seria melhor buscar a terapia do amor ao proximo, do perdao, da tolerancia, da reforma intima? Na verdade sao estes os caminhos de luz que o Cristo deixou para todos nos, como solucao de todos os nossos problemas. Afonso Fioravante DO AFONSO, SOBRE DESASTRES AEREOS Para Ailton Amaral Sua cautela, provavelmente e a de muitos outros irmaos, no sentido de achar "primaria" sua colocacao. Na verdade "nao existe" questionamento primario com relacao a Doutrina dos Espiritos. Qdo. Kardec perguntou "Que e Deus"? (primeira questao dos livros dos espiritos) seria uma pergunta primaria? Voce se refere a resgate carmico. Devemos evitar usar o termo "Karma", cujo desconhecimento do conceito oriental tem trazido muita confusao entre os espiritas. Vamos falar em "Lei de causa e efeito", que tem aspectos diferentes ao "Karma", palavra do sanscrito, que quer dizer "Tendencia". Sugerimos consultar o "Livro dos Espiritos" Questao 851 (fatalidade) ate 867. Afonso Fioravante OBS.: as contribuicoes do Afonso Fioravante foram enviadas pelo Gustavo Lage DO REYNALDO, SOBRE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS "Embora a questao do "passado" a muito bem abordada na Doutrina Espirita (Livro dos Espiritos, questoes 392 e seguintes, tanto quanto no item II do V Capitulo do Evangelho Segundo o Espiritismo), devemos atentar que a Terapia de Regressao a Vivencias Passadas nao e uma terapeutica Espirita, pois que se trata de uma das vertentes da Psicologia Psicosomatica (a chamada "Quarta Forca"). Assim, os que por essa terapia enveredem, hao de ser psicoterapeutas adestrados (especializados) nela, pois, como toda terapeutica, ha de apresentar cuidados tecnicos na sua aplicacao. O cuidado com que a pergunta se reveste demosntra claramente tudo isso, pois que uma terapia desse porte, nao pode se transformar em mero modismo, pelas consequencias serias de que se compoe. E o Centro Espirita nao e local para a sua aplicacao, pois que a funcao do Espiritismo (ciencia que ingressa em todo setor do conhecimento sem nele interferir diretamente) e a promocao humana, em seu triplice aspecto espiritual, conforme se ilai da codificacao apresentada pelo inclito Professor Allan Kardec." Reynaldo Leite. OBS.: A contribuicao do Reynaldo Leite foi enviada pelo Walter Ruzsicska. DO WALTER, SOBRE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS Em meu nome, gostaria de acresentar que ja tendo participado de Terapia de Regressao a Vivencias Passadas, e notorio que a principio haja uma "semelhanca" com o Espiritismo, mas cabe ao Psicoterapeuta, conhecer ate onde deve chegar. Em vezes que o grupo observava que um sintoma poderia ser causado por "energias de desencarnados" e nao por fatores de vivencias passadas, os Terapeutas de imediato encaminhavam para um tratamento paralelo, ou seja, um tratamento para esta entidade, podendo ser o Centro Espirita ou o lugar/Religiao que o paciente frequenta. Walter Luiz C. Ruzsicska .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail: dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW: http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegE