B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 09 (206) 96 17 Setembro 96 ################################################################### ************************INDICE************************ BIBLIOGRAFIA DE PESQUISAS CIENTIFICAS ESPIRITAS - III PARTE COMENTARIOS DO CARLOS IGLESIA: QUESTOES ENVIADAS AO GEAE DO JOSE MONTEIRO: DUVIDA SOBRE ANIMISMO DO ADRIANO BRAZ: POSICAO DO ESPIRITISMO DIANTE DA INSEMINACAO ARTIFICIAL DO NEVENTO RODRIGUES: SOBRE O TERCEIRO MANDAMENTO DO PAULO BRANCO: SOBRE INTERPRETACAO ESPIRITA DE FRASE DOS EVANGELHOS DO DAVID PACHECO: MATERIALIZACAO DO CLAUDIO NUNES: COMO IMPLANTAR UM GRUPO DE JOVENS ****************************************************** BIBLIOGRAFIA DE PESQUISAS CIENTIFICAS ESPIRITAS - III PARTE Luiz Otavio Saraiva Ferreira Surgimento do Espiritismo O educador frances Hippolyte Leon Denizard Rivail, mais conhecido pelo pseudonimo de Allan Kardec, iniciou estudos dos fenomenos das mesas girantes, escrita automatica e outros, aplicando-lhes o metodo cientifico. O primeiro fruto dessas investigacoes foi "O Livro dos Espiritos", em que a interpretacao dos fenomenos observados o leva `a conclusao da existencia e comunicacao dos espiritos. Devem-se a ele a criacao das palavras "medium", "mediunidade", e "espiritismo", dentre outras. Nota-se em sua obra uma grande influencia da ideia do magnetismo animal. Fundou em 1858 e dirigiu a "Revue Spirite", que foi importante forum de debates sobre a fenomenologia, filosofia e religiao espiritas. O mais antigo tratado especifico sobre mediunidade foi lancado pelo mesmo autor em 1861 sob o título de "O Livro dos Mediuns". Kardec foi classificado por Charles Richet como o mais influente personagem, entre os anos de 1847 e 1871, na ciencia do paranormal. Maiores detalhes biograficos podem ser encontrados na biografia elaborada por Wantuil[6]. (obs: os termos entre parenteses nos dois paragrafos abaixo sao acrescimos aos textos originais a titulo de esclarecimento ao leitor). Na atualidade a obra de Kardec foi profundamente analisada pelo fisico e filosofo da ciencia Sílvio S. Chibeni, que em recente artigo[75] assim se expressou: (Kardec) "nos legou um paradigma (científico) admiravelmente coerente, abrangente, empiricamente adequado e heuristicamente fertil, que nao deixa nada a desejar aos mais bem sucedidos paradigmas das ciencias ordinarias, como a termodinamica, o eletromagnetismo, as teorias da relatividade, a mecanica quantica, etc". Mais adiante, no mesmo artigo, Chibeni faz um admiravelmente sucinto resumo da obra de Kardec: "Como uma indicacao geral e aproximada, podemos dizer que O Livro dos Espiritos[7], estabeleceu a ontologia e os principios teoricos basicos (do Espiritismo); O Livro dos Mediuns[8] e a segunda parte de O Ceu e o Inferno[10] efetuaram a conexao com a base experimental; O Evangelho Segundo o Espiritismo[9] e a primeira parte de O Ceu e o Inferno exploraram as repercursoes filosoficas do paradigma (espirita) no campo da etica; A Genese, os Milagres e as Predicoes segundo o Espiritismo[11] e ensaios diversos nas Obras Postumas[12] e na (Revue Spirit) Revista Espirita[123] aprofundaram varios pontos da teoria (espirita), sendo que a revista constitui tambem valioso repositorio de relatos experimentais". Para concluir, pode-se afirmar, com base nos trabalhos de Chagas[67,71] e Chibeni[72,75], que ate' hoje nao surgiu uma teoria dos fenomenos espiritas mais solida, estavel, abrangente e bem sucedida que a de Kardec, a qual e' a unica a atender aos mais modernos e exigentes conceitos de cientificidade. O INÍCIO DO PERÍODO CIENTÍFICO Esse periodo inicia-se com as primeiras pesquisas de Sir William Crookes (1870) e vai ate' a atualidade, caracterizando-se pela visao positivista de Ciencia que esterilizou todos os esforços realizados. A PSYCHICAL RESEARCH Denomina-se de Psychical Research `a linha de pesquisas iniciada pela Society for Psychical Research, linha essa de carater nitidamente positivista. O debate entre magnetistas, sugestionistas e espiritistas nao teve grandes novidades até por volta de 1870, quando a Sociedade Dialetica de Londres nomeou uma comissao de estudo dos fenomenos espiritas, que trabalhou nos anos 1869-71. Segundo Conan Doyle[1], era composta de 34 membros, tinha como tema "Investigar os fenomenos tidos como manifestacoes espiritas", e concluiu que "o assunto era digno de maior atencao e cuidadosa investigacao do que tinha recebido ate' entao". A Sociedade recebeu muito mal essas conclusoes, e recusou-se a publicar o relatorio, o qual foi publicado `as custas da propria comissao[138]. De sua fundacao participaram os principais nomes da ciencia ingleses interessados na investigacao desses fenomenos. Em 1882, por causa da recusa sistematica da Sociedade Dialética em investigar os fenomenos entao designados por mesmerismo, psiquismo e espiritismo, foi fundada uma nova sociedade com esse proposito especifico, por iniciativa de Sir William Barrett, com a denominacao de Society for Psychical Research. Sua produção cientifica esta registrada nos "Proceedings". Foi lite-ralmente dominada pelos materialistas, os quais na sua maioria negavam "a priori" a possibilidade do espirito como causa dos fenomenos e, por isso, distorciam (intencionalmente ou nao) os resultados das investigacoes realizadas e faziam uma permanente obstrucao das pesquisas que tendessem a demonstrar a existencia do espirito. Por outro lado deve-se ressaltar que formou um grande acervo de estudos de casos de telepatia[144,155,157,160,170,171], sugestao e hipnotismo[161,178], clarividencia[172], psicografia[195], fantasmas dos vivos[162], fantasmas dos mortos[163,164], e assombracoes[196]. Alguns dos seus membros, isoladamente, renderam-se `as evidencias do espirito em face dos fenomenos observados, especialmente fenomenos de materializacao (na investigacao de Eusapia Palladino pelo Dr. Hereward Carrington[188]) , mas tambem pela psicografia e psicofonia (na investigação de Mrs. Piper pelo Prof. Hyslop[197]). As experiencias de correspondencia cruzada (mensagens interrelacionadas psicografadas por mediuns diferentes em locais diferentes) forneceram excelentes evidencias da sobrevivencia do espirito, e sao bem relatados, dentre outros, por Mrs. Johnson[184]e por Charles Richet[199]. As investigações de Sir William Crookes Crookes iniciou estudando os fenomenos espiritas produzidos por D. D. Home[140], que ja' havia sido estudado por Lord Adare[139]. Dentre outros fenomenos, Crookes (um famoso quimico e fisico ingles) estudou em laboratorio, a partir de 1870, atraves da mediunidade de Florence Cook, a materializacao de espiritos. Crookes publicou os resultados de suas pesquisas (inclusive varias fotografias das materializacoes[64]) em 1874, enfrentando grandes perseguicoes por causa de sua conclusao favoravel `a origem espirita dos fenomenos[141,142]. As investigações do Dr. Alfred Russel Wallace O famoso naturalista Dr. Alfred Russel Wallace tambem fez investigacoes sobre os fenomenos espiritas[143], e igualmente concluiu pela origem espirita dos mesmos, padecendo tambem perseguicoes por isso. As investigações do Prof. William Barrett William Barrett apresentou estudo dos fenomenos espiritas `a Associacao Britanica para o Progresso da Ciencia em 1876 [356] e declarou publicamente seu apoio `a hipotese espirita. As investigações de Lord Rayleigh e do Prof. De Morgan Famosos matematicos ingleses Lord Rayleigh[146] e Prof. De Morgan[136], igualmente investigaram os fenomenos espiritas e declararam publicamente suas conclusoes favoraveis `a hipotese espirita. Fotografias Espiritas Outro interessante fenomeno estudado nesse periodo e' o das fotografias das aparicoes de espiritos produzidas na presenca de mediuns especialmente dotados. As aparicoes nao sao visiveis a olho-nu, aparecendo apenas nas fotografias. Um relato interessante e' encontrado num livro autobiografico do medium William H. Mumler, de Boston (EUA)[212]. O Dr. Alfred Russel Wallace também relata experiencias com fotografias espiritas[213]. Pesquisas sobre Telepatia e Sugestao Sobre esse assunto pesquisaram, entre outros, Lodge[155,156], Thaw[170], Sidgwick[159,171,180], Backman[172], Ochorowicz[173], Dessoir[176], Schernck-Notzing[177], Hodgson[178], James[179], Myers[195,196], Flournoy[181,182,183], Johnson[184], Verrall[158], Salter[166], Hyslop[167,168], Troubr-dge[169]. Na França, Richet publicou ensaio abrangendo telepatia, clarividencia, diagnostico de doencas, e a relacao entre paciente e magnetizador[198]. O Fenomeno das Vozes Diretas Outro fenomeno igualmente interessante pesquisado na epoca foi o das vozes diretas, que sao aquelas produzidas sem o concurso dos orgaos fonadores do medium, parecendo brotar do nada. Dentre outros pode-se citar os relatorios das seguintes pesquisas sobre vozes diretas: pesquisas do Sr. Damiani[215], da Sociedade Dialetica de Londres; pesquisa do General Boldero[214], da SPR, com o medium D. D. Home, e pesquisa do Prof. Hyslop[216] sobre a medium Elisabeth Blake, de Ohio (EUA). Moldagens em Parafina Moldagens em parafina de membros dos espiritos materializados foi excelentemente pesquisada pelo Dr. Gustave Geley[218]. Os Grandes Médiuns do Período Cientifico Os principais mediuns que contribuiram com a producao de fenomenos espiritas para estudo da ciencia são citados a seguir. DANIEL DUNGLAS HOME Daniel Dunglas Home era escoces, nascido em 1833. Produzia principalmente fenomenos de materializacao, levitacao, tele-cinesia e "raps". Foi investigado pelo Prof. Wells, da Universidade de Harward, pelo Prof. Hare, pelo Prof. Mapes, por Sir David Brewster[147], por Sir William Crookes[141], por Aleksander Aksakof e pelo Prof. Butlerof. OS IRMÃOS DAVENPORT Os Irmaos Davenport nasceram em Buffalo, estado de New York, EUA, em 1839 e 1841, respectivamente. Tiveram publicadas duas biografias: uma por T. L. Nichols[148], e outra por Robert Cooper[150]. Nichols tambem narra fatos da vida dos Davenport em outro livro[149]. Foram examinados pelos professores da Universidade de Harvard em 1857 (cf. [148] pp. 87-88), que apos terem atendidas todas as suas exigencias de controles contra fraude, e mesmo assim terem presenciado as materializacoes, nao fizeram relatorio, provavelmente impedidos pelos preconceitos vigentes. Deram demonstracoes publicas de efeitos fisicos por todo os EUA, Europa e Australia[1]. Os irmaos Horatio e William Eddy foram grandes mediuns de materializacao no estado de Vermont EUA. Iniciaram suas demonstracoes nos anos de 1874/5. Foram investigados pelo Coronel Olcott, um grande pesquisador de materializacoes, das quais publicou relatos minuciosos[112]. Fez medidas de peso, força muscular e altura dos espiritos materializados pelas faculdades desses mediuns. HENRY SLADE Henry Slade produzia escrita-direta em lousas lacradas. Exibiu-se nos EUA por 15 anos antes de ir a Londres, onde chegou em 1876. Foi investigado pela Comissao Seybert (EUA), pelo Prof. Zoellner, em Leipzig, Alemanha[151], juntamente com os professores William Edward Weber (fisico), Scheibner (matematico) e Theodore Fechner (fisico). Foi estudado tambem em Sao Petersburgo (Rússia) (cf. [1], p. 247). O DR. MONCK O Dr. Monck foi pesquisado por Alfred Russel Wallace[152] e por Sir William Barret[153]. Produzia escrita direta em lousas seladas e materializacoes `a plena luz do dia. Foi apanhado em fraude algumas vezes, o que nao invalida suas producoes verdadeiras. CHARLES H. FOSTER Charles H. Foster nasceu nos EUA, e foi biografado por George C. Bartlett[189]. Alem de grande clarividente, apresentava tambem a psicofonia. M.ME. D'ESPERANCE M.me. d'Esperance, cujo nome de batismo era Elisabeth Hope, foi um grande medium de materializacoes. Escreveu uma importante auto-biografia[190], e foi estudada por Alexander Aksakof[65]. Alguns de seus feitos mediunicos sao tambem descritos por William Oxley[191]. Teve um triste fim de vida, pois ficou irremediavelmente doente apos um pesquisador ter agarrado o espirito Yolanda materializado numa secao em Helsingfors, no ano de 1893, na tentativa de provar que havia fraude no fenomeno. A desmaterializacao subita do espirito e o choque decorrente na medium a adoeceram. WILLIAM EGLINTON William Eglinton nasceu na Inglaterra. Possuia forte mediunidade de efeitos fisicos. Foi biografado por J. E. Farmer[192], e foi estudado na Universidade de Cambridge, em 1880, sob os auspicios da Sociedade de Psicologia. No mesmo ano foi estudado pelo Prof. K. F. Zoellner[151] e outros, em Leipzig (Alemanha). STAINTON MOSES Stainton Moses nasceu na Inglaterra. Possuia forte mediunidade de efeitos fisicos e de psicografia. Uma descricao detalhada de sua mediunidade foi dada por F. W. H. Myers[193,194]. Continua no Boletim 210 ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO CARLOS IGLESIA: QUESTOES ENVIADAS AO GEAE Caros Amigos, Com o crescimento do numero de participantes do GEAE temos recebido questoes sobre diversos temas. Algumas destas questoes tem sido publicadas em numeros anteriores do boletim e mais algumas sao apresentadas abaixo. A finalidade das questoes e' levantar temas de estudo e incentivar a troca de ideias. Deste modo fica o convite a todos os colegas para que nos enviem seus comentarios e artigos, e principalmente, para que participem no esclarecimento das questoes enviadas ao GEAE. Aos novos participantes do grupo gostariamos de pedir que nao se preocupem com o problema do idioma. Se nao conseguirem se expressar em portugues, podem utilizar outras linguas como o ingles e o espanhol ou mesmo frances e alemao. DO JOSE MONTEIRO: DUVIDA SOBRE ANIMISMO Se fosse possivel gostaria que pudessem me esclarecer uma dúvida sobre ANIMISMO, pois faço parte da Sociedade Espírita Cabana de Antônio de Aquino no Rio de Jeneiro, onde estou me desenvolvendo mediunicamente. Um colega que também lá desenvolve está com dúvidas sobres as mensagens que vem psicografando, achando que está com influências de seu próprio espírito o que vem a ser animismo. Gostaria que me enviassem algumas orientações, de como trabalhar este tipo de "problema"!! DO ADRIANO BRAZ: POSICAO DO ESPIRITISMO DIANTE DA INSEMINACAO ARTIFICIAL Gostaria de saber se existe algum livro que traga explicacoes sobre a posicao da Doutrina Espirita sobre os processos de inseminacao artificial, pois, estou realizando um estudo sobre o assunto e nao encontro fontes de referencias. DO NEVENTON RODRIGUES: SOBRE O TERCEIRO MANDAMENTO Gostaria de pedir aos confrades de boa vontade que me respondam ou deem suas opinioes a respeito do mandamento "Lembrai-vos de santificar o dia de sabado". Nao encontrei na minha biblioteca nada que exponha opinioes sobre o porque da escolha do sabado, por que se atualmente se adota o domingo para descanso, etc. Alias, talvez este seja o unico mandamento que deixa margem a duvidas... Outras opinioes que gostaria de receber sao: Por que o Espiritismo, tendo nascido na França, la' nao teve o desenvolvimento desejado? Por que, tendo o Espiritismo um carater holistico, nao tem a repercussao desejada no Oriente? DO PAULO BRANCO: SOBRE INTERPRETACAO ESPIRITA DE FRASE DO EVANGELHO Sera possivel que alguem de a interpretacao espirita da seguinte frase de JESUS CRISTO: "Quem acredita em mim, ainda que venha a morrer, vivera'" DO DAVID PACHECO: MATERIALIZACAO Por gentileza, peco-lhes fatos recentes e comprovados por estudiosos do espiritismo sobre a materializacao em suas diferentes forma. Se possivel, tambem exemplos de materializacao em tratamentos e curas espirituais. DO CLAUDIO NUNES: COMO IMPLANTAR UM GRUPO DE JOVENS Gostaria de orientacoes a respeito de um trabalho que estou querendo implantar na Casa Espirita que frequento. Tenho 23 anos e ja' passei pelo ciclo de estudos basicos da Doutrina Espirita. Hoje faco parte dos trabalhos mediunicos e assistenciais do nosso querido Grupo Espirita Paulo de Tarso, em Uberlandia-MG. Por ser uma pessoa jovem e muito ativa, muitas pessoas me procuram perguntando a respeito de um possivel Grupo de Jovens, que ainda nao temos na nossa casa (Temos a pre-mocidade de 12 a 15 anos, mas um grupo que seja constituído de jovens mesmo, com muita disposicao para o estudo e para o trabalho ainda nao temos). Gostaria de informacoes `a respeito de Grupos de Jovens ja' existentes, dos possiveis trabalhos que poderemos realizar, dos estudos direcionados, bem como sua bibliografia (deveriam ser temas bem atuais e motivadores, uma vez que o pre-requisito para entrada no Grupo devera' ser o de estar cursando ou ja' ter cursado o curso "Nocoes Basicas da Doutrina Espirita", enfim, gostaria se for possivel, de orientacoes para implantacao de mais este trabalho. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''-------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G ---------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail : dgeae@kholosso.di.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.di.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeE