B o l e t i m ############################################### .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 11 (215) 96 19 Novembro 96 ################################################################### ************************INDICE************************ JESUS, O HOMEM (PARTE IV) COMENTARIOS DO MARCOS sobre o comentario do Carlos no boletim 211 DO LUIZ OTAVIO sobre a Fundacao Espirito-Santense de Pesquisa Espirita ****************************************************** JESUS, O HOMEM Parte IV (ultima parte, continuacao do boletim 211) por Albino Antonio Castro de Novaes COMENTARIOS GERAIS · O texto que copiamos quase literalmente pertencem aa Teologa e Historiadora Dra. Elaine Pagels (Os Evangelhos Gnosticos - Editora Cultrix), ao Historiador John Dominic Crossan (Quem Matou Jesus? - Imago) e Isaac Asimov (Escolha a Catastrofe - Companhia Melhoramentos de Sao Paulo). 1-Uma coletanea de Evangelhos permaneceram desconhecidos por mais de 1700 anos, ate serem encontrados em 1945, no mes de dezembro, por uma campones arabe. A descoberta arqueologica feita no Egito foi certamente espantosa. Os rolos de pergaminhos encontravam-se encerrados num pote vermelho de ceramica, com um pouco menos de um metro de altura, enterrado a pouca profundidade num velho cemiterio de Nag Hammadi, perto de Jabal al-Tarif. Esses documentos foram verificados cientificamente, sendo constatada a existencia de outros manuscritos, de copias de Evangelhos nao canonicos e de uma coletanea de textos atribuidos a seguidores de Jesus. Foram datados como nao posteriores a 120 ou 150 anos. Nenhum dos papiros trata dos Evangelhos canonicos, de uma narrativa da vida historica de Jesus. Relatam um pouco mais de uma centena de sentencas ou aforismo de Jesus - vivo, sao ensinamentos de Jesus proferidos, nao para as massas populares, mas para uma elite de discipulos (...) capazes de compreenderem o sentido profundo de certas verdades. O Evangelho de Tome leva-nos ao confronto entre a verticalidade do Cristo Cosmico e a horizontalidade do Jesus Humano. Jean Doresse identificou as primeiras linhas do documento atribuido a Tome, encontrado em 1945, com os fragmentos de um Evangelho de Tome grego descoberto na decada de 1890. Os manuscritos encontrados no Egito foram escritos em lingua copta. O original de Tome foi escrito provavelmente em aramaico. A gnose proclama a imperiosa necessidade de auto conhecimento como fundamento da auto-realizacao ou auto-redencao. Os teologos ortodoxos falam em salvacao, no sentido de uma alo-redencao de uma salvacao de fora do homem. Mas o declinio visivel dessas teologias demonstram a fragilidade dos principios que esposam. A auto-redencao do Evangelho esta numa gloriosa ascensao. Tambem os quatro Evangelhos segundo Mateus, Marcos, Lucas e Joao, proclamam a verdade central da auto-redencao pela consciencia, pela vivencia do Cristo interno. As teologias ortodoxas deram excessiva importancia a diversos tipos de alo-redencao: 1- redencao por meio de objetos e formulas sacras (obtida de cultos pagaos - Mitraismo, por exemplo); 2- redencao pelo sangue de um homem. Essa ideologia paga-pedagogica de alo-redencao por fatores alheios e externos esta sendo superada. A redencao segundo o evangelho, esta na consciencia da paternidade unica de Deus manifestado na vivencia da fraternidade universal dos homens. Existe um valiosissimo tesouro oculto nas mensagens de Jesus, o meigo nazareno. E a elite espiritual de nosso tempo esta redescobrindo esse tesouro. Vejamos o que nos diz Jesus: "Se manifestarem aquilo que tem em si, isso que manifestarem os salvara. Se nao manifestarem o que tem em si, isso que nao manifestarem os destruira. 2- Ocorreram sisoes no Cristianismo ja nos primeiros decenios apos a crucificacao de Jesus. O Bispo Irineu, responsavel pela Igreja em Lyon por volta do ano 180, escreveu cinco volumes intitulados Destruicao e Ruinas daquilo que falsamente se chamava CONHECIMENTO, que comecam prometendo apresentar as opinioes daqueles que hoje ensinou heresias (...) e mostrar como suas afirmacoes sao absurdas e incompativeis com a verdade (...). Irineu denuncia particularmente o Evangelho de Verdade, provavelmente referindo-se ao mesmo Evangelho encontrado em Nag Hammadi. 3- Judeus e cristaos ortodoxos insistem que uma distancia abissal separa a humanidade de seu Criador: Deus e inteiramente distante da sua criacao. Mas alguns gnosticos negam isso: o conhecimento de si mesmo e o conhecimento de Deus o eu e o divino sao identicos. Jesus que aparece nesses textos fala em ilusao e iluminacao, nao em pecado e arrependimento, como o Jesus do Novo Testamento. Em vez de ter vindo para nos salvar dos pecados, ele veio como guia que abre o oceano para o entendimento espiritual. Mas quando o discipulo se ilumina, Jesus deixa de ser o seu mestre espiritual, pois ambos se tornaram semelhantes - ou mesmo identicos. 4- No seculo I surgiram ideias que nos associamos aas religioes do oriente, atraves do gnosticismo, mas foram logo condenada, perseguidos e suprimidas por polemistas como Irineu que os condenava rotulando-as como heresias. Todo aquele que adotasse a linha doutrinaria estabelecida pelos gnosticos - consciente ou inconscientemente - segundo o ponto de vista de cristaos que se diziam ortodoxos, era logo tratado como herege. Um herege pode ser qualquer um cuja visao alguem nao goste ou denuncie. Segundo a tradicao, um herege e aquele que se afasta da verdadeira fe. MAS O QUE DEFINE A VERDADEIRA FEh? QUEM A DENOMINA ASSIM E POR QUAIS MOTIVOS? Trazendo a questao para o nosso tempo, seculo XX, encontramos o termo "cristianismo" que, especialmente desde a Reforma tem abrangido um numero espantoso de grupos. Aqueles que afirmam representar o "verdadeiro cristianismo" incluem desde um cardeal catolico no Vaticano a um pastor metodista episcopal pregando carismaticamente em Detroit, um missionario mormon na Tailandia ou membro de alguma igreja aldea na costa da Grecia. Eh deploravel tal diversidade. Cristaos primitivos formavam, no entanto, uma comunidade mais simples e mais pura na fe. No tempo dos apostolos, todos os seguidores do Cristo partilhavam em dinheiro suas propriedades; todos acreditavam no mesmo ensinamento e todos realizavam o culto juntos; todos reverenciavam a autoridade dos apostolos. Foi somente depois desse periodo aureo que conflitos e mais tarde heresias surgiram. Esse e o quadro "pintado" pelos ortodoxos. Os papiros encontrados no Egito perturbam esse quadro. Se admitirmos que os 52 textos la encontrados representam formas especiais de ensinamentos cristaos, talvez tenham que reconhecer que o cristianismo primitivo era muito mais diversificado do que se poderia supor. Nao causa especie afirmarmos que, no cristianismo atual, por mais diverso e complexo que possa ser, talvez haja maior unanimidade do que nas igrejas cristas desde aquela epoca - catolicos, protestantes ou ortodoxos - tem em comum tres premissas basicas: 1- eles aceitavam o canone do Novo Testamento; 2- professam o credo apostolico; 3- admitiam formas especificas de instituicoes eclesiasticas. Segundo Irineu (...) outros inumeros evangelhos circulavam entre os diversos grupos cristaos, incluindo desde aqueles do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e Joao - ate documentos como Evangelho de Tome, o Evangelho de Felipe e o Evangelho da Verdade, alem de muitos poemas atribuidos a Jesus e seus discipulos. Aqueles que se confessavam cristaos tinham as mais diversas - as vezes radicalmente diversas - praticas religiosas. E as maneiras como as comunidades espalhadas por todo o mundo conhecido da epoca se organizavam diferiam tremendamente de um grupo para outro. Por volta do ano 200, o cristianismo se tornara uma instituicao encabecada por uma hierarquia em tres niveis, constituida de bispos, padres e diaconos, que se viam como guardiaes da unica "fe verdadeira". A maioria das igrejas, tendo a de Roma aa frente, rejeitam todos os outros pontos de vista como heretico. Deplorando a diversidade do movimento anterior, o bispo Irineu e seus seguidores que so podia haver uma igreja e que fora dessa igreja nao ha salvacao. Concentravam esforcos para destruir todos os vestigios de "blasfemia" heretica e tiveram exito de tal modo que praticamente todas as informacoes sobre formas alternativas de cristianismo estiveram sepultados por seculos, ate a descoberta em Nag Hammadi. Muito provavelmente foi o gnosticismo a mais ameacadora das heresias. 5-Sem duvida as descobertas de Nag hammadi, em 1945, iniciaram toda uma nova era de estudos. A maioria dos estudiosos hoje concordam que o que nos chamamos "gnosticismo" foi um movimento muito difundido cujas fontes podem ser encontradas em diversas tradicoes. Segundo R. M. Grant o gnosticismo surgiu como uma reacao ao estilhacamento das concepcoes religiosas tradicionais - judaicas e cristas - apos a destruicao de Jerusalem pelos romanos no ano 70. 6-"Jesus Cristo ressuscitou" com essa proclamacao nasceu a Igreja Crista. Esse talvez seja o elemento fundamental da fe crista. Outras religioes celebram os ciclos do nascimento e morte: o Cristianismo insiste num movimento historico unico e singular, o ciclo inverteu-se e um homem morto voltou aa vida. A ortodoxia tem confessado em seu credo que "Jesus de Nazare, crucificado, morto e sepultado, ressuscitou no terceiro dia". Hoje muitos recitam esse credo sem pensar no que estao dizendo, e certamente sem acreditar nele. Recentemente, porem, alguns teologos, alguns ministros e estudiosos comecam a contestar essa leitura literal da ressurreicao; e para justificar tal doutrina ressaltam a atracao psicologica que ela exerce sobre nossas esperancas e nossos medos mais profundos; para explica-la, oferecem interpretacoes simbolicas. Boa parte da tradicao primitiva insistem literalmente que um homem - Jesus - voltou aa vida. O que torna esses relatos cristaos tao extraordinarios nao e o fato de os amigos de Jesus o terem "visto" apos sua morte - as visoes de mortos eram muito comuns naquela epoca - e sim o de terem visto um ser humano de verdade. Se houvessem dito que o espirito de Jesus continuava vivo, que ele havia sobrevivido aa corrupcao do corpo, seus contemporaneos talvez achassem que tais historias fizessem sentido. Quinhentos anos antes, os discipulos de Socrates haviam afirmado que a alma de seu mestre era imortal. Tertuliano (190 dC) define a posicao ortodoxa dizendo: assim como Cristo ressuscitou corporalmente do tumulo, todo aquele que acredita deve antecipar a ressurreicao da carne". Aqui Tertuliano nao nos deixa duvida - nao esta falando da imortalidade da alma: "Nao creio que a salvacao da alma precise ser discutida: pois, quase todos os hereges nao importa como a aceitem, pelo menos nao a negam. O que ressuscita e "essa carne regada de sangue, sustentada por ossos entremeadas de nervos, entrelacada de veias" . Uma carne que nasce e que morre, indubitavelmente humana. O proprio Tertuliano afirma: "(...) e preciso crer na ressurreicao do Cristo, porque e absurdo." Os chamados "hereges" discordam. Sem negarem a ressurreicao, eles rejeitam uma interpretacao literal; alguns consideram tal interpretacao "extremamente repulsiva, repugnante e impossivel", Alguns gnosticos afirmam que a pessoa que ressuscita nao encontra um Jesus trazido fisicamente de volta aa vida; antes, encontra-se com Cristo num plano espiritual. Isso pode ocorrer em sonhos, em extase, em visoes ou em momentos de iluminacao espiritual. Mas os ortodoxos condenam todas essas interpretacoes, Tertuliano declara que aquele que negar a ressurreicao da carne e um herege, nao um cristao. Por que a tradicao ortodoxa adotou a interpretacao literal da ressurreicao? Lucas - narra que Jesus apareceu a seus discipulos na forma que eles o conheciam em sua vida terrena, ele come em sua companhia e pede que o apalpem para provar que nao e um espirito. Joao - conta que Tomas (Tome) declara que nao acreditara se nao puder ve-lo e toca-lo pessoalmente. Quando Jesus apareceu ele diz a Tome: "ponha seu dedo aqui e veja minhas maos. Estenda a sua mao e ponha-a no meu lado. Nao seja incredulo; creia. Lucas e Marcos - contam que Jesus apareceu "em outra forma"- nao a sua forma terrena anterior - a dois discipulos que caminhavam na estrada para EMAÚS. Lucas diz que esses dois discipulos, profundamente perturbados pela morte de Jesus, conversaram com um forasteiro aparentemente durante varias horas, e o convidaram para jantar. So quando o estranho sentou-se em sua companhia para abencoar o pao e que eles subitamente o reconhecem como sendo Jesus. Nesse momento, porem, "ele ficou invisivel diante deles". (Lembrem-se que estou transcrevendo ainda escritos da Dra. Elaine Pagels, que desconhece a Doutrina Espirita e e consagrada Teologa de uma universidade americana) Joao - inclui outro episodio muito diferente: Maria Madalena, chorando por Jesus perto do seu sepulcro, ve um homem que ele confunde com o jardineiro. Quando ele a chama pelo nome, Maria subitamente reconhece a presenca de Jesus - mas ele a ordena que nao o toque. De modo que, se algumas historias do Novo Testamento insistem numa leitura literal da ressurreicao, outras se prestam a interpretacoes diferentes. Eh plausivel que, em momentos de grande tensao emocional, certas pessoas de repente sintam estar vivenciando a presenca de Jesus. A EXPEIÊNCIA DE PAULO: viajando na estrada de Damasco, com o firme proposito de lancar cristaos na prisao, "subitamente uma luz vinda do ceu o envolveu de claridade. E ele caiu ao chao", ouvindo a voz de Jesus repreendendo-o por persegui-lo. Uma versao da historia diz: "os homens que com ele viajavam detiveram-se, emudecidos de espanto, ouvindo a voz mas nao vendo ninguem". Segundo Lucas, Paulo contou que "os que estavam comigo viram a luz, mas nao escutavam a voz de quem falava comigo" 7- RAZÃO DA TESE ORTODOXA DA RESSUREIÇÃO Paradoxalmente, examinando-se efeitos praticos sobre o movimento cristao, verificamos que a doutrina da ressurreicao do corpo tambem se presta a uma funcao politica essencial: ela legitima a autoridade de certos homens como sucessores do apostolo Pedro, reivindicam para si o exercicio exclusivo da lideranca sobre as igrejas. Centenas de mestres, concorrendo entre si, afirmavam ensinar "a verdadeira Doutrina do Cristo", denunciando uns aos outros como charlataes. Houve divisao, surgiram faccoes. · Novo Testamento indica que Jesus apareceu a muitos outros alem de Pedro. Paulo afirma que em certa ocasiao ele apareceu para 500 pessoas simultaneamente. A partir do seculo II, as igrejas ortodoxas conceberam a nocao de que somente certos aparecimentos do Cristo ressuscitado conferiam autoridade aaquele que os testemunhavam a saber, os aparecimentos de Jesus a Pedro e aos "onze"(os discipulos menos Judas Iscariote) (...) · (A meu ver os teologos da epoca criaram um forma bem inteligente para que mais pessoas nao continuassem vendo o Cristo ressuscitado - quarenta dias depois, tendo completado a transferencia de poder, o Senhor ressuscitado retirou abruptamente a sua presenca corporal do meio deles, e ascendeu ao ceu enquanto eles observavam perplexos e maravilhados - estava resolvido o problema! Vejamos a seguir o comentario de Lucas nas palavras da Dra. Elaine.) Lucas concebe o fato como um acontecimento fundamental: dali para frente, por toda a duracao do mundo, ninguem jamais vivenciaria a presenca efetiva de Jesus como os doze apostolos (os onze mais Matias) - durante a vida de Jesus e por quarenta dias apos sua morte. Apos esse tempo, conta-nos Lucas, outros vieram a obter somente formas mais indiretas de comunicacao com o Cristo, admitindo que Estevao teve uma visao de Jesus (...) e que Paulo travou seu primeiro contato com Jesus numa dramatica visao - e mais tarde num extase. Lucas pretende registrar suas palavras:" De volta a Jerusalem, um dia em que eu rezava no templo, cai em extase e vi o Senhor falando comigo". Sendo Lucas estes fenomenos nao podem ser comparados aos acontecidos com os doze, pelos motivos expostos: 1- eles se deram com pessoas nao incluidas entre os doze; 2- so ocorreram depois das ascensao corporal de Jesus; 3- embora visoes, sonhos e transes extaticos manifestarem vestigios da presenca espiritual de Jesus, a experiencia dos doze foi inteiramente diferente, somente eles, tendo conhecido Jesus durante a sua vida, podiam dar testemunho daqueles acontecimentos singulares que conheceram de primeira mao - e da ressurreicao de alguem que estava morto aa sua plena presenca fisica a eles. Assim, de um modo bastante habil, com a ascensao do corpo de Jesus, evitaram assim, que o numero daqueles que tiveram contato com ele ressuscitado aumentasse. Nao podemos deixar de admirar a inventividade do fato. Por essa teoria - de que toda a autoridade provem da experiencia de certos apostolos com o Cristo ressuscitado, uma experiencia agora definitivamente encerrada - tremendas implicacoes na estrutura politica da comunidade advem. Segundo KARL HOLL, ela restringe o circulo de lideranca a um pequeno grupo de pessoas cujos membros ocupam uma posicao de autoridade incontestavel. E sugere que somente os apostolos tinham o direito de ordenar futuros lideres como seus sucessores. Os cristaos do seculo II usaram os relatos de Lucas para fundamentar uma cadeia de comando restrita e especifica a todas as geracoes futuras de cristaos. Qualquer lider da comunidade teria que receber ou alegar receber sua autoridade dos mesmos apostolos. Ninguem poderia jamais reivindicar para si uma autoridade equivalente - e muito menos contestar a autoridade deles. O que os apostolos vivenciaram e testemunharam seus sucessores nunca poderao comprovar por si; pelo contrario, a eles cabera somente crer, proteger e transmitir para geracoes futuras o testemunho dos apostolos. · O que acabamos de relatar nao deixa duvida quanto ao sucesso quanto ao sucesso dessa teoria junto aos ortodoxos. Quase dois mil anos depois encontramos seus herdeiros legitimos, padres e bispos, que remontam sua ordenacao a essa mesma sucessao apostolica. Ate hoje o papa atribui e a primazia que que afirma ter sobre os outros, ao proprio Pedro, "o primeiro dentre os apostolos" por ter sido "a primeira testemunha da ressurreicao". · A teoria de Lucas e rejeitada pelos gnosticos, que e considerada por alguns como a fe dos tolos. Segundo os gnosticos a ressurreicao nao foi um evento singular do passado,; pelo contrario ela simboliza como a presenca do Cristo que pode ser vivenciada no presente. O que importa nao e "ver" literalmente, mas sim a visao espiritual. Muitos que testemunharam os acontecimentos da vida de Jesus permanecera cegos ao seu significado. Os proprios discipulos freqüentemente nao compreendiam o que Jesus dizia, e aqueles que anunciaram que seu mestre falecido voltara fisicamente aa vida confundiram uma verdade espiritual com um fato real. O verdadeiro discipulo pode nao ter visto Jesus terreno se nasceu em epoca errada - como Paulo disse a respeito. No entanto essa impossibilidade fisica pode tornar-se uma vantagem espiritual: tais pessoas, como Paulo, podem encontrar Cristo primeiramente no plano da experiencia interior. · Maria de Madalena foi a primeira pessoa a ver o Cristo ressuscitado. Joao afirma que Maria viu Jesus na manha de sua ressurreicao, e que ele so apareceu aos outros discipulos mais tarde, ao entardecer do mesmo dia. Maria de Madalena, vendo o Senhor numa visao, pergunta-lhe; "Como ve essa visao aquele que a ve? Atraves da alma, ou atraves do espirito? Ela responde O VISIONÁRIO PERCEBE ATRAVES DA MENTE. 8- (John Dominic, no prologo Historia e Profecias, do livro que recebeu como titulo "Quem Matou Jesus?", declara uma posicao que segundo ele mesma parece afrontar o senso comum. Convem, tambem transcreve-la literalmente) "A narrativa da paixao e a seqüencia mais literal em todos os quatro evangelhos. Sua sucessao de crime, prisao, julgamento, injuria, execucao e sepultamento e exatamente aquela que se espera. E ha, dentro do proprio Novo Testamento, quatro versoes separadas, todas extraordinariamente similares na seqüencia geral e no conteudo especifico. Eh claro, alguem contesta, isto deve ser historia relembrada, e muito bem relembrada, por sinal. Por que, entao, aquela estranha proposta alternativa que e, a nao ser pelo simples esqueleto informativo, toda composta de profecias historicizada? Estas sao nossas razoes gerais: · Ninguem fora dos evangelhos conhece a narrativa da paixao-ressurreicao: se ela estava la como historia relembrada desde o inicio, por que nao e encontrada em todos os varios tipos de tradicao? (Este primeiro questionamento me parece resolvido pela Dra. Elaine) · Todos os quatro evangelhos estao de acordo ate que Marcos termina no tumulo vazio em 16,8, mas quando Marcos para, todos tomam caminhos separados: o que aconteceu aa historia relembrada quando Marcos parou e deixou os outros sozinhos? · Eh extremamente dificil encontrar versoes independentes de historia relembrada deste inicio da narrativa da Paixao. Mesmo em Brown ha apenas duas, Marcos e Joao, embora ele tambem fale das tradicoes populares da Paixao. Se era tao importante e se foi recordada tao precocemente, por que nao ha mais versoes independentes dela? · As unidades individuais, as seqüencias gerais e os quadros globais das narrativas da paixao-ressurreicao estao ligadas ao cumprimento de profecias que sua remocao nao deixa nada, exceto os fatos mais simples, quase como Josefo ou Tacito. Vamos encerrar por hoje, nos reportando a HERMINIO C. MIRANDA, autor de "Cristianismo, a mensagem esquecida": "Em comemoracao aos quatro seculos e meio da Reforma Protestante, o TIME dedicou a sua "cover story", em 24 de marco de 1967, a uma especie de reavaliacao da obra iniciada por Lutero, em 1517. Lembro-me do impacto que me causou a informacao de que um conclave internacional que reunira, em 1963, as melhores cabecas pensantes do protestantismo nao conseguiria interpretar, em termos modernos, o conceito fundamental da doutrina reformista, ou seja, a da justificacao pela fe." (Estamos empenhados em rever o Cristianismo e suas bases. Desmistificar o Cristo significa devolver aa humanidade o Jesus humano, o sublime amigo, o Mestre angelico, o Anjo que um dia viveu na carne para conduzir o homem aa sua propria libertacao. Contamos com voce migo leitor. Estude, liberte-se, venca atraves do esclarecimento que somente o estudo proporciona, os dogmas, as crendices e a mentira. Compreenda a fe raciocinada e inteligente em sua logica absoluta) (FIM) ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO MARCOS sobre o comentario do Carlos no boletim 211. Caro Amigo Carlos, Estou entrando em contato com voce muitissimo agradecido pelo esclarecimento enviado no boletim 211. Para muitos talvez a questao da diferenca entre os significados pode nao ter valor. Na verdade como ja havia dito anteriormente, a essencia do ensinamento em o Evangelho Segundo o Espiritismo, nao se altera, visto que, o que importa eh a verdadeira compreensao do significado da palavra caridade. Mas para mim o assunto se revestia de alguma importancia, ja que, a grande maioria de meus amigos e parentes sao evangelicos (eu mesmo o era) e na compreensao da Doutrina compilada por Kardec sempre encontramos nos minimos detalhes a logica do seu raciocinio, todas as formulacoes tem como base esta logica, as comprovacoes cientificas e tambem seu cunho moral, mas me encontrava diante de um detalhe para o qual eu nao encontrava o sentido: Por que Kardec havia utilizado a palavra caridade ao inves da palavra amor, ja que todas as biblias (que eu conhecia) se utilizavam da palavra amor ? Eu nao encontrava a base logica para tal escolha. E eu sabia que teria que haver fundamento para tal escolha, certamente Kardec deve ter dedicado muitas horas ao estudo da biblia em sua diversas traducoes para escrever esta obra fantastica chamada O Evangelho Segundo o Espiritismo. E voce meu amigo, mostrou-me o fundamento do raciocinio que provavelmente Kardec utilizou ao fazer a escolha. Novamente muito obrigado, peco a Deus que possa continuar orientando a todos voces neste trabalho tao significativo realizado pelo GEAE. DO LUIZ OTAVIO sobre a Fundacao Espirito-Santense de Pesquisa Espirita Caros colegas do GEAE Foi com um misto de surpresa e satisfacao que tomei conhecimento da existencia da Fundacao Espirito-Santense de Pesquisa Espirita - FESPE, fundada em 1991 por iniciativa de nove companheiros provenientes de varias casas espiritas de Vitoria, capital do estado do Espirito Santo, Brasil. Essa instituicao tem patrocinado trabalhos de pesquisa espirita, e e' um exemplo a ser seguido. Em assim sendo tomei a iniciativa de divulga-la no boletim do GEAE Seu endereco e': Fundacao Espirito-Santense de Pesquisa Espirita - FESPE Rua Alvaro Sarlo, 35 Ilha de Santa Maria Caixa Postal 01-0498 End. Telegrafico: FESPE CEP 29040 - Vitoria - ES BRASIL Fraternalmente Luiz Otavio Saraiva Ferreira .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G ---------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail : dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeE